Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Recorde de cruzeiros, mais dois navegando pelo Amazonas!

AIDAvita em Belém.
Neste fim de semana, mais dois navios cruzeiros passam pelo Pará. Neste sábado, 25, por volta das 8 horas na Estação das Docas, o navio AIDAvita volta a Belém com mais 1000 turistas alemães. No dia seguinte, às 10 horas, desembarcam no trapiche de Icoaraci 700 turistas americanos, através do navio Prinsendam.
Segundo João Ribeiro, da Amazon Incoming Service, principal operadora de receptivo de cruzeiros no Pará, o roteiro dos turistas em Belém inclui visitas ao complexo Ver-o-Peso, Estação das Docas, Forte do Presépio, Basílica de Nazaré e Museu Paraense Emílio Goeldi. A temporada de cruzeiros no Pará, que começou em outubro de 2011 e segue até maio deste ano, tem estimativa de receber 20 mil turistas a bordo de 25 navios, oriundos de diversos países.
Prinsendam em Belém.
A primeira passagem do AIDA pelo Pará foi entre 11 e 12 de janeiro, com centenas de turistas que visitaram Belém em plena programação de 396 anos da cidade. Em janeiro também passou por Belém o navio Amsterdam, com 1,6 mil turistas de procedência inglesa. O total de turistas em janeiro, segundo João Ribeiro, foi de 3,8 mil turistas em quatro escalas. Em fevereiro, mais cinco escalas, totalizando mais de 5,5 mil turistas.

Em março quatro cruzeiros aportam na capital paraense, trazendo a bordo 4,1 mil turistas. Em abril serão mais duas (com 2,6 mil turistas) e, em maio, outra, com 200 turistas. Os principais pontos desses desembarques são Icoaraci, Belém e Santarém (Alter-do-Chão).
Para incentivar o uso do potencial hídrico do Pará na atividade turística, tanto para o turismo de sol e praia como para os passeios pelos rios da região, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) fez, em janeiro deste ano, a Oficina Técnica de Fortalecimento de Circuito Integrado do Turismo. A programação, que de acordo com o presidente da Paratur, Adenauer Góes, segue orientações do Plano Estratégico de Turismo do Pará, lançado em novembro do ano passado, teve a participação do trade local, em especial agências de viagens do Pará.
Fonte: Imagens (©) Copyright Gilmar Nazaré Guedes Leal / Texto (©) Copyright Governo do Pará.

Comentários: lembramos que estes cruzeiros seguem até Manaus, navegando pelo rio Amazonas, sendo que ainda existem as escalas feitas no estado do Amapá, na cidade de Macapá. A temporada de cruzeiros 2011/2012 na Amazônia está sendo uma das mais movimentadas da história, com mais de 50 mil passageiros movimentados nas quatro principais cidades que recebem as escalas: Belém, Macapá, Santarém e Manaus. Atenção governos, precisamos melhorar a receptividade e a qualidade deste produto, sem dúvida, um grande gerador de renda e emprego. Se considerarmos apenas o gasto médio diário dos mais de 50 mil cruzeiristas que passaram pelas cidades Amazônicas nesta temporada, temos mais de R$ 5.000.000,00 milhões de dólares em gastos diretos (US$ 100,00 x 50 mil), sem falar nos milhões gastos com combustível, abastecimento de navios, passeios opcionais, impostos portuários, taxas aeroportuárias de embarque, etc. Precisamos, com urgência, dar mais atenção a este produto.
Postar um comentário