Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ministério do Turismo dá o exemplo!

Portal Contas Abertas reconhece transparência do MTur (Fonte: Panrotas):

 
Considerado hoje um dos principais canais de informação e fiscalização de recursos, com 260 mil acessos por mês, o Portal Contas Abertas reconheceu empenho do Ministério do Turismo sobre a prevenção de desvios e no aprimoramento da gestão.

O portal credita a tranparência ao sistema informatizado de gestão e monitoramento da pasta, que tem duas plataformas: o Portal de Monitoramento de Desempenho, que avalia o andamento de ações e investimentos, e a Plataforma de Gestão do Turismo, que monitora a evolução das metas e demandas do setor turístico brasileiro. Ambas as ferramentas foram implementadas há cerca de um ano, com a chegada do secretário executivo Valdir Simão.

Simão havia adotado sistema semelhante quando foi presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), entre 2005 e 2007. A experiência deu certo e foi levada para o MTur, que saía da crise de 2011, com a gestão do então ministro Pedro Novais.

Simão levou consigo o assessor Antônio Hobmeir Neto, especialista em tecnologia da informação e responsável pela elaboração do sistema. Todo o trabalho foi feito pela própria equipe do MTur, sem o uso de consultorias externas ou a contratação de empresas privadas de informática.

“Estamos muito aliviados porque estamos conseguindo avançar para compensar os problemas que a pasta teve e a nossa pequena estrutura”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
 
Comentários: Desde 2011, o Ministério do Turismo tem sido envolvido em diversos escândalos, desde a mudança de ministros até irregularidades na aplicação de verbas. Estes fatos provocaram o atraso na aplicação de recursos, de projetos nos estados e uma desconfiança pública na forma como o Ministério vinha sendo conduzido, sobretudo na aplicação de verbas para eventos. A mudança de postura e os resultados colhidos até agora mostram um impenho em conduzir melhor a aplicação dos recursos públicos e da recuperação da imagem pública. Lembramos que as ações do Mtur serão fundamentais entre 2013 e 2016, período que ocorrerão a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Nenhum comentário: