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domingo, 30 de dezembro de 2012

Lançamento Enjoy Tours! Feliz 2013!

Caros amigos e leitores do blog, recentemente, eu e minha sócia realizamos o lançamento oficial da Enjoy Tours, uma grande conquista para nós em 2012 e com grandes perspectivas para o ano novo, 2013! Estamos muito felizes e gostaríamos de compartilhar parte deste momento com vocês.
 
  Tudo preparado para receber os convidados!
 
 
Nossos parceiros da Brazil Amazon!
 
Guias de Turismo presentes no lançamento!

Amigos e clientes lotaram o auditório do Senac-PA!
 
Confraternização em Salinas!

Galera na praia da Corvina, ainda rolou trilha, banho de mar e muito bate papo no Prive do Atalaia.
 
Nosso parceiro comercial Brazil Amazon Turismo:
 
 Agradecemos o apoio institucional do Senac-Pa:
Nossa parceria com o Senac-PA visa a inserção dos profissionais no mercado de trabalho, sobretudo os oriundos das formações técnicas de Guia de Turismo da instituição. Neste sentido, a Enjoy tem aberto muitas oportunidades para estes profissionais, como nos passeios regionais e em eventos, além de incentivar o empreendedorismo. Os resultados já colhidos são muito positivos e os estaremos divulgando ao longo de 2013.
 
Boas Festas a todos!
 
Feliz 2013!

Passaredo de volta!

Depois de vários meses sem vôos, o estado do Pará voltará a receber os aviões da Passaredo Linhas Aéreas. Dessa vez, a rota Brasília-Carajás-Belém será operada pelos novos ATR's recebidos pela cia, uma vez que os jatos Embraer 145 já saíram da malha da empresa. O retorno das operações está previsto para 01/04/2013 e ainda depende de autorização.

P3 2326 BSB 1006 CKS 1305 1325 BEL 1458 - Diário - AT72

P3 2327 BEL 1530 CKS 1655 1720 BSB 2012 - Diário - AT72
Fonte: UZ7 Spotting

sábado, 29 de dezembro de 2012

Tendências 2013: agências e operadores de viagens!

Em 2013, assim como em 2012, o mercado de agenciamento e operação de viagens permanecerá agitado, há uma forte tendência de fusões, aquisições e concentração de mercado. Agências de viagens com custos operacionais altos, pouco produtivas e com inúmeros processos para fechamento de um único negócio tendem a perder espaço no mercado para operadores mais enxutos ou para as OTAs - On Line Travel Agencies.

O último semestre de 2012 foi marcado pelo fechamento de duas tradicionais operadoras de viagens do Brasil, ambas como uma longa história no mercado nacional e internacional. A primeira foi a Tia Augusto, em seguida, foi a vez da Shangri-lá; sem contar agências menores não noticiadas pelo mercado. Ambas as empresas deixaram milhares de clientes aflitos por não ter certeza das viagens previamente compradas. Segundo Marco Ferraz, da Braztoa, estes acontecimentos não devem se tornar frequentes. Esperamos que não! Mas caso ocorra, é um movimento natural na consolidação do mercado depois do número elevado de agências abertas nos últimos anos.
 
Ferraz, no entanto, lembra que este ano foi atípico e que o segundo semestre foi abaixo das expectativas. “Se compararmos com o ano passado, houve uma queda grande na movimentação de viagens e foram vários motivos que levaram a isto”, conclui destacando, entre as razões, a chegada de novas OTAs e aumento do dólar. Além destes fatores, temos um mercado doméstico não muito favorável, ou seja, quando não há a possibilidade de viagens internacionais, por causa do câmbio, a demanda não se converte automaticamente em viagens nacionais, pois parte desta demanda viaja por conta própria, pouca estruturação da oferta nacional e os preços elevados. Traduzindo, o viajante paga 400 reias numa diária num hotel em Nova Iorque, mas não pago o mesmo valor para se hospedar no Rio de Janeiro ou em Fortaleza.

Em 2013... cias aéreas e fluxos turísticos!

2013 promete ser um ano decisivo para a demanda turística interna do Brasil, por um lado, o governo quer estímular o mercado pelo outro a concentração. Parece difícil de entender, mas podemos observas nas ações recentes... enquanto o governo reduz tributos, como da navegação aérea e estímula a aviação regional; por outro lado incentiva a concentração de mercado ao aprovar a compra da Trip pela Azul e da Webjet pela Gol. Concentração de mercado se traduz em tarifas mais elevadas para o consumidor, a previsão de aumento é um ponto em discussão, com índices variando entre 8% e 15%, contudo, segundo alguns especialista, a demanda não suportaria índices tão elevados de reajuste nas tarifas. A Embratur até defendeu publicamente mais concorrência, querendo atrair empresas estrangeiras para o mercado doméstico (Coincidências da fusão TAM e LAN? Só tempo dirá!) pois com as tarifas em patamares elevadas, viajar para o exterior continuará (sempre foi) sendo mais barato, prejudicando o crescimento do fluxo doméstico.
 
Gol
Talvez em 2013, a empresa decida que modelo de negócio vai seguir, uma vez que mesmo com as aquisições recentes, não consegue chegar a ser a líder de mercado. Primeiro a empresa adquiriu a Varig, por orgulho talvez ou movimentos políticos, mas a operação foi um fracasso, pois nem a marca serviu para alguma coisa. Se a empresa era de baixo custo e, às vezes, baixa tarifa, porque comprar uma empresa como a Varig (falida, mal administrada, com passivos altíssimos e sem crédito no mercado)? Em 2012, a empresa resolveu comprar a Webjet, com o seguinte discurso oficial: aumentar a oferta, reduzir tarifas e ampliar a malha. Tradução desta aquisição: eliminar a concorrência, pois 8 meses antes do anteriormente anunciado, a Gol simplesmente encerrou as operações da empresa, eliminou a maioria dos voos e demitiu 850 funcionários, tudo isso para "atander melhor o cliente", que ficou sem opções, esta pagando mais caro e tem menos horários para escolher. Isso me lembra aquele ditado, "o importante é parecer e não ser", ou seja, o discurso é para agradar o cliente, mas a prática é bem diferente. Mas caros leitores, e o Cade e o Governo Federal? Fizeram-se de mudos. 
 
TAM
Segue firme em primeiro lugar entre as maiores empresas do Brasil, com rápidas adaptações ao mercado, além da compra pela LAN, a empresa mantém um elevado padrão de serviço e as tarifas bem próximas e, para surpresas de muitos, bem mais baratas que a Gol em alguns casos. Apesar do prejuízo, a empresa segue firme no seu modelo de negócio, apesar das reduções recentes no serviço de bordo que deixaram alguns clientes insatisfeitos.
 
Azul
Assim como a Gol ainda não disse a que veio, prometeu tarifas mais baixas, mas até agora parece mais a TAM quando cobrava muito caro do que a Gol quando começou. Já cheguei a visualizar no site da empresa tarifas promocionais para Manaus de R$ 890,00 reais mais taxas somente o trecho de ida a partir de Belém, enquanto na mesma data a Gol estava cobrando R$ 719,00 e a TAM R$ 449,00.

Venda de serviços a bordo
Atualmente, o Brasil é um verdadeiro laboratório para o serviço de bodo das companhias aéreas, a Tam continua ofereceno o serviço tradicional, com bebidas chamadas de 1ª linha; a Gol, além de fazer a venda a bordo, utiliza bebidas de 2ª linha; a Azul oferece um serviço a la carte, com várias opções e sem restrição de quantidade, pelo menos em alguns voos. Em 2013 deveremos ver um dos modelos se consolidando mais. 
 
Demanda doméstica e internacional
Conforme esperado, os números de desembarques internacionais apresentaram retração ao final de 2012, apesar da variação positiva no acumulado do período em relação a 2011. O número de desembarques internacionais em novembro foi de 694,7 mil – retração de 4,7% em relação a novembro do ano passado. No acumulado do ano, foram registrados 8,5 milhões desembarques internacionais, uma variação positiva de 2,75%. A tendência para 2013 é de um crescimento menor, uma vez que a crise econômica internacional continua alta nos principais mercados emissores para o Brasil, como Europa e Estados Unidos. Em meados de 2013, devem sair as primeiras projeções de demanda para 2014, ano da Copa. 

No mercado doméstico, os números continuam muito positivos, somando 77,9 milhões de desembarques domésticos entre janeiro e novembro deste ano, ou 8% mais que no mesmo período de 2011. No mês passado, foram 6,86 milhões de desembarques, 4,2% mais do que o número de novembro de 2011 (6,58 milhões). Segundo o Ministério do Turismo, que divulgou hoje os dados, o resultado do mês passado configura recorde histórico para o período. O mercado nacional promete continuar aquecido, caso o governo estimule a produção e não apenas o consumo. Contudo a possível elevação acentuada das tarifas aéreas pode estimular a população a utilizar novamente os transportes terrestres ou adiar os planos de viagem.                     

Guias movimentam o artesanato do Pará!

Os Guias de Turismo são um importante elo do receptivo de qualquer destino turístico moderno ao lado das agências de viagens e transportadoras, pois por atuarem diretamente na recepção do turista tem um papel preponderante na forma como os visitantes consomem produtos e serviços turísticos no destino visitado (inclusive tem artigos e estudos europeus que demonstram esta relação Jonh Ap e Wang, 2000; Cohen, 1985). Desta forma, por meio das parcerias regionais, muitas atrações tem se beneficiado deste processo no Pará, com resultados muito positivos.
 
A parceria estabelecidade entre o Singtur-Pa e o Pólo Joalheiro/Espaço São José Liberto tem atraído muitos visitantes para atração, além de melhorar o faturamento do espaço e divulgar o artesanato local. Vamos aos números fornecidos pelo Singtur-Pa (2009-2012):
 
Compras diretas atribuídas a Guias de Turismo*: R$ 23.330,00 reais (Jan a dez/2012), um aumento de 10% em relação a 2012
 
Compras indiretas atraibuídas a Guias de Turismo: R$ 11.500,00 reais (Jan a dez/2012), um aumento de 15% em relação a 2012 (estimativa)
 
Compras diretas atribuídas a Guias de Turismo: R$ 123.330,00 reais (de 2009 a 2012)
 
* Compras diretas: são aquelas compras realizadas pelos visitantes acompanhados de um Guia de Turismo em visita a atração. 

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Tendências: mais pesquisados no Google!

O Google divulgou recentemente seu ranking de pesquisas feitas no site ao longo de 2012, vamos a alguns dados:
 
No Brasil...

DESTINOS DE VIAGEM
1. São Paulo
2. Rio De Janeiro
3. Fortaleza
4. Recife
5. Florianópolis
6. Salvador
7. Rio Quente
8. Foz Do Iguaçu
9. Maceió
10. Blumenau

Comentários: Os destinos mais procurados continuam a ser os mais tradicionais de cada região, mostrando que a oferta tem muito a ser diversificada, inclusive pelas diversas regiões do Brasil. Entre os top 10 divulgados pelo site, 40% dos destinos mais procurados estão no Nordeste do Brasil; 30% na região Sul; 20% na região Sudeste; e apenas 10% na Centro-Oeste, com nenhuma ocorrência relativa a Amazônia.

MARCAS NACIONAIS
1. Mercado Livre
2. Casas Bahia
3. Correios
4. Americanas
5. Netshoes
6. Ponto Frio
7. Magazine Luiza
8. Tam
9. Vivo
10. Gol

Comentários: A busca por companhias aéreas entre os assuntos mais procurados, indica que o interesse por viagens (aéreas) continuará aquecido em 2013, isso se os passageiros encontrarem tarifas atraentes, uma vez que os novos viajantes possuem poder aquisitivo menor que os já consolidados no mercado. Uma dado interessante é que a companhia aérea que possui tarifas mais elevadas e também líder de mercado é a mais procurada, com a Gol aparecendo em seguida, a que em tese ofereci um modelo mais econômico.
 
Pelo mundo...
 
COMPANHIAS AÉREAS
1. Southwest Airlines
2. United Airlines
3. American Airlines
4. Delta Airlines
5. Air France
6. Lufthansa
7. British Airways
8. Jet Blue
9. Air Canada
10. US Airways

Comentários: No ranking internacional, talvez mostrando o momento de crise passado por muitos países, duas companhias americanas de baxio custo, a Southwest e a Jet Blue, aparecem no ranking dos mais procurados ao lado de companhias tradicionais, o que mostra que estas últimas tem se adaptado razoavelmente a este novo momento. No continente europeu apenas as companhias tradicionais aparecem no ranking.

Tendências: egates em mais aeroportos!

Em mais um provável ano de crise 2013 será um bom momento para testar novas tecnologias e diminuir custos operacionais, não somente entre as companhias aéreas, mas também entre os operadores de terminais aeroportuários. A mais recente tecnologia se chama egates ou portões eletrônicos, ou seja, em vez de ter um monte de pessoas controlando passaportes, vistos e carimbos, o processo será feito de forma automatizada, menos gente, menos custos e mais impessoalidade para o viajante. Segue o post (Fonte: Presstur - Portugal):  

Presstur 21-12-2012 (11h47) Os passageiros que a partir desta sexta-feira, 21, utilizarem o aeroporto de Lisboa para embarcarem nos seus voos, vão ter disponíveis as eGates, uma solução biométrica que automatiza a validação do cartão de embarque no controlo acesso à sala de embarque.

Através de uma parceria entre a ANA, Aeroportos de Portugal, SA e a Vision-Box S.A. que se apresenta como "líder mundial em soluções biométricas" foram instaladas eGates no controlo de acesso ao controlo de segurança no Terminal 1 do Aeroporto de Lisboa, para validação do passageiro no acesso à Sala de Embarque, diz uma informação da ANA. A vb i-match check-point, totalmente desenvolvida em Portugal, vai permitir automatizar o controlo de passageiros através da validação pela eGate do cartão de embarque, qualquer que seja o formato utilizado - papel ou electrónico (telemóvel/PDA).
O novo conceito está em projecto-piloto e pretende avaliar mais uma solução de self-service, num dos pontos de controlo do aeroporto, aumentando a abrangência deste tipo de soluções, considerados "determinantes para uma gestão cada vez mais eficiente e de maior qualidade dos fluxos de passageiros", diz ainda a nota.
A parceria permite à ANA aceder "às mais avançadas tecnologias na implementação de soluções self-service para passageiros, em completo alinhamento como programa FAST TRAVEL da IATA, que é igualmente suportado pela ACI”, diz João Nunes, director do Aeroporto de Lisboa ,citado na nota.

Ministério do Turismo dá o exemplo!

Portal Contas Abertas reconhece transparência do MTur (Fonte: Panrotas):

 
Considerado hoje um dos principais canais de informação e fiscalização de recursos, com 260 mil acessos por mês, o Portal Contas Abertas reconheceu empenho do Ministério do Turismo sobre a prevenção de desvios e no aprimoramento da gestão.

O portal credita a tranparência ao sistema informatizado de gestão e monitoramento da pasta, que tem duas plataformas: o Portal de Monitoramento de Desempenho, que avalia o andamento de ações e investimentos, e a Plataforma de Gestão do Turismo, que monitora a evolução das metas e demandas do setor turístico brasileiro. Ambas as ferramentas foram implementadas há cerca de um ano, com a chegada do secretário executivo Valdir Simão.

Simão havia adotado sistema semelhante quando foi presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), entre 2005 e 2007. A experiência deu certo e foi levada para o MTur, que saía da crise de 2011, com a gestão do então ministro Pedro Novais.

Simão levou consigo o assessor Antônio Hobmeir Neto, especialista em tecnologia da informação e responsável pela elaboração do sistema. Todo o trabalho foi feito pela própria equipe do MTur, sem o uso de consultorias externas ou a contratação de empresas privadas de informática.

“Estamos muito aliviados porque estamos conseguindo avançar para compensar os problemas que a pasta teve e a nossa pequena estrutura”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
 
Comentários: Desde 2011, o Ministério do Turismo tem sido envolvido em diversos escândalos, desde a mudança de ministros até irregularidades na aplicação de verbas. Estes fatos provocaram o atraso na aplicação de recursos, de projetos nos estados e uma desconfiança pública na forma como o Ministério vinha sendo conduzido, sobretudo na aplicação de verbas para eventos. A mudança de postura e os resultados colhidos até agora mostram um impenho em conduzir melhor a aplicação dos recursos públicos e da recuperação da imagem pública. Lembramos que as ações do Mtur serão fundamentais entre 2013 e 2016, período que ocorrerão a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Aeroportos de Belém e Manaus com novidades em 2013!

Caros leitores, 2012 já está indo e 2013 chegando. A partir deste semana, a última deste ano, vamos falar de previsões e certezas para 2013. Em meio a crise que ainda não deu sinais que vai passar completamente, há cenários de muitas melhoras, novos negócios e perspectivas. Iniciarei pelos nossos aeroportos.
 
1. Aeroporto Internacional de Belém
A admnistração do Aeroporto Internacional de Belém está preparando um 2013 recheado de novidades que melhorarão significativamente a já elevada qualidade do terminal que serve a capital paraense, vamos a algumas delas:
 
- Novos carrinhos de bagagem (500 novas unidades) entrarão em operação já no final de 2012, garantindo a disponibilidade de 100%, mesmo nos horários de pico;
- Nova sinalização de trânsito: visando democratizar e melhorar o atendimento aos usuários do terminal, a Infraero esta implantando uma nova sinalização vertical e horizontal em toda a área externa do terminal, com áreas multiuso, permitindo melhor fuidez dos usuários e atendendo a todos de maneira democrática. Lembramos que todas estas medidas estão sendo feitas de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, em parceria com a Companhia de Trânsito de Belém, empresas de turismo, guias de turismo e concessionários do terminal. Alertamos que algumas medidas são polêmicas, como a eliminação das vagas para pessoas com mobilidade reduzida e idosos, mas todas atendem as leis vigentes;
- Ampliação do check in: a área atual de controle de documentos e despacho de bagagem será ampliada, serão 40 posições de atendimento, 8 a mais que as atuais. Mais conforto para o viajante, mais companhias aéreas poderão ser atendidas e mais canais para processamento dos passageiros, acarretando diminuição de custos também;
- Vídeo Wall: o aeroporto deverá receber um equipamento maior para facilitar a visualiação das chegadas e partidas dos voos, com mais de 110 operações de chagadas e partidas diárias, as telas atuais apresentam limitações físicas para mostrar muitas operações. Para quem não conhece, segue uma ilustração:
- Reforma e nova iluminação da fonte: um dos diferenciais de nosso aeroporto, famosa por imitar o barulho da chuva, tão comum em nossa região, a fonte será reinaugurada com nova iluminação cênica. Neste momento, ela esta em reforma para consertos pontuais, devido ao desgaste naturais de 12 anos de uso.
 
- Ampliação da cobertura da fachada e reforma do calçamento: já esta em processo de licitação a ampliação da cobertura da fachada principal do aeroporto e a reforma do calçamento da segunda pista. Com esta reforma, a previsão é que toda a frente do terminal até a segunda pista fique coberta, possibilitando mais conforto ao número crescente de usuários do terminal.
 
- Freeshop: Belém deverá ganhar seu primeiro freeshop tanto na área de embarque quanto no desembarque.
 
- Canal de Embarque Internacional: um novo canal de inspeção de bagagens melhorará significativamente o uso do terminal, pois otimizará as salas de embarque, ou seja, quando houver voos internacionais apenas uma pequena área ficará dedicada a operação, não complemetendo o espaço do embarque doméstico.
 
2. Aeroporto Internacional de Manaus

O aeroporto que serve a capital amazonense está sendo completamente revitalizado (mais informações e fotos: Aeroporto de Manaus), ganhará novo estacionamento, espaço para operações turísticas, mais portões de embarque, será completamente refrigerado e terá o pátio de aeronaves ampliado, possibilitando receber mais voos simultaneamente. Em 2014, a Infraero promete um aeroporto completamente renovado para receber os visitantes da Copa do Mundo.
 
3. Aeroporto de Macapá
Após a inauguração do anexo provisório para a ampliação do desembarque, os macapaenses aguardam, após mais de 10 anos, a conclusão do terminal definitivo. Sem prazo para que ocorra.
 
4. Aeroporto de Santarém
Ao que tudo indica, em 2013, Santarém ganhará uma ampliação do terminal de passageiros, enquanto a licitação do novo terminal não chega. O aeroporto esta no pacote de investimentos anunciado recentemente pelo Governo Federal. Lembramos que os santarenos, em audiência pública, clamaram por um novo terminal em vez da reforma do atual, contudo cabe ressaltar que o processo para a construção de um novo pode demorar anos, seria então prudente garantir a ampliação do existente enquando sai o definitivo, uma vez que a situação atual esta muito ruim, com muitas filas, desconforto e reclamações. 

"Mais" em Macapá e a concorrência!

O F100 da Mais Linhas Aéreas foi registrado em Macapá fazendo um fretamento para São Luiz, no Maranhão. Este voo me faz lembrar e tocar no assunto da concorrência em Macapá, há décadas os macapaenses precisam de mais opções de voos na cidade, mas com o atual duopólio Gol e TAM na cidade as opções continuam restritas. Esperamos que 2013 e as autoridades de plantão descortine novas opções aos viajantes que vão e partem do Amapá.
 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Crowne Belém, o único do Brasil!

Caros leitores, com o fechamento do empreendimento de Curitiba, a rede IHG de hotéis, que possui 12 marcas em seu portifólio, passará a ter apenas um representante da marca Crowne Plaza no Brasil: a unidade de Belém (Pará). Segue a nota (Fonte: Panrotas):
 
O Crowne Plaza Curitiba seguiu o mesmo caminho da unidade da capital paulista: fechou as portas para dar espaço a outro tipo de empreendimento. Confira abaixo o comunicado, assinado pelo diretor da IHG no Brasil, Francisco Paco Garcia:

"A rede IHG - Intercontinental Hotels Group comunica que o prédio onde se encontra o hotel Crowne Plaza na cidade de Curitiba foi desapropriado pelo Estado do Paraná para instalação da Procuradoria Geral do Estado. O hotel, que foi objeto de interesse do Estado por sua localização e qualidade construtiva, foi declarado como sendo de utilidade pública pelo Decreto 6.090/2012 e a desapropriação ocorreu consensualmente pelos proprietários. Em face desta decisão, o Crowne Plaza Curitiba encerrou suas atividades no último domingo dia 16 de dezembro de 2012.

Agradecemos a todos que prestigiaram a unidade Crowne Plaza Curitiba neste período. Reiteramos ainda, nosso interesse e compromisso em continuar a oferecer ao mercado brasileiro o melhor da hotelaria de nível internacional, representado pela marca Crowne Plaza em Belém – e pelas demais bandeiras de nosso portifólio nos 12 hotéis da rede IHG no Brasil.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Registrando: Webjet em Belém!

Hoje (17/12/12), tivemos a passagem do B737-800 nas cores da Webjet, cumprindo o vôo G3 1642 ( Salvador-Recife-Fortaleza-São Luiz- Belém- Santarém-Manaus). A aeronave de matrícula PR-GGF pousou às 11:55 da manhã, aproximadamente, decolando cerca de 40 minutos depois.
Fonte: uz7.blogspot.com.
 
Lembrando que a Webjet é uma marca pertencente ao grupo Gol, assim como a Varig.

Mais voos entre Altamira, Confins e Belém!

A recente reforma do Aeroporto de Altamira, feita pela Infraero, possibilitou um significativo incremento da malha aérea no município, atendendo ao forte crescimento da demanda nos últimos meses. Para se ter uma idéia, vamos aos números recentemente divulgados (Infraero, 2012) de passageiros movimentados no aeroporto local:
 
85.999 passageiros de jan a out/2011
124.170 passageiros de jan a out/2012
 
Um crescimento de mais de 40%, um recorde nacional. Creio que seja a maior taxa de crescimento nacional dos últimos anos, perdendo apenas para Campinas, após o início das operações da Azul na cidade paulista.
 
Ponte aérea: com este aumento da oferta de voos entre as cidades, a maior ponte aérea amazônica passa a ser as rotas Belém - Altamira - Belém, com mais de 25 frequências diárias entre as cidades, em seguida vem Belém - Manaus e Belém - Macapá.
 
Abaixo, mais solicitações de aumento de frequências para a cidade, ligando Altamira e Belo Horizonte, com aeronaves de grande porte:
 
A partir de 04/03/2013

AD 5140|Diário|BEL 12:40 13:30 ATM|E195
AD 5141|Diário|ATM 14:00 14:50 BEL|E195

T4 5664|23456D|BEL 23:20 00:10 ATM|E190
T4 5665|23456S|ATM 04:40 05:30 BEL|E190

T4 5671|Diário|BEL 07:00 07:50 ATM|E195
T4 5671|Diário|ATM 08:20 10:53 CNF|E195

T4 5670|Diário|CNF 19:54 21:30 ATM|E195
T4 5670|Diário|ATM 22:00 22:50 BEL|E195

Programas de fidelização: mexendo no vespeiro!

Após milhares de reclamações, os órgãos de proteção ao consumidor de todo o Brasil estão começando a se mobilizar para dar mais transparência e clareza aos programas de fidelização das companhias aéreas. Recentemente, na central de atendimento da Gol, ouvi as seguintes informações da atendente "não adianta ligar para Anac, pois não tem nada haver com eles", "o smile apesar de ser da Gol, são empresas diferentes", ou seja, caso não consiga resolver com eles, só reclamando no Procon (Tive que reclamar no site Reclame aqui para ser atendido). A ANAC também diz que não tem nada haver com a questão dos programas de fidelização. A TAM mudou as regras do programa, aumento o valor dos resgastes para 15 mil pontos na América do Sul e encontrar trechos por menos de 10 mil milhas anda bem difícil. Na Azul o difícil é acumular créditos suficientes, uma vez que os pontos inspiram muito rápido (não recomendo). Vamos ao post do Panrotas:

A Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), vinculada ao Ministério da Justiça, notificou 29 empresas de diferentes áreas, entre elas a aviação civil, para prestar esclarecimentos sobre seus programas de fidelidade e de recompensa. As notificações foram motivadas por reclamações de consumidores. A Senacon, por sua vez, promete avaliar o funcionamento de cada um dos programas e as regras adotadas pelas empresas.

Na área de aviação civil foram notificadas as empresas Avianca, Azul, Gol e Tam, além dos programas Dotz e Multiplus. Segundo a Senacon, os Procons de todo Brasil receberam reclamações sobre as mudanças nas regras, dificuldade para resgate de pontos e mudanças nos produtos oferecidos como prêmio. A Senacon quer saber como o consumidor tem acesso ao saldo de pontuação, quais são as limitações e restrições para usar a pontuação adquirida e como os consumidores são informados sobre as alterações nos programas.

As notificações foram enviadas nesta semana. As 29 empresas, entre elas as citadas acima, têm dez dias para esclarecer os procedimentos adotados em relação aos consumidores.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

1 Bilhão de chegadas e oportunidades!

Logotipo da campanha da OMT: um bilhão de turistas; um bilhão de oportunidades

Logotipo da campanha da OMT: um bilhão de turistas; um bilhão de oportunidades
 
No início do ano, a Organização Mundial do Turismo (OMT) já havia anunciado que 2012 seria marcado pelo alcance da marca de um bilhão de chegadas internacionais, o novo recorde do turismo internacional. A OMT escolheu a data de hoje, 13 de dezembro, como data simbólica desse marco e, para comemorar, apresentou o logotipo “um bilhão de oportunidades”, dentro da campanha que mostra o que qualquer gesto pode representar quando multiplicado por “um bilhão”.

“Um bilhão de turistas, um bilhão de oportunidades”, nome da campanha, quer mostrar aos turistas que o respeito à cultura local e à conservação do patrimônio podem fazer a diferença, assim como a compra de produtos locais. A OMT pediu aos entrevistados que votassem em atitudes durante as viagens que poderiam beneficiar as comunidades e locais visitados. A ganhadora foi a compra de artigos locais, assim como a contratação de guias locais, garantindo que os gastos com a viagem se traduzam em postos de trabalho e renda nas comunidades visitadas.

“Hoje, nos alegramos com a chegada simbólica do turista um bilhão e ressaltamos que os gestos fazem diferença. Essa é nossa mensagem para esse um bilhão de turistas”, disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai. “Com as atitudes e decisões corretas, cada turista representa uma oportunidade para alcançar um futuro mais justo, mais inclusivo e mais sustentável”, completou. Diante da impossibilidade de se conhecer onde ocorreu a chegada um bilhão, a OMT escolheu Madri, na Espanha, endereço de sua sede, para comemorar a data. Para ver mais sobre a campanha, visite o www.1billiontourists.unwto.org. Segundo a OMT, o turismo representa 9% do Pib mundial, empregando uma em cada 12 pessoas e somando US$ 1,2 bilhão em exportações anualmente. Isso representa 6% do comércio mundial.

Abav: A Associação Brasileira de Agências de Viagens, a Abav, aderiu à campanha “Um bilhão de Oportunidades” com o objetivo de repercutir a força econômica e social do setor. “Respondendo por 3,7% do Produto Interno Bruto, segundo dados do IBGE, e gerando aproximadamente 2,8 milhões de empregos, o setor encontra nas agências de viagens sua força de distribuição e nas associadas Abav excelência de qualidade nos serviços de atendimento personalizado prestados aos consumidores”, ressaltou o presidente da Abav, Antonio Azevedo.

Fast Food nos ares!

Quando pensamos em Fast Food vem as nossas memórias diversas marcas presentes na maioria dos shoppings: MacDonalds, Bobs, Girafas, Subway, Burger King, entre outras. Comê-las abordo de um avião parece uma idéia adolescente, mas já estão disponíveis em alguns voos da Japan Airliners (JAL) por meio da rede americana KFC (Kentucky Frie Chicken). Nos voos para Disney faria um sucesso imenso!

By Raymond Kollau, )(Fonte: airlinetrends.com)
Japan Airlines (JAL) has developed a reputation when it comes to collaborating with well-known consumer brands in order to add an extra touch to the onboard experience, a practice dubbed ‘Branded Brands’ by trendwatching.com.
 
Branded amenities: For example, JAL has recently launched partnerships with Shisheido to develop special in-flight menus to celebrate the 5th anniversary of its domestic First Class during December 2012, while a collaboration with Jean-Paul Hévin will see JAL serving macarons from the French master chocolatier in First Class and Business Class until January 2013. Meanwhile, passengers In Premium Economy are served icecream from artisan brand Dean & DeLuca.
In First Class, JAL offers passengers Bose noise-cancelling headphones, as well as pillows and an extra matrass pad that have been custom-made for the airline by Tempur. JAL’s upcoming ‘Sky Suite’ B777-300 aircraft will feature pillows and matrass pads made by Japanese specialty brand Airweave in First and Business, while the airline’s new 777s and B787 Dreamliners feature so-called ‘washlet’ toilets from Japanese sanitary brand TOTO. For more on how airlines can improve the passenger experience by teaming up with well-known brands, see our article for the Airline Passenger Experience Association (APEX).

‘JAL AIR Series’: In recent years, JAL has also partnered with several Japanese fast food chains in order to recreate their signature dishes as in-flight meal and offer passengers a taste of Japan at 30,000 feet. Following earlier collaborations with local food chains such as Mosburger (AIR Mosburger), Yoshinoya (AIR Yoshinoya) and Edosei (AIR Nikuman), JAL has just announced its latest partnership with fastfood chain Kentucky Fried Chicken, the 7th collaboration in the ‘JAL AIR Series’. The ‘JAL x KFC’ tie-up, dubbed ‘AIR KFC’, is the second time that JAL has partnered with a non-Japanese fastfood chain. When the carrier launched the Boston route in April 2012, the airline collaborated with US donut chain, Mister Donut, to serve ‘AIR MisDo’ on the flight from Tokyo to Boston.
 
‘AIR KFC’: JAL will serve ‘AIR KFC’ meals on select international flights departing from Tokyo between December 2012 and February 2013. According to the airline, KFC is hugely popular in Japan during the festive season, with many considering it a must-have meal on Christmas Eve, so the meal would “bring customers a festive cheer on board.” The ‘AIR KFC’ meal includes one drumstick, one boneless chicken breast fillet, a piece of flat bread made especially for the occassion, a cup of coleslaw, and lettuce leaves. Passengers can enjoy the taste of KFC’s ‘secret recipe’ of 11 herbs and spices ‘au naturel’, or as a sandwich by sandwiching the lettuce leaves and chicken fillet in the bread, and topping it off with special mayonnaise. JAL says it has a lot of research in order to preserve the same taste and texture of KFC up in the air. Similar to other dishes from the JAL AIR Series, passengers have to ‘assemblage’ their meal themselves in order to keep the special flatbread as fresh as possible. An instruction leaflet is included in the meal. Unlike other recent dishes from the JAL Air Series, AIR KFC will only be available in Premium Economy and Economy Class. It will be served as the second meal service before arrival on flights from Tokyo Narita to New York JFK, Boston, Chicago, Los Angeles, San Diego, London Heathrow, Paris, and Frankfurt.

Delta, por dentro de uma grande companhia aérea!

Caros leitores, muito interessante este tour rápido pelo Centro Operacional da Delta nos Estados Unidos... http://www.panrotas.com.br/album-de-fotos-turismo/aviacao/conheca-instalacoes-da-delta-em-atlanta_83822.html.

Tendências: Cadê a crise?


Cadê a crise!? Apesar do pouco crescimento apresentado em alguns mercados mundiais, uma das maiores companhias aéreas do mundo, a Emirates, não para de investir. Apostando num mercado que não para de crescer, mesmo neste momento de pouco crescimento econômico, a companhia ganha novos clientes apostando em comodidades de alto padrão para o mercado de luxo. A novidade mais recente são os Vip Shuttles, ônibus especiais, com internet, poltronas super confortáveis e bebidas a vontade. Mais um exemplo de que o aeroporto pode ser sim parte da experiência turística.
 
By Raymond Kollau, (Fonte: airlinetrends.com)
Despite the fact that Dubai International Airport will increase capacity from 60 million to 75 million with the opening of Concourse 3 at the end of 2012, the airport is still witnessing capacity constaints, especially with hub carrier Emirates continuing its stellar growth pace. This means, however, that during peak hours too many aircraft are competing for a limited number of available gates, with the result that in many occasions aircraft have to be parked on remote stands and passengers shuttled between the aircraft and the airport terminal.
In order to offer its First Class and Business Class customers “a seamless, premium travel experience” if their flight arrives or departs away from the terminal, Emirates has recently introduced a fleet of custom-built VIP shuttles. According to Emirates, the rather opulent shuttle busses are “designed to reflect the ambiance and quality of the onboard experience.”
“We are constantly reviewing every touch point along the journey of our premium class passengers, to find ways we can further enhance their travel experience with Emirates,” said Tony Chandler, VP Product Development and Operations Improvement at Emirates. “With the introduction of the luxury transfer shuttles, customers will have no interruption to the ambiance and comfort that they have come to expect on Emirates’ premium cabins.”
41 transfer shuttles are currently in operation – 15 dedicated for First Class and 26 for Business Class passengers – and Emirates says it has invested over AED 73 million (USD 20 mln, EUR 15 mln) in the custom-built busses. The new shuttles add to other Emirates’ services for premium class customers such as a complimentary chauffeur service to and from the airport.

Tendências: aeroportos mais amigáveis!

Caros leitores, muito legal este artigo sobre as novidades em alguns aeroportos pelo mundo, mais do que um espaço apenas de passagem, agorta são de "fluídez", espaços para ótimas experiências. Em algumas cidades do mundo os aeroportos estão virando parte da "experiência turística".
 
By Hildegard Assies, UrbanRetail (Fonte: airlinetrends.com)
Between 2010 and 2015 the size of the global airport retailing market is forecast to expand by 44.5 percent from to nearly USD 40 billion. In a time when downtown retail is suffering, facing strong competition from internet and new challenges how to engage consumers, airports’ commercial income is substantially increasing and for example in Europe now accounts for an average 48 percent of total airport revenues.
In 50 years, the airport retailing market has gone through a major development. Since the opening of the first duty free store at Shannon Airport in Ireland (in the 1950s), retailing at airports has become a professionalized market that offers (luxury) brands a unique platform to engage with an international mix of customers. Add to this the growing understanding of airports of passengers needs and it becomes clear that today’s airports are no longer just a space of passenger flows, but are evolving into locations that offer a sense of place for consumers on the move (a.k.a. ‘transumers’).
 
A local touch in a high-traffic location: In order to create an unique sense of place, airports have realized they had to differentiate the passenger experience. Not only by designing seamless, efficient, processes and fancy terminals, but by creating a distinct ambiance with a unique and flexible portfolio of retail, food & beverage and service concepts. Uniqueness is achieved by developing innovative concepts, preferable with a local flavour by featuring local brands and experiences, as well as global brands that offer a selection of local products (‘glocalization’).
Airlinetrends.com has reported before on ‘localization’ of airports, with great examples at Tokyo Haneda (Edo Market), Amsterdam Schiphol (Holland Boulevard) and Copenhagen Kastrup (Foodmarket). In the meantime new initiatives have evolved at for example ANA-Aeroportos de Portugal, which recently opened an upscale destination merchandise store named Portfolio at Lisbon Airport as part of its drive to create a strong ‘sense of place’ across its airport network.

Celebrating nation and connectivity: Adding a local flavour to the airport is a response to changing lifestyles in which we mix cultures, leisure and shopping with our search for meaning, surprise and stories. Symbols, lifestyles and traditions have long been neglected but today offer a great source of inspiration for commercial initiatives at airports, especially in combination with technology-driven experiences. In this way, airports can become the larger connective tissue between travellers and the cultural heritage of the country, engaging passengers through the proliferation of widespread technology, as well as through personal, narrative connections that reflect the culture of the place.
Have a look at Helsinki Airport who together with passengers co-created a second-hand book exchange, creating an interactive and meaningful place. The airport also recently opened a ‘Design Tent’, which aims to offer a multisensory environment where passengers can relax and experience the typical sounds and habits of Finish culture.
 
The next stage: Airport Cities: This emphasis by airports on connecting culture, places and people is setting off a new phase in airport development. By creating an authentic identity airports are taking on a new role as a ‘cultural connector’ and story teller. Besides being a space that handles passenger flows with a great shopping centre attached, airports are evolving into meaningful destinations themselves – an urban place where technology, culture, work, leisure and people connect.

The Circle: Zurich Airport, for example, is planning ‘The Circle’, a mixed-use development complex aimed at transforming the airport into an international business hub. The 200,000m2 complex will feature offices, hotels, and education and health facilities and aims to recreate a “world-class service centre in a modern, urban and quintessentially Swiss environment.”

Garden City: Singapore Changi Airport, meanwhile, has redeveloped its Terminal 1 based on the thematic concept of a tropical garden, reflecting Singapore’s reputation as the ‘Garden City’. The airport is now planning a huge multi-purpose landside expansion, which will include office blocks, hotels, convention centers, medical facilities, casinos, free trade zones and entertainment and theme parks. These facilities will be build within or just beyond the airport fence which will generate new sources of revenue for the airport operator, as well as position the airport as a business or tourism destination in its own right.

Air City: Expansion plans at Seoul’s Incheon International airport are most impressive, however. The airport – which has been selected as ‘Best Airport Worldwide’ by Airports Council International for four years in a row – is planning to transform the airport area into an ‘Air City’ predominantly aimed at attracting tourists from China and Japan. Incheon’s ‘Air City’ will include retail areas, office buildings, apartments and recreational facilities such as an amusement park and a marina, as well as a fashion complex that will house designer studios, fashion show runways and a convention centre. The airport will also build a new medical centre that will provide treatments based on Asian herbal medicine and medical services that don’t require long hospitalization. Incheon also just announced plans to team up with a group of investors to develop a USD 290 billion leisure and gaming destination three times the size of Macau.
 
Connecting culture, commerce and people: With increasing numbers of passengers, the huge possibilities of connecting culture, commerce and people, airports have great opportunities in developing meaningful airport cities (a.k.a. aerotropolis). Several frontrunners are already creating the next stage of airport development in order to capitalize on the massive potential of high traffic locations. Culture moves people!

Pará "Nas Nuvens"! e os aeroportos!

O Pará está na edição deste mês da revista de borda da TAM, a "Tam Nas Nuvens". A reportagem tem um ótimo conteúdo, além de fotos impecáveis com uma das estrelas culturais do momento Gaby Amarantos. Além desta reportagem muito interessante, pude notar as referências que a revista faz do transporte entre os aeroportos de Belém e Manaus e o centro urbano destas cidades, no primeiro, as referências são boas, mas no segunda, as autoridades manauaras precisam ficar atentas, pois aparece um "não recomendável".
Capa da Tam nas Nuvens, fotos maravilhosas!

Aeroporto de Belém... transporte executivo a cada 20 minutos para o centro de Belém! 

Aeroporto de Manaus... apesar do ar condicionado, não recomendável! Vamos melhorar?

Nordeste: Fretamentos e 2 Carnavais!

(Fonte: Panrotas!)

Em Sergipe...

A Secretaria de Turismo de Sergipe comemora a conquista de voos fretados de Santiago, no Chile, para Aracaju, em julho próximo e no verão de 2013/2014. Segundo a secretaria de Turismo, os voos serão operados pela Gol, com o Boeing 737-800, para 181 passageiros, aos sábados. A expectativa da secretaria é de que mais de dois mil turistas chilenos utilizem as frequências. Os fretamentos foram conseguidos em parceria com a Embratur, com quem o governo de Sergipe fechou, além do convênio para os 12 fretametnos, outro no valor de R$ 180 mil para a produção de material de promoção do Estado em inglês e espanhol.

Em Salvador...

ACM Neto reunido com estrelas do axé (foto reprodução)

ACM Neto reunido com estrelas do axé (foto reprodução)
 
O prefeito eleito em Salvador, ACM Neto, disse que em 2014 a capital baiana poderá ter dois carnavais: a primeira dentro do calendário oficial, no verão, e a segunda, durante a realização da Copa do Mundo. A revelação foi feita durante o evento promovido pela Associação Brasileira de Entretenimento (Abre-BA), no Othon Palace Hotel, na última terça-feira (dia 11).

“Qual o diferencial que temos em relação a outras cidades? O carnaval. Queremos que os turistas que forem a Fortaleza e Recife, que também vão sediar a competição, venham curtir a folia em Salvador”, disse Neto. Segundo ele, “a festa da Copa” deverá ser realizada em um outro circuito, diferente dos três oficiais (Campo Grande, Pelourinho e Barra) que a cidade já possui. “Vamos harmonizar os desfiles com a agenda de eventos que a cidade terá na Copa, sobretudo, com a data dos jogos que serão realizados na Arena Fonte Nova”, completou.

Estiveram presentes ao encontro da Abre com ACM Neto os artistas Carlinhos Brown, Durval Lelys (Asa de Águia), Bell Marques (Chiclete com Banana), Denny (Timbalada), Levi Lima e Mano Góes (Jammil), Alinne Rosa (Cheiro de Amor), Xanddy (Harmonia do Samba), Tatau (Ara Ketu), Márcio Victor (Psirico), Magary Lord e outros.

Comentários: Apesar de estarmos num período de crescimento econômico desacelerado no pais, muitos especialistas alertam que os investimentos estratégicos não podem deixar de serem feitos, pois além de manter a competitividade, quando a crise passar (todas elas cedo ou tarde passam) quem estiver preparado poderá sair mais mais fortalecido que antes da crise. Segundo o Jornal Valor Econômico (2012) o Chile vem apresentando crescimento superior na América Latina, com índice de 5,4% esperado para este ano, bem superior ao do Brasil. O investimento sergipano no mercado chileno mostra-se uma decisão acertada. Enquanto isso os baianos terão dose dupla de seu principal produto cultural, o Carnaval. Então que venham os visitantes!   

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

"Mais" Linhas Aéreas em Altamira!

Caros leitores, quando desejei que a mais nova companhia aérea do Brasil iniciasse suas operações na Amazônia, não pensei que iria ser tão rápido. A cidade atendida na região será Altamira, com duas frequências semanais. A cidade tem tido uma altíssima demanda pelo transporte aéreo, devido a construção da hidroelétrica de Belo Monte, contudo com baixíssima concorrência, atualmente, somente a Trip e a Sete Linhas Aéreas oferecem voos na cidade com tarifas muito elevadas na maior parte da oferta. Segue abaixo a boa notícia (Fonte: Aeroin):


A empresa MAIS Linhas Aéreas, solicitou a ANAC ontem dia 13-12-12 o seu primeiro vôo regular como empresa aérea e não operadora charter. A empresa pretende ligar Brasília à Altamira, se autorizados pela ANAC os voos serão todas as segundas e quartas com previsão de inicio para o dia 31-12-12. O voo MLI6660 tem previsão de saída de Brasília as 17:45 com previsão de chegada em Altamira as 19:45, no sentido oposto o vôo MLI6661 sai de Altamira as 20:45 pousando em Brasília às 22:45.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Boas Festas diferente - Salinas!

Caros amigos, parentes e leitores do blog, este ano vou celebrar os tradicionais "Boas Festas" de forma diferente, conforme post feito no mês passado, abaixo segue o convite que alguns de vocês receberam para um passeio a Salinas. Nada de cartões, chocolates ou mensagens de texto, convidei alguns de vocês para um Feliz Natal e Ano Novo com muita diversão! Olhem os emails, mensagens do face ou no celular para ver quem foram os selecionados. Ano que vem tem mais!
 
Boas Festas a todos!
 

ATR 600 da Azul em Belém e Gols diferentes!

Foi registrado nesta semana o novíssimo ATR 600 da Azul Linhas Aéreas operando rotas regionais pela Amazônia! Segue o registro feito pelo blog UZ7 da aeronave no Aeroporto Internacional de Belém:
ATR 600 da Azul, fazendo as rotas da Trip!
 
737-800 da Gol com a nova pintura!
 
737-800 da Gol - "laranjão" 10 anos!

Açaí pelo Brasil!

Na última viagem que fiz com um grupo para Belo Horizonte e Rio de Janeiro notei uma expansão da comercialização do açaí por outras cidades e em formatos diferentes. Muitos críticos dessa moda alegam que a fruta perde sua originalidade e os paraenses de plantão afirmam que o sabor é muito diferente. A verdade é que este movimento é irreversível assim como aconteceu com a castanha do Pará (que até ganhou um nome mais comercial Castanha do Brazil - Brazil Nut), contudo ressaltamos que a forma como ele é consumido na Amazônia continua sendo única, mantendo desta forma aspectos culturais que a priori não devem perder espaço para as novas formas de consumo da fruta.
A popularização do açaí pode ser aproveitada para divulgação espontânea da região e da marca Amazônia, afinal a fruta sempre é associada com vida saudável, sustentabilidade, floresta, comunidades, produtos naturais, entre outros.
Na visita a Belo Horizonte, apanhei este folder na pousada que fiquei hospedado... vejam as delícias preparadas com uma das frutas mais populares da Amazônia e com entrega em domicílio. A Amazônia globalizando seus produtos!
Vejam as dezenas de combinações possíveis!

Realmente, é de dar água na boca!

Égua... 800 aeroportos!?

Caros leitores, não sei de onde alguns presidentes constroem suas políticas públicas. Creio que deveriam ter mais bom senso ao anunciar tais medidas! Francamente, anunciar a construção de 800 aeroportos se mal estão funcionando os atuais revela uma completa falta de foco na gestão atual na questão relativa ao infra estrutura aeroportuária do país. Vamos a notícia (Fonte: Panrotas):

"A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (12), em Paris, que o governo pretende criar cerca de 800 aeroportos regionais no País. Segundo presidenta, pelo projeto, cada cidade com até 100 mil habitantes deverá ter um aeroporto a, no máximo, 60 quilômetros de distância. “É uma necessidade também importante para o crescimento do país”, disse Dilma a empresários franceses, após participar do seminário empresarial Desafios e Oportunidades de uma Parceria Estratégica.

Dilma falou sobre a importância da privatização de grandes aeroportos e da recapacitação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e ressaltou a necessidade de interiorização do transporte aeroviário num país continental como o Brasil. A presidenta enfatizou a importância de fortalecer a aviação regional no país, "diferenciada da aviação de longo alcance". Segundo ela, é preciso interiorizar o transporte aeroviário no Brasil. "Nós precisamos de médias empresas regionais de aviação.”

Além de um aeroporto a no máximo 60 quilômetros de distância em municípios com até 100 mil habitantes, a presidenta defendeu a construção de aeroportos nos pontos turísticos do país e disse que o governo tem recursos para isso. “Nós temos recursos para isso – originários até das outorgas que cobramos dos aeroportos, dos grandes aeroportos.”

A presidenta também confirmou que o governo deve lançar, até amanhã (13), o edital para o leilão da primeira etapa do trem de alta-velocidade que ligará Campinas, São Paulo e Rio de janeiro. O edital foi aprovado na última semana pelo Tribunal de Contas da União com ressalvas. “Amanhã, daremos um passo decisivo porque o trem de alta velocidade, que será licitado em dois momentos, começa a ter a sua licitação de tecnologia – licitam-se a tecnologia a ser adotada e o operador, e, na sequência, escolhe-se e licita-se a construção.”
 
Comentários: Tenho algumas questões para fazer ao idealizador desta "idéia":
 
1. A maioria das cidades brasileiras já possui aerodómos em situações precárias, com pistas de terra e sem terminal de passageiros. Não faria mas sentido reformar os atuais em vez de construir novos?
 
2. A Infraero administra 67 terminais em todo país, sendo que alguns estão sendo privatizados. Os terminais sob gestão da empresa, a maioria, é deficitário, ou seja, gastam mais do que arrecadam, sendo assim, de onde virá o dinheiro para administrar mais 800 aeroportos deficitários? Neste rumo, teremos uma nova previdência anualmente!
 
3. Os custos operacionais no interior do país são altíssimos, como revelou uma recente pesquisa no Amazonas: na rota Tabatinga - Manaus a Trip chega a cobrar R$ 1.200,00 por trecho, ou seja, mais caro que uma passagem para os Estados Unidos. A empresa alega que os custos são elevados, obrigando a empresa a voar com combustível e alimentação de ida e volta. Sem uma política para a aviação regional, vamos construir elefantes brancos no interior do país?

Rondônia: novos meios de hospedagem!

Novos hotéis em Porto Velho, Rondônio, ao sul da Amazônia, devem melhorar a oferta de hospedagem (leitos) na capital do estado. Nos últimos dois anos a cidade teve um forte incremento no Turismo de Negócios devido a construção das hidroelétricas de Jirau e Santo Antônio nas proximidades da cidade. Somente pelo Aeroporto Internacional de Porto Velho passaram 792 mil passageiros até setembro deste ano (Infraero, 2012), com perspectiva de fechar em mais de 1 milhão de passageiros movimentados até dezembro. A previsão de inauguração dos empreendimentos é para meados de 2013:
Ibis Porto Velho, a rede Accor se espalha pelo interior do Brasil e pela Amazônia, lembrando que a rede tem unidades em Belém, Manaus e Macapá.
 
Hotel Ágata, de empresarios locais!
 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Insel Air: Fretamentos em Belém!


A empresa Insel Air fará fretamentos nos dias 22 e 28 de Dezembro entre Curaçao e Belém. A aeronave programada para a realização dos vôos é o MD-82. Imaginamos que a empresa está operando voos para alguma operadora de turismo, segue abaixo os horarios:

22/12/2012 TNCC - Curaçao 12:00 / SBBE - Belém 15:45
22/12/2012 SBBE - Belém 17:15 / TNCC - Curaçao 21:00

28/12/2012 TNCC - Curaçao 12:00 / SBBE - Belém 15:45
28/12/2012 SBBE - Belém 17:15 / TNCC - Curaçao 21:00

Fonte: aeroin.com.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Internet no Aeroporto de Belém!

Caros viajantes, além das opções pagas, o Aeroporto Internacional de Belém conta com uma ótima opção gratuita de internet wi-fi de altíssima velocidade, o NavegaPará. Basta possuir um cartão de embarque válido, fazer um rápido casdastro e navegar. A iniciativa é uma parceira da Infraero e do Governo do Estado do Pará, levando mais comodidade aos viajantes que passam pelo aeroporto mais movimendado do norte do Brasil,. com mais de 3,2 milhões de passageiros em 2012 (Previsão). Não serão apenas os aeroportos das cidades-sede da Copa de 2014 que terão acesso gratuito a internet, o nosso também.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Flashmob!

Samba a bordo... as companhias aéreas e novas formas de promover os destinos que operam. Abaixo segue um vídeo de celebração do Dia da Independência feito pela Turkish Airliners na rota Brasil - Turquia... vale a pena conferir:

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Taxistas x Agências de Viagens x Guias de Turismo!

No mês de novembro, muitos Guias de Turismo e agentes de viagem se depararam com a placa abaixo em frente a um hotel econômico do centro de Belém (a placa já foi retirada), oferecendo vários serviços de receptivo turístico em Belém: traslados, passeios a Icoaraci, city tours, ilha de Mosqueiro e muito mais, uma verdadeira agência de receptivo em um poste do centro da cidade. Onde o viajante seria atendido, em pé, próximo ao poste!? Um verdadeiro absurdo... devemos lembrar as instituições que estão oferecendo cursos aos taxistas que atender bem e ampliar as perspectivas de negócio não significa entrar na ilegalidade de oferecer serviços para os quais não estão adequadamnte qualificados, ou seja, os mesmos não são pessoas jurídicas (agências) e nem possuem qualificação de Guia de Turismo (registro no Ministério do Turismo) para oferecer este tipo de serviço, ainda mais pendurado num poste.
 
Contudo esta questão faz emergir outras relacionados ao turismo receptivo em Belém, pois se esta ocorrendo um crescimento da oferta deste tipo de serviço na porta dos hotéis é também pela falta de opção ou acesso aos serviços turísticos oficiais na capital por parte dos viajantes. Os operadores turístico de receptivo não tem conseguido atingir a clientela dos hotéis e muitos recepcionistas tem desviado parte desta demanda para os taxistas, como foi flagrado por um Guia de Turismo durante um recente evento na cidade. O recepcionista de um hotel de alto padrão localizado na Braz de Aguiar foi visto por um Guia de Turismo direcionando um turista a um taxista para um passeio pela cidade. Os recepcionistas podem e devem indicar serviços (de qualidade) aos hospedes dos hoteis onde trabalham, em troca, recebem um comisisonamento, tanto do taxista quando das agências de receptivo, contudo devem atentar sempre a legalidade da oferta destes serviços. Aos hoteleiros, cabe fiscalizar seus funcionários e os serviços que estão sendo prestados nos arredores de seus estabelecimentos e oferecido por seus funcionários.
 
A priori, parece um problema sem solução, mas algumas iniciativas vem dando certo. Alguns hoteis da cidade e operadores turísticos tem agregado seus serviços, multiplicando as possibilidade de ganhos. Muitos hotéis (de pequeno porte) tem ofertado os serviços dos operadores, além da hospedagem, gerando valor para o cliente e para a oferta turística da capital, potencializando os ganhos para ambas as partes. Novas questões devem emergir sobre o tema!

Bad and Breakfast em Belém!

Creio que este deva ser o primeiro Bad and Breakfast da Amazônia... http://www.residenciabeb.com! Se a maturidade de um destino turístico se mede pela variedade de sua oferta, Belém esta começando a maturidade. Hoteis cinco estrelas, econômicos, para executivos, de lazer, albergues e, agora, bad and breakfast. Esta nova opção de hospedagem na cidade mostra que diversos públicos começam a procurar nosso destino, além de potencializar a atração de uma nova demanda, diante de opções mais econômicas e diversificadas.

Receptivo no Rio, novidades nacionais!

Este ônibus poderia estar circulando no litoral da California, no Havai ou numa ilha caribenha, mas a novidade esta circulando no Rio de Janeiro... deem uma olhada... http://www.surfbus.com.br/!

Novas idéias!

Para facilitar a operação de veículos de turismo no Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Natal (Rio Grande do Norte), a Infraero utiliza um sistema próprio de identificação dos mesmos, facilitando o acesso ao estacionamento exclusivo criado nas próximidades do terminal de passageiros. O receptivo em Natal é bastante intenso, podendo ter mais de 20 veículos, entre carros, vans e micro ônibus, fazendo serviços, desta forma a iniciativa diminuiu os congestionamentos na frente do terminal, otimizou a utilização do espaço, além de dar mais conforto aos usuário e operadores.

Mosqueiro, imagens raras!

A bucólica Ilha do Mosqueiro, a 80km do centro de Belém (via rodoviária), tem atraído muitos visitantes em 2012, somente a Enjoy realizou mais de 30 operações na ilha este ano, um aumento de 100% em relação a 2011. Melhores preços e parcerias tem tornado a ilha mais acessível ao visitantes.
Ponte sobre o Furo das Marinhas, beleza monumental no acesso a ilha!
 
Imagem de Nossa Senhora do ò, uma raríssim imagem de Nossa Senhora grávida!

A imagem em detalhe!

AZUL "Vitória" em Belém!

Olha o registro! Recentemente, A Azul, após o início de processo de fusão com a Trip, começou a operar voos diurnos em Belém... segue o registro... 

Domingão de sol em Belém e dia de ir ao TPS para pela primeira vez tirar umas fotos diurnas do Embraer da Azul Linhas Aéreas. Na oportunidade se apresentou o PR-AYQ, conhecido como "Azul Vitória", que além do batismo traz em sua fuselagem a marca de 20.000.000 de clientes atendidos. A Azul Linhas Aéreas opera desde o ano a mais de um ano em Belém, porém, somente a uma semana iniciou os seus voos diurnos para a Capital Paraense a partir de Viracopos e Confins:
"Azul Vitória"
Fonte: UZ7 Spotting!