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domingo, 26 de setembro de 2010

Reconhecimento do diploma pela UFRN

Caros amigos, gostaria de compartilhar mais uma boa notícia com vocês. Dia 24 de setembro fui informado que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, após seis meses de análise, concluiu positivamente o processo de reconhecimento/revalidação do diploma emitido pela Universidade de Aveiro, de Portugal, no Brasil. Para efeito de concursos públicos e atividades exercidades em áreas públicas, o diploma emitido no exterior só tem validade em território nacional se for reconhecido/revalidado por uma Universidade brasileira, com cursos/titulações equivalentes. Oficialmente, meu mestrado, agora, possui reconhecimento internacional (Universidade de Aveiro) e nacional (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Abraço a todos...

Porque política se discute...

Caros leitores, no Brasil existe uma velha máxima que "política, religião e futebol não se discute". Discordando desta máxima, proponho a vocês, sobretudo aos que trabalham com Turismo, que discutam sim, política, sobretudo a voltada para o Turismo. Recentemente, o Conselho Nacional de Turismo esteve com os principais candidatos a presidência da república e apresentou um documento, fazendo com que, o candidato vencedor se comprometa com as políticas públicas para a área. Bem, nacionalmente, já conseguimos que a candidata principal mantenha na sua estratégina o Ministério do Turismo e suas respectivas políticas.

Na Amazônia, andei procurando, lendo, buscando informações e poucos candidatos se comprometem com políticas para a área. Em raros casos, como no estado do Amazonas, devido ao estado ter ganhado a subsede da Copa de 2014, as intenções ficaram claras. No Amapá, apesar da prisão do Governador e de boa parte da cúpula política do estado, os dois principais candidatos possuem políticas para a área. No estado do Pará, o maior receptor de turistas da Amazônia, o governo estadual, pelo menos nos últimos anos, descontinuou quase todas as polpiticas públicas associadas  ao setor e já deixou claro que a área não é prioridade para um eventual segundo mandato, tanto é que o orçamento do órgão estadual de turismo para 2011 contam com recursos apenas para pagamento de fucnionários.

Caros leitores, discutam, procurem, se informem, cobrem dos potenciais candidatos as políticas para a área. A imprensa, movimentos sociais, ambientalistas, de defesa dos direitos das crianças, a indústria... etc... já se manifestaram e fizeram com que os candidatos se comprometessem com políticas para as suas respectivas áreas. Porque não também com o Turismo? 

sábado, 25 de setembro de 2010

Passaredo inaugura novas rotas no Norte...

A Passaredo Linhas Aéreas iniciou nesta segunda (dia 20) uma nova rota ligando o Rio de Janeiro a Palmas. A rota será feita por um dos jatos Embraer ERJ 145, com capacidade para 50 passageiros. Os voos saem do Rio de Janeiro às 20h30 com chegada a Palmas às 23h43. Para a volta, decola de Palmas às 4h50 e chega ao Rio de Janeiro às 8h, fazendo uma escala em Goiânia, onde pousa às 6h. Além disso, a Passaredo terá mais uma frequência diária entre Goiânia e Palmas, também em um voo direto. Com este novo voo a Passaredo passa a ter agora duas opções de horários para Goiânia saindo de Palmas. O outro voo sai às 12h05 e chega na capital do Estado de Goiás às 13h15. Para o voo de retorno, a empresa também traz além do horário das 10h27, com chegada na capital do Tocantins às 11h35, um novo voo que parte às 22h33 e chega às 23h43. Mais informações no site http://www.voepassaredo.com.br/.

A capital do estado do Tocantins ganha melhores opções de vôos e preços mais competitivos, esperamos que as companhias diversifiquem as operações na região.

Giro Tam: Norte e Nordeste...

A TAM Linhas Aéreas lançou o Giro TAM, produto inédito que possibilita ao passageiro fazer até três paradas, além do destino final, em uma só viagem. "O Giro TAM dará aos nossos consumidores a oportunidade de conhecer as maravilhas das regiões Norte e Nordeste. Estamos inovando para mostrar a todos os brasileiros que eles podem viajar conosco", afirma Manoela Amaro, diretora de Marketing da companhia. A novidade faz parte da nova campanha "Você vai. E vai de TAM", estrelada por Ivete Sangalo. Para exemplificar, se o cliente comprar um bilhete São Paulo/Fortaleza, ele pode fazer paradas nas seguintes capitais: Salvador, Recife e Natal, pagando apenas o preço do destino final (no caso, Fortaleza) e as taxas de embarque dos aeroportos envolvidos. "Acreditamos que estamos oferecendo às pessoas uma oportunidade para percorrer o país com conforto e economia", diz Manoela. 
As regras de funcionamento do novo produto estão disponíveis no hotsite (www.girotam.com.br). Nesse endereço, os clientes aprendem a montar o próprio roteiro ou escolhem um dos disponíveis. A nova modalidade de bilhete estará à venda apenas nas lojas da TAM nos aeroportos, na TAM Viagens e no Call Center 4002-5700 (capitais) ou 0800 570 57 00 (outro local).

Comentários: Atualmente, só possível utilizar este produto a partir do Rio de Janeiro e São Paulo, dois dos maiores mercadores emissores de turistas nacionais. A boa notícia é que as cidades destino incluem Belém no Norte e muitas cidades nordestinas, beneficiando o turismo doméstico.

Fonte: Panrotas

Europa mais próxima, via Fortaleza e Recife

A companhia aérea espanhola Iberia começará a voar de Fortaleza e Recife a Madri a partir de fevereiro de 2011. As previsões indicam que a rota contará com cerca de 80.000 passageiros durante o primeiro ano de operação. A empresa operará os voos às terças, sextas e domingos em horários que permitem conexões rápidas para quem quiser viajar para qualquer um dos 98 destinos europeus, espanhóis e africanos servidos pela Iberia a partir de Madri. Os voos sairão de Fortaleza às 17h45 chegando a Recife às 19h15, de onde vão partir às 20h55 e pousarão em Madri às 9h05 do dia seguinte. Da capital espanhola os passageiros podem seguir para inúmeros destinos da Espanha e Europa, onde poderão chegar por volta do meio-dia. O voo de Madri com destino a Fortaleza sairá às 12h05, o que permite aos passageiros procedentes de outros destinos europeus fazer a conexão para chegar à cidade brasileira às 16h25. A rota será operada com um Airbus A-340/300 com capacidade para 254 passageiros e com a nova classe Business Plus que oferece assentos totalmente reclináveis que se transformam em camas, uma exclusiva oferta gastronômica e uma grande variedade de canais de entretenimento.
Esperamos que estas novas rotas, a Amazônia fique ainda mais próxima do público europeu, uma vez que nenhuma empresa européia voa atualmente para a Amazônia.

Fonte: Panrotas, edição Fábio Romero / Foto: Google Pics

Novas opções de receptivo com os Guias de Turismo...

Os Guias de Turismo, em breve, poderão registrar um veículo de uso profissional. Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7614/10, do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), que autoriza o Guia de Turismo a registrar e guiar seu próprio automóvel ou utilitário no desempenho de suas atividades profissionais. O profissional poderá prestar serviços de traslado ("transfer") em excursões, passeios e programações turísticas em geral.
Cada Guia de Turismo, pelo projeto, poderá registrar um único veículo, que poderá ser seu ou de seu cônjuge ou dependente. O registro deverá ser feito junto aos órgãos de turismo municipal e estadual, e também no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
Fica vedado o licenciamento de veículos duas portas e também o daqueles com mais de cinco anos de fabricação. Independentemente da vistoria ordinária de trânsito, o veículo registrado estará sujeito, em qualquer tempo, à inspeção da entidade registradora, que terá o poder de determinar a baixa definitiva do registro, ou a baixa temporária, para reformas. Em caso de venda, o proprietário deverá providenciar a baixa do veículo junto às entidades cadastradoras no prazo máximo de 15 dias. O guia-motorista, além de observar as regras técnicas de sua função previstas no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), deverá atender às seguintes disposições:

- zelar pela segurança e o conforto dos passageiros;
- apresentar-se, quando em serviço, devidamente identificado com crachá;
- diligenciar a obtenção de transporte para os passageiros no caso de interrupção de viagens;
- prestar à fiscalização os esclarecimentos que lhe forem solicitados; e
- fornecer à fiscalização os documentos que lhe forem regularmente exigidos.

Nova Lei do Turismo

Segundo Otavio Leite, a nova Lei Geral do Turismo (Lei 11.771/08), embora festejada em alguns aspectos, "deixou importantes lacunas, que precisam ser imediatamente preenchidas". Exemplo, diz ele, é a necessidade de inclusão de algumas categorias de prestadores de serviço indiscutivelmente fundamentais para o turismo, como os guias turísticos. O deputado destaca que os guias de turismo exercem atividades "que instruem e fortalecem nossas raízes, nossa história e a cultura popular brasileira, além de orientar e conduzir os turistas de forma profissional e prazerosa pelos inúmeros atrativos naturais e culturais que o País oferece". Sendo assim, prossegue o autor do projeto, "é fundamental permitir-lhes que, em atendimento a um turista ou pequenos grupos de turistas, possa o guia usar seu próprio veículo nas condições determinadas pelo Estado, em favorecimento do crescimento do setor".

Cabe destacar que um estudo do Singtur-Pa (Sindicato dos Guias de Turismo do Pará), de 2009, mostra que muitos serviços de agências de viagens só são viáveis economicamente quando realizados desta forma (Carro e Guia de Turismo), pois diminuem os custos operacionais, viabilziam os serviços e atendem as normativas legais que é de realizar tais serviços com profissionais credenciados.
Fonte: Singtur-Pa

Manaus - Confins (Belo Horizonte), com a TRIP

A Trip prepara um importante passo a partir de novembro para intensificar a conexão de sua malha no Sudeste com a ampla malha de ATR no estado do Amazonas. Para isso iniciará vôos diários non-stop entre Manaus e o aeroporto de Confins em Belo Horizonte, utilizando seus Embraer 175. A programação prevista é a seguinte:
A partir de 16/11

TIB5302 CNF 0925 MAO 1250 Diário E175

TIB5303 MAO 1700 CNF 2025 Diário E175

Comentário: A Trip vem intesificando suas operações na Amazônia, após inaugurar diversas rotas em Belém (para Carajás, Belo Horizonte e São Luis), a companhia pretendi conectar melhor as regiões Norte e Nordeste com o Sudeste do Brasil, com linhas para Salvador, São Luis e Belo Horizonte, a partir de seus centros regionais em Belém e Manaus.

Fonte: Spotting Manaus

Belém - São Luis - Lisboa

A Puma Air, após a chegada dos novos Boings 767 para as operações internacionais, estuda juntamente com a CVC uma operação também para a Europa, na rota Belém - São Luis - Lisboa... A conferir, afinal é grande a quantidade de nosrtista que passa férias nas terras além mar....

Em tempos políticos, uma piada para reflexão...

Em algum lugar neste país, um prédio de 4 andares foi totalmente destruído pelo fogo; um incêndio terrível...
- Todas as pessoas das 10 famílias de Sem-teto, que haviam invadido o 1º andar, faleceram no incêndio;
- No 2º andar, todos os componentes das 12 famílias de retirantes, que viviam dos proventos da "Bolsa Família", também não escaparam;
- O 3º andar era ocupado por 4 famílias de ex-guerrilheiros, todos beneficiários de ações bem sucedidas contra o Governo, filiados a um ParTido politico influente, com altos cargos em estatais e empresas governamentais, que também faleceram;
- No 4º andar viviam engenheiros, professores, empresários, bancários, vendedores, trabalhadores com suas famílias. Todos escaparam.

Imediatamente o "Presidente da Nação" e toda a sua assessoria mandou instalar um inquérito para que o "Chefe do Corpo de Bombeiros" explicasse a morte somente dos cumpanheiros e porque somente os moradores do 4º andar haviam escapado.

O Chefe dos Bombeiros respondeu: "Eles não estavam em casa - estavam trabalhando ou na escola..."
 
Colaboração: Andréia Sampaio, por email

Transcurumim investe em novos veículos

O receptivo turístico no Pará tem dado sinais de crescimento. Uma das transportadoras mais tradicionais do mercado paraense, a Transcurumim, investiu recentemente na renovação de parte de sua frota. Além das tradicionais vans Sprinter e de veículos executivos, a empresa adquiriu um novíssivo micro ônibus, de 25 lugares, e uma van tipo Sprinter, de 17 lugares. Segundo a empresa, o objetivo é oferecer mais conforto e comodidade aos clientes, sobretudo, para o público empresarial. Estão ainda nos planos da empresa para 2010 mais um veículo de luxo/executivo e mais uma van.
Sucesso a Transcurumim. 

domingo, 19 de setembro de 2010

Agradecimentos e premiação

Caros leitores, gostaria de agradecer as palavras de incentivo, apoio e congratulações de todos, seja por email, telefone, notícias e notas publicadas em outros meios de comunicação. Estou muito feliz em viver este momento único, em minha ainda curta jornada na área de Turismo. Aproveito a oportunidade para informar a vocês que no próximo dia 27 de setembro, no Dia Mundial do Turismo, estarei recebendo no Rio de Janeiro, a premiação. Em breve, publico pra vocês as fotos.

Abraço a todos

Praça da República, retrato da falta de políticas públicas

Um dos logradouros públicos mais famosos de Belém, no Pará, vive dias de abandono. Antôni Lemos, Intendente de Belém, nos idos períodos da borracha, a chamada Bèlle Èpoque, quando a praça sobre uma ampla urbanização, estaria chocado com tamanho abandono. A praça ganhou os contornos atuais a mais de 100 anos, ganhando poucas modificações significativas, mantendo seu traçado atual, sempre foi palco de manifestações culturais importantes, como o arrastão do Boi, tão característico do período do Círio de Nazaré. Porém, nos últimos anos, não tem resistido a imcompetência e o descaso do poder público. Vejamos os principais problemas:
- Ocupação desordenada das calçadas e dos gramados, com vendedores de toda ordem, sem higiene;
- Gramados mal cuidados, quase inexistentes em alguns locais;
- Manutenção inadequada: muito lixo, vazamentos de água, rede de drenagem entupida, lâmpadas queimadas, etc.;
- Manutenção péssima do calçamento: vejam pelas fotos o que a última empresa fez no calçamento da praça (pedras irregulares, sem padrão de cor e relevo, etc);  

Foto 1: O calçamento já teve dias melhores

Foto 2: Parece uam praia, com tanta areia no calçamento
(Clique nas fotos para ampliar)
Fotos: Arquivo Pessoal, Fábio Romero
A "rambla" dos beleneses e visitantes, aos domingos, está abandonada. O Complexo da Praça da República (Praça da Sereia, República e Parque João Coelho) é um importante referencial de nossa organização urbana e turística, com o imponente Teatro da Paz, ao centro, ponto de passagem para diversas atrações da cidade, espaço de cultura e lazer, em frente a um dos melhores e maiores hotéis de Belém... bem, motivos não faltam para um melhor cuidado com o local.

Congresso Brasileiro de Turismólogos

Após quase 3 anos sem atividades nacionais, que congregasse os Bacharéis em Turismo / Turismólogos, o Instituto de Turismólogos realizará em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Congresso Brasileiros de Turismólogos. No período de 12 a 15, além de minicursos. Já estão inscritas mais de 300 pessoas... a conferir... mais informações em: http://www.turismologos.org.br/congresso/default.asp.

City Tour Cirius

A Guia de Turismo Sheila Brecheret estará operando durante o período do Círio, um passeio diferente, exclusivo para quiser viver e conhecer um pouco mais da maior festa religiosa de rua do mundo, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Cultura, poesia, história, lendas...
Contatos: 55 - 91 - 8891-4118, 8138-2449 / guainumbyturismo@hotmail.com /

Valores: R$ 85,00 por pessoa, mínimo de duas pessoa

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Feira Pan-Amazônica do livro: um sucesso

Vejam está publicação de O Globo*:
Acostumados com o clichê preconceituoso que acredita não haver vida inteligente fora do eixo Rio-São Paulo, nos surpreendemos quando encontramos alguma atividade cultural em cidades do chamado "interior" — o "centro" somos nós, claro. Por exemplo: onde é possível reunir cerca de 650 mil pessoas, um terço dos moradores, para tratar de um assunto meio fora de moda, a leitura? Pois acabo de ver o fenômeno em Belém, na XIV Feira Pan-Amazônica do Livro, um dos três principais eventos do gênero no Brasil, este ano dedicada à África de fala portuguesa. Houve shows com Gilberto Gil, Lenine, Emílio Santiago, Luiza Possi, mas o destaque foram os R$30 milhões faturados com a venda de 500 mil volumes, superando, segundo os organizadores, a Bienal do Rio.

Há cidades brasileiras que só vendo. A capital do Pará é uma delas. Além de ser uma das mais hospitaleiras do país, gosta de seu passado e é hoje um exemplo de como revitalizá-lo. Já escrevi e repito que a intervenção que o arquiteto Paulo Chaves fez no cais da cidade, transformando armazéns e galpões na monumental Estação das Docas, é uma obra que não deve nada à que foi realizada em Barcelona ou Nova York (o prefeito Eduardo Paes devia ir lá ver). Outro genial exemplo de reaproveitamento é o centro onde se realiza a Feira, o Hangar, um gigantesco espaço que antes, como diz o nome, servia de estacionamento para aviões.

E não fica nisso. Há roteiros culturais como o do núcleo Feliz Lusitânia e seu Museu de Arte Sacra, onde se encontram uma Pietá toda em madeira, o São Sebastião de cabelos ondulados e a famosa N. S. do Leite, com o seio esquerdo à mostra dando de mamar. Sem falar nos museus do Encontro e de Gemas do Pará, e numa ida a Icoaraci para ver as cerâmicas marajoara, tapajônica e rupestre.

Para quem gosta de experiências antropológicas, recomenda-se — além dos 48 sabores regionais, a maioria, do sorvete Cairu — uma manhã no mercado Ver-o-Peso, onde me delicio nas barracas de banhos de cheiro lendo os rótulos: "Pega não me larga", "Amansa corno", "Afasta espírito", "Chora nos meus pés". Com destaque para o patchuli, que a vendedora me diz ser o odor de Belém. Mas antes deve-se passar pela área dos peixes: douradas, sardas, tucunarés, enchovas, piranhas, tará-açus. "Esse aqui é o piramutaba", vai me mostrando o nosso guia, o cronista Denis Cavalcanti; "aquele é o mapará, olha o tamanho desse filhote".

Desta vez, o ponto alto da visita foi uma respeitável velhinha fazendo o comercial do Viagra Amazônico para mim e o Luis Fernando Verissimo: "O sr. dá três sem tirar, e depois ainda toca uma punhetinha". Isso com a cara mais séria do mundo, sem qualquer malícia, como se estivesse receitando um remédio pra dor de cabeça. Só vendo.

*Matéria publicada no Globo de 08/09/2010, colaboração Guia de Turismo Carolina Cortinas, por email.

Mais Copa Airlines em Manaus

A Copa Airlines começará a fazer o trecho Brasil-St. Maarten, via Panamá, a partir de 15 de dezembro. Os últimos detalhes foram acertados em recente encontro entre o ministro do Turismo da ilha caribenha, Frans Richardson, a diretora de Turismo, Regina Labega e os representantes de St. Maarten para o Mercosul, Ricardo Roman e Danielle Roman.

Os voos partirão de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Belo Horizonte.

Fonte: Panrotas

O que demora mais: construir um Shopping ou uma passarela?

"A primeira impressão é a que mais perdura", diria um operador em visita a Belém. Sabemos que um dos primeiros cartões de visita de quem chega a um novo destino turístico é seu portão de entrada, podendo ser um termninal de um porto, aeroporto, etc. No caso do viajante vir por via rodoviária, seria um portal, ou algo do gênero. Tentando preencher esta lacuna, a Prefeitura Municipal de Belém iniciou em 2008, o Projeto Pórtico Metrópole, uma passarela cheia de estilo em frente ao Shopping Castanheira, melhorando o trânsito e colocando um marco de chegada a Belém. Bem, já se foram quase três anos e o projeto patina na estrutura, uma hora por falta de verbas, outra por falta de vontade política, outra por falta de prestação de contas. Neste "meio" tempo, Belém ganhou um novo Shopping, o Boulevard; um complexo viário, o da Avenida Júlio César, etc. E o Pórtico, bem... ficou para o final de 2010, ou seja, quase 3 anós após o início das obras e dos sucessivos atrasos.  
Ps.: A Prefeitura Municipal de Belém e o DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura nos Transportes) pretendem fazer novas intervenções na região da entrada de Belém, o Entroncamento. A julgar pelo andamento da construção de uma simples passarela, podemos ter uma idéia do tempo que as demais obras, mais complexas, demorarão.
A pergunta continua: o que demora mais para ser construído: uma passarela ou um Shopping?
Resposta: em Belém, uma passarela...
Foto: Pórtico Metrópole, previsão para final de 2010.
Foto: Shopping Boulevard, já inaugurado
Colaboração: Carlos Eduardo. Fotos: Google Pics. Prefeitura de Belém e Shopping Boulevard

Show Iron Maiden

Os eventos são partes fundamentais dos negócios no turismo. Sendo assim, para 2011, um grande show pretende movimentar o turismo na cidade, o Show da banda britânica Iron Maiden, O show está previsto para ocorrer em 25 de março de 2011. Além do inédito show, teremos o Ed Force One por aqui, o avião mais que exclusivo da banda. Hotéis, preparem as promoções... 
Lembrando que na última turnê no Brasil (2009), na Amazônia, a banda fez show em Manaus, capital do Amazonas. 
Welcome back...

Puma Air divulga vôos para Fortaleza

A Puma Air anunciou para 1º de novembro o início das operações para Fortaleza, no Ceará, a partir de Belém, no Pará. Assim, a companhia aérea aumentará para 4 as cidades atendidas (Belém, Macapá, São Paulo - Guarulhos e Fortaleza). A nova rota visa atender a alta demanda turística e de negócias nesta rota. O novo vôo será operado com uma aeronave 737-300 para 132 passageiros. Os horários serão os seguintes:

PLY 4920: BEL 20:45 FOR 22:35

PLY 4921: FOR 23:05 BEL 00:55

domingo, 12 de setembro de 2010

Copa de 2014, decisões técnicas e políticas

Rivalidades a parte, mas a pergunta que não sai da cabeça dos viajantes que visitam Belém e Manaus é: "porque Belém não foi escolhida?". O estádio de vocês está praticamente pronto, tem muitas atrações na cidades, bons hotéis, etc. Falta de prestígio político, maior empenho do trade turístico, falta de emprenho das grandes empresas locais, entre outros motivos, são os alegados para a perda em relação a Manaus. Um fato curioso, recentemente divulgado, é a o que se espera para depois da Copa de 2014. No caso amazonense, o novo estádio, com capacidade para 46 mil pessoas, será um verdadeiro elefante branco no meio da floresta, uma vez que a média de público do campeonato local não chega a 1.100 participantes, se considerarmos todos os jogos realizados. Já em Belém, além de ter o estádio praticamente pronto, a média de público é bem mais elevada, inclusive em eventos não futebolísticos, uma vez que o complexo também é olímpico. Nas etapas do Gran Pix Internacional realizadas, anualmente, em Belém, registram média de público acima de 30 mil participantes (Detalhe: o governo atual, por falta de visão estratégica, quase perde o evento que já é realizado na cidade a mais de 7 anos). Conclusão: do ponto de vista técnico e financeiro, seria Belém; do ponto de vista político, foi Manaus; do ponto de vista amazônico: tanto faz, o que importa é que temos uma sub-sede amazônica. E vocês, caros leitores, pensam o quê... para ajudá-los publico as fotos dos dois estádios:
 Foto: Mangueirão, Estádio Olímpico do Pará, atende a boa parte das exigências da FIFA
Foto: Novo Vivaldão, qual o lagado pós-copa?
Fonte das fotos: Google Pics

sábado, 11 de setembro de 2010

Ecoturismo, profissionalização em Algodoal

Buscando maior penetração de mercado, a operadora Ecoturismo, especializada no destino Marapanim e Algodoal, no nordeste paraense, lançou, recentemente, seu material promocional com opções de passeios, hospedagem e divulgação dos equipamentos próprios; tornando mais simples a operação de roteiros na região, uma vez que a operadora oferece toda a infra-estrutura para atender o visitante. É a primeira operadora especializada no destino. Maiores informações http://www.ecoturismopara.com.br/.
(Clique para ampliar)

Mapa de rotas diretas a partir de Belém

Belém é uma das cidades de maior capilaridade do Brasil, vejam as cidades atendidas em vôos diretos a partir de Belém: 
Legenda:

Internacionais:
CAY - Cayena
PMB - Paramaribo
FDF - Fort de France

Regionais:
STM - Santarém
MAB - Marabá
CKS - Carajás
TUR - Tucuruí
ATM - Altamira

Nacionais:
MCP - Macapá
MAO - Manaus
BSB - Brasília
FOR - Fortaleza
SLZ - São Luis
CNF - Belo Horizonte - Confins
GRU - São Paulo - Guarulhos
GIG - Rio de Janeiro - Galeão
SSA - Salvador - em implantação 

Amsterdã: Aeroporto biblioteca

A maioria dos viajantes sabe que passar horas esperando uma conexão é um tédio. As alternativas para passar o tempo são variadas: escutar música, caminhar, ler ou fazer umas compras (caso o bolso não esteja comprometido). Bem, se a grana estiver curta, seus pés cansados e o repertório de músicas estiver esgotado, no aeroporto de Amsterdã você terá uma boa opção, uma biblioteca. Epa! É isso mesmo, uma biblioteca, não apenas com livros, mas com filmes e músicas também. Os livros estão disponíveis em 29 idiomas diferentes e o empréstimo é gratuito, ou seja, sem despesas extras. Nesse espaço ainda há restaurantes típicos, bares, uma galeria de arte, salas com lareira, lojas, salas de massagem, cassino e outros lazeres.

Fonte: Spintravel

Trip, rota inédita: Belém - Salvador - Belém

Caros leitores, a TRIP continua investindo em novas rotas a partir de Belém. Depois dos novos vôos para Carajás, Belo Horizonte, São Luis e Manaus, a empresa anunciou uma rota inédita: Belém - Salvador - Belém, com os novíssimos E175. Na verdade, esta rota será uma extensão do vôos procedente de Manaus. O nortistas sempre tiveram muita dificuldade de conexão com o Nordeste do Brasil, o que impacta também na vinda de turistas da região pela dificuldade de conexão.

Previsão de início: 16/11/2010

Turismólogos no Brasil

O Instituto Brasileiro de Turismólogos firmou parceria com a Coordenação de Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, a fim de realizar um levantamento da situação do BACHAREL EM TURISMO no Brasil. Levantamento dos dados preliminares, receberam em 1 (uma) semana mais de 2300 cadastros:
- Até o momento, 41% dos bacharéis formados registraram não atuar no Setor.
- Considerando o ano de formação apresentam os seguintes dados: de 1971 até 1980 = 21 formados; de 1981 até 1990 = 41; de 1991 até 2000 = 305; 2001 até 2010 = 1942.

Acesse: www.turismologos.org.br/cbo ou acesse aqui.

domingo, 5 de setembro de 2010

Restrições a Azul

A Infraero informou ter algumas restrições para os horários solicitados pela Azul para sua operação em Belém, com razão. Neste horário, na maioria dos dias da semana, existem seis vôos simultaneos em solo, o que ocupa toda a capacidade operacional por meio de fingers (pontes de embarque) do terminal. Contudo, cabe esclarecer que na situação atual dos terminais brasileiros, a continuar estas restrições, dificilmente teremos novas linhas, pois se a companhia aérea altera o horário em Belém, terá restrições no aeroporto de origem e vice-versa. O caso de Santarém foi exemplar, a Tam deixou de operar a rota, porque no horário solicitado não havia disponibilidade de espaço para atendimento de vôo no terminal.

No horário solicitado pela empresa, em alguns dias os passageiros deverão desembarcar por meio de ônibus, na aeronave em posição remota. Estamos chegando a um momento delicado, pois muitas das novas operações solicitadas pelas companhias aéreas tem sofrido restrições operacionais.

Restrições em Marabá

Em outros posts já havia alertado sobre as condições do terminal do aeroporto de Marabá. Segundo matéria publicada no jornal O Liberal (Edição de 31/08/10, Caderno Cidades, p. 6), o aeroporto recebe cerca de 665 passageiros diariamente, em 10 vôos diário. Para este ano, mais dois novos vôos devem entrar em operação e 4 estão em estudo para 2011. Bem, o terminal apresenta seria saturação operacional, principalmente devido a desconforto gerado pela falta de refrigeração. Um processo de licitação, iniciado em 2007, que visada climatizar o terminal, ainda não foi concluído. Fica então a pergunta, se um simples processo de licitação para refrigeração do terminal demora tanto, como ficaremos seguros para a Copa de 2014?

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mapeamento dos Bachareis em Turismo

Bacharel em Turismo participe desta importante pesquisa!!!

O Instituto Brasileiro de Turismólogos firmou parceria com a Coordenação de Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, a fim de realizar um levantamento quantitativo, geográfico e de atuação profissional do BACHAREL EM TURISMO em todo o Brasil. Em poucos minutos você preenche um formulário com apenas 8 campos. Participe aqui! - http://www.turismologos.org.br/cbo/

Fonte: Instituto Turismólogos (http://www.turismologos.org.br/)

Vamos participar, valorizar nossa profissão e atuação.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Premiação no site da Universidade de Aveiro

Notícia publicada no site da Universidade de Aveiro...
O Ministério do Turismo do Brasil e a Fundação Getulio Vargas atribuíram o 1º lugar do prémio EBAPE-FGV/Mtur, na categoria de pós-graduação, ao trabalho de investigação sobre os transportes turísticos na Amazónia, desenvolvido pelo antigo aluno da Universidade de Aveiro, Fábio Silva. Este mesmo trabalho foi publicamente apresentado na UA, em Março do ano passado, no âmbito das provas de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Air Caraibes: novo vôo para Macapá

Expandindo suas operações no Brasil, em particular, no Norte do Brasil e aproveitando o intenso fluxo de franceses para a Amazônia, via Guiana Francesa, a Air Caraibes começara em breve a operar a rota Caiena - Macapá - Caiena, às segundas-feiras. Data prevista para o início da operação: a partir de 31/10.

Belém: a Air Caraibes mantem as três frequências semanais na rota Belém - Caiena - Belém, sendo as frequências de quintas e sextas com conecxão imediata para Paris (Orly).

Somam-se agora 4 frequências semanais da Air Caraibes para o Brasil, com dois destinos atendidos: Belém e Macapá, sendo em todas as rotas o Embraer 190, o equipamento utilizado.

Projeto Caravana Brasil Nacional, em Belém

A última viagem do Projeto Caravana Brasil Nacional, edição 2010, projeto da Braztoa (Associação Brasileira de Operadores Turísticos) em parceria com o Ministério do Turismo, ocorreu com destino a Belém, na segunda quinzena de agosto. A reunião com o trade turístico local foi bastante produtiva, sobretudo no estreitamento de parcerias já iniciadas entre alguns operadores nacionais e de receptivo. Segundo a representante da Braztoa e Mtur, Lilian La Luna, "com a colaboração de todos, certamente estamos construindo um alicerce seguro para o desenvolvimento da atividade turística do Brasil".
Informação: O Projeto Caravana Brasil visa fornecer ao agente de viagem/operador turístico uma forma organizada e estruturada de conhecer novos destinos turísticos no Brasil, sejam eles já comercializados ou não. Geralmente, as visitas técnicas reunem operadores de diversas partes do Brasil, no caso da ocorrida em Belém, tiveram operadores do Acre, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, alguns já comercializavam o destino e vieram estreitar relações comerciais, outros visam incluir o destino em seu portifólio.

Novo vôo da Tam em Belém

Caros leitores, a TAM, aproveitando a investida da TRIP, numa clara reação a operação da parceira/concorrente (as duas companhias são parceiras em algumas rotas regionais de/para Belém) terá um novo vôo em Belém, ligando Belo Horizonte com escala em Marabá e finalizando em Belém:

JJ3458 Diário A319 CNF 2220 MAB 0035 0105 BEL 0205

JJ3459 Diário A319 BEL 0235 MAB 0335 0410 CNF 0625

Previsão de início da operação: 20/09/2010.

Tendências do Turismo: “Cias. aéreas devem assumir o papel de agências”

Caros leitores, vejam este estudo da Airline Information (Fonte: Panrotas):

A Airline Information, uma organização sem fins lucrativos dedicada à consultoria relacionada à indústria da aviação, realizou hoje um coquetel no Meliá Jardim Europa, em São Paulo, para discutir o futuro da aviação brasileira. De acordo com o diretor geral da organização, Christopher Staab, o modelo de administração das aéreas nos Estados Unidos, Europa e Ásia já possui uma nova postura. “As cobranças por serviços, como alimentação, internet, entre outros, já são feitas à parte. O Brasil deve se atentar para estas mudanças como uma forma de dar mais lucros para as companhias aéreas”, analisou. “Os Estados Unidos ganham US$ 500 milhões por ano só com a cobrança de bagagem extra ou excesso de bagagem”, completou. Esta nova estratégia, no entanto, depende de uma adequação para o mercado nacional, já que os brasileiros não estão acostumados a comprar serviços extras. “Algumas companhias aéreas já estão apostando nessa mudança, como a Azul, Gol, Webjet. A tendência é o cliente comprar somente o assento e pagar por outras facilidades. Com isso, os bilhetes teriam uma queda no preço, mas os lucros continuariam a serem computados”, explicou Staab.

Outra forma de garantir a rentabilidade das empresas aéreas é o controle absoluto das vendas dos pacotes, segundo Christopher. Além do bilhete, o executivo defende que as empresas precisam vender hotéis, transfers, passeios e aluguéis de carros. “A venda direta em seus sites garante maior rentabilidade. As companhias devem assumir a postura da agência de viagens para não perder na venda”, observou. Para o membro do conselho da Airline Information, Michael Smith, todas estas transformações estarão concluídas no mercado brasileiro entre três e cinco anos. “Nada é para sempre e as empresas precisam se atentar com o que está dando certo em todo o mundo”, disse Smith. O código do consumidor permite que estas cobranças sejam feitas no Brasil. Porém, o diretor de Alianças da Gol, Marcelo Ribeiro, salientou que as mudanças devem ser feitas com cautela para não perder mercado para a concorrência.

Comentário: o estudo em si é interessante, mas uma companhia aérea virar agência de viagem é meio complicado, pelo menos no curto e médio prazos. Hoje, a Gol, já vende´serviços "extras" ao seu core, que é transporte aéreo. A tendência, pelo observar empírico dos últimos anos, é as companhias aéreas montarem estruturas de Operadoras Turísticas para comercializar e operacionalizar pacotes turísticos, com destaque para um aumento de demanda por serviços de receptivo para atendimento destes novos fluxos. Exemplos: Tam Viagens, hoje, uma das maiores operadoras de viagens do país, o que causa ciúmes em agências filiadas a ABAV. A tendência seja mesmo de agregar valor a boa e velha passagem aérea, a medida que esta se torna um produto mais comum e sem grande diferencial, ou seja, como prevê a irlandesa Ryanair, chegará um dia em que o passageiro viajará de graça, pois o custo do assento será pago por propaganda a bordo, serviços extras e em terra comprados pelo viajante.

Delta encerará operações próprias na Amazônia

A companhia aérea norte-americana Delta Air Lines irá encerrar suas operações em Manaus no final do mês de janeiro de 2011, além das cidades de Fortaleza e Recife, desta forma quase todos os novos destinos iniciados pela companhia não obtiveram sucesso. As hipóteses levantadas são:
- falta de maturidade e parceria nos mercados escolhidos;
- a cidade de destino nos Estados Unidos: Atlanta. Talvez se fosse Miami, a companhia teria maior sucesso nas novas operações;
- tarifas muito próximas dos vôos operados a partir de outras cidades, diminuindo a possibilidade de conexão a partir de outras cidades;

Totens para reservas de hoteis, em breve no Norte

A partir deste mês, a Comtecno, por meio de um contrato firmado com o Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH), vinculado à ABIH Nacional e ao Instituto Marca Brasil, lança um serviço inédito nos aeroportos brasileiros. Trata-se do Disque Hotéis, serviço de discagem gratuita para mais de 5 mil hotéis associados do Portal de Hospedagens em todo o País. O serviço é um canal de voz, utilizando os recursos da internet, para permitir aos usuários contato direto com os hotéis, sem a necessidade de discagem manual. Basta o usuário clicar na foto digital do respectivo meio de hospedagem, que estão agrupados por região turística. O serviço é integrado aos totens da rede Multitoky e já está disponível nos aeroportos cariocas do Galeão e Santos Dumont. Até setembro, entra em funcionamento nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Campinas, em São Paulo, em Brasília, Salvador, Porto Alegre, Santa Catarina e Curitiba. Até o fim do ano estarão cobertos os aeroportos das regiões Norte e Nordeste.

Fonte: Panrotas

Comentário: mais serviços para os usuários dos aeroportos, esperamos que a chegada deste serviço nos aeroportos da Amazônia não demore.

Dufry Shopping, mais uma opção no Aeroporto de Belém

Para os compradores de última hora, mais uma opção de compras no Aeroporto Internacional de Belém, a Dufry Shopping acaba de inaugurar nova loja, com ampla variedade de produtos. O Aero Shopping de Belém ganha, desta forma, maior diversificação e oferta de produtos e serviços para o viajante.

Manaus: Grupo Posadas inaugura Cesar Business

O grupo hoteleiro mexicano Posadas inaugura esta semana, oficialmente, a sua mais nova unidade no Brasil e a primeira, esperamos que de muitas, no Norte do pais, o Caesar Business Manaus – Amazonas. Como adiantamos pra vocês, aqui na Blog, a unidade oferece 229 apartamentos, sendo uma suíte presidencial, área para eventos, dois restaurantes, piscina, heliponto, fitness e business center e várias facilidades sobretudo para o público corporativo (o público alvo do novo empreendimento). Confira a foto do novo hotel.
Grupo Posadas, sejam bem vindos à Amazônia. Esperamos ver vocês em outras cidades da região.

Fonte: Panrotas, editado por Fabio Romero

Mercado AAA: o luxo da experiência

Recentemente, no Club Transatlântico, em São Paulo, ocorreu a palestra com o tema “Business: Mercado AAA no Brasil”, que foi dividida em apresentações de três executivos: o vice-presidente da Alatur, Ricardo Ferreira, o diretor da Rimowa (fabricante de malas de luxo), André Von Ah, e o consultor em Aeronaves Corporativas da loja Tools & Toys, Túlio Silviano Brandão. Ao analisar o impacto deste mercado – também conhecido como “triple A” – no Brasil, Von Ah afirmou que o segmento tem crescido cada vez mais no País. “As vendas de luxo têm crescido 23% no Brasil. Uma prova disso é que, a cada 35 dias, uma Ferrari é vendida no País”, apontou ele. “Atualmente, temos 131 mil brasileiros milionários [segundo pesquisa feita pelo banco Merrill Lynch], que impulsionam diretamente os gastos neste segmento”, completou. Brandão também reforçou a análise feita pelo diretor da Rimowa, destacando também que o mercado brasileiro ainda tem muito a crescer neste nicho. “No último ano, o mercado de luxo brasileiro movimentou US$ 6,5 bilhões, o que representa apenas 1,5% do faturamento deste segmento no mundo”, apontou ele. “Ainda estamos ‘engatinhando’ neste mercado, o qual deve crescer 50% em dois ou três anos no País”, projetou.

EXPERIÊNCIAS, SEGURANÇA E “BRINQUEDOS”
Além de comentarem o cenário do segmento AAA no Brasil, os executivos falaram também sobre a tendência deste mercado, além de apresentarem seus produtos aos presentes. O vice-presidente da Alatur, por exemplo, destaca as tendências do luxo na indústria de viagens. “Acredito muito no luxo da experiência”, disse ele. “No entanto, acho que a ‘sobriedade’ autêntica dos destinos e locais deve prevalecer, evitando-se a promoção de atrações ‘montadas’ ou produzidas”, analisou . Já o diretor da Rimowa, por sua vez, explica que o luxo oferecido por suas malas está no design, praticidade e resistência. “Nosso pontos principais são a leveza, design e durabilidade dos produtos, que são revestidos com polibicarbonato”, explicou. Por fim, Brandão apresentou os produtos vendidos em suas lojas, os quais ele classifica como “brinquedos para gente grande”. “Investimos R$ 4 milhões na abertura na Tools & Toys, no Shopping Cidade Jardim, que, inicialmente, está focada na venda de transportes náuticos e aeronáuticos”, explicou. “Além de um helicóptero da Sikorsky, estamos comercializando iates do Grupo Ferretti, cujos preços podem chegar até 16 milhões de euros”, revelou.

Fonte: Panrotas, editado por Fabio Romero

Comentário: Após ler esta notícia, publicada no site Panrotas (http://www.panrotas.com.br/), pensei sobre o Destino Amazônia, pois alguns operadores vendem a Amazônia desta forma, não tanto pela qualidade dos serviços, mas pelos preços cobrados, ou seja, na maioria dos casos, o alto valor do serviço está associado a um elevado padrão de serviço, o que não ocorre na prática. Exemplificando: muitos viajantes acham elevados as diárias dos hotéis de selva, comparativamente, aos similares de praia, nos quesitos: qualidade do serviço, acomodações e entretenimento oferecidos. Resultado: a Amazônia tem alto potencial para as "experiências autênticas" as quais se refere o vice-presidente da Alatur, contudo necessitamos agregar melhor qualidade aos serviços prestados, na comparação com nossos concorrentes potenciais (na ótica do viajante).

Tendências do Turismo: Slow Travel...

Slow Travel é um movimento de evolução que teve sua inspiração do século XIX, quando escritores de viagem europeus, como Théophile Gautier, reagiram ao culto da velocidade. Os defensores da Slow Travel argumentam que muitas vezes o prazer do potencial da viagem é perdido por antecipação ansiosa da chegada. Slow Travel é um estado de espírito que permite que os viajantes se empenhem mais intensamente com as comunidades ao longo de seu percurso, muitas vezes favorecendo visitas a pontos que beneficiam os moradores locais. Um dos elementos definidores, é a oportunidade de fazer parte da vida local e se conectar a um lugar e seu povo. Tendo alguns valores comuns com o ecoturismo, os seus defensores e os devotos em geral, olham para o estilo de baixo impacto de viagem, chegando ao ponto de não voar de avião.
É o Turismo buscando o equilíbrio, com roteiros cada vez mais enxutos e com tantas coisas para fazer num curto espaço de tempo, assemelham-se a uma maratona. A viagem se torna uma sucessão de imagens, sem tempo para que o viajante se ambiente e "respire" o local visitado.

Vocês, leiores, o que acham? O Turismo esta mais rápido, preciso de um melhor equilíbrio na oferta?