Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Ao gosto (do bolso) do viajante!

As companhias aéreas tem se esforçado para agradar os viajantes - milhas, salas vips, tv ao vivo, serviço de bordo com refeições quentes, redes sociais, entre outras - e fidelizá-los. Apesar de todo o esforço, o preço continua sendo um fator determinante para 7 em cada 10 viajantes para escolher a companhia na qual irá viajar, traduzindo... gosto de viajar na Azul por causa da tv ao vivo, mas se a tarifa da Gol estiver mais em conta, viajo na segunda opção. O resultado mostra que o diferencial de serviço oferecido por algumas empresas não interfere na decisão final no viajante, pelos menos para a maioria deles.

Quanto aos aeroportos a situação esta tão ruim que sequer aparecem na pesquisa, excetuando-se pelo aspecto da localização, como em cidades que possuem dois aeroportos ou mais, na qual o viajante poderá optar por um aeroporto mais distante ou próximo do centro, a decisão por onde vai embarcar não afeta em nada o momento da viagem. Contudo outras pesquisas apontam que a insatisfação com os serviços prestados em aeroportos continua elevada: preços altos, filas para apanhar táxi, falta de transporte público, falta de cadeiras nas salas de embarque, demora na restituição de bagagem, entre outras, colocam os aeroportos na lanterna das avaliações das infra estruturas turísticas. Vejam alguns resultados: 

O estudo Net Promoter Score (NPS), realizado pela Viajanet, aponta que o principal critério usado pelos viajantes para a escolha da companhia aérea é o preço oferecido nas passagens. O fator financeiro foi apontado como determinante por 73% dos 12 mil entrevistados. Em segundo lugar aparece o horário do voo, com 11%. Depois aparecem as parcelas, a empresa de aviação e quantidade de paradas, na sequência.

Um dos itens menos considerado pelos usuários que responderam à pesquisa foi a qualidade dos terminais aeroportuários. Apenas 2% das pessoas afirmaram que levam este fator em conta antes de adquirir o bilhete aéreo. O dado reflete o humor dos passageiros com os principais aeroportos do Brasil. Em uma escala de 1 a 5, os usuários deram uma nota média de 3,79 para os terminais nacionais.

“Mesmo com investimentos nos principais aeroportos do País, visando a Copa do Mundo, a qualidade do local em que a pessoa vai embarcar ou desembarcar é o que menos importa na decisão da viagem”, comentou o sócio fundador do Viajanet, Alex Todres. De acordo com dados da Infraero, mais de R$ 5,6 bilhões foram investidos nos aeroportos das 12 cidades-sede do Mundial.

Fonte: http://panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/preco-e-o-principal-fator-para-escolha-de-cia-aereas_99210.html

Nenhum comentário: