Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Aeroportos de Belém e Manaus com novidades em 2013!

Caros leitores, 2012 já está indo e 2013 chegando. A partir deste semana, a última deste ano, vamos falar de previsões e certezas para 2013. Em meio a crise que ainda não deu sinais que vai passar completamente, há cenários de muitas melhoras, novos negócios e perspectivas. Iniciarei pelos nossos aeroportos.
 
1. Aeroporto Internacional de Belém
A admnistração do Aeroporto Internacional de Belém está preparando um 2013 recheado de novidades que melhorarão significativamente a já elevada qualidade do terminal que serve a capital paraense, vamos a algumas delas:
 
- Novos carrinhos de bagagem (500 novas unidades) entrarão em operação já no final de 2012, garantindo a disponibilidade de 100%, mesmo nos horários de pico;
- Nova sinalização de trânsito: visando democratizar e melhorar o atendimento aos usuários do terminal, a Infraero esta implantando uma nova sinalização vertical e horizontal em toda a área externa do terminal, com áreas multiuso, permitindo melhor fuidez dos usuários e atendendo a todos de maneira democrática. Lembramos que todas estas medidas estão sendo feitas de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, em parceria com a Companhia de Trânsito de Belém, empresas de turismo, guias de turismo e concessionários do terminal. Alertamos que algumas medidas são polêmicas, como a eliminação das vagas para pessoas com mobilidade reduzida e idosos, mas todas atendem as leis vigentes;
- Ampliação do check in: a área atual de controle de documentos e despacho de bagagem será ampliada, serão 40 posições de atendimento, 8 a mais que as atuais. Mais conforto para o viajante, mais companhias aéreas poderão ser atendidas e mais canais para processamento dos passageiros, acarretando diminuição de custos também;
- Vídeo Wall: o aeroporto deverá receber um equipamento maior para facilitar a visualiação das chegadas e partidas dos voos, com mais de 110 operações de chagadas e partidas diárias, as telas atuais apresentam limitações físicas para mostrar muitas operações. Para quem não conhece, segue uma ilustração:
- Reforma e nova iluminação da fonte: um dos diferenciais de nosso aeroporto, famosa por imitar o barulho da chuva, tão comum em nossa região, a fonte será reinaugurada com nova iluminação cênica. Neste momento, ela esta em reforma para consertos pontuais, devido ao desgaste naturais de 12 anos de uso.
 
- Ampliação da cobertura da fachada e reforma do calçamento: já esta em processo de licitação a ampliação da cobertura da fachada principal do aeroporto e a reforma do calçamento da segunda pista. Com esta reforma, a previsão é que toda a frente do terminal até a segunda pista fique coberta, possibilitando mais conforto ao número crescente de usuários do terminal.
 
- Freeshop: Belém deverá ganhar seu primeiro freeshop tanto na área de embarque quanto no desembarque.
 
- Canal de Embarque Internacional: um novo canal de inspeção de bagagens melhorará significativamente o uso do terminal, pois otimizará as salas de embarque, ou seja, quando houver voos internacionais apenas uma pequena área ficará dedicada a operação, não complemetendo o espaço do embarque doméstico.
 
2. Aeroporto Internacional de Manaus

O aeroporto que serve a capital amazonense está sendo completamente revitalizado (mais informações e fotos: Aeroporto de Manaus), ganhará novo estacionamento, espaço para operações turísticas, mais portões de embarque, será completamente refrigerado e terá o pátio de aeronaves ampliado, possibilitando receber mais voos simultaneamente. Em 2014, a Infraero promete um aeroporto completamente renovado para receber os visitantes da Copa do Mundo.
 
3. Aeroporto de Macapá
Após a inauguração do anexo provisório para a ampliação do desembarque, os macapaenses aguardam, após mais de 10 anos, a conclusão do terminal definitivo. Sem prazo para que ocorra.
 
4. Aeroporto de Santarém
Ao que tudo indica, em 2013, Santarém ganhará uma ampliação do terminal de passageiros, enquanto a licitação do novo terminal não chega. O aeroporto esta no pacote de investimentos anunciado recentemente pelo Governo Federal. Lembramos que os santarenos, em audiência pública, clamaram por um novo terminal em vez da reforma do atual, contudo cabe ressaltar que o processo para a construção de um novo pode demorar anos, seria então prudente garantir a ampliação do existente enquando sai o definitivo, uma vez que a situação atual esta muito ruim, com muitas filas, desconforto e reclamações. 

Nenhum comentário: