Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

domingo, 13 de abril de 2014

Informativos do Trade Turístico Paraense!

O trade turístico paraense, a partir de discussões e sugestões realizadas durante uma das edições do Fórum Estadual de Turismo, começaram a utilizar melhor as informações que possuem em favor dos fluxos turísticos. Uma das reclamações na época era a falta de informação sobre o que ocorria em alguns espaços públicos, como o Centro de Convenções, o Pólo Joalheiro e a Estação das Docas, além de ações da própria Secretaria de Turismo. O uso destes informativos é bastante estratégico não somente para a geração de negócios, mas sobretudo para aumentar a visibilidade das atrações e aumento do número de visitantes. Por exemplo, o Singtur-Pa passou a encaminhar estes informativos aos seus associados, possibilitando aos Guias de Turismo recomendarem diversas programações da cidade.
 
As representações podem ser agrupadas de acordo com a forma que se comunicam com o seu público:
 
A. Possuem páginas próprias na internet e ainda enviam informativos periódicos:
- ABAV-PA: www.abavpa.com.br
- Belém Conventions Bureau: www.belemcvb.com.br/
- Hangar Centro de Convenções: www.hangarcentrodeconvencoes.com.br/
- Secretaria de Turismo / Paratur: www.turismoparaense.blogspot.com e www.paraturismo.pa.gov.br
 
B. Possuem páginas na internet e as utilizam como plataforma de consulta, mas não enviam informativos:
- Infraero - Aeroporto de Belém: www.infraero.gov.br (Geral)
 
C. Possuem páginas na internet mas não enviam nenhuma comunicação ao trade:
- Abrasel-PA: www.abraselpa.com.br
- Secretaria de Cultura: www.secult.pa.gov.br/
 
D. Não possuem páginas na internet e nenhum tipo de comunicado:
- ABIH-PA;
- Abeoc-PA;
- Transportadoras Turísticas;
Neste cenário, um dos destaques são os informativos, quase diários, enviados pela Secretaria de Turismo do Pará com diversas reportagens, citações, notas, artigos, entre outros, publicados em mídias regionais, nacionais e internacionais. O trade turístico fica por dentro de todas as ações da Setur-Pa, além de informações veiculadas sobre o destino Pará.
 
Outro destaque é o blog do Singtur-PA e a página que a representação mantém nas redes sociais. Além de receber denúncias, enviadas de outras partes do Brasil sobre atuação ilegal do guiamento turístico, a página funciona para a contratação de profissionais, pedido de informações e interação com viajantes e Guias de Turismo do Brasil e do mundo. É uma das fan pages mais curtidas e polêmicas do trade turístico paraense. Segue outros destaques:
 
O informativo do Hangar Centro de Convenções da Amazônia com a agenda de eventos.

O informativo da OS Pará 2000 que administra algumas atrações, como o Mangal das Garças e Estação das Docas, é muito utilizada pelos Guias de Turismo para informar os turistas sobre programações na cidade.
Postar um comentário