Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

domingo, 25 de abril de 2010

Aeroportos no Pará passam a ter acréscimos em seus nomes

Recentemente, seguindo a cartilha da velha política brasileira, foi aprovada a mudança de nomes de espaços públicos. Os mais recentes a mudarem de nove são três aeroportos no estado do Pará:
1. O Aeroporto Internacional de Belém/Val de Cans agora passa a se chamar Aeroporto Internacional de Belém/Val de Cans/Júlio Cézar Ribeiro. O inventor paraense Júlio Cézar Ribeiro, que agora nomeia o Aeroporto Internacional de Belém, foi reconhecido mundialmente como precursor da dirigibilidade aérea. Foi professor, poeta, jornalista, funcionário público, diretor da Biblioteca Pública do Pará e Secretário de Estado. Nasceu em Belém em junho de 1843 e faleceu na capital paraense em 14 de outubro de 1887.

2. Já o Aeroporto antes conhecido como Júlio Cézar Ribeiro recebeu o nome de Aeroporto de Belém/Brigadeiro Protásio de Oliveira.. O tenente-brigadeiro-do-ar Protásio Lopes de Oliveira, que passou a nomear o então Aeroporto Júlio Cézar Ribeiro, foi presidente da Infraero em Brasília, de 28 de abril de 1980 a 13 de maio de 1982. Na carreira militar, manteve fortes ligações com o Pará, ocupando os mais altos postos da Força Aérea Brasileira no estado. O brigadeiro nasceu no Rio Grande do Norte em 1923 e faleceu em Belém em 2003.

3. O Aeroporto de Marabá se torna Aeroporto de Marabá/João Correa da Rocha. João Correa da Rocha foi empresário e jornalista. Em seu periódico, Notícias de Marabá, empreendeu uma campanha defendendo a ampliação do Aeroporto de Marabá na década de 1970.

A mudança dos aeroportos vem em razão da lei nº 12.228/2010, de autoria da então senadora e atual governadora do Pará, Ana Julia de Vasconcelos Carepa, e da lei nº 12.220/2010, de autoria do deputado federal Nilson Pinto.
Esperamos que a ânsia de homenagear vivos e mortos não torne o nome de espaços públicos tão cumpridos quando o de D.Pedro I, para quem não lembra (óbvio), o nome completo era: PEDRO DE ALCÂNTARA FRANCISCO ANTÔNIO JOÃO CARLOS XAVIER DE PAULA MIGUEL RAFAEL JOAQUIM JOSÉ GONZAGA PASCOAL CIPRIANO SERAFIM DE BRAGANÇA E BOURBON. Imaginem agora, na próxima descida de vocês em Belém... o piloto anuncia “Senhoras e Senhores estamos iniciando o procedimento de descida para o “Aeroporto Internacional de Belém...”.
Fonte: Infraero, 2010. www.infraero.gov.br, editado por Fábio Romero

Nenhum comentário: