Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Aeroporto Internacional de Belém ganha linha executiva

O trade turístico paraense obteve mais uma vitória no processo de desenvolvimento da atividade turística no estado do Pará. Após diversas dicussões das propostas e da viabilidade de linhas junto com a Infraero - Empresa Brasileira de Infra Estrutura Aeroportuário e com membros do trade turístico em reuniões no Contur - Conselho Municipal de Turismo de Belém, a CTBEL - Companhia de Trânsito de Belém resgatou o projeto de Linha Executiva para o aeroporto. A linha, chamada Aeroporto-Centro percorre as principais avenidas do centro da cidade e 80% da rede hoteleria da cidade, de albergue aos padrão cinco estrelas. A linha 600 (Aeroporto-Centro, Via Presidente Vargas) já funciona de modo experimental desde o dia 16/03 durante 14 horas por dia. Alguns ajustes ainda precisam ser feitos, mais muitos viajantes e trabalhadores do aeroporto já vem utilizando a linha regularmente. Algumas informações sobre este novo serviço:
Proposta:  a linha Aeroporto-Centro (Via Presidente Vargas) foi implantada pela CTBel devido à necessidade de um serviço de ônibus executivo (ar-condicionado) para atender o centro hoteleiro que carece de alternativas de transporte com tarifa entre o ônibus urbano e o táxi, assim também como para atrair os usuários do carro particular para o transporte coletivo através da oferta de veículos com melhor qualidade, mais conforto e segurança, serviço este já existente em muitas capitais do país. Na prática, o serviço precisará ser ampliado para atender também a região metropolitana de Belém.

Veículos: Os veículos micro-ônibus desta linha, como já acontece no serviço seletivo de transporte operado pela linha Pátio Belém-Castanheira, terão tarifa de R$ 3,05, não aceitarão o cartão estudantil de meia-passagem e nem darão direito à isenção tarifária aos idosos, policiais e demais categorias contempladas com a gratuidade nos ônibus urbanos. Aceitam o Passe Fácil da capital e Região Metropolitana.

Itinerário: O terminal da linha ficará na área externa ao Aeroporto Internacional de Belém Júlio Cezar Ribeiro, que fica na avenida de mesmo nome e a 12 km do centro da cidade. O itinerário no sentido Aeroporto-Centro será o seguinte: área externa ao aeroporto, Av. Júlio César, acesso ao elevado da Av. Júlio César, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Dr. Freitas, Av. Duque de Caxias, retorno após a Tv Curuzu, Tv. Curuzu, Av. Almirante Barroso, Av. Governador José Malcher, Av. Assis de Vasconcelos, Av. Castilhos França. Já o sentido Centro-Aeroporto da nova linha será feito pela Av. Presidente Vargas, Av. Nazaré, Tv. Rui Barbosa, Av. Gentil Bittencourt, Tv. Quintino Bocaiúva, Av. Nazaré, Av. Magalhães Barata, Av. José Bonifácio, Av. Duque de Caxias, Av. Dr. Freitas, Av. Senador Lemos, acesso ao elevado da Av. Júlio César, Av. Júlio César, área externa ao aeroporto.


Hotéis atendidos: Ibis, Vila Rica, Faraó, Expresso XXI e Soft Inn Hangar (em construção), Sagres, Formule 1, Danúbio, Ipê, Amazônia Hostel (Albergue), Regente, Itaoca, Novo Avenida, Ferrador, Amazônia, Unidos, Machados Plaza, Grão Pará, Hilton, Le Massilla, Eco Pousada Miriti, Crowne Plaza, Belém Soft, Soft Inn, Expresso XXI Nazaré e Batista Campos, Radisson (em construção) e Conext (em construção), Zoghbi Apart, Manacá, Senador, etc. atendidos ao longo da rota.

Atrações turísticas e equipamentos: Centro de Convenções, Estação das Docas, Teatro da Paz, Praça da República, Ver-o-peso, Emílio Goeldi, Bosque Rodriguez Alves, Parque da Residência, Basílica de Nazaré, etc. atrações atendidas ao longo do trajeto, além das proximidades do Shopping Boulevard e Pátio Belém.

O Aeroporto Internacional de Belém se junta aos poucos aeroportos nacionais que possui este tipo de acessibilidade. Agora a região do aeroporto possui, além dos traslados privativos oferecidos por agência de viagens de receptivo, acesso por taxi, ônibus urbano e a linha executiva. Somente São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Manaus possuem este tipo de serviço. O Pará, especificamente Belém, melhora:
1. a qualidade da receptividade do destino turístico;
2. dos serviços públicos/turísticos oferecidos ao viajante;
3. diminue o custo do produto paraense, possibilitando ao turista gastar com outros serviço, tais como restaurantes, artesanato, passeios, ingressos a atrações, etc;
Parabens ao trade turístico do Pará e a Vip Transportes, operadora da linha!

2 comentários:

Anônimo disse...

Já tava demorando... Agora sim, ficou igual ao RJ, com micro-ônibus confortáveis, criando mais uma opção de transporte para passageiros e funcionários do aeroporto, e tornando este nosso lindo terminal de passageiros mais uma opção de lazer. Bom para os lojistas, ruim para os taxistas boçais e desonestos, que não devem ter gostado nem um pouco. Grande sacada!

Anônimo disse...

Boa tarde FABIO

Conforme meus conhecimentos o PARÁ, não tem Sindicato de Guia de Turismo, com Código Sindical

ou seja o sindicato de belém é so para ganhar dinheiro onde já se viu cobrar uma taxa de mais de 100 reais