Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

domingo, 24 de abril de 2011

Curiosidades da Amazônia: cachoeiras

Geralmente, a Amazônia é lembrada por seus quilômetros de florestas, aqui pode se voar por várias horas sob um imenso tapete verde. Para além da chamada planície amazônia, a região apresenta facetas desconhecidas por muitos moradores locais e turistas, as cachoeiras. Algumas delas escondidas e inacessíveis para a maioria dos mortais, por causa da dificuldade de acesso e infraestrutura praticamente inexistente. Nos últimos anos, contudo, está realidade vem mudando drasticamente. Muitos municípios tem aproveitado estas maravilhas naturais para atrair mais visitantes e oferecer opções de lazer a população local, somando educação ambiental a atividade turística. Destaco algumas pra vocês:
Altamira: município localizado ao longo do rio Xingu, na região centro-oeste do Pará, a cerca de 1 hora de vôo de Belém possui cachoeiras com boa acesso, em passeios que podem durar o dia inteiro, utilizando-se a sede do município como base de apoio.

Presidente Figueredo: município localizado ao norte da cidade de Manaus, a 107 quilômetros da capital do Amazonas, possui cachoeiras com alturas variadas e com boa infra estrutura, uma boa opção para passeios em família ou mais aventureiros.

Algumas cachoeiras em destaque:

Santo Antônio: Situada na divisa do Pará com o estado do Amapá, a Santo Antônio é um dos belos exemplos de cachoeiras existentes no Pará. Fica no município de Almeirim, a cerca de 30 horas de barco de Belém. A localização da cachoeira possibilita um passeio pela sua plataforma rochosa. Barcos e lanchas também podem chegar próximo às quedas.

Porteira: Fica na região do Baixo Amazonas. A cachoeira Porteira é marcada por um cenário primitivo e único, com uma natureza ainda não explorada, onde há botos, animais silvestres e jacarés. Para chegar à cachoeira o ponto de partida é o município de Oriximiná, a 823 Km de Belém. Chega-se de lancha ao local em cerca de cinco horas. Pode-se também partir de Porto de Trombetas, na mesma região.

Abismo e Pinguim: Ambas ficam no município de Medicilândia, sendo algumas das atrações naturais do local surgido no Km 90 da Transamazônica. A viagem até as cachoeiras é uma verdadeira aventura que, ao lado do Monumento Natural de Medicilândia - considerada a maior caverna em arenito da América do Sul -, dá o charme paradisíaco ao município. O ponto de partida para conhecer as belíssimas paisagens é Altamira, no sudoeste paraense. Medicilândia fica a 90 km de lá.

Aruã: Fica no afluente do rio Tapajós - oeste paraense. Uma pequena ilha coberta de vegetação separa as duas quedas d'água que marcam, de forma única, mais esta bela mostra da paisagem amazônica. Para conhecer de perto, parte-se de voadeira de Alter-do-Chão, em Santarém. A viagem dura perto de 5 horas em companhia de agradáveis e inusitadas praias que surgem nos meses de verão, com águas verde-azuladas e areias bem brancas. O local onde fica a cachoeira é ideal para a prática de esportes radicais, como a canoagem. Porém, é necessário ir preparado, pois não há moradores e nem infra-estrutura.
Fonte: Diário do Pará, edição Fábio Romero.

Nenhum comentário: