Em 2013, assim como em 2012, o mercado de agenciamento e operação de viagens permanecerá agitado, há uma forte tendência de fusões, aquisições e concentração de mercado. Agências de viagens com custos operacionais altos, pouco produtivas e com inúmeros processos para fechamento de um único negócio tendem a perder espaço no mercado para operadores mais enxutos ou para as OTAs - On Line Travel Agencies.
O último semestre de 2012 foi marcado pelo fechamento de duas tradicionais operadoras de viagens do Brasil, ambas como uma longa história no mercado nacional e internacional. A primeira foi a Tia Augusto, em seguida, foi a vez da Shangri-lá; sem contar agências menores não noticiadas pelo mercado. Ambas as empresas deixaram milhares de clientes aflitos por não ter certeza das viagens previamente compradas. Segundo Marco Ferraz, da Braztoa, estes acontecimentos não devem se tornar frequentes. Esperamos que não! Mas caso ocorra, é um movimento natural na consolidação do mercado depois do número elevado de agências abertas nos últimos anos.
O último semestre de 2012 foi marcado pelo fechamento de duas tradicionais operadoras de viagens do Brasil, ambas como uma longa história no mercado nacional e internacional. A primeira foi a Tia Augusto, em seguida, foi a vez da Shangri-lá; sem contar agências menores não noticiadas pelo mercado. Ambas as empresas deixaram milhares de clientes aflitos por não ter certeza das viagens previamente compradas. Segundo Marco Ferraz, da Braztoa, estes acontecimentos não devem se tornar frequentes. Esperamos que não! Mas caso ocorra, é um movimento natural na consolidação do mercado depois do número elevado de agências abertas nos últimos anos.
Ferraz, no entanto, lembra que este ano foi atípico e que o segundo semestre foi abaixo das expectativas. “Se compararmos com o ano passado, houve uma queda grande na movimentação de viagens e foram vários motivos que levaram a isto”, conclui destacando, entre as razões, a chegada de novas OTAs e aumento do dólar. Além destes fatores, temos um mercado doméstico não muito favorável, ou seja, quando não há a possibilidade de viagens internacionais, por causa do câmbio, a demanda não se converte automaticamente em viagens nacionais, pois parte desta demanda viaja por conta própria, pouca estruturação da oferta nacional e os preços elevados. Traduzindo, o viajante paga 400 reias numa diária num hotel em Nova Iorque, mas não pago o mesmo valor para se hospedar no Rio de Janeiro ou em Fortaleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário