Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Centenário da Assembléia de Deus em Belém

No próximo mês de junho, um grande evento promete reunir milhares de fiéis em Belém do Pará: o Centenário da Assembléia de Deus. Para os que ainda não sabem, a história da Igreja Assembléia de Deus no Brasil começou na Amazônia, mais precisamente, em Belém no Pará, quando em novembro de 1910 chegaram cidade, vindos de Nova Iorque, os senhores Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da igreja. Para comemorar estes 100 anos de história e fé, um intensa programação está sendo preparada, dezenas de fiéis, em caravanas, vindos de todas as partes do Brasil e também do exterior já agendaram sua estada na capital paraense.
Para receber esta multidão, está sendo construído, na Avenida Augusto Montenegro um grande Centro de Convenções para abrigar as principais programações.


Mais informações em: www.adbelem.org.br  

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Aeroporto Internacional de Belém ganha linha executiva

O trade turístico paraense obteve mais uma vitória no processo de desenvolvimento da atividade turística no estado do Pará. Após diversas dicussões das propostas e da viabilidade de linhas junto com a Infraero - Empresa Brasileira de Infra Estrutura Aeroportuário e com membros do trade turístico em reuniões no Contur - Conselho Municipal de Turismo de Belém, a CTBEL - Companhia de Trânsito de Belém resgatou o projeto de Linha Executiva para o aeroporto. A linha, chamada Aeroporto-Centro percorre as principais avenidas do centro da cidade e 80% da rede hoteleria da cidade, de albergue aos padrão cinco estrelas. A linha 600 (Aeroporto-Centro, Via Presidente Vargas) já funciona de modo experimental desde o dia 16/03 durante 14 horas por dia. Alguns ajustes ainda precisam ser feitos, mais muitos viajantes e trabalhadores do aeroporto já vem utilizando a linha regularmente. Algumas informações sobre este novo serviço:
Proposta:  a linha Aeroporto-Centro (Via Presidente Vargas) foi implantada pela CTBel devido à necessidade de um serviço de ônibus executivo (ar-condicionado) para atender o centro hoteleiro que carece de alternativas de transporte com tarifa entre o ônibus urbano e o táxi, assim também como para atrair os usuários do carro particular para o transporte coletivo através da oferta de veículos com melhor qualidade, mais conforto e segurança, serviço este já existente em muitas capitais do país. Na prática, o serviço precisará ser ampliado para atender também a região metropolitana de Belém.

Veículos: Os veículos micro-ônibus desta linha, como já acontece no serviço seletivo de transporte operado pela linha Pátio Belém-Castanheira, terão tarifa de R$ 3,05, não aceitarão o cartão estudantil de meia-passagem e nem darão direito à isenção tarifária aos idosos, policiais e demais categorias contempladas com a gratuidade nos ônibus urbanos. Aceitam o Passe Fácil da capital e Região Metropolitana.

Itinerário: O terminal da linha ficará na área externa ao Aeroporto Internacional de Belém Júlio Cezar Ribeiro, que fica na avenida de mesmo nome e a 12 km do centro da cidade. O itinerário no sentido Aeroporto-Centro será o seguinte: área externa ao aeroporto, Av. Júlio César, acesso ao elevado da Av. Júlio César, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Dr. Freitas, Av. Duque de Caxias, retorno após a Tv Curuzu, Tv. Curuzu, Av. Almirante Barroso, Av. Governador José Malcher, Av. Assis de Vasconcelos, Av. Castilhos França. Já o sentido Centro-Aeroporto da nova linha será feito pela Av. Presidente Vargas, Av. Nazaré, Tv. Rui Barbosa, Av. Gentil Bittencourt, Tv. Quintino Bocaiúva, Av. Nazaré, Av. Magalhães Barata, Av. José Bonifácio, Av. Duque de Caxias, Av. Dr. Freitas, Av. Senador Lemos, acesso ao elevado da Av. Júlio César, Av. Júlio César, área externa ao aeroporto.


Hotéis atendidos: Ibis, Vila Rica, Faraó, Expresso XXI e Soft Inn Hangar (em construção), Sagres, Formule 1, Danúbio, Ipê, Amazônia Hostel (Albergue), Regente, Itaoca, Novo Avenida, Ferrador, Amazônia, Unidos, Machados Plaza, Grão Pará, Hilton, Le Massilla, Eco Pousada Miriti, Crowne Plaza, Belém Soft, Soft Inn, Expresso XXI Nazaré e Batista Campos, Radisson (em construção) e Conext (em construção), Zoghbi Apart, Manacá, Senador, etc. atendidos ao longo da rota.

Atrações turísticas e equipamentos: Centro de Convenções, Estação das Docas, Teatro da Paz, Praça da República, Ver-o-peso, Emílio Goeldi, Bosque Rodriguez Alves, Parque da Residência, Basílica de Nazaré, etc. atrações atendidas ao longo do trajeto, além das proximidades do Shopping Boulevard e Pátio Belém.

O Aeroporto Internacional de Belém se junta aos poucos aeroportos nacionais que possui este tipo de acessibilidade. Agora a região do aeroporto possui, além dos traslados privativos oferecidos por agência de viagens de receptivo, acesso por taxi, ônibus urbano e a linha executiva. Somente São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Manaus possuem este tipo de serviço. O Pará, especificamente Belém, melhora:
1. a qualidade da receptividade do destino turístico;
2. dos serviços públicos/turísticos oferecidos ao viajante;
3. diminue o custo do produto paraense, possibilitando ao turista gastar com outros serviço, tais como restaurantes, artesanato, passeios, ingressos a atrações, etc;
Parabens ao trade turístico do Pará e a Vip Transportes, operadora da linha!

Singtur-Pa promove visita técnica no hotel Soft Inn, em Belém

O Singtur-Pa divulgou mais uma visita técnica, dentro da programação de qualificação 2011. Segue abaixo as informação da visita:
Promoção: Singtur-Pa - Sindicato dos Guias de Turismo do Pará
Parceiros/Apoio: Allian Hotéis / Soft Inn Hotel
Visita Técnica: Soft Inn Hotel
Local: Av. Gentil Bittencourt, próximo a Serzedêlo Corrêa
Data: 07/05/2011 - sábado
Horário: 09:00h
Ponto de encontro: Recepção do hotel
Vagas: 25 (vinte exclusivas para Guias de Turismo e 5 para Guias e demais membros do trade turístico)
Inscrições: gratuitas por meio do email singtur_pa@yahoo.com.br
Público alvo: Guias de Turismo e membros do trade turístico
Condições para inscrição: sem especificação

Objetivos da visita:
- conhecer este perfil de meio de hospedagem e a rede Allia Hoteis em Belém e no Brasil;
- visita técnica nas dependências do hotel;

Observações:
- as vagas são limitadas, por isso as inscrições atenderão a ordem de solicitação por email;
- caso o Guia de Turismo se comprometa e não compareça a visita, na próxima visita agendada não terá prioridade;
- o Singtur-Pa é o promotor da visita em parceria com a rede Allian Hotéis, Soft Inn Belém;
- caso o número de vagas não seja preenchido pelos Guias de Turismo associados ao Singtur-Pa, as mesmas estarão disponíveis para os demais membros do Trade Turístico;

domingo, 24 de abril de 2011

Singtur-Pa: mais guias credenciados no Pará

O Singtur-Pa - Sindicato de Guias de Turismo do Pará, após diversas ações nos últimos 2 anos, conseguiu atingir o número de 39 profissionais Guia de Turismo credenciados no Ministério do Turismo, baseados no estado do Pará, ou aproximadamente 50% dos profissionais atuantes. A meta para 2011 é atingir 40 profissionais nesta condição e mantê-los com seus cadastros atualizados, uma vez que deste total, existem 6 com cadastros vencidos/não renovados. Ressaltando quem em 2008, existiam apenas 3 profissionais regulariados. Segundo a diretoria do Singtur-Pa, para este ano, a meta é superar o número de profissionais credenciados e continuar investindo na melhoria qualitativa dos serviços prestados pela categoria no Pará e dos viajantes que saem do estado para excursões nacionais e internacionais.
Nota: Caro membro do trade turístico e viajantes, ao realizar um serviço turístico, tais como city tours, excursões regionais, nacionais e internacionais exija da agência onde você comprou seu pacote um Guia de Turismo credenciado no Ministério do Turismo e caso o profisisonal que esteja lhe acompanhando se identifique como tal, peça sua identificação profissional.

Cruzeiros movimentam o Aeroporto Internacional de Manaus

ortNo último dia 16 de abril, cerca de quatro vôos charters de três empresas diferentes estiveram em Manaus, por causa da troca de passageiros de um cruzeiro marítimo ancorado na cidade, o alemão Aida Vita. Passaram por lá 2 767-300 da Condor; um A330 da Air Berlim; e um A330 da Hi Fly, procedentes da Alemanha e Punta Cana.
Foto: Manaus Spotter, 767-300 da Condor em Manaus.

Guias de Turismo: Amazônia e Peru

Os Guias de Turismo do sul da Amazônia (estados de Rondônia e Acre) estarão representando o Brasil no Congresso de Guias de Turismo da América do Sul, no Peru (23 a 27 de maio de 2011, na cidade de Puno). Além de divulgar as potencialidades da região e das novas rotas de acesso entre os países (aéreo e terrestre), os guia também estarão discutindo a questão das qualificação e da consolidação de parcerias entre os dois lados da fronteira, de forma a tornar estes estados mais uma porta de entrada de turistas para a Amazônia brasileira e o restante do país. Algumas discussões a serem levantadas durante o congresso:

1. Discussão sobre a profissão de guia de turismo no turismo de fronteira e como deverá ser a divisão de responsabilidades de cada guia, quando adentrar em território estrangeiro;
2. Firmar um acordo com os guias de turismo do Brasil, Peru e Bolívia;
Clique para ampliar

No mapa acima (Google Maps) podemos visualizar toda a região turística que já é parcialmente conectada e a potencialidade gerada pelo mercado peruano para o Brasil, pois as atrações com elevado grau de visitação, como Cuzco, não ficam muito distantes do mercado brasileiro.

Colaboradora: Turismóloga e Guia Regional Maria Auxiliadora, de Rondônia.

Singtur-AM: busca pela profissionalização

O Sindicato de Guias de Turismo do Amazonas vem buscando profissionalizar o mercado no estado, promovendo ações que visam qualificar e abrir mercados para os guias da região. Porém, alguns membros do trade turístico amazonense ainda não perceberam que a vinda da Copa e das Olimpíadas para o Brasil é uma grande chance de buscarmos a profissionalização da atividade turística e elevá-la a um alto grau de importância dentro do cenário econômico regional, nacional e internacional. Há alguns anos, alguns hotéis de selva do Amazonas vem usando monitores no lugar de Guias de Turismo, o que é ilegal, uma vez que muitas destas pessoas não tem a qualificação e nem respaldo legal para a atuação; além de condições de trabalho degradantes, como quartos sem condições de higiene para pernoite de guias; e pagamentos fora dos prazos estabelecidos.

Contudo, o monitor de turismo é de suma importância para o funcionamento de locais turísticos, pois ele faz o acompanhamento mais detalhado de museus, atrações naturais e históricas, na qual o Guia de Turismo, mesmo o regional, devido a periodicidade de visita destes locais, não possui o domínio adequado para monitorar a visita. Exemplificando: o Guia de Turismo Regional ao acompanhar visitantes a uma comunidade, ao chegar no local, usará os serviços de um monitor, para valorizar a visita, trazer aspectos locais e contribuir com a sustentabilidade, inclusive este fato faz parte da componente ética do profissional Guia de Turismo.
O quê, definitivamente, não pode ocorrer, como vinha acontecendo no Amazonas, é o monitor substituir o profissional Guia de Turismo (Caso esse não exista na região, a utilização de monitores é perfeitamente compreensível, somente nestes casos!). Lembrando que a profissionalização passa pela legalidade e establecimento de parcerias, sem agirmos dentro da Lei, chegaremos a este grande momento de exposição mundial validando uma posição que sempre nos envergonhou: o da permissividade, a tolerância com a ilegalidade.

Curiosidades da Amazônia: cachoeiras

Geralmente, a Amazônia é lembrada por seus quilômetros de florestas, aqui pode se voar por várias horas sob um imenso tapete verde. Para além da chamada planície amazônia, a região apresenta facetas desconhecidas por muitos moradores locais e turistas, as cachoeiras. Algumas delas escondidas e inacessíveis para a maioria dos mortais, por causa da dificuldade de acesso e infraestrutura praticamente inexistente. Nos últimos anos, contudo, está realidade vem mudando drasticamente. Muitos municípios tem aproveitado estas maravilhas naturais para atrair mais visitantes e oferecer opções de lazer a população local, somando educação ambiental a atividade turística. Destaco algumas pra vocês:
Altamira: município localizado ao longo do rio Xingu, na região centro-oeste do Pará, a cerca de 1 hora de vôo de Belém possui cachoeiras com boa acesso, em passeios que podem durar o dia inteiro, utilizando-se a sede do município como base de apoio.

Presidente Figueredo: município localizado ao norte da cidade de Manaus, a 107 quilômetros da capital do Amazonas, possui cachoeiras com alturas variadas e com boa infra estrutura, uma boa opção para passeios em família ou mais aventureiros.

Algumas cachoeiras em destaque:

Santo Antônio: Situada na divisa do Pará com o estado do Amapá, a Santo Antônio é um dos belos exemplos de cachoeiras existentes no Pará. Fica no município de Almeirim, a cerca de 30 horas de barco de Belém. A localização da cachoeira possibilita um passeio pela sua plataforma rochosa. Barcos e lanchas também podem chegar próximo às quedas.

Porteira: Fica na região do Baixo Amazonas. A cachoeira Porteira é marcada por um cenário primitivo e único, com uma natureza ainda não explorada, onde há botos, animais silvestres e jacarés. Para chegar à cachoeira o ponto de partida é o município de Oriximiná, a 823 Km de Belém. Chega-se de lancha ao local em cerca de cinco horas. Pode-se também partir de Porto de Trombetas, na mesma região.

Abismo e Pinguim: Ambas ficam no município de Medicilândia, sendo algumas das atrações naturais do local surgido no Km 90 da Transamazônica. A viagem até as cachoeiras é uma verdadeira aventura que, ao lado do Monumento Natural de Medicilândia - considerada a maior caverna em arenito da América do Sul -, dá o charme paradisíaco ao município. O ponto de partida para conhecer as belíssimas paisagens é Altamira, no sudoeste paraense. Medicilândia fica a 90 km de lá.

Aruã: Fica no afluente do rio Tapajós - oeste paraense. Uma pequena ilha coberta de vegetação separa as duas quedas d'água que marcam, de forma única, mais esta bela mostra da paisagem amazônica. Para conhecer de perto, parte-se de voadeira de Alter-do-Chão, em Santarém. A viagem dura perto de 5 horas em companhia de agradáveis e inusitadas praias que surgem nos meses de verão, com águas verde-azuladas e areias bem brancas. O local onde fica a cachoeira é ideal para a prática de esportes radicais, como a canoagem. Porém, é necessário ir preparado, pois não há moradores e nem infra-estrutura.
Fonte: Diário do Pará, edição Fábio Romero.

Imagens da Amazônia: chuva na Ilha do Mosqueiro

A imagem a seguir, mostra toda a imperatividade do clima na Amazônia: uma forte massa de chuva se aproxima da praia do Paraíso, na Ilha do Mosqueiro. Muito turistas aproveitam para curtir este banho duplo: chuvo e rio, de água doce, claro!
Foto: Fábio Romero

terça-feira, 19 de abril de 2011

Trip amplia oferta para a Amazônia, nas rotas para Belém e Manaus

A partir do dia 16 de maio, a Trip passará a voar em algumas rotas entre a Amazônia (Belém, Manaus e Carajás), o Nordeste (Salvador e São Luis) e o Sudeste (Belo Horizonte) com aeronaves maiores, recém chegadas ao Brasil. O Embraer 190 que substituirá os Embraer 175 virá com uma configuração provável de 106 assentos, 20 a mais que os atuais 86 dos Embraer 175, um aumento de quase 25% na oferta de assentos destas rotas. Assim como em relação a TAM (Airbus A320 para A321), a diferença entre o Embraqer 175 e 190 está no comprimento. Vejamos as fotos:
 Embraer 175, equipamento atual das rotas.
Embraer 190, ainda sem a pintura da TRIP, mais comprido.

Fotos: CNF ao vivo.

domingo, 17 de abril de 2011

Curiosidades da Amazônia: Teua e Deua

Ananindeua, Ajuruteua, Caratateu... hummm, parecem estranhos!? São sufixos utilizados em algumas palavras para "local de". Vejam um pouco mais do porque e diversas curiosidades deste topônimo amazônico (clique para ampliar a reportagem).
Fonte: Revista Expressão Pará

Destaques Amazônicos nos 10 anos da Gol

Na recente edição de sua revista de bordo, na qual celebra os 10 anos de sucesso de seu modelo de negócio, a Gol dedicou algumas páginas ao destino Amazônia: Acre e o Tacacá tiveram umn merecido destaques. Seguem as citações (é só clicar nas figuras para ler as matérias ampliadas):
 Acre: destaque para as aventuras na selva, sem perder o conforto.
Tacacá: destaque para uma verdadeira iguaria, tipicamente amazônica. 

Fonte: Revista Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Singtur-Pa divulga resultados: credenciamento e interiorização

Para 2011, o Singtur-Pa previu em seu planejamento estratégico ações de credenciamento e interiorização. Em relação ao credenciamento, o Singtur-Pa acaba de atingir 39 Guias de Turismo credenciados no Ministério do Turismo no estado do Pará, um recorde para o estado e para a Amazônia, a meta para 2011 é de 40 profissionais nesta situação. Em relação a interiorização, o Singtur-Pa divulgou para seus associados as ações e o reletório realizados na 1º Visita Oficial a cidade de Marabá, cidade sede do Pólo Turístico Araguaia Tocantins, no sudeste do estado do Pará:
"A 1ª Visita Oficial do Singtur-Pa em Marabá ocorreu durante o Seminário Turismo Legal, realizado pela Secretaria de Turismo de Marabá e Paratur – Órgão Oficial de Turismo do Estado, dia 08/04, em Marabá, cidade sede do Pólo Turístico Araguaia-Tocantins. O Singtur-Pa foi convidado como um dos palestrantes do evento, com a temática mercado turístico e o profissional Guia de Turismo.
 
Além da participação no evento, o Singtur-Pa foi ao município estabelecer nossa representação local: Carlos Eduardo, Guia Credenciado pelo Ministério do Turismo e responde pelos seguintes contatos: 94 –8277-6718 / 9102-2603 ou singturpa.maraba@yahoo.com.br. Durante a estada na cidade, o Singtur-Pa colheu diversos dados com Agências de Viagens e Operadores Turísticos locais, conseguindo estabelecer um diagnóstico da região. As principais observações feitas foram:
- Existem poucas agências de viagens na região, contudo atendem a demanda atual pelos poucos serviços de turismo receptivo solicitados, basicamente: traslados, fretamentos de veículos e aeronaves;
- A atuação de “Guias” inexiste ou é pouco expressiva, não existindo um profissional capacitado para guiar pela cidade e entorno da região;
- Segundo os empresários há uma demanda por este tipo de serviço mais especializado, sobretudo em outros idiomas. O público de negócios, em algumas situações, demanda por produtos turísticos para conhecer a região, porém a não existência de produtos prontos e estruturados para a venda dificultam o atendimento deste público;
- A não estruturação de produtos, segundo alguns empresários, está ligada a falta de estrutura física e de acesso para algumas atrações, como a Serra das Andorinhas e Ilha do Borgéa; além de aspectos relacionados a segurança, que dificultam a operação;
- Produtos com potencial: City Tour, River Tour e áreas naturais do entorno. Sendo que algumas agências possuem veículos próprios, entre carros executivos, vans e micro ônibus, o que possibilita operações próprias e com custos mais baixos;
- Algumas agências de viagens já estão mantendo contato com a Secretaria de Turismo, na tentativa de estruturar estes produtos e serviços;

O Singtur-Pa manteve conversas com o Senac local para em breve realizar um curso de formação de Guia de Turismo para a região, de forma a atender a demanda pelo curso e qualificar a mão de obra existente. Agradecemos, especialmente, as agências de viagem e turismo Nova Terra e EViagens pelas informações precisas e tempo disponibilizado no atendimento do Singtur-PA".

Algumas fotos do evento Turismo Legal:


Fonte: Singtur-Pa, edição Fabio Romero. Mais informações em: http://www.singturpa.blogspot.com/.

sábado, 16 de abril de 2011

Detalhamento do número de turistas estrangeiros no Brasil

Em 2006 o Brasil recebeu 5,017 milhões de turistas estrangeiros. Em 2007, 5,025 milhões. Em 2008, 5,050 milhões. Em 2009, houve queda de 5% e chegou-se a 4,8 milhões. Em 2010, houve recuperação da queda, com a chegada de 5,16 milhões de visitantes, dos quais 3,6 milhões por via aérea. O mesmo patamar há anos. Há várias explicações (câmbio, falta de voos, falta de lugares nos voos, devido às viagens de brasileiros ao Exterior, falta de competitividade em relação a outros destinos, foco no turismo doméstico, bastante aquecido, falta de investimento maciço em publicidade no Exterior), mas analisar os dados sempre é bom para apontar caminhos e oportunidades. Confira a seguir alguns detalhamentos que o Portal PANROTAS pediu e a Embratur enviou. Esperamos que seja útil para o negócio de tantos fornecedores que dependem do receptivo internacional.

ÁFRICA
Foram 83,7 mil turistas, contra 78,1 mil em 2009. Angola liderou com 38 mil visitantes e a África do Sul ficou em segundo lugar, com 21,3 mil. Os números de Angola subiram e os da África do Sul caíram em relação a 2009.

AMÉRICA CENTRAL E CARIBE
A região colaborou com 38,9 mil visitantes, contra 31,8 mil no ano anterior. Destaque para a Costa Rica, com 9,8 mil turistas, contra 8,5 mil em 2009.

AMÉRICA DO NORTE
Fora, 773,1 mil turistas, cerca de 40 mil a mais em relação a 2009 (735 mil). Enquanto o Canadá manteve-se estável, com 64 mil visitantes, e o México caiu um pouco ( de 68 mil para 67,6 mil), os Estados Unidos subiram de 603 mil em 2009 para 641,4 mil no ano passado.

AMÉRICA DO SUL
Contribuiu com 2,4 milhões de visitantes, cerca de 300 mil a mais em relação a 2009. A Argentina liderou com 1,4 milhão, sendo 567,9 mil por via aérea. Veja outros resultados na região: Bolívia (subiu de 83,5 mil para 99,3 mil), Chile (subiu de 170,5 mil para 200,7 mil), Colômbia (subiu de 78 mil para 85,6 mil), Equador (caiu de 26,2 mil para 23 mil), Guiana Francesa (caiu de 15,1 mil para 12,6 mil), Paraguai (subiu de 180 mil para 194 mil), Peru (subiu de 79 mil para 81 mil), Guiana (5,2 mil), Suriname (2,9 mil), Uruguai (subiu de 189 mil para 228 mil, sendo 76 mil por via aérea) e Venezuela (caiu de 53,9 mil para 51,1 mil).

ÁSIA
A região cresceu no envio de visitantes ao Brasil: pulou de 200 mil para 220 mil. A China enviou 37,8 mil (contra 28,2 mil), a Índia 18,2 mil (contra 11,3 mil), Israel 37 mil (contra 29,4 mil), e a Coréia 30,8 mil (contra 24 mil).

EUROPA
Números estáveis: 1,612 milhão em 2009 e 1,614 milhão no ano passado.
Quem subiu: Alemanha (226,6 mil em 2010), Áustria (26,6 mil), Bélgica (34 mil), Espanha (179,3 mil), Holanda (76,4 mil), Portugal (189 mil), República Tcheca (5,7 mil) e Rússia (de dez mil para 15,9 mil).
Quem caiu: Dinamarca (21,4 mil em 2010), Finlândia (13,2 mil), França (199,7 mil), Grécia (7,5 mil), Hungria (4,9 mil), Inglaterra (167 mil), Irlanda (16,5 mil), Itália (245,5 mil), Noruega (27,8 mil), Polônia (13,8 mil), Suécia (34,1 mil) e Suíça (70 mil).
A maior explicação para a queda de muitos mercados e a estabilidade da maioria ainda é a recessão mundial iniciada em 2008, além do fato de o Brasil ter ficado mais caro devido à valorização do real.

OCEANIA
O continente enviou 46,3 mil turistas, contra 48,2 mil em 2009. Destaque para a Austrália, com 36,8 mil.

OS DEZ MAIORES EMISSORES
1 - Argentina - 1,4 milhão. Share de 27,12% (em 2009 tinha 25,22%)
2 - Estados Unidos - 641,4 mil. Share de 12,43% (12,57% em 2009)
3 - Itália - 245,5 mil. Share de 4,76% (5,28%)
4 - Uruguai - 228,5 mil. Share de 4,43% (3,94%)
5 - Alemanha - 226,6 mil. Share de 4,39% (4,49%)
6 - Chile - 200,7 mil. Share de 3,89% (3,55%)
7 - França - 199,7 mil. Share de 3,87% (4,29%)
8 - Paraguai - 194,3 mil. Shae de 3,77% (3,76%)
9 - Portugal - 189 mil. Share de 3,66% (3,83% em 2009)
10 - Espanha - 179,3 mil. Share de 3,47% (3m63% em 2009)

ESTADOS MAIS VISITADOS

1 - São Paulo - 2 milhões
2 - Rio de Janeiro - 982 mil
3 - Paraná - 725 mil
4 - Rio Grande do Sul - 653,6 mil
5 - Bahia - 166 mil
6 - Santa Catarina - 128,4 mil
7- Ceará - 95,8 mil
8 - Pernambuco - 85,3 mil
9 - Mato Grosso do Sul - 68,1 mil
10 - Minas Gerais - 56,2 mil
11 - Rio Grande do Norte - 46,8 mil
12 - Distrito Federal - 37,9 mil
13 - Amazonas - 26,4 mil
14 - Pará - 19,5 mil

O Rio de Janeiro se destacou no crescimento (mais de 10% sobre 2009) e o Amazonas em decréscimo (de 37 mil para 26,4 mil).

Comentários: os estados do Pará e o Amazonas receberam juntos mais de 45 mil visitantes internacionais, o que é muito pouco. Devemos investigar as causas que levaram ao descréssimo significativo no número de visitantes no Amazonas, o principal pólo receptor de turistas internacionas na Amazônia. Para justificar o não crescimento aponta-se como uma das causas o câmbio, que está valorizado. Bem, mas se o país continurar crescendo no ritmo atual e com mais investimentos chegando, a tendência é que nossa moeda continue ou fique ainda mais forte, país desenvolvido com moeda fraca, só artificialmente, como na China. Alguns anos atrás, o câmbio estava bastante desvalorizado, tanto em relação ao dólar quando ao euro, e nem por isso tivemos tantos visitantes internacionais. Precisamos sim, melhorar a compeititvidade do nosso produto, se tornar mais agressivos na atração de visitantes internacionais, como mais oferta de vôo e preços mais atraentes. Lembrando que a vida de mais turistas internacionais com mais moeda trarão mais recursos, tornando nossa moeda ainda mais forte.
Para equilibrar esta balança, em vez de o governo brasileiro  desestimular as viagens internacionais, aumentando o IOF sobre os gastos com cartões no exterior, deveria sim deixar o crescimento seguir seu curso normal. São medidas que apenas aumentam a arrecadação de impostos e são um impecílio ao desenvolvimento do setor. 

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Abrajet promove oficina na Ilha do Marajó

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo no Estado do Pará (Abrajet-Pará) promove no período de 21 a 24 de abril o evento “Roteiros da Amazônia”, no município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó. A iniciativa pretende reunir vivência e prática das técnicas de comunicação e turismo, com oficinas de capacitação voltada para estudantes e profissionais do setor.

Segundo o presidente da Abrajet Pará, João Ramid, o “Roteiro da Amazônia” visa capacitar os participantes com ênfase em fotografia, texto jornalístico e criação de roteiro turístico. “Por meio desta capacitação, os participantes conhecerão um pouco mais sobre o Marajó, a história e a cultura de um povo resistente que reside na maior ilha fluvial e marítima do continente americano, ilha, esta, que dispõe de vários atrativos naturais e culturais para encantar e conquistar visitantes”, destaca.

Nos cursos do “Roteiro da Amazônia” os profissionais e estudantes de fotografia, jornalismo e turismo se atualizarão com o conceito de turismo de vivência. João Ramid complementa: “Nosso objetivo é permitir que os participantes das atividades como oficinas, práticas de pesquisa e laboratório, discussões e reflexões, assim como o aprendizado prático da comunicação e turismo. Sigam as diretrizes internacionais de práticas voltadas ao “mundo das experiências” – o que corresponde à idéia de que o turista não quer ser um sujeito apenas contemplativo em suas viagens, mas sim o ator da própria experiência no destino que escolher”.

O município de Cachoeira do Arari, pólo Marajó, foi escolhido para sediar o primeiro “Roteiro da Amazônia” por possuir dentre tantos atrativos, o Museu do Marajó. Na oficina sobre técnicas de comunicação e turismo estão inclusos a participação de 30 aprendizes, entre eles três estudantes do ensino médio de Salvaterra, Soure e Cachoeira do Arari. Os palestrantes das oficinas serão: Flávia Lima - Técnica em Turismo da Paratur e da IFPA, Benigna Soares - Jornalista e Diretora Regional da Abrajet Nacional, João Ramid - Presidente da Abrajet Pará, Diretor do Amazon Image Bank, jornalista e repórter fotográfico. Pedro Rodrigues - Técnico de tratamento de imagem. E, o convidado especial, João Zucarato, presidente da Abrajet do Espírito Santo. O “Roteiro da Amazônia” é uma realização da ABRAJET-PARÁ, com apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari, Museu do Marajó, Faculdade Ipiranga, Gráfica Alves, Amazon Image Bank, Fazenda São Vicente, Secretaria de Turismo de Souré, Pólo Turístico do Marajó. Maiores informações no email: abrajetpara@gmail.com e inscrições no email:jramid@joaoramid.com.br.

Fonte: Abrajet Pará

3º Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas

Belém sediará o 3º Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, entre os dias 28 a 30 de abril de 2011. A programação será a seguinte:

Dia 28/04/2011 – Quinta-Feira
- Abertura do Evento - 9:00 horas – Local: FIEPA (Federação das Indústrias do Estado do Pará) - Auditório Albano Franco Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 – Nazaré (entre as Avenidas Braz de Aguiar e Nazaré)

Dia 29/04/2011 – Sexta-Feira
- Mesa de Debate de Turismo Religioso – 9:00 horas Temas:
*A organização do Turismo Religioso: experiências brasileiras;
*A organização e criação das Associações das cidades Históricas nos Estados;
*Proposta de formação da entidade jurídica para defesa dos interesses das cidades históricas e turísticas;
*Plenária das Cidades Históricas (encaminhamentos gerais).

Dia 30/04/2011 – Sábado
- Visita Técnica – 8h:00

Informações: Belemtur 3230-3920

IPEA conclui o que a maioria já sabia: os aeroportos na estarão prontos para a Copa de 2014

As obras de ampliação de nove dos 12 aeroportos em funcionamento nas 12 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 não deverão ser concluídas até o início do evento. A conclusão é de um relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fundação vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. A situação, segundo o Ipea, é preocupante. A demora nas obras também já motivou críticas do presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter.
De acordo com os responsáveis por uma nota técnica divulgada hoje (14), em Brasília (DF), considerando-se os prazos médios para elaboração de projetos, obtenção de licenças obrigatórias, realização de licitações públicas e início do serviço, “muito provavelmente não será possível concluir a maioria das obras de expansão dos terminais aeroportuários até a Copa de 2014”. Segundo o Ipea, além dos nove terminais já em operação, o novo aeroporto de Natal (RN), que ainda está em construção, também não deve ficar pronto antes de junho de 2014.

De acordo com os técnicos do Ipea, uma obra de infraestrutura em transportes leva em média 92 meses para ficar pronta, ou seja, mais de sete anos. Assim, com base em informações sobre a atual situação de cada aeroporto, fornecidas pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os técnicos do Ipea estimam que as obras dos aeroportos de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Salvador (BA), Campinas (SP) e Cuiabá (MT), todos ainda em fase de elaboração de projeto, não estarão prontas antes de 2017. Nos aeroportos de Confins (MG) e de Porto Alegre (RS), embora o projeto de reforma já esteja pronto, as obras devem demorar cerca de seis anos e meio para serem concluídas.

“Para nós, há tempo hábil para que os investimentos necessários em pistas, pátios e nos terminais provisórios sejam feitos até 2014. Nossa preocupação maior é com os investimentos mais complexos, ou seja, nos terminais [permanentes] de passageiros”, afirma o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, Carlos Campos, um dos responsáveis pelo estudo.

O aeroporto de Curitiba (PR), diz a nota técnica, teria condições de receber os jogos desde que “tudo dê certo e as obras começassem em janeiro deste ano”. De acordo com o site da Infraero, os projetos de ampliação do pátio e da pista de táxi, apresentados pelas construtoras que disputam o serviço, ainda estão sendo analisados, assim como as planilhas dos projetos de ampliação do terminal de passageiros. Já o Galeão (RJ), que está em obras, encontra-se em uma situação considerada adequada. Mesmo caso de Recife (PE), onde a previsão é de que seja construída apenas uma torre de controle.


Comentários: caros leitores, pelo andar dos processos, vamos receber nossos queridos e estimados visitantes a la brasileira, em terminais provisórios, em puxadinhos de terminais. A única solução viável e mais cara também, pois além destes terminais provisórios teremos que construir os terminais definitivos, será contruir os puxadinhos. A cara do Brasil.

Fotos: Google Pics

Revista Expressão Pará divulga as belezas do Sudeste Paraense

A Revista Expressão Pará, especializada no sudeste paraense, edição 7 de março de 2011, divulgou em reportagem de capa os municípios localizados ao longo da PA 150, agora BR 155. Belas fotos com muitas informações de cada município e suas respectivas atrações turísticas compõem as matérias. Uma ótima peça de divulgação da região. Pena a revista não ser vendida e distribuída em mais regiões do Pará e da Amazônia. Os municípios contemplados na reportagem são: Redenção, Pau D'arco, Xinguara, Sapucaia, Eldorado dos Carajá e Marabá (Cidade Pólo).

AIDA VITA: Alemão no Norte

Dia 10 de abril, esteve em Belém do Pará o AIDA VITA, que atualmente faz uma viagem desde La Romana até Manaus e Belém foi sua primeira escala em território brasileiro, devendo também ser visitada na viagem de retorno, quando ele seguirá de Manaus para Palma de Majorca, em um cruzeiro transatlântico de 21 dias que se iniciará no dia 17 de abril. O AIDA VITA, um navio construido em 2002, possui aproximadamente 38.000 T, 203 metros de comprimento e uma boca de 28 metros, podendo transportar até 1266 passageiros.

Como sempre acontece quando esses navios chegam a Belém na maré baixa, ele ficou ancorou em frente a cidade, no canal Minas Gerais, por volta das 05:20h. O iníco do desembarque dos turistas foi por volta das 08:00h, com o auxilio de duas embarcações regionais, entre as quais o "Luiz Eduardo", que aparece nas fotos. Os turistas, em sua maioria alemães, desembarcaram no porto privativo da empresa Valeverde Turismo, na Estação das Docas, dividindo-se em diversos grupos e em sua maioria embarcando em um dos ônibus que já os aguardavam desde cedo, ou mesmo perambulando pelas ruas do centro velho e arredores do Ver-o-Pêso.
Podia-se notar na ocasião um grande efetivo da Polícia Militar distribuido pelos arredores, promovendo a segurança no local, de tal forma que nenhum incidente foi registrado. O tempo também favoreceu e a chuva que castiga a região nesta época do ano so veio pela parte da tarde, já no retorno dos turistas ao navio. A partida ocorreu às 19:00h com destino a Macapá, Santarém e Manaus, onde deverá chegar no dia 16 do corrente mês.
 


 
Fonte texto e imagens: World Cruises.com, Gilmar Nazaré Guedes Leal
Fonte: foto aérea do navio, Fabio Romero

Utilidade Pública: Amazon Star contrata

Caros leitores, a Agência de Viagem e Turismo, Amazon Star, especializada em turismo receptivo internacional em Belém, no Pará, pretende contratar profisisonal para trabalhar no receptivo, com foco em operações e roteirização. Requisitos da vaga:

Formação: preferencialmente, na área de Turismo ou Guia de Turismo.
Regime: contrato de trabalho.
Foco: trabalhar com o receptivo da agência, operações, fechamento de roteiros e, caso credenciado, como Guia de Turismo.
Perfil: boa aparência e comunicação, de preferência com experiência na área, bilingue.
Remuneração: salário a negociar.
Contatos: Yani Barbier, 3241-8624/ 3212-6244 / yani@amazonstar.com.br

BHG anuncia hotéis em Palmas, no Tocantins

A Brazil Hospitality Group (BHG), após inaugurar duas unidades Tulip Inn em Belém, no Pará, assinou Memorando de Entendimento com o Grupo Skipton para construção de três novos empreendimentos no País: um em Maringá (PR) e dois em Palmas, a capital do Tocantins.

Em Palmas serão desenvolvidos dois hotéis: um Tulip Inn, com 140 quartos, e um Golden Tulip, com 100 apartamentos. A BHG será proprietária de 50% do Tulip Inn e fará a gestão, por pelo menos dez anos, dos dois empreendimentos. Os hotéis serão construídos em uma área anexa ao Shopping Capim Dourado. A decisão de investir nas duas cidades foi tomada após pesquisa qualitativa, que aponta a existência de um mercado para hotéis econômicos de bom nível, três estrelas com serviço limitado, explica o presidente da BHG, Pieter Vader.
BHG, bem vindo a Amazônia!

Fonte: Panrotas, edição Fabio Romero

Número de visitantes estrangeiros no Brasil continua baixo

Brasil recebeu 5,16 milhões de estrangeiros em 2010
O Brasil recebeu 5,16 milhões de turistas estrangeiros em 2010 – um aumento de 7,8% em relação a 2009, quando 4,8 milhões de estrangeiros vieram ao País. Os dados são da Embratur. O número representa 360 mil visitantes a mais nos destinos turísticos brasileiros no ano passado. Mais de um quarto dos visitantes, em torno de 27%, são turistas de negócios. Países da América do Sul foram os que mais contribuíram para esse resultado. Entre eles, a Argentina, principal emissor internacional, aumentou sua participação de 1,2 milhão de turistas, em 2009, para 1,4 milhão, em 2010. Uruguai e Chile passaram a ocupar a quarta e sexta posições no ranking de países emissores, respectivamente. Em 2009, eram o sexto e o 11º. O Paraguai aumentou, entre 2009 e 2010, 7,7% - passou de cerca de 180 mil para mais de 194 mil visitantes.

Os turistas norte-americanos também estão visitando mais o Brasil. Em 2010, houve aumento 6,25%, subindo de 604 mil, em 2009, para 641,3 mil no ano passado. Os principais portões de entrada continuam sendo São Paulo – principal destino de negócios do país, com dois milhões de chegadas em 2010 – seguido do Rio de Janeiro, principal destino de lazer, com 983 mil. O ranking segue com o Paraná (725 mil) e Rio Grande do Sul (654 mil), cujo acesso predominante é por via terrestre, devido à proximidade com os países do Mercosul.

Fonte: Panrotas

Comentário: este número não me parece estranho, estamos neste patamar dos 5 milhões a uma década. Talvez o aumento da oferta de vôos internacionais e a queda nos preços das passagens aéreas façam estes números decolarem de vez. Claro, se os aeroporos aguentarem todo este movimento, pois se dependermos do principal portão de entrada, que é São Paulo, não teremos um horizonte muito positivo.

sábado, 9 de abril de 2011

Manaus ganha mais um vôo da Tam para Fortaleza

A capital do Amazonas, Manaus, acaba de ganhar mais uma opção de vôo, aumentando a conectividade da cidade com outros destinos turísticos. A TAM operará, a partir de 01/07 mais uma frequência diurna em MAO:
JJ 3808 Diários > BSB 07h00 SSA 08h50/09h30 FOR 11h14/12h00 MAO 14h30 > A320 (174 pax)

JJ 3809 Diários > MAO 15h30 FOR 19h57/20h40 SSA 22h20/23h00 BSB 00h50 > A320 (174 pax)

Com isso, a empresa lança seu segundo vôo contendo os trechos MAO-FOR-SSA (um noturno e este diurno) e com isso Manaus possuirá três ligações sem escalas entre Manaus e Fortaleza (duas pela TAM e uma pela Gol) e cinco ligações com uma escala entre Manaus e Salvador (3 pela TAM, sendo as duas com escala em FOR supracitadas e mais uma com escala em BSB; uma pela Gol com escala em FOR já mencionada e outra pela Trip com escala em BEL).
Fonte: Spotter Manaus, edição Fabio Romero

Utilidade pública: Vip Transportes contrata para trabalho no Aeroporto de Belém

Caros leitores, a Vip Transportes pretende implantar uma linha executiva para atendimento no Aeroporto Internacional de Belém. Requisitos da vaga:
Formação: preferencialmente, na área de Turismo ou Guia de Turismo.
Regime: contrato de trabalho ou prestação de serviço.
Foco: atuar com divulgação e venda do transporte executivo de/para o aeroporto.
Perfil: boa aparência e comunicação, sem necessáira experiência na área, bilingue.
Remuneração: salário a negociar.

Contatos: Cecília Viana, 8306-2111 ou ceciliaviana@viptransportes.com

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Hanseatic em Belém

Mais uma vez, Belém recebe a visita do Hanseatic, um velho conhecido, que por seu tamanho e calado pequenos, navega sem dificuldades pelos rios da região. Nesta viagem, ele seguirá pelo Rio Amazonas, escalando em Breves, Alter do Chão, Parintins, Manaus, Ilha da Botija, Rio Jutai, Letícia (Colômbia), Pevas e finalmente Iquitos (Peru), de onde partirá novamente dia 20 de abril, fazendo o trajeto oposto até Belém, para então iniciar uma travessia do Atlântico rumo as Ilhas Canárias. A Entrada na Baia do Guajará aconteceu por volta das 09h, através do canal Minas Gerais, ao lado oposto da cidade, seguindo depois até a área de manobra e atravessando a baia rumo ao porto, onde atracou por volta das 10h local. Felizmente o tempo colaborou e a chuva que tem castigado a região foi substituida pelo inclemente sol do equador, permitindo a tomada de boas fotos.
O Hanseatic é atualmente operado pela Hapag-Lloyd, que também opera o navio mais luxuosos do mundo, o Europa de 1999, o c. Columbus e o Bremen. Ele foi construído em 1991 para a Hanseatic Tours. Mas, na verdade, ele foi encomendado como Society Adventurer para Discoverer Reederei, companhia pela qual nunca chegou a navegar, já que foi comprado pela Hanseatic antes mesmo de ficar pronto. A Hapag-Lloyd comprou a Hanseatic Tours e o Hanseatic em 1997, e desde então opera o navio, mas o logo da companhia no navio. Apesar da aparência, é o único navio de expedições no mundo a receber a classificação 5 estrelas, pelo guia Berlitz. Tem 8,178 toneladas e capacidade para 188 passageiros em seus 122 metros de comprimento.

Fonte texto e fotos: Gilmar Leal e Daniel Capella, via http://worldcruises1.blogspot.com/ (também para mais informações).

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Singtur-Pa: Visita Oficial, interiorização e representação em Marabá

O Singtur-Pa, dando continuidade ao seu planejamento estratégico de 2011, estará no período de 07 a 10 de abril em Marabá, no Sudeste do Pará, realizando a 1ª Visita Oficial no Município e diversas ações de interiorização:

- Levantamento de dados estatísticos na região;
- Implantação de uma representação local;
- Realizãção de palestra Mercado Turístico e o Profissional Guia de Turismo;
- Implantação de uma Tabela de Serviços Referencial para a Região;

As iniciativas contam com o apoio institucional da Paratur, por meio da Ação Turismo Legal e da Secretaria Municipal de Turismo de Marabá. A próxima cidade a receber a ação será Santarém, cidade pólo do oeste do Pará.

Utilidade pública: Dibra Eventos contrata

Caros leitores, a Dibra Eventos, especializada em eventos de pequenos e médio portes, atua a mais de 21 anos no mercado paraense, necessita com urgência de uma profissional formado na área de turismo para atuar na empresa. Requisitos da vaga:
Formação: preferencialmente, na área de Turismo e/ou Eventos.
Regime: contrato de trabalho.
Foco: atuar com divulgação e venda dos produtos da empresa.
Perfil: boa aparência e comunicação, sem necessáira experiência na área.
Remuneração: salário a negociar + comissão.
Contatos: Gabriel, 3212-3391 / 8114-8406 / gabrieldibraeventos@ibest.com.br.

Paratur leva Turismo Legal ao Pólo Araguaia-Tocantins, no Pará

Técnicos da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) estão realizando desde o último dia 28 de março uma jornada de palestras e vistorias nos principais municípios do polo turístico Araguaia Tocantins. O objetivo, segundo o presidente da Paratur, Adenauer Góes, é levar aos municípios informações e orientações necessárias aos empreendedores da área, facilitando o fomento e assim o desenvolvimento do turismo naquela região. Durante 15 dias, os técnicos do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) da Paratur visitarão as cidades de Canaã dos Carajás, Marabá, Parauapebas, Jacundá e Itupiranga.
Na próxima quarta-feira, dia 6, a equipe da Paratur, incluindo a Diretoria de Fomento, realiza em Marabá, a partir das 14h, as palestras "Construção das Políticas Públicas para o Turismo" e "O papel da Instância de Governança Regional no desenvolvimento da atividade turística". Na quinta-feira, dia 7, a partir das 8h, realiza oficinas com os profissionais locais, ligados ao polo Araguaia Tocantins, visando construção de diagnóstico (identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas) dos municípios que integram o polo.

Na sexta-feira, dia 8, a equipe realiza o seminário "Turismo Legal". A programação começa às 13 horas, na sede da Câmara Municipal de Marabá, na avenida Transamazônica - Amapá, na Cidade Nova. Às 14h45 acontece a palestra "Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Turismo". Logo em seguida representantes do Núcleo de Registro e Qualidade da Paratur vão apresentar o programa TSI - Turismo Sustentável e Infância, do MTUR, executado pela companhia, visando a prevenção das diversas violações de direitos da criança e adolescente.
Está prevista para 16h45 uma das palestras mais importantes para os profissionais e empresários do turismo. É sobre a lei do Cadastur para PST - Prestadores de Serviços Turísticos, que prevê uma série de vantagens àqueles que desenvolvem suas atividades de forma legalizada, que estão cadastrados junto ao Ministério do Turismo e atentos às multas e penalidades passíveis de aplicação caso atuem de forma ilegal.
Às 17:45, a palestra será "Mercado Turístico e o profissional Guia de Turismo", proferida por Fábio Romero, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Pará.
Fonte: Agência Pará

domingo, 3 de abril de 2011

Natura: insumos da Amazônia para o mundo e movimenta também o turismo

A Natura, tradicional empresa brasileira da área de cosméticos, há muitos anos trabalha com os insumos da Amazônia. Pripioca, breu branco, patchouli, açaí, entre outros, compõem uma lista de produtos que são explorados na região, por meio de comunidades, as quais fornecem os insumos para a empresa. Existe até uma unidade da empresa na cidade de Benevides, no Pará; além de um centro de distribuição, na cidade de Castanhal, também no mesmo estado. Atualmente, a empresa embarca cerca de 40 toneladas semanais de insumos para o Sudeste do Brasil, via aérea, para a produção de seus produtos nas demais unidades da empresa.
Embarque de insumos da Amazônia no Aeroporto Internacional de Belém
Foto: Comunidade do Orkut, Aeroporto Internacional de Belém

A iniciativa da empresa valoriza muitos aspectos da Amazônia: a própria floresta e as comunidades, que passam a sobreviver não mais da degradação dos recursos, mas da sua manutenção, garantindo o aproveitamento destas matérias-primas por muitas gerações. Apenas sugerimos a empresa e aos nossos governantes que parte destes insumos sejam beneficiados aqui na Amazônia, gerando mais emprego e renda para as nossas comunidades.

Mas o que tudo isso tem haver com a atividade turística? Empresas de outras regiões instaladas aqui geram, para além de fluxos de mercadorias e capitais, movimentam áreas do turismo de negócios, afinal os executivos e programações feitas pela empresa na região necessitam de aluguem de carros, transportadoras turísticas, guias de turismo para visitas técnicas, hospedagem, alimentação, etc. Insumo da Amazônia e o Turismo tem tudo a ver.

Palacete Pinho

Uma das mais tradicionais construções históricas do centro de Belém, na Cidade Velha, foi reinaugurada recentemente. Apesar da considerável demora, de mais de 25 anos, após seu tombamento oficial, o restauro do Palacete Pinho ficou memorável, dando vida ao centro antigo de Belém. O espaço foi reentregue voltado para a cultura, artes e música, celebrando os 395 anos de Belém. A Prefeitura de Belém está de parabens pela obra, mas lembramos que existem ainda muitos casarios de época abandonados e caindo aos pedaços no centro de Belém.
A Prefeitura precisa, urgentemente, resgatar os projetos de ordenamento e ocupação do Centro Histórico de Belém, pois nem todas as casas poderão virar bares, restaurantes e/ou espaços culturais. Precisamos resgatar o prazer de morar no centro. Diversos projetos nacionais e internacionais mostram que é possível devolver o glamour destas áreas degradadas, atraindo empresas, espaços culturais, serviços, bares e restaurantes, promovendo uma verdadeira recolonização destas áreas. Abaixo, algumas fotos do casario restaurado que agora também abriga o Museu do Azulejo:

Fotos: DOL - Diário do Pará on line

Santarém e Marabá: melhorias nos terminais aeroportuários

O Aeroporto de Santarém - Maestro Wilson Fonseca está localizado em Santarém e serve grande parte da região oeste do Pará. Este aeroporto tem importante papel no estreitamento dos laços com o restante do Brasil e do mundo, devido à sua localização geográfica. Entre Belém e Manaus, é uma alternativa para vôos internacionais. Encontra-se em fase de elaboração o projeto para reforma e ampliação do terminal de passageiros, com a instalação de mais lojas, nova sala de embarque, posto médico, reestruturação do terraço panorâmico e novos balcões de check-in.
Em reunião realizada nesta terça-feira (dia 1º), na sede da Infraero, o superintende Regional Norte da empresa, Paulo Barreto Pereira, junto a membros de sua diretoria, apresentou ao vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, o projeto de ampliação do aeroporto Maestro Wilson Fonseca, em Santarém. Segundo Pereira, o processo de licitação começa em duas semanas, com pretensão de início das obras para o final de junho deste ano. Questionado pelo vice-governador sobre os motivos de realizar a ampliação ao invés da construção do novo aeroporto, o superintende da Infraero explicou que por existir uma necessidade prioritária para Santarém, é necessário trabalhar de forma rápida e sem interrupções, e a reforma demora apenas oito meses. Porém, ele ressaltou que já existe um projeto para a construção do novo aeroporto, cujo processo licitatório está previsto para junho de 2012.
A ampliação em Santarém está direcionada ao terminal de embarque e desembarque de passageiros. De acordo com Pereira, as obras de ampliação não impedirão os serviços normais do aeroporto, havendo demolição apenas dos banheiros e ampliação do terminal, “só vai ter muita poeira”, brincou o superintendente.

Com a obra, a área útil do aeroporto passará a ter quase o dobro do tamanho – sairá dos 700 metros quadrados atuais para 1.300 metros quadrados. A reforma também prioriza a comodidade e conforto na área de embarque e desembarque. O terminal de passageiros passará a ter 295 metros quadrados, 200 a mais do espaço atual, aumentando a área global em quase 50%. Orçada em R$ 1 milhão, a ampliação, que deve começar em junho, vai durar oito meses e não será necessário fechar o aeroporto para as obras. Após este período, o aeroporto, que hoje recebe 80 passageiros na sala de embarque, atenderá 250 pessoas.

Marabá e Altamira
Além das instalações de ampliação e construção em Santarém, Helenilson Pontes também cobrou da Infraero obras nos aeroportos de outras cidades do Pará, como Marabá e Altamira. Segundo Pereira, a cidade de Marabá receberá a mesma ampliação que será feita no aeroporto Maestro Wilson Fonseca. No entanto, explicou, é necessário finalizar primeiro o processo de licitação de Santarém para depois iniciar o de Marabá.

Fonte: Agência de Notícias Pará, editado por Fabio Romero

sábado, 2 de abril de 2011

Saída para o Pacífico exige guias de turismo qualificados

Um projeto conjunto para qualificar guias de turismo de Rondônia e do Acre com apoio dos governos desses estados é a proposta do Sindicato dos Guias de Turismo de Rondônia. A entidade acredita no crescimento das oportunidades de trabalho nesse setor, a partir da integração turística entre os dois estados e a região andina peruana e boliviana. Para o sindicato, é fundamental que o guia de turismo tenha completo domínio das principais informações a serem transmitidas. “O conhecimento específico precisa ser transmitido ao turista de forma clara, objetiva e adequada ao perfil do cliente”.
A proposta é viável, mas requer rápida apreciação, alerta a vice-presidente e secretária da Federação Nacional dos Guias de Turismo, Ana Lúcia Cunha da Silva. O documento também foi entregue recentemente ao superintendente de Turismo, Julio Olivar, e a Jaime Gazola, do Conselho de Turismo.

A turismóloga e guia regional Maria Auxiliadora Lima da Silva, por sua vez, divulgou a consulta feita ao secretário estadual de Cultura, Francisco Leilson, a respeito dessa qualificação. “Queremos destacar a importância de sensibilizar o profissional para as políticas públicas pensadas para a gestão do turismo no próximo quadriênio, conscientizando-o do seu papel, não apenas como profissional atendendo a um cliente, mas como membro de uma comunidade e parte ativa da construção/fortalecimento da identidade e imagem do destino turístico no qual se insere”.
“No âmbito nacional, no tocante à Região Norte temos alguns projetos que poderiam ser executados conjuntamente entre dois ou mais Estados. Com a pavimentação da Transoceânica que ligará a Amazônia Brasileira com a Amazônia Peruana, Andes e Pacifico, teremos muitas oportunidades de roteiros integrados, principalmente entre os estados do Acre e Rondônia, no entanto precisamos firmar parcerias para a efetiva padronização das informações e conhecimento dos roteiros”, reivindica a entidade.

Colaboradora: Turismóloga Maria Auxiliadora, de Porto Velho, Rondônia. Edição Fabio Romero

Eventos: o Turismo em movimento, Iron Maiden em Belém

Os eventos são uma grande força motriz da atividade do Turismo. Uma amostra recente deste processo foi o Show do Iron Maiden em Belém, na Amazônia. Em pouco mais de dois dias, um intenso movimento tomou conta de diversos setores da área de turismo para tornar o evento possível, além de receber dezenas de pessoas que vieram de outras cidades assistir o show. Vamos aos números extra oficiais:
- 72 quartos reservados somente para a equipe da banda;
- 15 veículos alugados, entre carros executivos, vans e ônibus;
- Dezenas de outras reservas em hotéis de fans que vieram de cidades do interior do Pará, Manaus, Macapá, Brasília, São Paulo e até de outros países;
- Dezenas de passagens aéreas e rodoviárias vendidas;
- Centenas de refeições e lanches vendidos em bares e restaurantes da capital;
- Dezenas de ingressos vendidos para entrada em atrações da cidade;
- Impostos recolhidos com o show;

Ps.: sem contar o comércio informal com a venda de bebidas, bandanas e camisas alusivas a banda.

Para os que ficarm com saudade, seguem as fotos do Ed Force One em Belém, um presente, sem dúvida para os fans, e para aqueles que trabalham com a atividade turística:
 Ed Force na pista sendo recepcionado por dezenas de fans e equipe de apoio.

Ed Force chegando, dezenas de fans aguardavam na cabiceira da pista.
Fotos: Comunidade Orkut, Aeroporto Internacional de Belém.

Manaus e Boa Vista com mais oferta da TAM

A partir do dia 15/04, as cidades de Boa Vista (Roraima) e Manaus (Amazonas) ganharão ampliação na oferta de assentos de alguns vôos que servem as duas cidades. A TAM colocará em operação nos destinos o Airbus A321, com capacidade para 220 lugares, no lugar do A320, com 174 lugares. Vejam os horários com o novo equipamento:

JJ 3540 diários > BSB 09h52 MAO 12h45/13h30 BVB 14h35 > A321 (220 pax)

JJ 3541 diários > BVB 15h25 MAO 16h40/17h25 BSB 20h21 > A321
 
Ps.: o Airbus A321 é uma avião fabricado pela Airbus e pertence a família do A320, utilizado há muitos anos em diversos vôos da TAM pelo Brasil, América do Sul e até para os Estados Unidos. Para os leigos, a diferença está no comprimento da aeronave, com alguns metros a mais em relação ao A320. A operação desta aeronave na Amazônia mostra a importância que a empresa vem dando aos mercados locais. Abaixo seguem as fotos:
 Foto: Juliano Dalmasio. Google Pics. A320, com 174 lugares
Foto: Planepictures.net. A321, com 220 lugares, aumento da oferta em 30% nos vôos.