Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Tendências: egates em mais aeroportos!

Em mais um provável ano de crise 2013 será um bom momento para testar novas tecnologias e diminuir custos operacionais, não somente entre as companhias aéreas, mas também entre os operadores de terminais aeroportuários. A mais recente tecnologia se chama egates ou portões eletrônicos, ou seja, em vez de ter um monte de pessoas controlando passaportes, vistos e carimbos, o processo será feito de forma automatizada, menos gente, menos custos e mais impessoalidade para o viajante. Segue o post (Fonte: Presstur - Portugal):  

Presstur 21-12-2012 (11h47) Os passageiros que a partir desta sexta-feira, 21, utilizarem o aeroporto de Lisboa para embarcarem nos seus voos, vão ter disponíveis as eGates, uma solução biométrica que automatiza a validação do cartão de embarque no controlo acesso à sala de embarque.

Através de uma parceria entre a ANA, Aeroportos de Portugal, SA e a Vision-Box S.A. que se apresenta como "líder mundial em soluções biométricas" foram instaladas eGates no controlo de acesso ao controlo de segurança no Terminal 1 do Aeroporto de Lisboa, para validação do passageiro no acesso à Sala de Embarque, diz uma informação da ANA. A vb i-match check-point, totalmente desenvolvida em Portugal, vai permitir automatizar o controlo de passageiros através da validação pela eGate do cartão de embarque, qualquer que seja o formato utilizado - papel ou electrónico (telemóvel/PDA).
O novo conceito está em projecto-piloto e pretende avaliar mais uma solução de self-service, num dos pontos de controlo do aeroporto, aumentando a abrangência deste tipo de soluções, considerados "determinantes para uma gestão cada vez mais eficiente e de maior qualidade dos fluxos de passageiros", diz ainda a nota.
A parceria permite à ANA aceder "às mais avançadas tecnologias na implementação de soluções self-service para passageiros, em completo alinhamento como programa FAST TRAVEL da IATA, que é igualmente suportado pela ACI”, diz João Nunes, director do Aeroporto de Lisboa ,citado na nota.

Nenhum comentário: