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quinta-feira, 24 de abril de 2014

Abrasel lança Guia On Line!

Abrasel lançará um Guia On Line de bares e restaurantes, mais uma ferramente do trade turístico tanto para o viajante quanto para os operadores, como Agências de Viagens e Guias de Turismo, além de potencializar o turismo gastronômico nas localidades atendidas. 

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Agenciamento - os desafios continuam!

O Sindetur-SP, através do Ipeturis, seu Instituto de Pesquisas, divulgou hoje (31), os Indicadores Econômicos do Agenciamento Turístico referentes a 2013 no Estado de São Paulo. Participaram do estudo 648 empresas do setor, a maioria composta por agências de viagens (81,3%).

De acordo com o sindicato, embora haja empresas especializadas em determinados segmentos, quase todas elas comercializam um variado leque de serviços turísticos. Os produtos tradicionais foram os mais comercializados ano passado. Em primeiro, passagens aéreas, com 93,5%; seguido pela venda de hospedagens, com 93,2%; pacotes turísticos, com 90,4; e locação de veículos, 87,3%. O maior volume de vendas ao longo do ano passado pertence aos destinos internacionais, enquanto os nacionais demonstraram queda em comparação ao primeiro semestre.

“Esses números representam o que é o milagre brasileiro”, avalia Eduardo Vampré do Nascimento, presidente da entidade. “A comissão das passagens aéreas foi zerada para os agentes de viagens, mas o produto é o líder em vendas, pois o profissional tem certa obrigação com isso. O governo tentou beneficiar o usuário, mas nem ele, nem o agente foram privilegiados, já que as companhias mantiveram os preços”.

Somadas as médias mensais, as grandes empresas venderam R$ 222,8 milhões no primeiro semestre de 2013, enquanto venderam R$ 206 milhões no segundo. Nas empresas médias, esses valores foram de R$ 53 milhões e R$ 38,8 milhões, respectivamente. Nas de porte pequeno, as somas médias mensais foram de R$ 9,2 milhões no primeiro semestre e R$ 7,3 milhões no segundo. Já nas microempresas, a soma dos dois semestres resultou em R$ 1 milhão.

As empresas consultadas contaram, em média, com 21 colaboradores ano passado. Em comparação com o primeiro semestre de 2013, o segundo semestre viu aumento de remuneração de 9% no setor de reserva, 8% no administrativo e 14% no de manutenção. Nos demais setores foi encontrado um decréscimo, principalmente na remuneração aos cargos de diretoria, com queda média de 19%.

De acordo com Nascimento, a expectativa para 2014 é de crescimento do setor, porém, devido a todas as distinções do ano, fica difícil prever com exatidão. “Como todo ano, o Turismo deve apresentar crescimento econômico no Brasil, mas posso dizer com certeza que um ano difícil vem por aí”, afirma o presidente à PANROTAS. “O comportamento do consumidor daqui vai mudar um pouco por conta de Copa do Mundo e eleições.”

Fonte: http://panrotas.com.br/noticia-turismo/mercado/aereo-e-produto-mais-vendido-em-agencias-de-viagens_98895.html

Comentários: os desafios para o agenciamento de viagens continuam - internet, redução de comissionamento, concorrência direta com parceiros, custos elevados, entre outros, vem desafiando o agenciamento em nível mundial. No Brasil, não tem sido diferente, contudo a pesquisa mostra que parte do problema pode ter sido superada, pois muitas agências diversificaram seus produtos e serviços, apesar da dependência majoritária de um único produto continuar, a "passagem aérea".

Ao gosto (do bolso) do viajante!

As companhias aéreas tem se esforçado para agradar os viajantes - milhas, salas vips, tv ao vivo, serviço de bordo com refeições quentes, redes sociais, entre outras - e fidelizá-los. Apesar de todo o esforço, o preço continua sendo um fator determinante para 7 em cada 10 viajantes para escolher a companhia na qual irá viajar, traduzindo... gosto de viajar na Azul por causa da tv ao vivo, mas se a tarifa da Gol estiver mais em conta, viajo na segunda opção. O resultado mostra que o diferencial de serviço oferecido por algumas empresas não interfere na decisão final no viajante, pelos menos para a maioria deles.

Quanto aos aeroportos a situação esta tão ruim que sequer aparecem na pesquisa, excetuando-se pelo aspecto da localização, como em cidades que possuem dois aeroportos ou mais, na qual o viajante poderá optar por um aeroporto mais distante ou próximo do centro, a decisão por onde vai embarcar não afeta em nada o momento da viagem. Contudo outras pesquisas apontam que a insatisfação com os serviços prestados em aeroportos continua elevada: preços altos, filas para apanhar táxi, falta de transporte público, falta de cadeiras nas salas de embarque, demora na restituição de bagagem, entre outras, colocam os aeroportos na lanterna das avaliações das infra estruturas turísticas. Vejam alguns resultados: 

O estudo Net Promoter Score (NPS), realizado pela Viajanet, aponta que o principal critério usado pelos viajantes para a escolha da companhia aérea é o preço oferecido nas passagens. O fator financeiro foi apontado como determinante por 73% dos 12 mil entrevistados. Em segundo lugar aparece o horário do voo, com 11%. Depois aparecem as parcelas, a empresa de aviação e quantidade de paradas, na sequência.

Um dos itens menos considerado pelos usuários que responderam à pesquisa foi a qualidade dos terminais aeroportuários. Apenas 2% das pessoas afirmaram que levam este fator em conta antes de adquirir o bilhete aéreo. O dado reflete o humor dos passageiros com os principais aeroportos do Brasil. Em uma escala de 1 a 5, os usuários deram uma nota média de 3,79 para os terminais nacionais.

“Mesmo com investimentos nos principais aeroportos do País, visando a Copa do Mundo, a qualidade do local em que a pessoa vai embarcar ou desembarcar é o que menos importa na decisão da viagem”, comentou o sócio fundador do Viajanet, Alex Todres. De acordo com dados da Infraero, mais de R$ 5,6 bilhões foram investidos nos aeroportos das 12 cidades-sede do Mundial.

Fonte: http://panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/preco-e-o-principal-fator-para-escolha-de-cia-aereas_99210.html

Empregos na Copa!

A Copa do Mundo deste ano deve ampliar a oferta de vagas em 47,9 mil entre os meses de abril e junho nos estados que abrigam as cidades-sede do mundial, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Esse número equivale a 38,1% das 125,8 mil vagas criadas no Brasil em todo o ano de 2013 e a 35,2% daquelas esperadas para 2014. Os estados que vão sediar o mundial criaram 29,5 mil postos de trabalho celetistas no turismo no segundo trimestre de 2013. Além da projeção da Embratur, a pesquisa considerou o fluxo de passageiros nos principais aeroportos e dados do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged). As oportunidades serão para os serviços de hospedagem, de alimentação, de transporte, agências de viagens e serviços culturais e recreativos para atender o aumento do fluxo turístico no país.

De acordo com estimativa da Embratur, a Copa do Mundo deverá gerar um fluxo de 3,6 milhões de turistas, número equivalente à metade do total de visitantes nacionais e estrangeiros que deverão circular pelo país em 2014, segundo estimativas do Ministério do Turismo. O segmento de serviços de alimentação, como bares e restaurantes (principal segmento turístico) deverá responder pela maior parte da geração do emprego no turismo, com 16,1 mil vagas, equivalente a 33,5% do total. Nesse ramo, o salário médio nacional deve chegar a R$ 935.

Em seguida, devem vir os serviços de transporte de passageiros, com previsão de abertura de 14 mil empregos (29,2% do total) e salário médio de R$ 1.449. Hotéis, pousadas e similares deverão ofertar 12,3 mil vagas (25,7%) com vencimento médio de R$ 900. Juntos, esses três segmentos deverão responder por 88,4% do total de vagas a serem criadas.

Serviços culturais e recreativos, como casas de espetáculos, parques e arenas esportivas, têm perspectiva de abertura de 3,8 mil vagas com remuneração média de R$ 1.397. Já o segmento de agências de viagens deverá oferecer a maior remuneração média, de R$ 1.626, mas apenas 3,6% dos empregos vinculados à Copa do Mundo (1,7 mil) devem ser preenchidos por este segmento.

Fonte: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/04/copa-do-mundo-deve-gerar-479-mil-vagas-no-turismo-diz-cnc.html

Copa traz mudanças ao Sistema Aéreo Nacional!

A Copa esta trazendo mudanças (mal planejadas) para o setor aéreo brasileiro, o que era para ser feito em etapas e de forma mais planejada, esta sendo feito às pressas para evitar maiores problemas durante o evento. Com quase 200 milhões de passageiros movimentados em 2013 e taxas de crescimento de mais de 5% ao ano, os aeroportos tem virado grande foco de problemas para usuários do sistema como companhias aéreas e viajantes. Atrasos, cancelamentos e aumento de custos tem preocupado especialistas, além de afetar o balanço das companhias aéreas nacionais. Segue um resumo das principais mudanças em curso, numa análise feita pelo Wall Streer Journal:

Por ELIZABETH DWOSKIN, SUSAN CAREY e PAULO WINTERSTEIN - Wall Street Journal
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Com a ajuda da tecnologia, companhias aéreas estão remapeando as rotas de seus aviões para que possam economizar em tempo de voo e combustível
Executivos de companhias aéreas e autoridades do governo brasileiro estão se apressando para redesenhar as rotas aéreas do país e evitar congestionamentos durante a Copa do Mundo, que começa em dois meses.
Um número maior de satélites do Sistema de Posicionamento Global ajudará a automatizar a navegação e os pousos em aeroportos para tornar o espaço aéreo mais eficiente. E a GOL Linhas Aéreas Inteligentes SA está usando um software sofisticado para descobrir como encaixar mais voos numa rota e também economizar combustível.
Em dezembro, os aviões que fazem a rota mais movimentada do país – a ponte aérea de uma hora entre Rio de Janeiro e São Paulo – começaram a voar mais próximos uns dos outros em rotas novas concebidas para maximizar o uso de combustível e atrasos em terra. Rotas novas em quatro outras cidades grandes – Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Vitória – serão implementadas até o fim deste ano, mas não está claro se alguma delas ficará pronta para a Copa.
"Se não fizéssemos essa mudança agora, não conseguiríamos lidar com a demanda da Copa do Mundo", diz o coronel Gustavo A.C. Oliveira, adjunto do subdepartamento de operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Brasil.
A Copa do Mundo será disputada em doze cidades brasileiras durante um mês a partir 12 de junho. Espera-se que cerca de 600.000 estrangeiros visitem o Brasil para ver a Copa, um dos eventos esportivos mais populares do mundo, colocando ainda mais pressão em um espaço aéreo já sobrecarregado pelo crescimento da economia do país nos últimos anos.
O número de passageiros aéreos no Brasil quase triplicou desde 2002, para 200 milhões por ano, e centenas de novos aviões comerciais e privados foram adicionados à frota do país. Mas cerca de 4% de todos os voos comerciais no Brasil são cancelados ou não completam suas viagens por causa de condições climáticas, problemas mecânicos e de pessoal.
"O nosso espaço aéreo parece uma bola de espaguete", diz o capitão Pedro Scorza, diretor de operações técnicas da GOL, a segunda maior companhia aérea local do país em tráfego. "O mundo todo estará de olho em notícias sobre o Brasil" durante a Copa do Mundo, diz ele. "Se as pessoas disserem que o espaço aéreo está lotado, que os voos estão atrasados, [isso] vai criar uma imagem ruim."
Marco Bologna, diretor-presidente da Tam SA, diz que sua companhia está investindo para ter certeza de que seus pilotos estejam treinados e certificados para as novas rotas otimizadas. "Acreditamos que vai economizar tempo e, com certeza, combustível", diz ele. "Isso é muito importante." A empresa, uma unidade da Latam Airlines Group AS, serve 45 cidades brasileiras e é um pouco maior que a GOL no mercado interno.
O redesenho do espaço aéreo é apenas uma parte da corrida para modernizar o sistema de aviação brasileiro antes do início da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O governo também tem privatizado aeroportos para atrair investimentos em terminais e pistas novas, e a operadora estatal de aeroportos, Infraero, está investindo pesado em sistemas de radar e torres de controle. Um terminal novo no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, deve ser lançado em 11 de maio, com capacidade para 12 milhões de passageiros por ano, elevando a capacidade total do aeroporto em cerca de 40%, comparado à de 2012.
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Os aeroportos brasileiros recebem hoje 200 milhões de passageiros por ano, quase o triplo do total em 2002.
David Neeleman, diretor-presidente da companhia de descontos Azul Linhas Aéreas Brasileiras SA, diz que hoje há congestionamento de tráfego aéreo em torno das cidades grandes, o que desperdiça combustível. Além disso, o querosene de aviação no Brasil é cerca de 17% mais caro que a média mundial por causa do controle estatal de preços e da queda do real em relação ao dólar. Isso levou as companhias aéreas a pressionar por uma revisão geral do espaço aéreo, diz ele.
O Brasil segue os Estados Unidos e outros países que adotaram uma tecnologia de navegação nova para projetar rotas que podem economizar combustível e tempo de voo, ajudar a encaixar mais aviões no tráfego aéreo e ajudar os pilotos a navegar em condições meteorológicas desfavoráveis.
As técnicas foram desenvolvidas por um pequeno grupo de companhias de aviação comercial, liderado em parte pela Alaska Airlines, nos anos 90. Sua controladora, a Alaska Air Group Inc. queria encontrar uma maneira de pousar de forma mais consistente nos aeroportos remotos do Alasca, que são cercados por montanhas e mau tempo.
Agora, sinais de GPS e computadores sofisticados no cockpit podem guiar aviões ao longo de rotas mais consistentes e diretas, o que permite que aviões voem mais próximos uns dos outros. As rotas estão tão calibradas que pilotos, ao aproximar-se da pista, podem simplesmente monitorar os pousos já programados sem fazer os ajustes frequentes que queimam combustível.
Como o Brasil iniciou a reforma mais tarde que outros países, está se beneficiando de avanços recentes no poder de computação e ferramentas digitais. As autoridades de aviação estudaram milhares de procedimentos de navegação e aterrisagem em cada um dos aeroportos-alvo e testaram se qualquer mudança comprometeria a segurança.
Eles receberam assistência da GOL, que formou uma parceria com a unidade de aviação da General Electric Co. e usou software da GE para identificar as rotas mais eficientes. As empresas colocaram centenas de dados sobre voos – inclusive velocidade do vento, ângulo de descida, velocidade do avião e posição das abas das asas – em computadores que traçaram a rota que mais economizava combustível.
Além de reduzir o risco de atrasos, as mudanças garantem uma economia de dinheiro para as companhias. A Azul descobriu que a rota nova entre o Rio e São Paulo ajuda a cortar até cinco minutos de voo de cada um de seus 48 voos diários de um único itinerário – uma economia de US$ 10 milhões por ano, diz Neeleman. Ele diz que há planos para lançar as novas rotas de voo em Belo Horizonte, um aeroporto movimentado para Azul.
A GOL estima que em sua rota Rio-São Paulo poupará uma média de 76 litros de combustível de avião, ou um total de mais de US$ 70 por voo. "Multiplique isso pelo número de voos", diz o capitão Scorza, "e é uma grande economia".

Fonte: http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/108487-brasil-redesenha-trafego-aereo-para-evitar-congestionamentos-na-copa/

Muita água vai rolar!

Estamos em maio e a estação chuvosa na Amazônia já passou da metade, ainda temos quase dois meses de chuvas intensas. Os rios ainda vão subir bastante! Na foto, a marca deixada pela enchente de 2013 numa samaumeira de 100 anos. Provavelmente, até o final de junho deste ano, as águas alcancem o nível do ano passado. Um detalhe, o rio Amazonas, na média, já subiu uns 13 metros até agora, ainda vai subir mais uns dois ou três (a diferença entre a lâmina de água e a marca de 2013). Haja chuva!
Foto: Fabio Romero.

Lei regulamenta Agências de Viagens!

Mais um paço na governança na área de Turismo no Brasil, a atividade das Agências de Viagens acaba de ser regulamentada por meio da Lei 5.120, de 2001. Mais informações em:

- http://expresso-noticia.jusbrasil.com.br/noticias/5683/agencias-de-viagem-podem-escapar-do-codigo-de-defesa-do-consumidor
- http://imagem.camara.gov.br/Imagem/d/pdf/DCD18AGO2001.pdf#page=22

Azul - Internacional!

Após muito rumores, a Azul acaba de anunciar sua internacionalização com voos para os Estados Unidos, contudo pela número de aeronaves, 11 de grande porte, provavelmente a companhia deve eleger outros destinos, como Argentina, Chile, Caribe e talvez até Europa. Num cenário dominado por companhias estrangeiras, mais de 80% dos voos internacionais no Brasil são feitos por empresas de outros países, a entrada da Azul, a partir do seu hub (centro de conexões) em Campinas, promete apimentar esta concorrência. Esperamos que a companhia diversifique suas rotas para outras cidades do Brasil. Os novos voos serão operados com aeronaves A330 e A350. Mais informações em www.voeazul.com.br.

Perspectiva artística das novas aeronaves da Azul Linhas Aéreas que devem chegar ainda a partir deste ano. Mais concorrência nos céus brasileiros.

Aeroporto de Belém - problemas no estacionamento e calçamento!

O Aeroporto Internacional de Belém continua em rápido ritmo de crescimento, foram mais de 897 mil passageiros movimentos somente nos primeiros três meses de 2014, sendo 15 mil internacionais. O número maior de usuários tem levado a saturação de algumas áreas e o desgaste (ou falta de manutenção) de outras, diminuindo a qualidade da experiência turística na capital paraense. Vejamos alguns destes problemas:
  
Estacionamento - A foto acima revela as áreas de estacionamento do aeroporto seriamente comprometidas, com quase nenhuma vaga disponível. As áreas descobertas são um problema a mais em dias de forte calor e chuva. 

O calçamento onde embarcam viajantes recebidos pelas agências de viagens e tripulações de companhias aéreas esta bastante comprometido, com buracos, limo e o jardim mau cuidado, sem contar a falta de cobertura e o tipo de piso, que dificulta o uso dos carrinhos de bagagem.

Esperamos melhorias da Infraero!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

A Taça da Copa vem a Amazônia!

O tour mundial da Taça do Mundo de futebol está chegando ao Brasil! Com a proximidade da copa, chega também o dia de Macapá e Belém receberem a tão cobiçada taça. O avião, um MD83, que trará a taça também será temático, com adesivos especiais patrocinados pela Coca-Cola. Seguem os horários e dias para Macapá e Belém.
Macapá
15/05/2014
Pouso: 02:35 da manhã procedente de Palmas-TO
16/05/2014
Decolagem: 00:30 da manhã para Boa Vista-RR

Belém
20/05/2014
Pouso: 02:45 da manhã procedente de Manaus-AM
21/05/2014
Decolagem 00:30 da manhã para Teresina-PI
 
Fonte: http://www.uz7spotting.com.br/2014/04/md-83-fifa-em-belem-e-macapa.html, edição Fabio Romero. Foto: Airliners.net.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Escolha do viajante!

Apesar do Rio de Janeiro ser o recordista em número de turistas de lazer no Brasil, com mais de 3 milhões de visitantes em 2013 (Riotur, 2014) e figurar entre um dos destinos internacionais preferidos para quem vem a América do Sul, o melhor destino escolhido pelos viajantes foi São Paulo. Segundo o ranking Travelers Choice Destinos da Trip Advisor a capital paulista é a cidade preferida para visita no Brasil. No mais, a pesquisa aponta praticamente os mesmos destinos escolhidos por publicações especializadas como a revista Viagem e Turismo, da editora Abril, com a consolidação de destinos nordestinos e novamente nenhum destino das regiões Centro-oeste e Amazônia aparecem no ranking (Fonte: panrotas.com.br):
Destinos , São Paulo lidera ranking nacional na sexta edição do Travelers´ Choice Destinos
São Paulo lidera ranking nacional na sexta edição do Travelers´ Choice Destinos

São Paulo é a melhor cidade para visitar no Brasil e a terceira na América do Sul, segundo os usuários do Tripadvisor. A empresa revelou hoje (8) a sexta edição de seu prêmio Travelers´ Choice Destinos e a capital paulista é o destino brasileiro líder no ranking sul-americano, seguida por Rio de Janeiro e Gramado, respectivamente quarto e décimo colocados no continental.

Ao todo, o Brasil tem 12 cidades no ranking das 25 melhores da América do Sul, cujos líderes são, respectivamente, Buenos Aires e a peruana Cusco. A lista é baseada na avaliação dos comentários e opiniões dos usuários, e o critério de classificação leva em conta hotéis, atrações e restaurantes do destino nos últimos 12 meses.

"Se você tem dúvida sobre qual cidade visitar em sua próxima viagem, essa lista com certeza vai ajudar na decisão”, afirma Barbara Messing, diretora de Marketing do Tripadvisor. "Nossos viajantes são formadores de opinião e todos os anos ajudam a descobrir os melhores lugares ao redor do mundo."

Confira os dez melhores destinos brasileiros na sexta edição do Travelers´ Choice Destinos:

1 - São Paulo (SP)
2 - Rio de Janeiro (RJ)
3 - Gramado (RS)
4 - Salvador (BA)
5 - Florianópolis (SC)
6 - Curitiba (PR)
7 - Fortaleza (CE)
8 - Natal (RN)
9 - Trancoso (BA)
10 - Jericoacoara (CE)


Os dez melhores da América do Sul:

1 - Buenos Aires, Argentina
2 - Cusco, Peru
3 - São Paulo, Brasil
4 - Rio de Janeiro, Brasil
5 - Lima, Peru
6 - Santiago, Chile
7 - Bogotá, Colômbia
8 - San Carlos de Bariloche, Argentina
9 - Quito, Equador
10 - Gramado, Brasil

Fonte: http://panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/sp-e-o-melhor-destino-brasileiro-aponta-tripadvisor_99196.html

Rotas aéreas potenciais no Pará!

O Pará é o segundo maior estado do Brasil, com mais de 1,2 milhão de km². Neste cenário continental, as ligações aéreas são fortes vetores potenciais de negócios e fluxos turísticos, pois as imensas distâncias e a inacessibilidade fluvial de algumas localidades reduzem o potencial turístico de algumas regiões do Pará. Seja para lazer ou negócios, além claro do deslocamento da própria população residente, algumas cidades apresentam potencial fluxo de viajantes aéreos - Soure, Breves e Salinas:
 
No Pará, muitos municípios já possuem linhas aéreas regulares, como Marabá, Santarém, Carajás (Parauapebas), Monte Dourado, Itaituba e Altamira, além da capital, Belém.
 
Na ilha de Marajó residem mais de 200 mil pessoas, com grande potencial para deslocamento de residentes e viajantes de lazer, como no caso dos municípios de Breves no oeste da ilha e Soure, mais próximo da capital. Breves, com mais de 100 mil habitantes, já recebeu na década de 1990 voos regulares da Penta Linhas Aéreas. Soure, com 25 mil habitantes, recebe voos fretados de viajantes que desejam visitar a ilha, mas não querem enfrentar o atual desconforto e demora das embarcações que fazem a linha Belém - Camará.
 
Aeroporto de Breves, a poucos quilômetros da sede do município, precisa de uma ampla reforma para receber voos comerciais regulares. Pela foto, a pista e pátio precisam de reformas. Recebe aeronaves de pequeno porte nos voos não regulares para Belém, neste caso, para o Aeroporto de Belém (Antigo Júlio César). Ps.: Lembramos que o Aeroporto Internacional de Belém é o que recebe voos regulares comerciais das grandes companhias aéreas e, desde 2012, foi acrescido ao seu nome o do aviador Júlio Cesar.

Aeroporto de Soure - o melhor da região, com uma grande pista asfaltada, em ótimo estado de conservação. Precisa apenas de reformas no terminal para atender melhor os passageiros e algumas exigências de segurança da ANAC. O terminal fica a menos de 5 minutos do centro e da região dos hotéis, além de ser uma porta aérea para outros municípios turísticos, com destaque para Salvaterra e as fazendas da região. Atualmente, por problemas na pista, o aeroporto encontra-se fechado.
 
Salinópolis ou, carinhosamente, Salinas é outro município com potencial para voos fretados e eventualmente regulares. Localizado na costa atlântica do estado no Pará, no polo turístico da Amazônia Atlântica, é a segunda maior rede hoteleira do estado, com prais belíssimas é com milhares de viajantes vindos das regiões sul e sudeste do Pará, além de estados vizinhos como Maranhão, Tocantins e até Goiás.
 
É o aeródromo em pior estado de conservação, esta praticamente desativado e a estrada de acesso ao aeroporto esta cheia de buracos. O terminal fica relativamente distante das praias e do centro de Salinas, exigindo um deslocamento de mais de 25 minutos. Nos finais de semana, férias e feriados prolongados, a cidade apresenta grande potencial para voos panorâmicos e deslocamentos a lazer.
 
Mapa de rotas da Penta Linhas Aéreas que na década de 1990 ofereceu a mais vasta malha regular aérea para o interior do Pará. Hoje, ainda, o Pará continua carente de voos regulares regionais, pelo mapa, importantes municípios do estado atendidos até então, não são mais: Almerim, Monte Alegre, Óbidos, Novo Progresso, Jacareacanga e Rurópolis.
 
Potenciais rotas: Belém - Breves, Belém - Soure e Belém - Salinas, principalmente, aos fins de semana.

domingo, 13 de abril de 2014

Belém, porta de entrada para a Copa do Mundo!

Caros viajantes, para quem vem visitar o Brasil durante a Copa do Mundo, a partir de junho, poderá utilizar Belém como porta de entrada para o Brasil. Apesar da cidade não ser sede, a partir do Aeroporto Internacional de Belém você poderá voar direto para as principais cidades que sediaram jogos durante todas as fases do mundial: Manaus, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro e apenas com uma escala ou conexão para Natal, Recife, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Cuiabá. Lembramos que Belém possui as seguintes companhias e destinos internacionais:
 
- TAM: 2 voos semanais Miami - Belém - Miami
- TAP - Portugal: 3 voos semanais Lisboa - Manaus - Belém - Lisboa
- Surinam Airways: 4 voos semanais entre Paramaribo e Cayena - Belém - Cayena e Paramaribo
 
A partir das cidades de Miami, Lisboa e Paramaribo existem diversas conexões para Nova Iorque, Chicago, Denver, Los Angeles, Roma, Amsterdam, Londres, Paris, entre muitas outras. Aproveite a Copa do Mundo e o estado do Pará. Na sua escala por aqui tem muitos opções de passeios e atrações - Marajó, Santarém, Salinas, Mosqueiro e muito mais.
Bunner da Surinan Airways sobre as rotas para o Brasil, via Belém.

Informativos do Trade Turístico Paraense!

O trade turístico paraense, a partir de discussões e sugestões realizadas durante uma das edições do Fórum Estadual de Turismo, começaram a utilizar melhor as informações que possuem em favor dos fluxos turísticos. Uma das reclamações na época era a falta de informação sobre o que ocorria em alguns espaços públicos, como o Centro de Convenções, o Pólo Joalheiro e a Estação das Docas, além de ações da própria Secretaria de Turismo. O uso destes informativos é bastante estratégico não somente para a geração de negócios, mas sobretudo para aumentar a visibilidade das atrações e aumento do número de visitantes. Por exemplo, o Singtur-Pa passou a encaminhar estes informativos aos seus associados, possibilitando aos Guias de Turismo recomendarem diversas programações da cidade.
 
As representações podem ser agrupadas de acordo com a forma que se comunicam com o seu público:
 
A. Possuem páginas próprias na internet e ainda enviam informativos periódicos:
- ABAV-PA: www.abavpa.com.br
- Belém Conventions Bureau: www.belemcvb.com.br/
- Hangar Centro de Convenções: www.hangarcentrodeconvencoes.com.br/
- Secretaria de Turismo / Paratur: www.turismoparaense.blogspot.com e www.paraturismo.pa.gov.br
 
B. Possuem páginas na internet e as utilizam como plataforma de consulta, mas não enviam informativos:
- Infraero - Aeroporto de Belém: www.infraero.gov.br (Geral)
 
C. Possuem páginas na internet mas não enviam nenhuma comunicação ao trade:
- Abrasel-PA: www.abraselpa.com.br
- Secretaria de Cultura: www.secult.pa.gov.br/
 
D. Não possuem páginas na internet e nenhum tipo de comunicado:
- ABIH-PA;
- Abeoc-PA;
- Transportadoras Turísticas;
Neste cenário, um dos destaques são os informativos, quase diários, enviados pela Secretaria de Turismo do Pará com diversas reportagens, citações, notas, artigos, entre outros, publicados em mídias regionais, nacionais e internacionais. O trade turístico fica por dentro de todas as ações da Setur-Pa, além de informações veiculadas sobre o destino Pará.
 
Outro destaque é o blog do Singtur-PA e a página que a representação mantém nas redes sociais. Além de receber denúncias, enviadas de outras partes do Brasil sobre atuação ilegal do guiamento turístico, a página funciona para a contratação de profissionais, pedido de informações e interação com viajantes e Guias de Turismo do Brasil e do mundo. É uma das fan pages mais curtidas e polêmicas do trade turístico paraense. Segue outros destaques:
 
O informativo do Hangar Centro de Convenções da Amazônia com a agenda de eventos.

O informativo da OS Pará 2000 que administra algumas atrações, como o Mangal das Garças e Estação das Docas, é muito utilizada pelos Guias de Turismo para informar os turistas sobre programações na cidade.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Europa - Belém com mais de 9 mil reservas!

Caros viajantes, as novas rotas sul-americanas da TAP são um sucesso, com destaque para as cidades de Bogotá e Belém, com 14,5 e 9 mil reservas, respectivamente. Segundo o diretor da TAP, em visita ao Pará, a rota para a Amazônia deverá acrescer entre 5 e 10% o movimento de passageiros da companhia. Vejam a publicação (Fonte: http://www.uz7spotting.com.br/2014/04/tap-comemora-vendas-no-voo-belem-lisboa.html):

Segundo o portal de notícias Presstur, a TAP já tem mais de 17,5 mil reservas na nova rota para Belém e Manaus. Surpreendentemente (pelo menos pra mim), Belém está com mais reservas do que Manaus, sede da copa do mundo. Números animadores, segue a notícia publicada no site. Sucesso à TAP!

A TAP já tem mais de 17,5 mil reservas para a nova rota Lisboa - Manaus - Belém, que começa em junho com três voos por semana, e mais de 18,5 mil para a linha Lisboa - Bogotá - Panamá, que começa em Julho com quatro voos por semana, indicou ao PressTUR uma fonte da companhia. A mesma fonte destacou o facto de as reservas nos mercados da Colômbia e do Panamá só terem podido começar nos últimos dias de Março, pelo que até então as reservas eram de clientes do mercado europeu, o que explica que o primeiro mês de operação da nova rota a TAP perspectiva uma taxa de ocupação de 85% no sentido Lisboa - Bogotá - Panamá. A fonte do PressTUR especificou que nesta rota a TAP tem 14,5 mil reservas para Bogotá e quatro mil para o Panamá.
 
Relativamente à entrada na TAP no Norte do Brasil, a fonte do PressTUR avançou que a companhia soma 8,5 mil reservas para Manaus, capital do estado do Amazonas, e nove mil para Belém, capital do estado do Pará. Em Janeiro, a companhia aérea contabilizava 6.011 reservas para a nova rota do Norte do Brasil, que tinha anunciado a 5 de Outubro e iniciado a comercialização no seu website quatro dias depois, no dia 9. O Fórum Empresarial do Algarve promovido pelo LIDE em 2013 foi o ‘palco’ escolhido pela TAP para anunciar esta nova ligação, que marcou a entrada da companhia aérea no Norte do Brasil, completando a cobertura de todas as grandes regiões do País.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Qualificação em Gastronomia!

A Secretaria de Turismo do Pará e diversos parceiros, como a ABAV-PA e o Sebrae, estarão promovendo um Curso em Turismo Gastronômico na próxima semana, aproveite! Vagas limitadas!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Surinan altera voos em Belém

A partir de 01 de Abril, a Surinam Airways alterará o horário de seus voos em Belém. Apesar da mudança, o número de frequências semanais foi mantido, 4 no total, todos operados com Boeing 737-300, com diferentes configurações de assentos. Os novos horários são:


PY 9913  PBM 10:15 BEL 12:00 - Segundas - B733 - 126 assentos
PY 9914  BEL 13:00 PBM 14:45 - Segundas - B733 - 126 assentos

PY 9917  PBM 16:30 CAY 17:15 18:15 BEL 19:45 - Terças - B733 - 148 assentos
PY 9918  BEL 11:00 CAY 12:30 13:30 PBM 14:15 - Quartas - B733 - 148 assentos

PY 9919  PBM 01:45 CAY 02:30 03:30 BEL 05:00 - Sextas - B733 - 148 assentos
PY 9916  BEL 06:15 PBM 08:00 - Sextas - B733 - 148 assentos

PY 9915  PBM 02:00 BEL 03:45 - Sábados - B733 - 148 assentos
PY 9920  BEL 04:45 CAY 06:15 07:15 PBM 08:00 - Sábados - B733 - 148 assentos

Legenda: BEL - Belém / CAY - Cayena / PBM - Paramaribo

Fonte e Foto: http://www.uz7spotting.com.br/2014/03/sbbe-alteracao-de-horarios-na-surinam.html

Personalização x privacidade, quanto vale suas informações?

Data de aniversário, onde você trabalha, quanto você gasta, seu último destino visitado, seus amigos e muito mais! Seus dados estão por aí e, na maioria das vezes, deixados voluntariamente por meio de cadastros e redes sociais. Você já imaginou quanto vale estas informações e como elas podem ser usadas? Então avalie a seguinte situação: na hora de check in, a atendente diz o seguinte - "Sr. Silva, seu amigo esta viajando no mesmo voo, marcamos um lugar próximo ao dele" ou "Parabéns Sr. Silva pelo seu aniversário, a companhia irá creditar mais 500 pontos no seus cartões fidelidade. Boa viagem!". Algumas podem ser exageros outras uma grata surpresa, contudo trazem grandes reflexões entre conhecer o cliente e a sua privacidade. Será que todos querem seus dados expostos, quem terá acesso a eles, como ficarão seguros e em caso de uso indevido quem arcará com os possíveis danos morais e materiais? Vejam o que algumas companhias estão explorando neste sentido:

November 12, 2013, 12:02 a.m. ET

Por JACK NICAS - The Wall Street Journal

Em breve, passageiros que viajam com frequência podem esperar que os comissários de bordo saibam em que datas eles fazem aniversário, como gostam do café e o que provavelmente comprariam durante o voo. Após anos de hesitação, as companhias aéreas estão aprendendo a usar a profusão de dados que coletam dos clientes. Maior estabilidade num setor que passou um bom tempo assolado por uma série de falências está permitindo às empresas investir em tecnologia para personalizar a experiência de voar e melhor direcionar suas promoções. Mas às vezes elas têm dificuldade de fazer isso sem desagradar os clientes.
Em algumas empresas, comissários de bordo munidos com tablets logo terão informações como as preferências de assento dos clientes ou se a companhia extraviou suas malas na viagem anterior. As iniciativas de marketing das empresas também estão ganhando relevância ao se basearem em parte no histórico de navegação on-line dos clientes, nas "curtidas" no Facebook e na renda. "Os dados são a chave para quase tudo que estamos fazendo", diz Maya Leibman, diretora de tecnologia da informação da American Airlines, da AMR Corp. AAMRQ.
O chamado "Big Data", a análise de grandes volumes de dados, é um grande negócio em muito setores, como varejo e serviços bancários. Mas poucas empresas têm a quantidade de dados sobre clientes e as oportunidades de marketing geradas pelo acesso irrestrito a eles durante as longas horas que duram os voos.
A American Airlines proibiu seus comissários de salvar a maior parte dos dados sobre os passageiros, como qual a preferência para o café da manhã, por medo de violar a privacidade deles, diz Leibman. Quanto a conhecer o consumidor, as companhias aéreas passaram os anos 90 praticamente estagnadas, às voltas com velhos sistemas de tecnologia estruturados para manter separadas informações como programas de fidelidade e reservas.
Algumas, como American Airlines, British Airways, United Continental Holdings Inc. e JetBlue Airways Corp, estão agora despejando informações em bancos de dados digitais unificados e cruzando os dados usando identificadores únicos, como o número de identificação no programa de fidelidade e o e-mail. "Nós temos um sistema que pode informar onde os cinco principais clientes estão no avião", diz Dave O'Flanagan, diretor-presidente da Boxever, que analisa dados para três aéreas. Thomas Davenport, professor da Faculdade de Administração Babson College, de Massachusetts, tem estudado como as companhias aéreas usam dados e diz que esses sistemas vão ajudá-las a ampliar a receita obtida a bordo, oportunidade que elas vêm perdendo há muito tempo diante de consumidores que geralmente têm um alto poder aquisitivo.
Mas nem todo mundo está convencido de que investir em dados vale a pena. Jay Sorenson, presidente da IdeaWorks Co., uma consultoria especializada no setor aéreo, diz que os viajantes frequentes estão mais interessados em melhorias nas poltronas do que uma comissária de bordo que lembre do seu coquetel preferido. "É muito barulho para pouca coisa", diz ele. A United Airlines está trabalhando para cruzar seus 3,5 petabytes de dados — quantidade equivalente a de um vídeo de alta definição que dura cerca de 45 anos — enquanto reformula seu website, seus quiosques e aplicativos móveis para melhor usar esses dados e coletar mais, diz Jeffrey Foland, vice-presidente executivo de marketing, tecnologia e estratégia. As vendas dos assentos da United classificados como "economy-plus" têm crescido desde que ela começou a usar os dados para direcioná-los a passageiros mais propensos a comprá-los, disse. "Quanto mais sabermos sobre alguém, melhor."
Mas algumas companhias descobriram que mais dados podem gerar efeitos negativos. A Delta Air Lines Inc. irritou clientes este ano quando eles descobriram suas informações pessoais em um código obscuro de computador no site da Delta, incluindo suas idades, renda anual estimada e o valor dos seus imóveis. Embora os clientes tivessem que acessar suas contas para ver os dados, alguns ficaram incomodados de saber que a companhia aérea estava coletando essas informações. A Delta afirmou que, "assim como outras empresas", usa dados demográficos dos clientes para melhorar "como nos comunicamos com eles e elaborar ofertas adaptadas aos interesses deles".
As companhias aéreas geralmente não permitem que os clientes optem por não participar dos programas de dados. Muitas disseram que têm rígidas regras internas para o uso e proteção dos dados dos clientes. A australiana Qantas Airways Ltd. perguntou aos seus passageiros frequentes o que eles achavam da sua iniciativa de usar dados para personalizar o atendimento. A reposta deles, de modo geral, foi "eu quero que vocês saibam o suficiente sobre mim para algo útil, mas não quero vocês invadindo o meu terreno", disse Alison Webster, que chefia a área internacional de experiência do cliente.
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Fonte: http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/105536-aereas-querem-saber-tudo-sobre-voce/

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Promoções para a Copa de 2014!

Parece que os preços elevados assustaram a demanda e muitos voos ainda estão com comercialização zero, além de hotéis com quartos vagos. Diárias e passagens na casa dos R$ 2.000,00 reais fizeram muitos passageiros buscarem destinos internacionais ou simplesmente adiarem as férias. Empresas aéreas e hotéis estão com medo de ficarem às moscas ou com muitas vagas sobrando. Vamos as promoções... a TAM tem uma este fim de semana para voar durante a Copa, a Gol também; alguns hotéis em Manaus já com tarifas 30% mais baratas... fiquem atentos, parece que teremos uma Copa mais realista!

