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domingo, 25 de abril de 2010

Aeroportos no Pará passam a ter acréscimos em seus nomes

Recentemente, seguindo a cartilha da velha política brasileira, foi aprovada a mudança de nomes de espaços públicos. Os mais recentes a mudarem de nove são três aeroportos no estado do Pará:
1. O Aeroporto Internacional de Belém/Val de Cans agora passa a se chamar Aeroporto Internacional de Belém/Val de Cans/Júlio Cézar Ribeiro. O inventor paraense Júlio Cézar Ribeiro, que agora nomeia o Aeroporto Internacional de Belém, foi reconhecido mundialmente como precursor da dirigibilidade aérea. Foi professor, poeta, jornalista, funcionário público, diretor da Biblioteca Pública do Pará e Secretário de Estado. Nasceu em Belém em junho de 1843 e faleceu na capital paraense em 14 de outubro de 1887.

2. Já o Aeroporto antes conhecido como Júlio Cézar Ribeiro recebeu o nome de Aeroporto de Belém/Brigadeiro Protásio de Oliveira.. O tenente-brigadeiro-do-ar Protásio Lopes de Oliveira, que passou a nomear o então Aeroporto Júlio Cézar Ribeiro, foi presidente da Infraero em Brasília, de 28 de abril de 1980 a 13 de maio de 1982. Na carreira militar, manteve fortes ligações com o Pará, ocupando os mais altos postos da Força Aérea Brasileira no estado. O brigadeiro nasceu no Rio Grande do Norte em 1923 e faleceu em Belém em 2003.

3. O Aeroporto de Marabá se torna Aeroporto de Marabá/João Correa da Rocha. João Correa da Rocha foi empresário e jornalista. Em seu periódico, Notícias de Marabá, empreendeu uma campanha defendendo a ampliação do Aeroporto de Marabá na década de 1970.

A mudança dos aeroportos vem em razão da lei nº 12.228/2010, de autoria da então senadora e atual governadora do Pará, Ana Julia de Vasconcelos Carepa, e da lei nº 12.220/2010, de autoria do deputado federal Nilson Pinto.
Esperamos que a ânsia de homenagear vivos e mortos não torne o nome de espaços públicos tão cumpridos quando o de D.Pedro I, para quem não lembra (óbvio), o nome completo era: PEDRO DE ALCÂNTARA FRANCISCO ANTÔNIO JOÃO CARLOS XAVIER DE PAULA MIGUEL RAFAEL JOAQUIM JOSÉ GONZAGA PASCOAL CIPRIANO SERAFIM DE BRAGANÇA E BOURBON. Imaginem agora, na próxima descida de vocês em Belém... o piloto anuncia “Senhoras e Senhores estamos iniciando o procedimento de descida para o “Aeroporto Internacional de Belém...”.
Fonte: Infraero, 2010. www.infraero.gov.br, editado por Fábio Romero

Trip a espera da ANAC e Infraero!

Os caos nos aeroportos já começam a refletir em algumas rotas. A ANAC ainda não liberou a recente rota da TRIP, que ligaria Confins (Minas Gerais) a São Luis (Maranhão), passando por Carajás e Belém (Pará), por causa do congestionamento no terminal mineiro no horário solicitado pela companhia. A estréia da rota ficará para o dia 25 de maio.

Fabio Romero na Tam nas Nuvens

Caros leitores, na sessão Ponto de Partida, da Revista TAM NAS NUVENS (Edição Abril, 2010, página 120), foi publicada matéria sobre viagem, intitulada “Sonho Sul-Americano, de minha autoria. Na próxima viagem de vocês abordo da TAM, confiram a matéria.

Albergues contribuem com a divulgação internacional

A diversificação dos meios de hospedagem é um ótimo fator para o desenvolvimento turístico de um destino, além de contribui com a divulgação do mesmo. Um bom exemplo são as redes de albergues da juventude, especificamente uma, a Hostelling Internacional, a qual os albergues de Belém e Manaus são filiadas , contribui sensivelmente com a divulgação privada da Amazônia. Os endereços, fotos, mapas e folders de divulgação dos albergues circulam mundo a fora, atraindo centenas de viajantes que buscam neste tipo de hospedagem uma oportunidade para viajar. A inauguração de um albergue em Belém trouxe um aumento significativo de estrangeiros circulando pela cidade, que usam a cidade como base para ir aos demais pólos do estado: Santarém, Algodoal, Marajó, etc. Torcemos para que mais redes internacionais se instalem por aqui. Mais informações em: www.hostel.org.br.

Volta ao mundo, agora você pode

A TAM, recentemente, passou a integrar a Star Alliance, uma grande rede que congrega cerca de 27 companhias aéreas de várias partes do mundo, o que possibilita você comprar um único bilhete e voar em várias delas. Os bilhetes custam a partis de Us$ 3.500,00 + taxas, que possibilitam você realizar até 15 paradas durante um ano. Com saída de Belé voando Tam, o sonho já é possível. Para os mais aventureiros, é só acessar www.staralliance.com e fazer a sua viagem.

Eventos movimentam diversos setores em Belém

A baixa temporada de eventos em Belém começa a dar sinais de trégua, assim como o inverno que este ano não foi tão rigoroso assim. O 31º Congresso Brasileiro da ANCLIVEPA – Associação Nacional de Clínicos Veterinários e Pequenos Animais movimentou a cidade, até exposição voltada para o público “animal” ocorreu na cidade; shoppings oferecendo traslados para os congressistas; transportadoras turísticas; boates; operadores turísticos nacionais e regionais envolvidos; uma grande festa para o trade turístico envolvido. Ainda este mês teremos o Congresso Médico Amazônico e para julho dois mega eventos, o Congresso de Maçonaria e o IDEA 2010

100ª Postagem: 8 anos do Ministério do Turismo

Caros leitores, para comemorar a 100ª Postagem do Blog este ano, publicamos uma postagem especial sobre os 8 anos do Ministério do Turismo:
1. Ministros:
- Valfrido dos Mares Guia: o mais atuante, o responsável por toda a estruturação do Ministério do Turismo a das respectivas políticas de turismo em andamento até os dias atuais.

- Marta Suplicy: a pior avaliada, responsável pela famosa frase “relaxe e goze”, durante o terrível caos nos aeroportos. A frase infeliz lhe custou o mandado e o que restava de prestígio político. Mas durante a sua gestão que nasceu o programa Viaja Mais Melhor Idade.

- Luis Barreto: o atual ministro continuou todas as políticas em andamento, não realizou mudanças significativas na gestão do Mtur. Na área estratégica, norteou as ações de marketing internacional para a América do Sul, de forma a atrair mais visitantes latinos.

2. Conquistas:
- Consolidação do mercado doméstico;
- Consolidação de novos destinos turísticos domésticos e internacionais, sobretudo no Nordeste Brasileiro;
- Pesquisas / séries sistematizadas para auxiliar no planejamento;

3. Novas tendências:
- O Ministério do Turismo está buscando focar na área social e de preservação ambiental, ou seja, seguir as tendências mundiais e nacionais, principalmente, em relação à responsabilidade social e sustentabilidade da atividade turística, daí nascem os programas de financiamento visando dar crédito para os novos viajantes;
- Parte do marketing da Embratur será destinado ao público latino, pois, segundo o atual ministro, é uma “área virgem” para a exploração;
- Maior fortalecimento do mercado doméstico;

4. Desafios e gargalos:
- Infraestrutura que trava um maior crescimento, sobretudo para o interior;
- Concessão de vistos;

5. O que ainda precisa ser melhorado:
- A captação da demanda internacional continua patinando nos 5 milhões de visitantes, muito pouco para o investimento feito;
- Consolidar, melhorar e/ou ampliar a gestão dos destinos turísticos, principalmente na Amazônia e Centro-oeste do Brasil;

domingo, 11 de abril de 2010

Passaredo lançará novos vôos, sendo um para a Amazônia

A companhia aérea Passaredo lançará durante a 5ª Edição do Salão do Turismo dois novos vôos, sendo que os mesmos começaram a operar a partir da segunda quinzena de maio. Na Amazônia, a companhia ligará Uberlândia (Minas Gerais) e Palmas (capital do estado do Tocantins). A aeronave utilizada será o Embraer 145.
Fonte: Aeroblog

Star Peru inicia vôos em Rio Branco

Conforme adiantamos em janeiro, a Star Peru iniciou vôo internacional regular na rota Lima-Cusco-Rio Branco. Vejamos a foto do primeiro vôo:
Fonte: Infraero, 2009

TRIP com novidades para a Amazônia: Embraer 175 na rota para Belém e Carajás

A TRIP Linhas Aéreas, a partir de maio, inaugurará uma nova rota, ligando Porto Alegre (Rio Grande do Sul) a São Luis (Maranhão), com escalas em Belo Horizonte (Minas Gerais), Carajás e Belém (Pará). A rota visa atender a demanda empresarial ligada à produção mineral nestas cidades. O Blog torce pela chegada de novas empresas e rotas na Amazônia.
Foto: Rosvalmir Afonso

Puma Air e Gol: parceiras?

A concorrência vem incomodando as tradicionais companhias aéreas, a TAM entrou com processo em embargou a autorização de operação da Puma Air, contudo a companhia regional parece que fechou uma parceria com a Gol Linhas Aéreas, pois os vôos da companhia estão sendo comercializados pela Gol (www.voegol.com.br nos trechos BEL-MCP-BEL e BEL-GRU-BEL) a partir de hoje (11/04/2010). Na disponibilidade de vôos no site da Gol, aparecem cinco opções de vôos a Macapá, sendo três da TAM e dois da Puma Air. Aguardemos o posicionamento oficial das duas companhias aéreas

O Salão do Turismo terá destinos em Rodada de Negócios

O Salão de Negócios do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, edição 2010, terá uma nova dinâmica nas rodadas de negócios. Nesta 5ª Edição do evento, realizado sempre em São Paulo, um dos maiores mercados emissores do Brasil, os representantes de destinos e roteiros turísticos de todo o Brasil poderão participar dos encontros de negócios promovidos durante a feira. Uma boa oportunidade para as regiões turísticas do país se divulgarem conjuntamente. Vamos lá Amazônia!?

Ryanair vai substituir aeromoças por máquinas de venda

A Ryanair, uma das empresas áreas mais criativas do mundo, pelo menos em termo de redução de custo inova mais uma vez. A partir de junho deste ano, a companhia aérea irlandesa irá substituir dois comissários de vôos em algumas rotas por máquinas de venda automáticas, principalmente nos vôos de curta duração. O objetivo óbvio da medida é reduzir os custos com mão de obra e manter os bilhetes a preços incrivelmente baixos. Para os leitores terem uma idéia dos valores cobrados pela empresa, em trechos de até duas horas de viagem, o cliente pode encontrar bilhetes entre R$ 15,00 e R$ 50,00, bem baratos, se comparados a trechos equivalentes no Brasil. Cabe ressaltar que qualquer serviço extra, como despachar uma mala ou fazer check in no aeroporto, o cliente pagará taxas para lá de elevadas, algo em torno de €30,00 e €40,00 euros, respectivamente. Os passageiros vão poder adquirir bebidas quentes e frias, sanduíches, snacks, refrigerantes, preservativos e cigarros sem fumo, diretamente das máquinas de venda automática.
Algumas medidas tomadas pela Ryanair parecem verdadeiros atentados contra o bom senso e qualidade na prestação de serviço, chegando a quase impessoalidade com esta nova medida. Contudo o crescimento contínuo de rotas e passageiros mostra que muitos viajantes aéreos estão dispostos a trocar um pouco de comodidade por tarifas mais baixas e oportunidade de viajar

Vôos internacionais no Brasil em 2009

Dados da Anac, referentes a 2009, demonstram o número de vôos e a oferta de assentos semanais para diversos destinos internacionais. Vamos aos números:
Continente: vôos semanais / oferta de assentos
América Latina: 464 / 73.879 assentos
Europa: 199 / 53.255 assentos
América do Norte: 204 / 45.544 assentos
África: 15 / 4.401 assentos
Ásia: 14 / 3.807
Na América Latina, Buenos Aires é a cidade que mais recebe vôos internacionais a partir do Brasil, com 148 freqüências do total de 464 vôos semanais. Entre as companhias aéreas no continente, a TAM lideram com 126 vôos para Buenos Aires, Santiago, Montevidéu, Caracas, etc; seguida pela Gol, com 115 vôos. Entre os destinos internacionais na América do Norte, o destaque vai para Miami, que recebe 73 freqüências; seguida por Nova Iorque, com 32; e Atlanta, com 21 vôos semanais. Para a Europa, o destino que mais recebe vôos do Brasil é Lisboa, com 54 freqüências semanais, partindo de várias cidades do Brasil (Belo Horizonte, Brasília, Natal, Fortaleza, Salvador, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro). Em seguida, temos Paris com 46; e Madri com 27 vôos semanais.
Entre as cidades brasileiras, apesar da tendência de diversificação, São Paulo ainda concentra mais de 2/3 dos vôos internacionais:
Cidade: % dos assentos ofertados semanalmente

São Paulo: 67,68%
Rio de Janeiro: 17,03%
Porto Alegre: 4,51%
Salvador: 2,1%
Belo Horizonte: 1,46%
Manaus: 1,09%
Brasília, Fortaleza: 1,05% cada

Fotos aéreas de Belém...

Confluência do Rio Guamá com a Baía do Guajará

Pouso em Belém, magnífico...

Porto de Belém, antes do puso no Aeroporto Internacional de Belém

Fontes: Google Pics

Regulamentação de Transportes Turísticos, o exemplo de João Pessoa

A profissionalização do turismo cresce em diversos segmentos. O de transporte, especificamente o turístico, foi o alvo da Prefeitura de João Pessoa, que em janeiro desse ano aprovou o Decreto 6.795/10, que regulamenta este tipo de transporte na capital da Paraíba. Vejamos os principais pontos do Decreto:
- a frota de veículos que oferecem serviços turísticos em João Pessoa não poderá ter mais de 25 anos de uso;
- os ônibus que fazem esse tipo de transporte não poderão ter mais de 25 anos, já microônibus e veículos artesanais terão que ter no máximo 15 anos, vans e utilitários 12 anos e buggys e automóveis até 10;
- a responsabilidade peã fiscalização fica a cargo da Superintendência de Transporte e Trânsito de João Pessoa (STTrans);
- os prestadores do serviço de transporte turístico que estiverem regulamentados e de acordo com as normas exigidas serão cadastrados pela STTrans e posteriormente receberão um Alvará de Licença com validade de um ano;
- os veículos serão vistoriados periodicamente, a exemplo do que já acontece com o transporte escolar na Capital, e exibirão um 'Selo de Vistoria' que será colado no canto superior direito do pára-brisa dianteiro, com as seguintes informações: número do registro do permissionário, logomarca da STTrans, período vistoriado e dístico com o nome 'Transporte Turístico';
- a prestação do serviço de transporte turístico só poderá ser executada por Cooperativas de Transportes Turísticos, Transportadoras Turísticas ou por Agências de Viagens e Turismo, que tenham sede e/ou escritório no município de João Pessoa;
- os condutores de veículos turísticos também deverão ser cadastrados na STTrans;
- para fazer o transporte de turistas também será obrigatória a presença de um guia regional de turismo da Paraíba, cadastrado no Ministério do Turismo portando credencial em local visível;
- as penalidades no caso de descumprimento do decreto vão desde advertência por escrito, multa até a cassação do termo de permissão;

O Singtur-Pa – Sindicato dos Guias de Turismo do Pará, juntamente com seus associados, vem discutindo algumas medidas para melhorar a qualidade do transporte turístico na capital paraense, Belém. Assim que o Grupo Gestor do município estiver em funcionamento, a representação apresentará as propostas.

Foto desafio: resposta??????

A foto publicada na edição anterior do blog é um projeto da Oil Resort & Spa, que pretende converter as plataformas em hotéis flutuantes de 4 andares e 300 apartamentos. Tudo envidraçado, com direito a piscina e cassino. E a parte de baixo da plataforma teria um centro de esportes náuticos. A idéia, a princípio, parece esquisita, mas como o Turismo também vive do inusitado, é só uma questão de tempo até você ver uma plataforma-hotel na praia mais próxima. Por sinal, o Brasil é um dos possíveis candidatos a receber o projeto. É aguardar e conferir...

Sustentabilidade e o Turismo, o que podemos fazer agora?: Guia de Turismo

Caros leitores, em 2009, iniciei uma séria de posts sobre a sustentabilidade na atividade turística e como pequenas atitudes podem fazer parte do nosso dia-a-dia operacional. Dando continuidade a estes posts, segue agora sobre a atividade do Guia de Turismo. Primeiramente, uma curiosidade, a nomenclatura profissional correta para a profissão é Guia de Turismo e não Guia Turístico, como alguns se referem ao profissional. Guias Turísticos são os materiais impressos sobre os destinos turísticos.
O Guia de Turismo é o único profissional da área de Turismo reconhecido por Lei (Lei Federal Nº 8.623, de 28/01/1993, Decreto Federal Nº 946, de 1/10/1993 e Lei Estadual Nº 6.035, de 17/03/1997). É uma profissão de nível técnico, com cursos que duram em média um ano e meio, após o qual o profissional deverá se credenciar junto ao Mtur – Ministério do Turismo. O Guia de Turismo é o profissional habilitado a exercer as funções de acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas e grupos em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas. Ele deve sempre estar bem informado, possuir boa dicção e conhecer bem a região a qual irá trabalhar. No seu dia-a-dia profissional ele se depara com diversas situações e pessoas, daí a necessidade de uma formação mais abrangente: geografia, história, relações humanas, psicologia, antropologia, entre outras, são áreas que são demandadas na atuação profissional do Guia de Turismo.
Contudo a área ambiental/meio ambiente não compõe o currículo técnico destes profissionais, porém os mesmo podem contribuir significativamente com as questões ambientais durante sua atuação por meio da conscientização ambiental dos participantes de passeios fluviais, excursões rodoviárias, traslados, etc. Vejamos algumas práticas:
- solicitar aos clientes que não joguem lixo em rios e praias;
- incentivar o consumo de produtos regionais, beneficiando os produtos e comunidades da Amazônia;
- em excursões rodoviárias, solicitar aos passageiros: a reutilização de copos descartáveis, jamais jogar lixo às margens das estradas, durante as compras utilizar o mesmo saco plástico para as diversas compras, se o ônibus for ficar parado muito tempo e isso não afetar o conforto dos passageiros solicitar aos motoristas que desliguem o ar condicionado, etc.;
- utilizar na confecção de seus recibos papel reciclado;
Essas e outras práticas certamente vão deixar a atuação do Guia de Turismo mais verde.

Complexo de “vira-lata", não!

Jeanine Pires, presidente da Embratur, tem combatido o complexo de “vira-lata”, com argumentos fortes ela também defende o turismo emissivo como forma de fortalecer o receptivo internacional. Nas suas palavras “não dá pra entender tanta gente criticando o fato de os brasileiros estarem viajando cada dia mais para o exterior. Este é um movimento muito positivo, em todos os sentidos”. Vejamos os argumentos:
1 – Mostra que o aumento consistente da renda do cidadão tem permitido novos hábitos de consumo, viagens internacionais incluídas. O que é excelente para a população, para o país, para nossa cultura. Mais do que isso, é uma tendência irreversível no mundo.
2 – Mostra que somos um grande mercado, tanto de viagens domésticas quanto de internacionais – o que faz o mundo olhar para cá e ver as grandes oportunidades de investimento no fortalecimento da infra-estrutura turística, em novos hotéis, novas ligações aéreas e terrestres. Vide a venda da CVC e os planos de internacionalização.
3 – Para aumentar a malha aérea internacional, é fundamental ter emissivo também. Mais vôos levam mais brasileiros e trazem mais estrangeiros, não existe movimento de mão única nesse caso.
Por isso, não vamos deixar o complexo de vira-lata prevalecer, isso faz parte do passado.
Fonte: blog.panrotas.com.br, editado por Fabio Romero

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Singtur-Pa promove treinamentos

O Singtur-Pa divulgou nesta quarta-feira uma programação de treinamentos para os Guias de Turismo nacionais e regionais, abertos também, dependendo da disponibilidade de vagas, para os demais membros do trade turístico. Mais informações pelo email: singtur_pa@yahoo.com.br ou www.singturpa.blogspot.com.

Profissionalização no turismo rodoviário

Os grandes portais de serviços turísticos já são uma realidade desde meados da década de 90 do século passado, porém um serviço essencial para acessar diversas cidades turísticas brasileiras não estava disponível, o transporte rodoviário intra e interestadual. Esta lacuna esta sendo aos poucos preenchida, pelo menos na internet. Recentemente, foi inaugurado o portal Webpassagens, o nome, a princípio, não revela muito do conteúdo, mas é especializado em venda de passagens rodoviárias de diversas empresas no Centro-Sul do Brasil, abrangendo algumas cidades também do Nordeste brasileiro. Torcemos para que o serviço também seja expandido para o Norte do Brasil, incluindo cidades como Belém, Palmas e Imperatriz. Para conferir... www.webpassagens.com.br.

Melhorias em aeroportos do Nordeste desenvolvem o turismo

O acesso é um ponto fundamental no desenvolvimento turístico de uma região, disso ninguém tem dúvida. Para algum governante em dúvida sobre esta questão, segue mais um exemplo: após a ampliação do aeroporto de Parnaíba, cidade ao norte do estado do Piauí, na foz do maior delta das Américas, a cidade já começa a se preparar para receber os primeiros vôos internacionais diretos da Itália, a partir do mês de agosto. Após esta notícias, fiquei pensando na potencialidade de Salinas e da Ilha do Marajó!

Uma volta pelos aeroportos do Brasil

Caros leitores, nas últimas duas semanas, tive oportunidade de viajar por este imenso pais, participando do Fórum Panrotas: Tendências do Turismo, em São Paulo; e visitando Natal, no Rio Grande do Norte. Durante as duas viagens, também passei pelos aeroportos de Brasília, Salvador, Natal e Rio de Janeiro (Santos Dummond). Como passageiro e planejador na área de turismo fiquei alarmado com o que vivenciei:
Natal: o Aeroporto de Natal tem apenas 4 pontes de embarque, mas haviam sete vôos no solo. Imaginem o caos, centenas de passageiros sem ter onde sentar, em pé esperando por longos minutos. Os painéis de informações de vôos apresentavam informações conflituosas, como no caso do meu vôo. No painel aparecia “vôo atrasado” e na sala de embarque “embarque imediato”. Cabe ressaltar que agora os aeroportos não possuem avisos sonoros, então imagina se não fosse um passageiro atento, teria pedido o vôo.

São Paulo (Guarulhos): bem, quando imaginei que meus problemas já haviam acabado, eis que chego em São Paulo, exatamente 20 minutos antes da partida do vôo seguinte, que também já estava atrasado. Por conta do número elevado de vôos internacionais neste horário, para vocês terem uma idéia, tinham saídas para: Seoul, Los Angeles, Buenos Aires, Montevideo, Miami, Nova Iorque, Lisboa, Paris, Bogotá, Lima, Santiago, Madri, entre outras. Com tantas saídas internacionais, os dois principais terminais ficam dedicados aos vôos para estes destinos, sobrando para os vôos domésticos as posições remotas. Nos portões 1A, 1B e 1C estavam embarcando 8 vôos. Isso mesmo leitores, havia pelo menos dois vôos para cada portão para embarque. Novos atrasos e o mais irônico, fui de van para o avião, pois faltou ônibus para o traslado até a aeronave parada na posição remota.

Brasília: Ufa, após 30 minutos de atraso partimos para Brasília. Novamente saio correndo pelos corredores do aeroporto para embarcar na última etapa da viagem até Belém. Em Brasília, mais uma situação caótica, havia pelo menos 15 aeronaves paradas em posições remotas embarcando e desembarcado passageiros, com muitos deles em conexão, atrasados, correndo pelos corredores do aeroporto.

Não precisa ser especialista no assunto para ver o quê nos espera em mais alguns anos!

Manaus ganhará vôos para St. Maarten, no Caribe

O Gol vem fazendo testes operacionais com algumas freqüências internacionais a partir de cidades no Norte do Brasil. Como regra geral os vôos tem origem e destino São Paulo, com escala em Belém ou Manaus no trajeto até o Caribe. A rota foi testada durante dos meses (de dezembro de 2009 a janeiro de 2010) em Belém, com vôos aos sábados. A partir de maio, os manauaras terão um vôo semanal de São Paulo a St. Maarten, com escala na capital amazonense. Aos poucos Manaus vem se tornando o mais importante hub internacional da Amazônia. A expectativa é que mais este portão de entrada se consolide, facilitando a chegada de visitantes estrangeiros para a Amazônia e outras regiões do Brasil.

Fórum Panrotas: Tendências do Turismo 2010 – resumo para os leitores do blog

Caros leitores, a 8ª edição do Fórum Panrotas: Tendências do Turismo tem se consolidado como um dos maiores espaços de discussão e repercussão das tendências do turismo no mercado nacional e internacional, tanto para os mercados emissivos quando receptivos. Abaixo, segue um resumo dos principais assuntos e momentos do evento:

1º Dia: Política e Tendências
- O primeiro dia foi marcado por dois momentos políticos: a palestra do Ministro do Turismo: Luiz Barreto e apresentação parlamentar da Comissão de desenvolvimento Regional e da Comissão de Turismo e Desporto. Ainda não entendo porque se mantém estas comissões de turismo junto com desporto? Estes dois momentos foram nitidamente entediosos, com exceção da abertura, feita pelo Ministro do Turismo, a palestra das duas comissões teve uma sensível baixa de participantes;

- Os dois momentos vibrantes, com plenária lotada, foram:
1. A nova classe média e o mercado de viagens: em uma hora de exposição, o palestrante Marcelo Neri, mostrou o novo momento do turismo brasileiro, com a ascensão da nova classe média, ou seja, mais de 36 milhões de pessoas emergiram das classe D e E, as mais baixas, para a classe C, mais mediana. Em cidades como Belém, na periferia, houve um incremento de pouco mais de 40% no número de pessoas nessa faixa de renda. Impressionante!? Em seguida, os debatedores Roland de Bonadona (diretor geral da Accor Hospitality para a América Latina), Pedro Janot (presidente da Azul Linhas Aéreas) e Eduardo Bernardes (diretor comercial da Gol Linhas Aéreas), explicitaram suas políticas para atingir este público;

2. Sabatina de Solange Vieira – Presidente da Anac: foi uma dos melhores momentos do evento, pois a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil ficou de ante dos presidentes das principais companhias aéreas do Brasil: Líbado Barroso, da TAM; Pedro Janot, da Azul; José Caprioli, da TRIP; Constantino Junior, da Gol; José Efromovich, da Oceanair; e Julio Perotti, da Webjet. O debate foi acalorado sobre concorrência, infraestrutura aeroportuária e responsabilidades diante do eminente caos aéreo.

A presidente da ANAC foi bastante incisiva, pois dentro dois próximos meses, alguns aeroportos brasileiros, como Brasília, São Paulo (Guarulhos), Salvador e Fortaleza sofreram restrições operacionais em determinados horários, visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados, devido a lotação nos terminais e falta de espaço físico nos aeroportos, ocasionando filas de espera e desconforto para os usuários.

2º Dia: Cliente e Consumidor
- Sem as questões políticas na pauta, os participantes puderam sentir de perto as perspectivas eminentes do turismo. Pela manhã, as tendências tecnológicas foram apresentadas pelo australiano Tony Surtees. O palestrante defendeu as tendências tecnológicas, das comunidades virtuais e da migração do mundo real para o mundo digital; argumentou que as empresas que estão fora do mercado virtual ou não percebem como isso pode afetar seus negócios tendem a perder clientes no médio e longo prazo, além de ter sua imagem prejudicada por consumidores insatisfeitos, como aconteceu no caso da companhia aérea norte-americana United;

- Ainda pela manhã, conhecemos toda a realidade de entretenimento que é o destino Flórida, nos Estados Unidos, e como a Visit Florida vem gerindo o destino e os planos para o mercado brasileiro;
- À tarde, um momento único, a discussão das responsabilidades entre os entes da oferta turística para com o consumidor. O foco foi a responsabilidade solidária entre os fornecedores que compõe um produto turístico quando ele é comprado conjuntamente. Discussões acaloradas tomaram conta dos palestrantes e dos participantes na plenária, em dado momento, o jornalista Willian Waack, o mediador do debate, teve que intervir para esfriar os ânimos;
- Para encerrar este evento único, Guilherme Paulus, entrevistado por Cristiane Pelágio, contou um pouco de sua história, do começo difícil em São Paulo até se tornar um das maiores operadoras de viagem do Brasil e América matina;

Hotel Fazenda Vitória se renova e lança produto inédito no mercado amazônico

Os hotéis fazenda mais sofisticados, comuns no sul e sudeste do Brasil, não são nenhuma novidade. No Norte do Brasil estes hotéis eram encontrados apenas na ilha de Marajó, mas não com a sofisticação e qualidade dos demais espalhados pelo Brasil. Recentemente, o Hotel Fazenda Vitória, localizado no município de Tracuateu, a pouco mais de 150km de Belém, implantou um novo padrão de qualidade para este tipo de meio de hospedagem: casas temáticas, igrejinha, restaurante e atividades de lazer... que tal conferir em http://www.fazendahotelvitoria.com.br/.

Turismo Selvagem: Mais 40 hotéis devem ser abertos na Amazônia nos próximos anos, estimulados pelos viajantes brasileiros, que descobriram a região

O deslumbramento começa ainda no avião. A imensidão da Amazônia brasileira, que corresponde a 49,29% do território do País, impressiona. "Você olha pela janela e só vê verde, parece não ter começo nem fim. É lindo", diz a profissional de marketing carioca Priscila Stoky, 26 anos, que escolheu fazer turismo na maior floresta tropical do mundo por três vezes nos últimos dois anos. Ela é um dos milhares de brasileiros que estão "descobrindo" a selva — a reboque dos estrangeiros, que já elegeram o lugar como destino turístico há muito tempo. A região recebe entre 150 mil e 180 mil visitantes anualmente e, destes, 65% são gringos contra 35% nativos, segundo estimativa da Associação da Hotelaria de Selva da Amazônia Brasileira (AHS). Essa desproporção era maior. Na década passada, os estrangeiros somavam 90%. De modo geral, o interesse pela região amazônica está aumentando, tanto aqui quanto em outros países, por dois motivos: a visibilidade internacional devido à importância ecológica e à realização da Copa do Mundo de futebol no Brasil, em 2014. 0 setor hoteleiro "de selva", claro, já se expande — até porque haverá jogos em Manaus, no Amazonas, e em Cuiabá, em Mato Grosso — dois dos nove Estados que compõem a Amazônia.
Atualmente, a AHS calcula que há entre 300 e 350 hotéis de selva. Mais 40 empreendimentos estão a caminho, segundo a associação, incluindo os navios que fazem cruzeiros e os barcos e iates que levam passageiros para a região e funcionam como hotéis enquanto estão atracados. Sem contar as melhorias em algumas das redes hoteleiras já existentes, como o Tropical Manaus. "O brasileiro está buscando essa experiência única do contato com a selva, em vez de só pensar na praia como destino de férias", diz o diretor-presidente da Rede Tropical, Adenias Gonçalves Filho. A imensidão verde da Amazônia oferece atrativos para visitantes de qualquer idade, de crianças a idosos, de amantes de aventuras a quem só planeja descansar em uma floresta.
"A associação nasceu para organizar o setor, que tem necessidades específicas. Não é a mesma coisa abrir um hotel na cidade e um na Amazônia", diz o diretor- executivo da recém-criada AHS, Sérgio Carvalho. As diferenças têm a ver não só com os impactos ambientais, mas com o atendimento em si. Os pacotes nos hotéis da Região Amazônica incluem todas as refeições e os passeios que o visitante desejar fazer: pode ser sair de barco, para ver o encontro dos rios Negro e Solimões, ou um acampamento noturno, que é chamado de "sobrevivência na selva". "O turista escolhe o que quer fazer, respeitando as restrições de cada atividade", explica Carvalho.
Um outro cuidado indispensável é se vacinar contra febre amarela e hepatite B, como fez o engenheiro ambiental carioca Ricardo Froitzheim, 26 anos. Ele se hospedou em um hotel muito simples, que nem chuveiro tinha. A saída era banhar-se no rio. 0 mergulho, por sua vez, era uma aventura: "Nos falaram para tomar banho de dia, porque só tinha jacaré à noite. Mas, de dia, havia as piranhas. Então, íamos para o meio do rio de barco, uma vez que elas ficam mais perto das margens", lembra, rindo. Alguns hotéis são rústicos e, outros, bastante luxuosos, com piscinas enormes, tevê de LCD, ar-condicionado, cama king-size, frigobar, internet, entre outros mimos. Dá para se hospedar na selva com muito conforto, nos grandes resorts já frequentados por nomes como a atriz Julia Roberts e o empresário Bill Gates, dono da Microsoft — construídos sobre palafitas, na altura da copa das árvores, flutuando no rio. Um requinte que custa caro: as diárias para casal podem chegar a R$ 1,5 mil. E, vale dizer, os celulares funcionam.
SETOR EM EXPANSÃO
- Existem entre 300 e 350 hotéis na Amazônia brasileira
- Até 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, outros 40 devem ser construídos
- Atualmente, a floresta recebe entre 150 mil e 180 mil visitantes por ano
- Destes, 65% são estrangeiros e 35% brasileiros
Fonte: ESTADO DE S.PAULO - ECONOMIA & NEGÓCIOS - 27/12/2009 e Isto É

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