Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

domingo, 12 de setembro de 2010

Copa de 2014, decisões técnicas e políticas

Rivalidades a parte, mas a pergunta que não sai da cabeça dos viajantes que visitam Belém e Manaus é: "porque Belém não foi escolhida?". O estádio de vocês está praticamente pronto, tem muitas atrações na cidades, bons hotéis, etc. Falta de prestígio político, maior empenho do trade turístico, falta de emprenho das grandes empresas locais, entre outros motivos, são os alegados para a perda em relação a Manaus. Um fato curioso, recentemente divulgado, é a o que se espera para depois da Copa de 2014. No caso amazonense, o novo estádio, com capacidade para 46 mil pessoas, será um verdadeiro elefante branco no meio da floresta, uma vez que a média de público do campeonato local não chega a 1.100 participantes, se considerarmos todos os jogos realizados. Já em Belém, além de ter o estádio praticamente pronto, a média de público é bem mais elevada, inclusive em eventos não futebolísticos, uma vez que o complexo também é olímpico. Nas etapas do Gran Pix Internacional realizadas, anualmente, em Belém, registram média de público acima de 30 mil participantes (Detalhe: o governo atual, por falta de visão estratégica, quase perde o evento que já é realizado na cidade a mais de 7 anos). Conclusão: do ponto de vista técnico e financeiro, seria Belém; do ponto de vista político, foi Manaus; do ponto de vista amazônico: tanto faz, o que importa é que temos uma sub-sede amazônica. E vocês, caros leitores, pensam o quê... para ajudá-los publico as fotos dos dois estádios:
 Foto: Mangueirão, Estádio Olímpico do Pará, atende a boa parte das exigências da FIFA
Foto: Novo Vivaldão, qual o lagado pós-copa?
Fonte das fotos: Google Pics

6 comentários:

melo disse...

muito bem colocado querido acho que faltou mais incentivo do nosso governo pra não sermos escolhido umas das sede da copa, mas o importante que temos uma sede na amazonia!!!

Anônimo disse...

Os paraenses ainda estão chorando a perda da copa? Se não têm o que fazer, vão enxugar gelo! Belém não apresentou projeto decente à FIFA, por isso ficou de fora! Agora querem colocar olho gordo em Manaus. Se tivessem apresentado projeto digno para sub-sede, quem sabe a Amazônia não teria 2 sub-sedes? Concorrência é concorrência, na qual a melhor vence!

Anônimo disse...

Se futebol de campo fosse o diferencial para um país sediar copa do mundo, os Estados Unidos jamais teriam sediado uma copa. Nem as belas capitais brasileiras (ex. Rio, São Paulo, Curitiba) do jeito que estão, seriam aprovadas pela FIFA, porquê Belém seria? só por causa do estádio? Para uma cidade ser sub-sede, tem que apresentar projeto audacioso e Manaus apresentou. Será que 2014 chegará e os Belenenses ainda estarão chorando? aja lágrimas até lá!

Anônimo disse...

O que Belém apresentou à FIFA para tentar ser sub-sede? só o estádio? brincadeira!!!

Fabio Romero disse...

Belém apresentou muito mais que um estádio, apresentou hotéis qualificados, diversas atraç~eos de peso (Estação das Docas, Mangal das Garças, Parque da Residência, etc.), um dos mais modernos aeroportos do País, a ilha de Marajó. Mas a decisão envolve outros parâmetros além de técnicos. Cabe ressaltar, neste momento tanto faz, o que importa é a Amazônia ter ganhado, afinal não vamos ter a copa de Manaus, mas a Copa da Amazônia. Que venham bons negócios e turistas para todos, afinal a Amazônia ainda tem Amapá, Roraima, Rondônia, Acre e Tocantins.

Anônimo disse...

belem um povo chorao e invejoso