Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Nova Empresa de Turismo em Belém - ganhador!

Caros leitores, obrigado pela participação de todos em nossa pesquisa, foi fundamental a participação de vocês. Temos o prazer de informar que o ganhador foi: Erdylan Pacheco, de Macapá! Nossos parabens ao participante e informamos que dentro dos próximos dias entraremos em contato com você pelo email cadastrado na pesquisa! Na sua próxima visita a Belém, você será nosso convidado para conhecer uma Belém diferente, num imperdível passeio pela cidade!

Em breve, divulgaremos mais informações sobre o nome escolhido, produtos e serviços!

Abraço a todos...
Anatercia Teixeira e Fabio Romero

Cruzeiros pelo rio Amazonas...

Astor
Braemar
A região Norte continua com uma grande movimentação de navios nesta temporada. Enquanto você lê este texto, diversos navios estarão singrando as águas do Amazonas ou proximidades, de e para Belém, Manaus, Macapá ou Santarém. Neste momento o AIDAvita encontra-se fundeado na baia do Guajará com aproximadamente 1000 turistas, em mais um dos muitos cruzeiros que o mesmo fará nesta temporada, sendo essa sua quinta escala nesta cidade. Enquanto isso, o Prinsendam aproxima-se para fundear em frente Icoaraci na manhã de domingo, dia 26 de fevereiro, com outros 1600 passageiros seguindo depois até Manaus e escalas. Por outro lado, na Boca da Valéria, no Rio Amazonas, encontra-se o Astor, procedente de Belém e Santarém, a caminho de Manaus. Ainda neste mês, o Silver Spirit também marcará presença na capital paraense, enquanto Manaus e Santarém receberão o Seven Seas Mariner.Para março, há previsão de novas escalas do AIDAvita, e também do Azamara Journey, Seadream II e Clipper Adventurer.
AIDAvita
Imagens e Texto (©) Copyright Gilmar Nazaré Guedes Leal, Belém.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pará na Bolsa de Turismo de Lisboa

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré seguiu ontem para Portugal pela primeira vez. Até o dia 5 de março, uma comitiva composta por membros da Diretoria da Festa do Círio, religiosos e outras pessoas ligadas à manifestação, acompanha a imagem em uma ampla programação, que inclui a visita ao Santuário de Nazaré e ao Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa. A viagem teve início às 15h de ontem. O Círio de Nazaré será destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), evento que homenageia o Brasil este ano. A ação é resultado de uma parceria entre a Diretoria da Festa e do Governo do Estado, através da Companhia Paraense de Turismo (Paratur). Vale lembrar que Portugal é o país onde teve início a devoção à Virgem. Kleber Vieira, diretor coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, explica que a visita ao território português faz parte da estratégia de ampliar a evangelização e a divulgação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, considerada a maior procissão religiosa do mundo.

Fonte: Clipping Paratur, editado por Fabio Romero

Comentários: A divulgação internacional do Pará está em alta, ressaltando não somente as belezas naturais, mas também a riqueza cultural do estado e da Amazônia. Esperamos colher bons resultados este ano.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Viajando e Aprendendo: Nordeste, janeiro 2012!

Galera, recentemente, estive em mais uma viagem como Guia Nacional, desta vez foi pelo Nordeste do Brasil... um resumo para vocês:
Duas gratas surpresas do funcionamento da rede turística no Nordeste e também de reconhecimento profissional: 1. uma foi durante uma parada numa lanchonete ao lado do cajueiro de Pirangi, em Natal, no Rio Grande do Norte. Ao comprar um picolé de frutas, a vendedora, vendo-me com a carteira e uniforme de Guia de Turismo, disse-me leve uma água também. Agradeci, mas ela insistiu dizendo: pode levar, vocês trazem tantos turistas pra gente! 2. A segunda aconteceu na praia do Jacaré, em Cabedelo, próximo a João Pessoa na Paraíba. Ao comprar uma pipoca doce na barraca em frente ao restaurante de onde veríamos o por do sol, a vendedora, olhando novamente o uniforme profissional e identificação, disse: para você é com 50% de desconto! Afirmei que não precisava, mas ela insistiu e não aceitou o valor integral, dizendo: vocês são nossos parceiros, aqui é uma rede, todo mundo ganha!
Um dos poucos minutos de descanso!
Ponte Milton Navarro, em Natal... égua da ponte!
Museu da Ciência, na Paraíba, o grupo adorou!
Museu do Brennand, os brasileiros ainda não conhecem um dos melhores museus de arte do Brasil. Esse túnel de palmeiras é só a entrada.
Passeio de barco pelo rio Cabedelo, muito forró a bordo. Novidade no roteiro!
Galera, quando estamos na estrada, nosso escritório temporário também muda, vira um super ônibus de quatro eixos!
Museu de Cera do Brennand, aí que medo!
Uma tarde, chuva, palmeiras, um Reife diferente. Praia de Boa Viagem!
Os pernambucanos que dançam frevo, definitivamente, não possuem problemas nos joelhos!
Armadura no Museu Brennand, espetacular! Segura a cavalaria!
Pedindo as bençãos em Olinda, Pernambuco.
Jardins do Brennand, lindo!
Humor nordestino, vale a pena levar para casa.
Foto oficial do Grupo Nordestinho - Janeiro 2012. Rimos muito...

No caminho para Salinas...

No caminho de Salinas ou Salinópolis existe um oásis de boa comida e de paisagem bem cuidada, para fazer um lanche, refletir, comprar algo orgânico ou, simplesmente, relaxar. O nome do lugar é o Celeiro, recheado de surpresas... fica na BR316 a aproximadamente 80km de Belém, próximo a cidade de Castanhal. Vale a pena conferir. Esperamos que novos pontos como esse surjam ao longo das estradas do Pará, estamos carentes de bons pontos de apoio. Quem souber de bons pontos de apoio e lugares especiais ao longo das estradas da Amazônia, é só escrever.
Gramado, casinha para as crianças... ops, aqui só é um ponto de apoio, o destino é outro!
Infraestrutura e lanches de primeira qualidade!
As crianças fazem a festa!

Flytour Viagens terá guias do Brasil na Europa e no Canadá

A Flytour Viagens fechou alguns acordos operacionais para oferecer guias brasileiros especializados nos circuitos para Europa e Canadá. Neste último destino, a empresa parceira local irá disponibilizar produtos direcionados às costas Leste e Oeste, que poderão ser visitadas em um único pacote ou separadamente.
“Por mais fluência que o turista venha a ter em outro idioma, é muito mais confortável fazer todo roteiro com um guia que fale sua língua, compreenda seus interesses e conheça a cultura local. Dessa forma, o cliente terá mais segurança e informação durante a realização do circuito que compõe a viagem”, argumenta a gerente de Produtos da empresa para as regiões da Europa, da África, dos Estados Unidos e do Canadá, Bárbara Picolo. 

Fonte: Panrotas

Comentários: durante alguns anos, até pela experiência acumulada dos viajantes frequentes, além da estruturação da atividade turística, focada no receptivo, o papel do Guia de Turismo Nacional/Internacional foi sendo posta de lado. Afinal para que vou pagar um profissional só para fazer o check in ou ir no avião com o passageiro? Com o novo momento vivido pela atividade turística, novos viajantes (inexperientes), reestruturação da oferta turística, etc; o papel deste profissional está sendo resgatado. Ressaltamos que por Lei (Federal 8.623) é atribuição deste profissional acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos organizados no Brasil em viagens ao exterior (item "e" da Lei). O acompanhamento destes grupos por profissionais credenciados não é apenas uma questão legal, é um processo de melhoria do produto turístico, de segurança para o operador e melhores garantias de execução do roteiro; além disso temos:

A - O acompanhamento de um profissional Guia de Turismo corresponde a um custo entre 3 e 7% do valor de um pacote, ou seja, muito baixo, pelo trabalho envolvido: acompanhamento 24 horas de seu grupo para resolução de muitos problemas que, de outra forma, demandariam custos com centrais de atendimento e custos potencialmente mais elevados de atendimento, além da baixa percepção de qualidade do produto;

B - Profissional com domínio de outro idioma, acompanhando seu grupo para resolução de possíveis problemas que podem atrapalhar a viagem;

C - Com o crescimento nos fluxos de viajantes, em grandes aeroportos, onde os processos de conexões são demorados e complexos, com trocas de portão, por exemplo, quem irá orientar seu viajante? Caso ele perca o voo, quem estará lá para orientar e cobrar os direitos do mesmo?

D - Em viagens internacionais é comum passageiros perderem a documentação (Passaporte, RG, etc), quem dará este apoio ao viajante que não domina o idioma do local visitado?

Em fim, certamente, a percepção de qualidade do produto será muito melhor com o acompanhamento de um profissional qualificado, além da relação custo/benefício ser bastante elevada, ou seja, o valor pago pelo cliente num pacote pelo serviço de um Guia de Turismo tem um maior valor relativo do que o pago pela passagem aérea, por exemplo. Em termos de experiência, também podemos exemplicar da seguinte forma: uma passagem aérea pode custar até 40% de um pacote internacional e, muitas vezes, o cliente passará horas num lugar apertado, desconfortável e com comida ruim; já nos 5% médios com o custo de um Guia de Turismo, o viajante terá um profisisonal disponível, praticamente, 24 horas, que proporcionará informações, orientação, conhecimento e ajuda em caso de problemas, inclusive com a companhia aérea. Proporcionalmente, a experiência resultante com o Guia de Turismo será bem mais positiva, tendo em face os custos envolvidos.

Lembramos que todas as etapas da viagem contribuem para uma ótima experiência turística, apesar de o transporte ser apenas um meio (exceto cruzeiros) entre a origem e o destino do viajante.

Parabens aos operadores Flytour e CVC pela iniciativa.                  

Recorde de cruzeiros, mais dois navegando pelo Amazonas!

AIDAvita em Belém.
Neste fim de semana, mais dois navios cruzeiros passam pelo Pará. Neste sábado, 25, por volta das 8 horas na Estação das Docas, o navio AIDAvita volta a Belém com mais 1000 turistas alemães. No dia seguinte, às 10 horas, desembarcam no trapiche de Icoaraci 700 turistas americanos, através do navio Prinsendam.
Segundo João Ribeiro, da Amazon Incoming Service, principal operadora de receptivo de cruzeiros no Pará, o roteiro dos turistas em Belém inclui visitas ao complexo Ver-o-Peso, Estação das Docas, Forte do Presépio, Basílica de Nazaré e Museu Paraense Emílio Goeldi. A temporada de cruzeiros no Pará, que começou em outubro de 2011 e segue até maio deste ano, tem estimativa de receber 20 mil turistas a bordo de 25 navios, oriundos de diversos países.
Prinsendam em Belém.
A primeira passagem do AIDA pelo Pará foi entre 11 e 12 de janeiro, com centenas de turistas que visitaram Belém em plena programação de 396 anos da cidade. Em janeiro também passou por Belém o navio Amsterdam, com 1,6 mil turistas de procedência inglesa. O total de turistas em janeiro, segundo João Ribeiro, foi de 3,8 mil turistas em quatro escalas. Em fevereiro, mais cinco escalas, totalizando mais de 5,5 mil turistas.

Em março quatro cruzeiros aportam na capital paraense, trazendo a bordo 4,1 mil turistas. Em abril serão mais duas (com 2,6 mil turistas) e, em maio, outra, com 200 turistas. Os principais pontos desses desembarques são Icoaraci, Belém e Santarém (Alter-do-Chão).
Para incentivar o uso do potencial hídrico do Pará na atividade turística, tanto para o turismo de sol e praia como para os passeios pelos rios da região, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) fez, em janeiro deste ano, a Oficina Técnica de Fortalecimento de Circuito Integrado do Turismo. A programação, que de acordo com o presidente da Paratur, Adenauer Góes, segue orientações do Plano Estratégico de Turismo do Pará, lançado em novembro do ano passado, teve a participação do trade local, em especial agências de viagens do Pará.
Fonte: Imagens (©) Copyright Gilmar Nazaré Guedes Leal / Texto (©) Copyright Governo do Pará.

Comentários: lembramos que estes cruzeiros seguem até Manaus, navegando pelo rio Amazonas, sendo que ainda existem as escalas feitas no estado do Amapá, na cidade de Macapá. A temporada de cruzeiros 2011/2012 na Amazônia está sendo uma das mais movimentadas da história, com mais de 50 mil passageiros movimentados nas quatro principais cidades que recebem as escalas: Belém, Macapá, Santarém e Manaus. Atenção governos, precisamos melhorar a receptividade e a qualidade deste produto, sem dúvida, um grande gerador de renda e emprego. Se considerarmos apenas o gasto médio diário dos mais de 50 mil cruzeiristas que passaram pelas cidades Amazônicas nesta temporada, temos mais de R$ 5.000.000,00 milhões de dólares em gastos diretos (US$ 100,00 x 50 mil), sem falar nos milhões gastos com combustível, abastecimento de navios, passeios opcionais, impostos portuários, taxas aeroportuárias de embarque, etc. Precisamos, com urgência, dar mais atenção a este produto.

Tecnobrega na Almanaque

O tecnobrega ganha cada vez mais destaque em publicações nacionais. Desta vez, foi na revista Almanaque, da Livraria Saraiva, que aponta os lançamentos e tendências culturais. O brega é pop, a cultura amazônica no cenário nacional. Para quem não conseguir ler a revista, segue a matéria, é só clicar e ler. 


Fonte: Revista Almanaque, Livraria Saraiva. Fevereiro/2012.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Galera, vamos participar desta aventura...

Para quem curte adrenalina, mas não pode fazer aquela viagem para o Nepal ou Chapada Diamantina,  que tal curtir uma trilha e subir numas árvores aqui mesmo, pertinho de casa... é só clicar no folder abaixo... se o tempo me permitir, encontro vocês por lá, leitores...

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Chuvas na Amazônia, uma realidade anual!

Caros leitores, nas últimas semanas, tem aparecido em muitos jornais nacionais e regionais as famosas chuvas da Amazônia e as consequentes cheias dos rios, com vários metros acima dos níveis médios/normais. Muitos visitantes tem perguntado sobre estas chuvas e as tais cheias que invadem dezenas de cidades e mudam centenas de moradores temporariamente de lugar. Vamos, então, a alguns esclarecimentos sobre as chuvas amazônicas:

1. Período: o período chuvoso na Amazônia ou chamado inverno amazônico ocorre entre os meses de dezembro/janeiro até maio/junho, com pico de chuvas entre os meses de fevereiro e abril, quando chove quase todos os dias e a precipitação média acumulada em cidades como Belém, pode passar dos 400mm mensais, ou seja, impressionantes 400 litros de água por metro quadrado da cidade;

2. Cheias dos rios: lembramos que a cheia dos rios da Amazônia é normal e ocorre todos os anos, sendo o rio Amazonas o rio que drena toda a bacia, ou seja, os rios que passam pelo estado do Acre e Rondônia ao sul; e pelo estado de Roraima ao norte; por exemplo, são drenados pelo Amazonas que termina em forma de estuário entre os estados do Pará e Amapá, passando suas águas por entre as ilhas do arquipélago de Marajó. A subida de vários metros dos rios também é normal, com picos de até 16 metros (diferença entre a cota mínima 13,63m e máxima 29,77m atingida pelo rio), por exemplo, na região de Manaus. Ressalta-te também o tamanho da bacia e a baixa declividade, fazendo com que o grande volume de chuva se acumule ao longo de milhares de quilômetros até a foz. O processo de subida (enchente) e descida (vazante) pode durar até um ano, até se atingir as cotas máximas e mínimas dos rios;

3. Problemas sociais e urbanos: há um grande problema de crescimento urbano das cidades amazônicas, cidades como Belém, Manaus, Rio Branco e Marabá tem trechos urbanos construídos onde sempre foi várzea (área alagada periodicamente pelo rio) dos rios da região, ou seja, quando os rios sobem tomam conta das margens que antes pertemciam ao curso natural do mesmo, mas que agora estão ocupadas por construções. Assim como acontece no Sudeste do Brasil, no qual os morros estão ocupados e a cada chuva, faz-se projetos para "previnir" novos acidentes; na Amazônia, anualmente, muitas prefeituras montam acampamentos para receber os "moradores" deste período de inverno;

4. Soluções: a solução definitiva seria remanejar as pessoas das várzeas dos rios, assim como remover as que moram em morros pelo Sul e Sudeste do Brasil; porém como muitos políticos ganham dinheiro para obras "emergenciais" em momentos de "calamidade pública", fica fácil entender porque as soluções definitivas não vem sendo realizadas;

5. O que vem sendo feito: a Defesa Civil tem acompanhado/monitorado as cheias dos rios em algumas cidades e sensibilizado os morados para que saiam das regiões passíveis de alagamento, antes que aconteçam acidentes e mortes, diminuindo os prejuízos materiais e sociais; 

Espero ter esclareido um pouco este "fenômeno" anual amazônico!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Turismo no Pará: mudanças e perspectivas!

Em pleno feriadão de Carnaval, nota-se, a olhos vistos, uma mudança de panorama no Turismo no Pará. Enquanto empresários do setor se desdobravam para captar mais fluxos turísticos, algumas áreas do setor público parecem ainda não entender a importância da atividade turística para uma cidade como Belém, que possui economia voltada para serviços.
Durante estes dias de Carnaval, mais de 2 mil cruzeiristas e várias grupos aéreos de pequeno e médio portes estavam passando por Belém. Dia 19/02, por exemplo, durante a manhã, mais de 4 ônibus de turismo estavam no mercado do Ver-o-peso, fazendo a festa das agências de receptivo e dos comerciantes da área. Vendedores de castanha do Pará, ervas, artesanato, sucos, frutas, farinha, entre outros, vendiam sem parar para dezenas de turistas. Somente durante o Carnaval, dois navios de cruzeiro atracaram na cidade, algo inédito, uma vez que Belém não é uma cidade que tradicionalmente atrai turistas neste período.
Contudo, a cidade como destino indutor, serviu de base para que muitas turistas seguissem a Ilha de Marajó, apesar da escassez de passagens de retorno e da precariedade das embarcações; a ilha do Mosqueiro também recebeu dezenas de visitantes, fazendo passeios opcionais.
O difícil, contudo, foi explicar aos visitantes que importantes atrações da cidade estariam fechadas durante este período. Segundo um guia de turismo, que acompanhava um grupo de visitantes pela cidade, relatou várias reclamações de passageiros que não puderam visitar atrações como o Teatro da Paz e o Bosque Rodrigues Alves/Jardim Botânico, além de alguns museus, como o de Arte Sacra.

Profissionalização do açaí artesanal

Caros visitantes, o Governo do Estado Pará, por meio do decreto 326/11, instituiu normas de manipulação artesanal do açaí, dando mais garantia a todos os consumidores do fruto. A Prefeitura Municipal de Belém, em parceria com o Sebrae, elaborou uma cartilha e certificação para as centenas de batedores de açaí de Belém e arredores. Lembramos que o açaí que é exportado para diversas partes do Brasil e do mundo passa por rigorosos processos de higienização e pasteurização, livrando a polpa da fruta de qualquer contaminação. Quando vier a Belém e quiser tomar aquele açaí, visite locais que exibam as normas definidas pelos órgãos competentes, tanto em pontos nas ruas da cidade, quanto supermercados e restaurantes. Seguindo esta medida simples, você não terá maiores problemas em consumir o fruto, além daquela preguiça típica de quem toma meio litro de açaí com muito farinha ou bem acompanhado com camarão e carne seca.

Alguns batedores de açaí, inclusive, possuem blogs onde divulgam a certificação exigida pela Prefeitura Municipal de Belém. Eu compro num lugar certificado... deem uma olhada no blog do Açaí do Cowboy para atentar as normas exigidas: http://acaidocowboy.blogspot.com/

Marketing cultural!

O marketing cultural anda em alta na Amazônia, em Belém, tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada, começam a aparecer vários guias culturais mostrando a diversidade de programações na cidade e no estado do Pará. Vale lembrarmos que tanto para o mercado de lazer quando de negócios, as programações culturais são importantes não só para colaborar na atração da demanda, mas no prolongamento de sua estada numa localidade.
Guia Cultural do Governo do Pará com a programação de Carnaval.
Guia Bora Lá!, da inicitaiva privada, focado nas atividades artísticas e gastronômicas de Belém.

Esperamos que empresários do setor turístico se animem em outras cidades amazônicas e lançem guias culturais, tornando seus destinos mais atrativos para viajantes de lazer e negócios.


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Manaus e Curuça (PA): Carnaboi e Pretinhos do Mangue!

O Carnaval na Amazônia possui uma peculiaridade bastante interessante, é focado no folclore e em aspectos da regionalidade de algumas cidade do interior. Enquanto em Manaus, milhares de pessoas pulam e dançam ao som de toadas do boi; em Curuça, no interior do Pará, milhares de pessoas se ornamentam com lama dos mangues da região e só se "limpam" no final, com um inusitado banho de espuma.
Carnaboi, mas regional impossível!

Pretinhos do Mangue, com o abadá mais barato do Carnaval, um dos carnavais mais autênticos do Pará.

As Brasileiras!

Os programas televisivos que tem explorado cenários amazônicos tem aumentado nos últimos meses, numa concorrência saudável entre emissoras de canal aberto no Brasil. Recentemente, na abertura do episódio A Selvagem de Santarém, na séria As Brasileiras, apresentada pela rede Globo, uma linda sequência de imagens da cidade de Santarém, onde parte do episódio foi gravado, deixou-me muito feliz. Belíssimas imagens aéreas da praias, da cidade, da floresta, dos monumentos, entre outras, compuseram a abertura. Para quem quiser conferir in loco toda esta beleza, Santarém, localizada no oeste do Pará, na confluência dos rios Amazonas e Tapajós (pode-se avistar o encontro das águas de um mirante em frente a cidade) possui voos diários de Belém e Manaus com as principais companhias aéreas: Tam, Trip e Gol.
Praia de Alter do Chão, eleita uma das mais bonitas do mundo!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Gol: Belém - Miami - Belém!?

A ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil autorizou recentemente a Gol a operar 14 frequências semanais entre o Brasil e os Estados Unidos. Segundo notícias dos bastidores, a empresa estuda reestabelecer a rota para Miami a partir de Belém, voando com boeings 737-800, os mesmos que fazem as rotas para o Caribe. Há uma possibilidade de o voo se originar em Fortaleza... esperamos que a Amazônia ganhe mais esta opção internacional.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ministério do Turismo e a Profissionalização

Após a publicação da Lei Geral do Turismo em 2008, o Ministério do Turismo vem reforçando as campanhas de profissionalização do setor e alertando o público consumidor sobre a necessidade de utilizar serviços profissionais, regulamentados e legalizados para que diminua a probabilidade de ocorrer problemas durante a viagem. Recentemente, o Mtur vem veiculando alguns anúncios neste sentido, como este da revista Viagem e Turismo de fevereiro de 2012:
Anúncio: da Revista Viagem e Turismo, fev/12.

Aeroportos Regionais na Amazônia

Caros leitores, quando apresentei a Tese de Mestrado sobre Transportes Turísticos na Amazônia em 2009, a questão dos aeroporto do interior também foi levantada, alertando para a potencialidade das cidades turísticas e do entorno delas quanto a atividade turística e que a falta de infraestrutura de acesso dificultaria o desenvolviemnto turístico das mesmas. Um novo estudo da Abetar - Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional publicado recemente, cujo mesmo foi alvo de matéria publicada na revista Aero Magazine do mês de fevereiro, alerta para o potencial de desenvolvimento turístico de localidades do interior, mas que esta travado pela falta de infraestrutura aeroportuária. Uma das regiões com maior potencial para aproveitamento deste tipo de acesso é justamente a Amazônia (Legal), das 174 cidades onde foi feito o levantamento, cerca de 63 estão nesta região, que engloba 9 estados (PA, MA, AP, AC, RR, RO, TO, AM e MT). O potencial de tráfego é muito grande, contudo muitos aeroportos do interior continuam negligenciados, mesmo em cidades de tráfego mais elevado, como Santarém e Marabá no Pará que já movimentam mais de 200 mil passageiros cada uma, possuem terminais precários e serviços deficientes. Vale a pena conferir a reportagem.
Alguns aeroportos destacados no estudo, por estado:
Amapá: Oiapoque
Amazonas: Parintins, Barcelos, Tabatinga, Tefé e Manicoré
Acre: Feijó
Mato Grosso: Alta Floresta, Cáceres
Pará: Santarém, Marabá, Tucuruí, Altamira, Itaituba, Carajá e Monte Dourado
Rondônia: Cacoal, Ji-Paraná
Tocantins: Porto Nacional e Araguaína
Maranhão: Imperatriz e Carolina

Registro: Air China em Manaus!

Dia 14/02 pousou no Aeroporto Internacional de Manaus o Airbus A330 da Air China trazendo a comitiva do 1º Ministro Chinês Wen Jiabao. A comitiva partiu dia 15/02, após curta estada em Manaus, rumo a Vancouver no Canadá.

Fonte: Spotter Manaus 

Fotografia: MHEP...

Pátio interno do Museu Histórico do Estado do Pará... vale a pena conferir! 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Amazônia na Viagem e Turismo: Pará e Roraima

As últimas edições da revista Viagem e Turismo tiveram reportagens dedicadas a destinos turísticos amazônicos. Na edição do mês de janeiro, a reportagem foi sobre o Monte Roraima, com foco no ecoturismo. Na edição de fevereiro o foco foi cultural, com destaque para Belém e o famoso Brega. Vale a pena conferir:
Capa da Viagem e Turismo com reportagem dedicada a Belém e o brega paraense!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Regionais na Amazônia...

Aos poucos a aviação regional vem tomando folego novamente na Amazônia. Ressaltamos que na região a distância entre muitas cidades turísticas é imensa, o que torna a acessibilidade por barco muito difícil e precária, inviabilizando fluxos turísticos. O desenvolvimento da aviação regional tem tudo para tirar do esquecimento muitas regiões turísticas da Amazônia, não somente nos segmentos de ecoturismo, pesca esportiva, bird watching, lazer; mas também de negócios, de saúde, entre outros. Os governos estaduais, municiáis e federal precisam investir na melhorias dos terminais do interior, dando as condições de infraestrutura para a operação da aviação regional. Atualmente, a Trip e a Sete linhas aéreas são as duas principais empresas que investem na Amazônia. Esperamos que as empresas abram novas rotas.
ATR da Trip e E-120 da Sete aguardando passageiros no Aeroporto Internacional de Belém, rumo ao interior.

Belém tem praia!

A área do município de Belém, no Pará, possui aproximadamente 38 ilhas, correspondendo a 65% do território. Conhecer a cidade, sem dúvida, passa também por visitar as suas inúmeras ilhas. A mais famosa é a ilha do Mosqueiro, com mais de 18km de praias de frente para a baía de Marajó, por onde passa parte da água do rio Amazonas. Uma outra ilha, localizada a 25km do centro de Belém, também vem encantando muitos visitantes: a ilha do Outeiro ou Caratateu. Recentemente, teve seu acesso melhorado e sua orla urbanizada, uma bom convite ao banho nas mornas água da baía de Marajó.
Na maré baixa, o que não falta é espaço! O quê, maré? Isso mesmo, apesar de ser tecnicamente de rio, aqui a maré sobe e desce todos os dias, mas sem aquele efeito milanesa do sal!
Ops, não viu o final da praia? É garnde mesmo! Do outro lado é a ilha do Mosqueiro.
Olha o por do sol ou da chuva chegando!

A importância do Turismo, segundo pesquisa da Marriott

As viagens internacionais foram apontadas como mais importantes que a diplomacia, a internet, filmes e televisão para estimular a economia e quebrar barreiras culturais. A constatação é da pesquisa conduzida por Penn Schoen Berland, sob encomenda da Marriott International, que foi apresentada na semana passada no Fórum Econômico Mundial. A pesquisa revelou que 96% dos entrevistados, com idade entre 35 e 50 anos, acreditam que viagens e turismo estimulam a economia, enquanto 77% afirmam que “quanto mais as pessoas vivenciam outras culturas, de outros países, mais se prega a paz”. “Eu acredito que estamos entrando na ‘Era de Ouro da Viagem’, onde as oportunidades de se fazer negócios e viajar para o Exterior estão se expandindo como nunca”, disse a CEO da Marriott International, Arne Sorenson, com relação ao número de chegadas internacionais, que dobraram nos últimos dez anos e que atingirá a marca de 1 bilhão em 2012, segundo a Organização Mundial do Turismo. “Viajar ajuda a abrir a mente, o coração e a carteira. Essa pesquisa mostra que a prática também é uma poderosa forma de diplomacia mundial”, completou.  O estudo entrevistou mais de 1,1 mil viajantes globais e líderes de opinião de oito países, incluindo Brasil, China, França, Alemanha, Espanha e Estados Unidos. De acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC), a indústria prevê a criação de 69 milhões de empregos até 2021, incluindo empregos diretos, indiretos e induzidos.

Fonte: Panrotas

Condor/Thomas Cook em Manaus...

Grandes operadores europeus pela Amazônia...

Mal exemplo em Ananindeua!

A BR 316 que corta os dois principais municípos da Região Metropolitana de Belém, Belém e Ananindeua, tem atraído muitos investimentos. Um dos mais recentes é um hotel da cadeia Holliday Inn, nas imediações do Shopping Castanheira. Apesar da melhorias recentes, como instalação de lixeiras públicas, retirada de parte dos camelos e a inauguração de uma passarela; a área ainda merece melhor atenção do poder público, pois o calçamento encontra-se bastante denificado e a lama reina em dias de muita chuva, além da polícia, que apesar da segurança, atrapalha os pedestres na calçada. Vejam o exemplo abaixo, a viatura da Guarda Municipal de Ananindeua ocupa quase 80% da calçada, obrigando os pedestre a praticamente usar a rodovia para se deslocarem.
Viatura atrapalha a circulação de pedestres. O exemplo tem que vir de todos!

Marketing carnavalesco na Amazônia

Vários estudos de demanda comprovam que parte da demanda de alguns destinos turísticos está em países e cidades próximas. Na Amazônia, parte da demanda que se desloca para as cidades com intensa programação carnavalesca, como Macapá (Amapá), Tucuruí, Cametá, Vigia, etc (Pará) se origina em Belém, desta forma alguns governos municipais tem investido em anúncios populares para tentar capitar potenciais visitantes na capital paraense. Em vários ônibus de Belém, o chamado "busdoor", pode-se observar vários anúncios das cidades de Macapá e Tucuruí, informando sobre a programação de carnaval.

Parabens aos governos pela iniciativa!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cruzeiros internacionais trazem mais de 20 mil turistas ao Pará

Ancorou em Belém nesta quarta-feira (8) o navio Aída, que trouxe ao Pará 1,2 mil turistas alemães e permanece na capital paraense até quinta-feira (9). O roteiro de visitação inclui os principais atrativos da cidade, como a Estação das Docas, Teatro da Paz, Complexo Feliz Lusitânia, Museu Paraense Emílio Goeldi e Ver-o-Peso. O Aída é um dos 25 navios da temporada de cruzeiros que chegam ao Pará de outubro de 2011 a maio deste ano, com uma estimativa de trazer ao Estado 20 mil turistas. O diretor da Amazon Incoming Service, João Ribeiro, informa que o Estado recebeu em janeiro quatro navios, somando 3,8 mil turistas. Em fevereiro chegam mais seis navios, com 5,5 mil, visitantes, e em março a previsão é que atraquem em Belém quatro navios, com 4,1 mil. Em abril dois navios chegam a Belém, com 2,6 mil turistas, e em maio um navio, com 200. Segundo ele houve um aumento de 50% no número de cruzeiros no Estado. Em pleno Carnaval, Belém receberá o maior número de navios, seis no total, que somam 5,5 mil turistas. Os principais pontos desses desembarques acontecem em Icoaraci, Belém e Santarém (Alter-do-Chão). Entre os navios que aportam nesse período estão o Astor, com 700 turistas europeus, que chega a Belém dia 19 deste mês. Segundo relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abrmar), a temporada 2011/ 2012 trará ao Brasil cerca de 894,8 mil turistas. Na temporada passada, esses visitantes deixaram nos portos e nas cidades brasileiras cerca de R$ 522,5 milhões. Os segmentos que mais lucraram foram comércio varejista, alimentos e bebidas e transporte.

Texto: Benigna Soares - Paratur: turismoparaense@gmail.com / benignasoares@globo.com

Comentários: o crescimento do fluxo turístico de cruzeiros marítimos mostra que nossos operadores tem conseguido capitar mais operações, apesar das más condições de recepção portuária atual, não somente de Belém e Alter do Chão, mas também de Paritins, Manaus e Macapá, que são as principais cidades de parada dos cruzeiros que navegam ao longo do rio Amazonas. Precisamos de investimentos urgentes na área portuária das cidades de Belém e Alter do Chão para atender dignamente os cruzeiristas e os turistas que viajam para o Marajó e Oriximiná, por exemplo.

Emílio Goeldi em reforma

O Parque Zoobotâncio Emílio Goeldi está em reforma. Atualmente, é uma das atrações mais visitadas por turistas nacionais e estrangeiros na capital paraense. Segundo a diretoria da insituição, as obras somam 15 milhões de reais e tem previsão para terminarem em 2013, com novos espaços para visitação, um novo museu e espaços para exposição, além da eventual locação da Rocinha, prédio histórico no centro do parque, para eventos.

Projeto Aeroporto de Manaus - Infraero


Video do novo Aeroporto de Manaus: http://www.youtube.com/watch?v=SiEuPh1LOSU

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Nova Empresa de Turismo em Belém

Caros parentes, amigos e futuros clientes,

Eu (Fabio Romero) e a Anatercia Ramos somos sócios em uma nova empresa na área de turismo com sede em Belém - Pará. A priori, não posso revelar todas as informações do negócio para vocês, mas serão informados em breve. Contudo precisamos da colaboração de vocês na escolha do nome da futura empresa e de alguns dados sobre hábitos de viagem. Quem puder particpar, é só acessar o link para preenchimento on line da pesquisa: http://www.surveymonkey.com/s/WS8PM6C
Pretendemos explorar os mercados regional, nacional e internacional de forma colaborativa e rede, não em concorrência direta.
A sugestão deve atender a um critério mínimo, de adaptabilidade aos diversos mercados, ou seja, não pode ser muito complicado de escrever e de fácil assimilação, que possibilite uma empatia com a futura marca.
Contamos com a colaboração de vocês.

Gol: novo voo Brasília - Marabá - Belém

A Gol terá nova ligação entre as cidades de Brasília, Marabá e Belém. Marabá vem se desenvolvendo rapidamente, demandando novas ligações. Segue as informações da ANAC sobre o novo voo:

Solicitação 06/02/2012 – Inclusão – em Análise – Efetivo 20/03/2012.
GLO 1984 domingo a sexta > BSB 13h30 MAB 15h30/16h00 BEL 17h00 > B738 (183 pax)
GLO 1985 diários > BEL 16h10 MAB 17h10/17h40 BSB 19h40 > B738 (183 pax)

Aeronave da rota: 737-800
Foto: Airliners.net

Belém da saudade!

Belém possui o centro histórico mais significativo da Amazônia, com predominância portuguesa, refletindo diversos períodos históricos desde a sua fundação em 12/01/1616. Abaixo segue uma foto antiga de um dos muitos conjuntos históricos ainda sobreviventes: o da Praça do Relógio, em frente a Doca do Ver-o-peso e na área onde funcionou a primeira bolsa de valores do Brasil, a que negociava a borracha.
Praça do Relógio ao centro, ao fundo um conjunto de casarios portugueses de ricos comerciantes do Período da Borracha; no topo, a Catedral Metropolitana de Belém, no núcleo, hoje, chamado de Feliz Lusitânia.

Icoaraci: Festa de Mestre

Caros leitores, para quem curte um pouco da Cultura Popular, vale a pena conferir os vídeos da série de documentários: Festa de Mestre. Os vídeos mostram um pouco da cultura popular do Distrito de Icoaraci, a 20km de centro de Belém. Famosos pelo artesanato cerâmico, também se destaca pelas representações folclóricas e festas populares. Bois, pássaros, botos, danças típicas... uma festa para os sentidos. Quem quiser conferir o material, avise-me!


Colaboradora: Gilena, da Paratur, moradora de Icoaraci e amante da Cultura Popular.

Parintins: reforma do bumbódromo!

O governador do Amazonas, Omar Aziz, viajou neste sábado (dia 29) ao município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) e, entre outras ações, anunciou o projeto do novo bumbódromo. Trata-se de uma reforma e ampliação, com “a finalidade de readequar a estrutura da arena de disputa dos bumbás Caprichoso e Garantido às novas dimensões do festival”, destaca o governo amazonense em comunicado. Com o projeto, a nova arena terá uma estrutura de concreto e perfis de aço e será ampliada de 15 mil metros quadrados para 24,5 mil metros quadrados. “Haverá a ampliação das arquibancadas, do número de camarotes, camarins e demais instalações. A rampa externa e o acesso às arquibancadas também serão redimensionados. A arena de apresentações e a área de concentração das agremiações serão ampliadas.” As obras, asseguram o governador, devem começar logo após o encerramento do festival, no mês de junho. “Este ano, o bumbódromo ainda terá os pequenos reparos realizados anualmente, antes da realização do festival. O investimento na restauração anual é da ordem de R$ 1,2 milhão e engloba a reforma de arquibancadas, recuperação de pisos, rampas, troca e limpeza de forro, revisão das instalações elétricas e pintura completa.”
Na ocasião, o governador Aziz também assinou com a Prefeitura de Parintins o convênio para a realização do Carnailha 2012. Firmado por meio da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, o convênio vai repassar à prefeitura R$ 400 mil para a realização da edição deste ano do evento.                   
Fonte: Panrotas e Amazonastur

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Regiões do Pará em novo roteiro da Visual Turismo

A programação da Visual Turismo leva os viajantes a conhecer as riquezas da gastronomia, da cultura e as belezas naturais de duas regiões do Pará, a capital Belém e o incrível santuário ecológico localizado na Ilha de Marajó. A viagem começa pela capital paraense, com os pontos turísticos como os imperdíveis Mercado do Ver-o-Peso e Estação das Docas, além de hospedagem no Hotel Hilton para recuperar as energias. Depois, é hora de embarcar rumo a Marajó, maior ilha fluviomarinha do mundo e palco também do famoso fenômeno da pororoca.

A viagem é o refúgio certo para os apreciadores do ecoturismo. Lagos, igarapés, campos, manguezais, pântanos e praias de rio são algumas das maravilhas locais. No roteiro estão inclusos passeios à Vila Histórica de Joanes, com as ruínas dos Jesuítas do tempo do Descobrimento do Brasil. Os viajantes também podem conhecer o centro dos municípios de Salvaterra e esticar a viagem até a Praia de Joanes. Fato curioso é que suas águas ficam doces de janeiro a maio, quando é banhada pelo Rio Amazonas, e salgadas de junho a dezembro por conta do Oceano Atlântico. Em um passeio fluvial pelo Rio Paracuari, a cidade visitada é Soure, com passeios pelo Curtume (centro de artesanato de couro de búfalo), pela Cerâmica e um tour rural na fazenda de criação de búfalos, onde se concentra o maior rebanho do Brasil. As fazendas da região transformaram-se em locais de hospedagem, que permitem vivenciar um pouco do modo de vida local, incluindo também apresentação de danças folclóricas com grupo nativo. A beleza da Ilha de Marajó também está nas praias de água salobra. Paisagem diferente, onde o mar avança sobre os igarapés e deixa os troncos de árvores embelezando a beira da praia. O pacote de quatro dias tem saídas em 29 de fevereiro, 14 e 28 de março. A tarifa inclui passagem aérea, traslados, hospedagem, café da manhã, passeios pelas cidades e tour na Vila de Joanes, Cidade de Salvaterra, fluvial no Rio Paracauari e bolsa de viagem.

Fonte: http://www.brasilturis.com.br/diretodaredacao_materia.neo?Materia=30536

Turismólogo no CBO

Um ano e três meses após o protocolo número 40.000.021820/201016 que solicita inclusão do turismólogo na Classificação Brasileira de Ocupações - CBO realizado pelo Instituto Brasileiro de Turismólogos – IBT (www.turismologos.org.br/cbo.asp), é com grande satisfação que o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE anuncia o início dos trabalhos com previsão de termino para fevereiro de 2012.

O IBT reuniu-se com o Ministro do Trabalho, Sr. Paulo Roberto dos Santos Pinto, no ultimo dia 16 de janeiro de 2012, onde foi apresentado o inicio dos trabalhos técnicos. Participaram da reunião a Chefe da Divisão da CBO, Sra. Cláudia Maria Virgílio de Carvalho Paiva e os Turismólogos filiados ao IBT: Débora Lentúlia, Rute Andrade Elias, Guilherme Matoso, Marcio Bensuaschi e Nei Bastos. Para alcançar está conquista o IBT investiu mais de R$ 20 mil reais, utilizados em deslocamentos a Brasília, postagens, alimentação, hospedagem, envio de ofícios para senadores e deputados, entre outras despesas. Todo o recurso é oriundo da contribuição de filiados. A previsão da conclusão dos trabalhos é para segunda quinzena de fevereiro deste ano, com imediato cadastramento do Turismólogo nas bases de dados como IBGE, Receita Federal, CAGED, Lista de Ocupações da Carteira de Trabalho, FGTS, entre outros. O maior benefício virá por conta da iniciativa pública e privada, que utilizam a CBO para elaborar os planos de cargos e carreiras.

Agradecemos a união e o apoio recebido. Manteremos toda a categoria informada das próximas etapas. Acesse no nosso Facebook o link para o anuncio feito pelo Ministério do Trabalho: http://www.facebook.com/IBTBr

Fonte: Instituto Brasileiro de Turismólogos

Eventos Reais...

Galera, uma idéia e tanto acabou de surgir no mercado paraense de eventos. Dêem uma olhada neste blog, o http://eventosreais.wordpress.com/, com eventos, prestadores de serviço, entre outras informações para quem deseja explorar o lucrativo mercado de eventos em Belém no Pará.

Recebendo navios de cruzeiros no Nordeste!

Passageiros de cruzeiros recebem orientação da Setur-AL (foto divulgação)
Passageiros de cruzeiros recebem orientação da Setur-AL
Mais de cinco mil cruzeiristas já foram orientados pelas equipes da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas e do Procon-AL sobre a pirataria no setor turístico. Nas dicas dadas pelos órgãos do governo estadual, os tópicos atentam para que o turista se informe sobre o cadastramento das empresas no Ministério do Turismo por meio do Cadastur com o intuito de evitar constrangimento na compra de serviços. Outra dica é que ao comprar excursões e passeios turísticos, o consumidor deve exigir o acompanhamento do profissional guia de turismo, que deverá portar o crachá de identificação com a chancela do Ministério do Turismo (MTur). Segundo o técnico da Setur-AL, Valdiron Lira, muitos turistas se interessam pela ação, perguntam e tiram dúvidas. “Essa ação é muito importante”, afirma.

Para a secretária de Turismo de Alagoas, Danielle Novis, a ação garante ao turista que o Estado está preocupado com os produtos e serviços adquiridos por eles na viagem. “Queremos mostrar que o turismo na legalidade não causa aborrecimento e estamos dando dicas de como podem se prevenir contra os piratas”, disse.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Rondônia projeta promoção turística internacional

Com o objetivo de implementar uma política internacional de promoção turística, os representantes de Rondônia reuniram-se nesta quarta-feira (dia 1º) com o presidente da Embratur, Flávio Dino, em Brasília. “O Estado tem vocações indiscutíveis, exatamente pela localização no ecossistema da Amazônia e pelos vários produtos que possui, além do ecoturismo. Vamos fazer uma visita técnica da Embratur junto com a equipe da Superintendência de Turismo, para verificarmos o que podemos identificar como produto turístico para o mercado internacional”, explicou Dino.

Participaram da reunião o superintendente da Secretaria Estadual de Turismo de Rondônia, Basílio Oliveira, o secretário da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer, Francisco Leilson, o secretário municipal de Desenvolvimento Sócio Econômico e Turistico de Porto Velho, Agnaldo Nepomuceno, o procurador federal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Ricardo leite, e a superintendente da Superintendência de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel.                   

Fonte: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/rondonia-projeta-promocao-turistica-internacional_75286.html

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Infraero: sinais de mudança positiva!

Caros leitores, está em curso uma mudança muito grande de perspectiva na Infraero, a estatal de administra a maioria dos aeroportos brasileiros. Assim como acontece no Canadá, a empresa que tentar diminuir os elevados preços cobrados nos aeroportos brasileiros por praticamente qualquer serviço. No Aeroporto Internacional de Belém, por exemplo, um pastel (simples, com recheiro de vento, sabor queijo) custa na faixa dos R$ 6,00 reais, o mesmo pastel no centro sai no máximo a R$ 3,00 reais. Parabens a Infraero pela iniciativa e esperamos, em breve, ver esta iniciativa para os demais aeroportos da rede:
"Os preços exorbitantes do cafezinho, do pão de queijo ou dos lanches em geral nos aeroportos vão ficar mais em conta. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) vai licitar espaços para lanchonetes populares em 12 aeroportos da Copa de 2014. A primeira será no terminal de Curitiba e deve ficar pronta até maio. O edital estava previsto para ser publicado hoje no Diário Oficial da União. A Infraero escolheu 15 itens e fixou um preço máximo que poderá ser cobrado. Um salgado de 80 a 100 gramas não vai poder custar mais de R$ 3,30, por exemplo. Atualmente, em aeroportos como o de Congonhas, em São Paulo, um croissant custa R$ 10,50 em pelo menos duas lanchonetes diferentes. Além de serem poucas, as lanchonetes nos aeroportos praticam preços similares.

A ideia é que, com a concorrência da lanchonete popular, os outros restaurantes e cafés sejam estimulados a cobrar menos também. Um pão de queijo no Aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, custa R$ 3,70. Na lanchonete popular, o passageiro vai pagar no máximo R$ 2 pelo mesmo produto. O cafezinho de 50 ml, que custa R$ 3,20 em Congonhas, na lanchonete popular poderá custar, no máximo, R$ 1,60. A pesquisa para estabelecer um teto para os preços cobrados na lanchonete popular de Curitiba foi feita nas imediações do aeroporto, que fica em São José dos Pinhais, e também na capital paranaense. O mesmo vai ser feito com os próximos aeroportos que receberão a novidade - Confins, Galeão e Salvador estão entre eles. Os aeroportos que serão concedidos à iniciativa privada no leilão do dia 6 de fevereiro (Guarulhos, Viracopos e Brasília) não estão incluídos no projeto de lanchonetes populares.

'É um teste, pois é a primeira vez que lançamos uma licitação com essa característica. A ideia é que exista pelo menos uma lanchonete desse tipo nos aeroportos da Copa, influenciando as demais a venderem mais barato', disse o diretor comercial da Infraero, Geraldo Moreira Neves. Moreira afirmou acreditar que a medida vai causar polêmica entre os restaurantes e lanchonetes que estão de olho no mercado lucrativo dos aeroportos, onde cobrar caro por qualquer item é praxe. 'Vamos ver quantas brigas a gente vai ter nessa licitação. Nossa área jurídica já está preparada', disse".