Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

domingo, 3 de abril de 2011

Natura: insumos da Amazônia para o mundo e movimenta também o turismo

A Natura, tradicional empresa brasileira da área de cosméticos, há muitos anos trabalha com os insumos da Amazônia. Pripioca, breu branco, patchouli, açaí, entre outros, compõem uma lista de produtos que são explorados na região, por meio de comunidades, as quais fornecem os insumos para a empresa. Existe até uma unidade da empresa na cidade de Benevides, no Pará; além de um centro de distribuição, na cidade de Castanhal, também no mesmo estado. Atualmente, a empresa embarca cerca de 40 toneladas semanais de insumos para o Sudeste do Brasil, via aérea, para a produção de seus produtos nas demais unidades da empresa.
Embarque de insumos da Amazônia no Aeroporto Internacional de Belém
Foto: Comunidade do Orkut, Aeroporto Internacional de Belém

A iniciativa da empresa valoriza muitos aspectos da Amazônia: a própria floresta e as comunidades, que passam a sobreviver não mais da degradação dos recursos, mas da sua manutenção, garantindo o aproveitamento destas matérias-primas por muitas gerações. Apenas sugerimos a empresa e aos nossos governantes que parte destes insumos sejam beneficiados aqui na Amazônia, gerando mais emprego e renda para as nossas comunidades.

Mas o que tudo isso tem haver com a atividade turística? Empresas de outras regiões instaladas aqui geram, para além de fluxos de mercadorias e capitais, movimentam áreas do turismo de negócios, afinal os executivos e programações feitas pela empresa na região necessitam de aluguem de carros, transportadoras turísticas, guias de turismo para visitas técnicas, hospedagem, alimentação, etc. Insumo da Amazônia e o Turismo tem tudo a ver.

Nenhum comentário: