Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

domingo, 3 de abril de 2011

Santarém e Marabá: melhorias nos terminais aeroportuários

O Aeroporto de Santarém - Maestro Wilson Fonseca está localizado em Santarém e serve grande parte da região oeste do Pará. Este aeroporto tem importante papel no estreitamento dos laços com o restante do Brasil e do mundo, devido à sua localização geográfica. Entre Belém e Manaus, é uma alternativa para vôos internacionais. Encontra-se em fase de elaboração o projeto para reforma e ampliação do terminal de passageiros, com a instalação de mais lojas, nova sala de embarque, posto médico, reestruturação do terraço panorâmico e novos balcões de check-in.
Em reunião realizada nesta terça-feira (dia 1º), na sede da Infraero, o superintende Regional Norte da empresa, Paulo Barreto Pereira, junto a membros de sua diretoria, apresentou ao vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, o projeto de ampliação do aeroporto Maestro Wilson Fonseca, em Santarém. Segundo Pereira, o processo de licitação começa em duas semanas, com pretensão de início das obras para o final de junho deste ano. Questionado pelo vice-governador sobre os motivos de realizar a ampliação ao invés da construção do novo aeroporto, o superintende da Infraero explicou que por existir uma necessidade prioritária para Santarém, é necessário trabalhar de forma rápida e sem interrupções, e a reforma demora apenas oito meses. Porém, ele ressaltou que já existe um projeto para a construção do novo aeroporto, cujo processo licitatório está previsto para junho de 2012.
A ampliação em Santarém está direcionada ao terminal de embarque e desembarque de passageiros. De acordo com Pereira, as obras de ampliação não impedirão os serviços normais do aeroporto, havendo demolição apenas dos banheiros e ampliação do terminal, “só vai ter muita poeira”, brincou o superintendente.

Com a obra, a área útil do aeroporto passará a ter quase o dobro do tamanho – sairá dos 700 metros quadrados atuais para 1.300 metros quadrados. A reforma também prioriza a comodidade e conforto na área de embarque e desembarque. O terminal de passageiros passará a ter 295 metros quadrados, 200 a mais do espaço atual, aumentando a área global em quase 50%. Orçada em R$ 1 milhão, a ampliação, que deve começar em junho, vai durar oito meses e não será necessário fechar o aeroporto para as obras. Após este período, o aeroporto, que hoje recebe 80 passageiros na sala de embarque, atenderá 250 pessoas.

Marabá e Altamira
Além das instalações de ampliação e construção em Santarém, Helenilson Pontes também cobrou da Infraero obras nos aeroportos de outras cidades do Pará, como Marabá e Altamira. Segundo Pereira, a cidade de Marabá receberá a mesma ampliação que será feita no aeroporto Maestro Wilson Fonseca. No entanto, explicou, é necessário finalizar primeiro o processo de licitação de Santarém para depois iniciar o de Marabá.

Fonte: Agência de Notícias Pará, editado por Fabio Romero

Nenhum comentário: