Na última viagem que fiz com um grupo para Belo Horizonte e Rio de Janeiro notei uma expansão da comercialização do açaí por outras cidades e em formatos diferentes. Muitos críticos dessa moda alegam que a fruta perde sua originalidade e os paraenses de plantão afirmam que o sabor é muito diferente. A verdade é que este movimento é irreversível assim como aconteceu com a castanha do Pará (que até ganhou um nome mais comercial Castanha do Brazil - Brazil Nut), contudo ressaltamos que a forma como ele é consumido na Amazônia continua sendo única, mantendo desta forma aspectos culturais que a priori não devem perder espaço para as novas formas de consumo da fruta.
A popularização do açaí pode ser aproveitada para divulgação espontânea da região e da marca Amazônia, afinal a fruta sempre é associada com vida saudável, sustentabilidade, floresta, comunidades, produtos naturais, entre outros.
Na visita a Belo Horizonte, apanhei este folder na pousada que fiquei hospedado... vejam as delícias preparadas com uma das frutas mais populares da Amazônia e com entrega em domicílio. A Amazônia globalizando seus produtos!
Vejam as dezenas de combinações possíveis!
Realmente, é de dar água na boca!
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