Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Curiosidades da Amazônia: Turu!

O turu é um molusco de cabeça dura e corpo gelatinoso, pode ter a grossura de um dedo e vive em árvores podres, caídas, geralmente em áreas de mangue, comuns na Amazônia na costa dos estados do Pará e Amapá. Na Ilha de Marajó, na foz do rio Amazonas, ele é consumido vivo e cru, em caldo com farinha ou em moquecas. Rico em cálcio e proteínas, é também considerado afrodisíaco. O gosto é semelhante ao dos mariscos. Caldos e bolinhos são feitos a partir do molusco.
Vai encarar...? 
 Mangueiros... lar do molusco.
Tronco aprodeido, cheio de Turu.

Icoaraci precisa de socorro...

Um dos mais famosos pontos turísticos do Estado do Pará precisa, urgente, de uma intervenção pública. O Distrito de Icoaraci, localizado a cerca de 30km do Centro de Belém, no Pará, é um dos principais pontos de atração turística da cidade, com dezenas de olarias que produzem, criam e reproduzem a famosa arte cerâmica, deixada como herança cultural por civilizações há muito desaparecidas, entre elas Marajoaras, Aruãns, Maracas e Tapajônicos.



O bairro do Paracury é onde se concentram as principais olarias do distrito e as principais operações de receptivo, contudo a falta de saneamento e calçamento dificulta muito a circulação de visitantes, desfavorecendo as operações, além de deixar um má impressão ao visitante. Lama, sujeira e alagamentos dificultam o desenvolvimento do tuirismo em Icoaraci.




Pedimos as autoridades competentes que tomem as devidas providências!

domingo, 28 de agosto de 2011

Blog no seu celular...

Caros leitores, seguindo as tendências tecnológicas, o blog está otimizado para dispositivos móveis, agora você pode acompanhar todas as notícias no celulares, Iphone, Ipads, etc. Boa leitura a todos...
 

Skyline de Belém...

Caros leitores, segue uma sequência de fotos do skyline de Belém...
 Baía do Guajará ao fundo...
 Vista do Gran Solare Connext
 Umarizal... numa linda tarde de sol...
 Olha o túnel de mangueiras... tão Belém...
 Saindo para a Ilha de Marajó...
Centro de Belém
Fotos: Fábio Romero, 2011

Guias de Turismo em visita ao Gran Solare Connext

Em 2011, Belém, no Pará, ganhou mais um investimento de alto padrão da Rede Allia Hotéis, o Gran Solare Connext. Como localização privilegiada, no Centro de Belém, o hotel possui quatro opções de apartamentos, todos com sacada: Luxo, Suíte Junior, Loft Executivo e Loft Duplex. Os apartamentos de alto padrão oferecem ar condicionado sileioso, tipo split; cofre eletrônico; espelho de aumento; mesa de trabalho; internet sem fio; TV LCD 32 Polegadas; e secador de cabelo. Sem falar na área de lazer completa, com academia e piscina panorâmicas e um grande espaço para eventos, com estacionamento privativo. Belém ganha um hotel de alto padrão que reune o melhor em serviços em uma ótima localização.

Em parceria com o Singtur-Pa e outras entidades do trade turístico paraense, o hotel tem promovido visitas técnicas ao empreendimento. No dia 18/08 foram os Guias de Turismo que estiveram visitando o empreendimento. Após a visita, os mesmos foram convidados para um delicioso café da manhã no restaurante do hotel.





Barcelona, assim se recebe um cruzeiro marítimo!


Barcelona, na Espanha, é reonhecida por sua excelência na recepção de cruzeiros marítimos. A companhia italiana Costa Cruzeiros tem o seu terminal de cruzeiros Palacruceros, que ocupa cerca de 5.500 metros quadrados do Dock Municipal, no porto de Barcelona. A área onde o terminal está localizado foi cedido pelo porto de Barcelona à entidade Costa Cruzeiros por 25 anos. A empresa investiu cerca de 12 milhões de euros no terminal para uso preferencial dos seus navios e de outras empresas do grupo Carnival Corporation, como a Holland America.O porto de Barcelona é o mais importante na Europa e um nível muito importante da nossa cruzeiros no Mediterrâneo", e observou que o objectivo do novo terminal é "confirmar a nossa liderança no esta porta na Espanha.
Com esta a infra-estrutura portuária da capital catalã sofreu um crescimento espectacular nos últimos anos, observando que com este são oito terminais de navios de cruzeiro disponíveis para o cidade . O Palacruceros foi projectado por arquitetos Luigi Vicini e Piazza Andrea, tem um total de 4 andares e 10.000 metros quadrados e foi inaugurado em 2007. Entre as facilidades que o terminal oferece aos passageiros oferece um clube infantil, um café com acesso à Internet, uma área comercial, uma sala VIP e um café com vista panorâmica. O Palacrociere também possui os escritórios da Costa Cruzeiros, em Barcelona para 20 funcionários. Barcelona é o maior porto do Mar Mediterrâneo e 1,6 milhões de visitantes são esperados todos os anos para embarcar neste porto.
Texto e Imagens (©) Copyright Sergio Ferreira, Funchal, via blog http://worldcruises1.blogspot.com/
Comentários: Na Amazônia, apenas o Porto de Manaus está razoavelmente preparado para a recepção deste segmento. Nos demais portos: Parintins, Belém, Macapá e Santarém impera o improviso, inclusive com a ameação do Ministério Público em proibir as operações. Até quando continuaremos recebendo turistas desta forma! Os dados e o exemplo de Barcelona, Rio de Janaeiro e Santos no Brasil mostram que o retorno dos investimentos em infraestrutura são certos.

Puma Air, retorno em setembro...

A Puma Air, em comunicado oficial, prometeu retornar suas operações dia 15 de setembro, com voos a partir de R$ 99,00 reais nas rotas Belém - Macapá - Belém. Esperamos que a empresa volte para ficar, afinal seus horários e serviço de bordo eram muito elogiados pelos passageiros.
Foto: Comunidade Orkut - Aeroporto Internacional de Belém

Belo Monte, vale apena conhecer um pouco mais...


Uma das maiores hidroelétricas do mundo está sendo construída no rio Xingu, no município de Altamira, no Pará. A obra, polêmica, tem gerado efeitos positivos e negativos na região. Então vale apena conhecer um pouco mais do projeto e seus impactos. Recentemente, o Jornal Nacional, publicou uma série de reportagens sobre o projeto:

Dia 26/08
http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/t/edicoes/v/obras-da-usina-de-belo-monte-vao-afetar-cidades-vizinhas/1610543/

Dia 25/08
http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/t/edicoes/v/obras-na-usina-de-belo-monte-precisam-tomar-cuidado-com-o-meio-ambiente/1609260/
Dia 23/08
http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/t/edicoes/v/belo-monte-e-a-maior-e-mais-polemica-obra-em-andamento-no-pais/1606883/

Tô de Folga! - Pará - Conceição do Araguaia

Nesta semana, o Pólo Turística Araguaia-Tocantins, no sudoeste do Estado do Pará, apareceu no quadro Tô de Folda, do Jornal Hoje, da Rede Globo. Para quem perdeu, segue o link do vídeo:

Para quem deseja visitar o Pólo, a cidade de referência é Marabá, que possui voos diretos diários de Brasília e Belém, com conexões para todo o país. Trip, Tam, Gol e Sete servem o aeroporto de Marabá.

sábado, 27 de agosto de 2011

Operadores comercializam a Amazônia!

Novos operadores começaram a comercializar a Amazônia recentemente, a ATAKAN Amazon, que oferece opções diferentes para a famosa Ilha do Marajó, no estuário do Rio Amazonas, no Pará, com saídas a partir de Belém; e a Gay Travel Brazil, que oferece um roteiro temático para Manaus, no Amazonas. É só conferir as programãções oficiais (clique para ampliar):

Gol, novidades para os voos em Belém e outras cidades

A companhia aérea Gol anunciou nesta sexta-feira que vai implementar um sistema de entretenimento de bordo em parte de seus voos a partir de setembro, reforçando rivalidade com a TAM, que já oferece internet em alguns voos domésticos. Os passageiros poderão acessar o sistema da Gol nos voos por meio de aparelhos eletrônicos com recursos de rede sem fio WiFi. "Inicialmente, o produto poderá ser acessado via iPhones, iPads, iPods Touch, netbooks e notebooks equipados com a tecnologia WiFi. Futuramente, também estará disponível para outros tipos de tablets e smartphones", disse em comunicado a vice-presidente de mercado e novos negócios da Gol, Claudia Pagnano.
Entre os conteúdos que serão oferecidos estão notícias e artigos de jornais e revistas, programas de TV, esportes, jogos e canais de músicas. Segundo a Gol, o conteúdo será atualizado automaticamente a cada pouso em nove aeroportos do Brasil: Congonhas e Guarulhos (em São Paulo), Santos Dumont e Tom Jobim-Galeão (no Rio de Janeiro), Confins (MG), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Brasília, Belém (PA) e Fortaleza (CE). O acesso ao portal de conteúdo é gratuito e o sistema está sendo implantado em 35 aeronaves da Gol que operam 250 voos diários principalmente na ponte aérea Rio-São Paulo. Até o fim do ano, o serviço estará em cerca de 380 voos diários, segundo a estimativa da empresa.

Seminário em Marabá e Lançamento de Projeto em Belém

A mudança de postura do Governo Estadual em relação a atividade turística, trazendo a mesma para o centro do debate do crescimento econômico e das políticas públicas, fez com que o trade turística do Pará também atentasse mais para aérea, resgantando planos e projetos, promovendo um novo momento do Turismo na região. Neste contexto, registramos dois eventos realizados recentemente, um no Pólo Araguaia-Tocantins, cuja cidade sede é Marabá; e outro na capital, Belém:

1. Projeto Verão Novo Verão 2011, realizado pela Secretaria de Turismo da Prefeitura de Marabá em junho, visando apresentar as ações para o verão na cidade.

2. Projeto de Turismo para Belém, realizado em agosto, pelo SEBRAE em parceria com a ABAV - Associação Brasileira dos Agentes de Viagens - Pará; Paratur - Órgão Oficial de Turismo do Pará; Belemtur - Coordenadoria Municipal de Turismo - Belém; e Singtur-Pa - Sindicato dos Guias de Turismo do Pará. O Projeto, já com as ações definidas, visa aumentar o número de turistas utilizando serviços de receptivo na capital e induzir a comercialização dos demais destinos, como Marajó e Santarém. Operadores de receptivo, hoteis, restaurantes, transportadoras e Guias de Turismo devem participar de caravas durante importantes eventos nacionais de turismo, como a Braztoa e o Salão de Turismo de Gramado.

Passagens proibitivas na Amazônia!

Conhecer a Amazônia pode exigir dos viajantes um planejamento bastante antecipado da viagem ou o mesmo ficará sujeito a tarifas exorbitantes para se deslocar na região, quase sem possibilidade de deslocamento interno pela região. Alguns exemplos:

Belém - Porto Velho - Belém: R$ 1.360,00 pela Gol

Macapá - Porto Velho - Macapá: R$ 2.000,00 pela Gol e Tam

Belém - Macapá - Belém: R$ 450,00 a R$ 600,00 pela TAM e Gol

Manaus - Belém - Manaus: R$ 800,00 pela Tam, Gol, Trip e Azul

Belém ou Manaus - Santarém - Belém ou Manaus: R$ 800,00 a R$ 1.200,00 pela Tam, Gol ou Trip
Critérios da pesquisa: as simulações foram feitas com base em uma estada de 7 dias nos dois principais pólos receptores de turistas na Amazônia, Belém e Manaus. A partir destas cidades foram feitas simulações para os demais destinos. As simulações foram feitas para viagens ida e volta, entre os dias 30/08 e 13/08. Simulações feitas dia 25/08. Tarifas válidas para os vôos mais baratos encontrados. Valores médios para voos norturnos e diurnos, algumas opções são diretas, outras com conexão em Brasília.

Tendências do Turismo: Passe Ilimato!

Para fazer pensar um pouco. Pode ser que, no modelo de negócios que as companhias aéreas atuam no Brasil, um programa assim não seja implantado, mas que é uma ideia fantástica para os passageiros, isso com certeza é. A JetBlue anunciou o início de um novo formato de venda de bilhetes: trata-se de um passe que pode ser adquirido e que embute uma quantidade ilimitada de viagens durante um certo período. É o mesmo princípio aplicado nas cidades europeias para quem quer se deslocar no transporte público e que, como pude comprovar, é extremamente vantajoso e prático.

Num primeiro momento, a JetBlue terá o passe ilimitado - validade de três meses - entre Boston, Los Angeles e Long Beach. Fazendo uma analogia ao mercado brasileiro, fico pensando em pessoas como eu, que já vivi em trãnsito semanal, morando em uma cidade e trabalhando em outra. Seria uma vantagem para a empresa - que economizaria comprando o deslocamento por preços mais em conta - e para o passageiro, que não precisaria marcar o bilhete a todo momento. As empresas talvez tivessem um ganho menor por terem, entre os assentos ocupados em cada voo, alguns cujo custo ficou mais baixo, ou seja, rentabilidade menor. Mas a médio e longo prazos isso acabaria se revertendo em mais pessoal a bordo, especialmente nas viagens corporativas.

 
Comentários: em si, não é uma tendência, mas uma retomada de formas de comercialização para passageiros frequentes. Existem produtos similares, como os passes internacionais, utilizados por diversas companhias na Europa, Estados Unidos e Brasil, muito utilizados por passageiros internacionais em visitas a estes locais. Destinos com grandes distâncias a serem cobertas, como entre o Nordeste e Norte do Brasil, por exemplo, onde a viagem rodoviária se torna cansatina ou mesmo impossível, no caso da Amazônia, o passe seria bem vindo. A Azul tentou implementar uma política parecida, mas abandonou esse tipo de bilhete, por razões desconhecidas. A competitividade do setor estimula a inovação, esperamos que estas "novidades" cheguem ao Brasil e facilitem as viagens, dentro da Amazônia.

Cargas em alta em Manaus

O maior aeroporto cargueiro da Amazônia, em Manaus, recebeu no dia 24/08 uma aeronave russa, o Ilyushin IL-76 da Volga-Dnepr Airlines, procedente da Rússia e com parada em Gran Canaria. A aeronave trazia a bordo uma carga de 11 milhões de dólares: um helicóptero Mil Mi-17. O IL-76 permaneceu no pátio do Terminal de Cargas enquanto a carga era desembarcada e montada. Vejam as fotos:
Volga-Dnepr Airlines
Ilyushin IL-76TD-90VD RA-76950 "Vladimir Kokkinaki"
Foto por Frederico Cavalcante
Fonte: http://spottermanaus.blogspot.com/, edição Fabio Romero. Fotos: Frederico Cavalcante

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Visita ilustre: A330 da Air Caraibes!

Caros leitores, na noite da última segunda-feira (15/08), data alusiva a Adesão do Pará a Independência, tivemos uma visita ilustre no Aeroporto Internacional de Belém: o A330 da Air Caraibes. Aproximadamente, 400 passageiros embarcaram e desembarcam. A aeronave não costuma fazer a rota até Belém, apenas da Guiana Francesa ou Martinica para Paris. Esperamos que ela pernameça na rota. Seguem os registros:


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Pará avalia seus polos turísticos

Consultores da empresa espanhola Chias Marketing e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) iniciaram no fim de semana passado a segunda etapa do levantamento de dados para o novo Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará. O levantamento foi iniciado em março e consiste em um diálogo com os diferentes segmentos que formam o setor de turismo, como entidades de classe e órgãos municipais responsáveis por políticas públicas para a área.

Nesta segunda etapa, que vai até o dia 14, vão ser contemplados os polos Tapajós, Marajó, Araguaia Tocantins e Xingu. Os dados complementam o levantamento feito nos polos Belém, Amazônia Atlântica e Araguaia Tocantins nos últimos meses.

O presidente da Paratur, Adenauer Góes, explica que o Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará foi lançado há dez anos e suas diretrizes precisam ser reavaliadas, algumas, inclusive não chegaram a ser executadas. O novo plano, segundo ele, será lançado ainda neste segundo semestre.

Fonte: Paratur e Panrotas

Comentário: O Órgão Oficial de Turismo deu um passo importante na continuidade da política pública de turismo estabelecidade a cerca de 10 anos. A revisão implica em rever metas, corrigir rumos, adotar novas posturas e dar continuidade a plano de desenvolvimento do turismo no estado. Esperamos que os demais estados da Amazônia Brasileira siguam o exemplo.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Evolução tímida: internet gratuita em alguns aeroportos!

Os Aeroportos Internacionais de Brasília, Guarulhos, Galeão e o Aeroporto de Congonhas estão oferecendo o acesso gratuito à internet. O serviço foi iniciado em fase de testes e os passageiros que embarcam nesses aeroportos podem realizar navegação gratuita por 15 minutos, mediante uma senha de acesso, distribuída via cartão, disponível nos Balcões de Informações da Infraero.

Cerca de 1,8 mil cartões de acesso gratuito à internet sem fio foram distribuídos nos primeiros dias da implantação do sistema.

O acesso está disponível apenas nas salas de embarque e a senha retirada pelo passageiro será válida apenas no aeroporto de origem. Inicialmente, a internet é oferecida em caráter experimental por três empresas que prestam serviço para a Infraero e usam a infraestrutura de rede sem fio já existente nos Terminais de Passageiros.

A medida atende à determinação do Governo Federal de aprimorar os serviços oferecidos aos passageiros nos aeroportos administrados pela Infraero.

Assessoria de Imprensa - Infraero
imprensa@infraero.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
twitter.com/canalinfraero