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Participação do Pará no Congresso de Guias de Turismo

Goiânia foi a sede do XXXIV Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, um dos maiores eventos do trade turístico nacional. O evento reuniu mais de 400 profissionais da área no Centro de Convenções de Goiânia de 22 estados do país, um recorde em eventos do gênero. Mais uma vez, o Pará esteve muito bem representado, pois além de vários guias estarem presentes, dois profissionais do Pará, Fabio Romero e Levi Freire, palestraram durante as plenárias. A palestra, sobre o Profissional Guia de Turismo, abordou aspectos econômicos, sociais e jurídicos da atividade, centralizando a análise em dois eixos, de valorização profissional e ordenamento jurídico. Entre os casos analisados na apresentação, muitos exemplos regionais e nacionais. Primeiramente, o trabalho foi apresentado dentro do evento TMS Algarve 2013 em Portugal.

Na área de exposição do evento, estavam presentes alguns estados, instituições e destinos turísticos, como: o Ministério do Turismo, o estado do Mato Grosso, Bonito, Foz do Iguaçu, entre outros. Além dos resultados profissionais e científicos, um outro dado levantado pelo pesquisador Fabio Romero chamou a atenção para a dimensão do evento, o de negócios captados entre 2012 e 2013.

Apesar dos dados serem confidenciais, pois as empresas e profissionais envolvidos não foram revelados, o volume de negócios gerados nos estados do Pará, Amapá e Amazonas giram em torno de R$ 450,00 mil reais em serviços de receptivo, o que repercutiu em hotéis, transportadoras, restaurantes, companhias aéreas e os próprios profissionais guias. O evento cada vez mais tem se consolidado como uma grande oportunidade de geração de negócios e atração de visitantes para os destinos participantes, tanto por meio da exposição quanto pelos profissionais. Seguem os registros:

Profissionais Guias de Turismo do Pará participando da plenária.

Guias de Turismo Fabio Romero e Levi Freire Jr. durante a palestra.

Os Guias de Turismo Fabio Romero e Regina Caracciolo durante o sorteio de brindes dos apoiadores do estado. A cerâmica marajoara fez um enorme sucesso (relação após as fotos). 

Guias de Turismo do Pará com os representantes do Peru, país que sedia o Congresso Internacional de Guias de Turismo.

Guia Ângela do Mar, da Enjoy Tours, com a representante de Bonito, Mato Grosso do Sul, para onde a empresa lançará em roteiro em 2015.

Fotos: Guias de Turismo Fabio Romero e Marco Romero.

Agradecemos o apoio das seguintes empresas e instituições:

A. Agências de Viagens: com descontos em hotéis e serviços
- Enjoy Tours Agência de Viagens e Turismo;
- UGPM Tours;

B. Artesanato: sorteiro de brindes

1. Pólo Joalheiro:
- Amorim e Mendes Jóias (João e Júlia);
- Artimiro Jóias (Graça e Argemiro);
- HS Jóias - Helena e Santiago;

2. Anísio Artesanato

3. Vendedores Autônomos da Basília de Nazaré

C. Institucional:
- Sesc - Turismo Social.

TAM agora é Onerworld!

Caros viajantes, esta semana a brasileira TAM oficialmente entrou na aliança internacional Oneworld, anteriormente a cia pertencia a Star Alliance. Para os viajantes, as mudanças serão sentidas a partir das próximas semanas, pois as possibilidade de acúmulo de milhas e resgate irão mudar, pois os parceiros são diferentes entre as alianças. As alianças internacionais são conglomerados de companhias aéreas de vários continentes que se juntam para oferecer serviços e facilidades aos passageiros, sobretudo, os frequentes: acúmulo de milhas, resgate, único check in, salas vips, entre outros. Segue um resumo:

Star Alliance: Aegean, Air Canada, Air China, Air New Zealand, TAP, Asiana, Austrian, Avianca, ANA, Copa, Croatia, Brussels, Egyptair, Ethiopian, EVA, Lot, Singapore, Scandinavian, Shenzten, Thai, Swiss, Turkish e United. Mais informações em: http://www.staralliance.com/pt/.

Oneworld: Airberlin, American, Brithish, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan, LAN, Malasya, TAM, Qantas, Qatar, Royal Jordanian e S7. Mais informações em: http://pt.oneworld.com/home.

Algumas mudanças: por exemplo, quem viaja com a TAP para a Europa, geralmente utilizada rotas domésticas da TAM e acumula pontos no programa escolhido no momento do ckeck in, no Fidelidade ou Victoria, além de poder resgatar em ambas as companhias, fazer apenas um check in e retirar a bagagem no destino final. Agora, quem viaja TAM, poderá acumular pontos na American e resgatar na LAN, por exemplo. A longo prazo, alguns voos podem virar code share (código compartilhado), quando duas companhias operam uma mesma rota, no mesmo horário, mas com apenas uma aeronave.

Aeronave A320 da TAM com a pintura alusiva a Oneworld.
Foto: http://www.airliners.net/photo/Oneworld-(TAM)/Airbus-A320-214/2418578/M/.

Aeronave A320 da TAM em Santarém com a pintura anterior, da Star Alliance.
Foto: Fabio Romero.

Air France estréia em Brasília!

A Air France estreou esta semana na rota Brasília - Paris, com o Boeing 777-200 para 309 passageiros. Aos poucos, o Brasil fica mais conectado com países e destinos internacionais. Segue as fotos da estréia, inclusive com o tradicional batismo da aeronave.
Aviação , O presidente da companhia aérea, Fréderic Gagey; o batismo do Boeing 777-200
O presidente da companhia aérea, Fréderic Gagey; o batismo do Boeing 777-200

Fotos: Panrotas!

terça-feira, 1 de abril de 2014

Isistur: Receptivo em Marabá!

O crescimento do turismo em Marabá tem fortalecido a oferta turística local. A Isistur oferece uma gama ampla de serviços de receptivo na região. Mais informações no facebook da empresa.


ABAV-PA: Qualificação!

A Abav-PA - Associação Brasileira dos Agentes de Viagens - Pará está oferecendo um novo curso de qualificação para os agentes e membros do trade turístico local. Mais informações a seguir: