Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Participação do Pará no Congresso de Guias de Turismo

Goiânia foi a sede do XXXIV Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, um dos maiores eventos do trade turístico nacional. O evento reuniu mais de 400 profissionais da área no Centro de Convenções de Goiânia de 22 estados do país, um recorde em eventos do gênero. Mais uma vez, o Pará esteve muito bem representado, pois além de vários guias estarem presentes, dois profissionais do Pará, Fabio Romero e Levi Freire, palestraram durante as plenárias. A palestra, sobre o Profissional Guia de Turismo, abordou aspectos econômicos, sociais e jurídicos da atividade, centralizando a análise em dois eixos, de valorização profissional e ordenamento jurídico. Entre os casos analisados na apresentação, muitos exemplos regionais e nacionais. Primeiramente, o trabalho foi apresentado dentro do evento TMS Algarve 2013 em Portugal.

Na área de exposição do evento, estavam presentes alguns estados, instituições e destinos turísticos, como: o Ministério do Turismo, o estado do Mato Grosso, Bonito, Foz do Iguaçu, entre outros. Além dos resultados profissionais e científicos, um outro dado levantado pelo pesquisador Fabio Romero chamou a atenção para a dimensão do evento, o de negócios captados entre 2012 e 2013.

Apesar dos dados serem confidenciais, pois as empresas e profissionais envolvidos não foram revelados, o volume de negócios gerados nos estados do Pará, Amapá e Amazonas giram em torno de R$ 450,00 mil reais em serviços de receptivo, o que repercutiu em hotéis, transportadoras, restaurantes, companhias aéreas e os próprios profissionais guias. O evento cada vez mais tem se consolidado como uma grande oportunidade de geração de negócios e atração de visitantes para os destinos participantes, tanto por meio da exposição quanto pelos profissionais. Seguem os registros:

Profissionais Guias de Turismo do Pará participando da plenária.

Guias de Turismo Fabio Romero e Levi Freire Jr. durante a palestra.

Os Guias de Turismo Fabio Romero e Regina Caracciolo durante o sorteio de brindes dos apoiadores do estado. A cerâmica marajoara fez um enorme sucesso (relação após as fotos). 

Guias de Turismo do Pará com os representantes do Peru, país que sedia o Congresso Internacional de Guias de Turismo.

Guia Ângela do Mar, da Enjoy Tours, com a representante de Bonito, Mato Grosso do Sul, para onde a empresa lançará em roteiro em 2015.

Fotos: Guias de Turismo Fabio Romero e Marco Romero.

Agradecemos o apoio das seguintes empresas e instituições:

A. Agências de Viagens: com descontos em hotéis e serviços
- Enjoy Tours Agência de Viagens e Turismo;
- UGPM Tours;

B. Artesanato: sorteiro de brindes

1. Pólo Joalheiro:
- Amorim e Mendes Jóias (João e Júlia);
- Artimiro Jóias (Graça e Argemiro);
- HS Jóias - Helena e Santiago;

2. Anísio Artesanato

3. Vendedores Autônomos da Basília de Nazaré

C. Institucional:
- Sesc - Turismo Social.

Nenhum comentário: