Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

domingo, 26 de setembro de 2010

Porque política se discute...

Caros leitores, no Brasil existe uma velha máxima que "política, religião e futebol não se discute". Discordando desta máxima, proponho a vocês, sobretudo aos que trabalham com Turismo, que discutam sim, política, sobretudo a voltada para o Turismo. Recentemente, o Conselho Nacional de Turismo esteve com os principais candidatos a presidência da república e apresentou um documento, fazendo com que, o candidato vencedor se comprometa com as políticas públicas para a área. Bem, nacionalmente, já conseguimos que a candidata principal mantenha na sua estratégina o Ministério do Turismo e suas respectivas políticas.

Na Amazônia, andei procurando, lendo, buscando informações e poucos candidatos se comprometem com políticas para a área. Em raros casos, como no estado do Amazonas, devido ao estado ter ganhado a subsede da Copa de 2014, as intenções ficaram claras. No Amapá, apesar da prisão do Governador e de boa parte da cúpula política do estado, os dois principais candidatos possuem políticas para a área. No estado do Pará, o maior receptor de turistas da Amazônia, o governo estadual, pelo menos nos últimos anos, descontinuou quase todas as polpiticas públicas associadas  ao setor e já deixou claro que a área não é prioridade para um eventual segundo mandato, tanto é que o orçamento do órgão estadual de turismo para 2011 contam com recursos apenas para pagamento de fucnionários.

Caros leitores, discutam, procurem, se informem, cobrem dos potenciais candidatos as políticas para a área. A imprensa, movimentos sociais, ambientalistas, de defesa dos direitos das crianças, a indústria... etc... já se manifestaram e fizeram com que os candidatos se comprometessem com políticas para as suas respectivas áreas. Porque não também com o Turismo? 

Um comentário:

Luciana Mendes disse...

Infelizmente os estudantes de Turismo saem das faculdades cada vez menos politizados e pensando que nada disso vai afetar em suas vidas! Com tantos mecanismos para se obter a informação e possibilidades de debate aos montes, é incrível ouvir dos estudantes que não sabem o que fazer com tanta informação. É uma vergonha mesmo! Às vezes tenho vergonha de ser Turismóloga e me sinto uma romântica quando penso que tudo um dia vai mudar. Só me resta ser otimista, já cansei de tentar reunir pessoas no intuito de, pelo menos, fazermos diferença em alguma coisa. Parece que ninguém tá nem aí pra nada! Os Turismólogos estão dormindo ou não se importam mais e os estudantes...ahhh...deixa pra lá. É isso! Me sinto sozinha na multidão. Vou tentar continuar a ser otimista, mas não sei até quando!