Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Manaus e Belém: 4º e 5º lugares em eventos internacionais!

Um informe do Belém Convention divulgado esta semana me deixou particularmente feliz, pois as duas maiores metrópoles da Amazônia, Belém e Manaus, aparecem do "top five" das maiores cidades receptoras de turistas em eventos internacionais. Um a excelente notícia para encerrar 2014 e de grandes perspectivas para 2015. Acompanhe o informe:


Gol ligará Rodônia a São Paulo em voo direto!

A Gol Linhas Aéreas anunciou que a partir de janeiro de 2015 oferecerá ligações diretas entre Porto Velho, capital do estado de Rondônia, e São Paulo em voos diretos, possibilitando melhores conexões nacionais e internacionais para os viajantes da região. Atualmente, a partir de Porto Velho, só existem voos diretos para Manaus (Amazonas), Brasília (Distrito Federal), Rio Branco (Acre) e Cuiabá (Mato Grosso). Acompanhe (Fonte: Panrotas):


Gol Linha Aéreas Inteligentes anunciou o lançamento de um voo direto de São Paulo, com partida de Guarulhos para Porto Velho, Rondônia. O trecho terá três frequências semanais com início no dia 1 de janeiro de 2015, com partidas às terças, quintas e sábados de São Paulo e retorno de Porto Velho às quartas, sextas e sábados.

"Essa rota, sem escalas, tem como objetivo beneficiar nossos clientes com viagens diretas e oferecer maior conectividade desses passageiros com destinos nacionais e internacionais como Argentina, Chile e Uruguai", diz o diretor de planejamento de malha da Gol, Claudio Borges.

O trecho será feito por aeronaves 737-800, com capacidade para 177 passageiros e configuração Gol+, com maior espaço entre as poltronas. A Gol também oferecerá serviço de venda de sanduíches, bebidas, snacks e sopas preparadas com ingredientes orgânicos, além de opções vegetarianas 

Companhias aéreas e os direitos dos passageiros em jogo!

Em 2015, uma das tendências de mercado será a discussão sobre os direitos dos viajantes aéreos no Brasil. Nos últimos meses, muitas reportagens apontaram algumas questões que já vem sendo discutidas pelas companhias aéreas juntamente com a ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil e a SAC - Secretaria de Aviação Civil. As minutas ainda serão discutidas em audiências públicas, mas a discussão promete não ser fácil. Algumas mudanças em discussão:

A. Bagagem em voos internacionais: enquanto nos países europeus e nos Estados Unidos, a franquia para voos internacionais é de uma bagagem apenas e a cobrança de volumes extras possui taxas bem elevadas, podendo chegar até a US$ 100,00 dólares. Em alguns casos, como das companhias low costs, em voos intra europeus internacionais, o viajante só despacha bagagem paga, sem direito a franquia. 
Proposta das companhias: adequar a legislação para apenas uma bagagem em voos internacionais.

B. Passagem de crianças: atualmente, o valor é limitado a 10% da tarifa paga pelo adulto, na prática o valor não é cobrado na maioria das companhias aéreas. 
Proposta das companhias: desregulamentar este item, mas não ficou claro se haverá cobrança por este tipo de viajante que não ocupa lugar.

C. Compensações por questões climáticas: atualmente, as companhias aéreas são obrigadas a arcar com os custos, como alimentação e hospedagem, em caso de mau tempo que gere o cancelamento ou atraso do voo. No Brasil, este processo é intendido como risco do negócio, nos Estados Unidos, azar de todos dos envolvidos, pois as companhias alegam também ter prejuízos com o mau tempo.
Proposta das companhias: não ter que prestar assistência em caso de problemas não relacionados diretamente a sua operação, quando um aeroporto fecha, por exemplo, por mau tempo. Este processo já ocorre nos Estados Unidos, onde as companhias não são obrigados a prestar assistência em caso de nevascas ou outras intemperes.

O ano novo promete intensas discussões sobre os direitos dos viajantes. Após apertar os passageiros, reduzir serviços de bordo, comprar aviões mais econômicos, as companhias, agora, se voltam para os direitos dos viajantes de forma a ganhar mais uns trocados nesta competitiva industria mundial.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Amazônia: Paraíso dos Araras!

Galera, este vídeo é incrível, mostra um dos grupamentos aéreos da aeronáutica com base em Manaus. As imagens da Amazônia, dos grupamentos indígenas, noturnas, do avião cruzando as chuvas da região, entre outras, são incríveis. Sem contar a trilha sonora. O final do vídeo é imperdível. É só conferir:


quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Parceria Gol e Surinan Airways!

A Gol e a Surinan Airways possuem uma parceria estratégica a partir de Belém, possibilitando aos viajantes internacionais diversas conexões para todo o Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, entre outros. Sem contar com as possibilidades de conexões a partir do Suriname para Miami e Amsterdam. Confira a seguir:


quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Holiday Inn Express Belém - Ananindeua!

Para quem viaja a Belém e precisa ficar hospedado na Região Metropolitana de Belém as opções de hotéis eram quase inexistentes, além do baixo padrão. Agora surge uma excelente opção, o Holiday Inn Express, em plena BR 316 a poucos metros do Shopping Castanheira. O hotel, de categoria 03 estrelas, possui amplos apartamentos, com um toque regional na decoração. As diárias, a partir de R$ 199,00 reais, possuem um ótimo custo benefício:

156 aparatamentos de alto padrão em plena BR 316.

Ampla recepção, ótima para atendimento de grupos.

Café da manhã incluso na diária. 

Loja de Conveniência disponível para hospedes e visitantes. 

Academia.

Toilete completíssimo, com amenidades e secador de cabelo.

Apartamento duplo casal.

Amplo estacionamento, com espaço para ônibus de turismo. Gratuito!

Minibar, frigobar, tv de alta definição e High Speed Internet - internet de alta velocidade em todos os espaços.

Apartamento duplo solteiro, com camas king size.

Em frente ao Parque do Utinga, dos últimos andares

Detalhes da decoração regional de um dos quartos, com fotos da ilha de Mosqueiro.

Espaço para evento.

Grupo de Guias de Turismo em visita ao hotel.

Consulte preços e tarifas www.enjoytours.com.br.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

2015 chegando... mais voos em Altamira e Carajás!

A concorrência parece ter chegado com tudo em Altamira e Carajás, após um longo monopólio da Trip e depois Azul, as duas cidades do interior paraense vivem um novo momento com o aumento da oferta de voos e destinos. A Gol solicitou para março de 2015 o aumento das operações para as duas cidades que passarão a ter voos diários, em vez das quatro frequências semanais atuais. Acompanhe: 



A empresa aérea Gol solicitou autorização para iniciar voos diários  para as cidades de Altamira e Carajás, informou em comunicado nesta terça-feira. O pedido foi feito à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operação em Carajás e Altamira, com voos diários, atualmente operando somente 4 vezes por semana. A expectativa da empresa é iniciar a operação em março de 2015. Segundo a Gol, voos para Carajás deverão partir do Rio de Janeiro, com escala em Belo Horizonte e Carajás, tendo Belém como destino final.

Para Altamira, os voos também deverão partir do Rio de Janeiro, com escala em Brasília e Altamira, também encerrando-se em Belém.


Fonte: http://aeroportodealtamira.blogspot.com.br/2014/12/gol-solicita-voos-diarios-apartir-de.html

Registros dos novos voos: Miami e MAP!

Para quem ainda não conhece as novas operações nacionais e internacionais no Aeroporto Internacional de Belém, seguem alguns registros:

A TAM tem mantido na rota Belém - Miami excelentes aeronaves. A mais nova da frota, o 767-300 com a pintura alusiva a aliança mundial One World esteve em Belém recentemente.

A decolagem rumo a Miami é feita sobre Icoaraci, o que proporciona uma imagem impressionante de Belém. Ao centro as duas pistas do Aeroporto Internacional de Belém.

Apesar de não fornecer o kit de amenidades na rota a partir de Belém, a comida a bordo tem sido muito elogiada e tem um toque regional com um delicioso bombom de açaí.

O por do dol sobre a República Dominicana, para quem fica acordado, sobrevoar o Caribe é um prazer a mais.

A MAP que voa entre Belém e Manaus, com escalas em Santarém e Parintins, já vem usando seu novo ATR nas rotas entre as duas metrópoles amazônicas.

"Nuvens rolo" sobre Belém!

Nesta tarde de domingo (22/12/14), um fenômeno deve ter assustado muita gente em Belém. A forte chuva que se formou no final da tarde veio acompanhada de uma formação de nuvem incomum, as nuvens rolo. Na frente da tempestade, devido as diferentes direções do vento, as nuvens assumem um contorno circular, formando um rolo. Os registros abaixo foram feitos no bairro da Marambaia em Belém, próximo ao Shopping Castanheira:

A formação foi bem rápida, neste foto, o início da formação.

A velocidade de deslocamento é impressionante, poucos minutos depois a formação já havia ganhado ainda mais corpo.

O rolo bem caracterizado.

Neste ângulo, parecia uma sobreposição de camadas de nuvens.

Logo atrás da formação, a tempestade com fortes ventos.

Nesta outra foto, as nuvens parecem se aproximar do solo. Logo em seguida, fortes rajas de vento, chuva e raios acompanharam a nuvem. Durou cerca de 40 minutos.

domingo, 21 de dezembro de 2014

Guia de Turismo realiza pesquisa!

A Guia de Turismo Ângela do Mar está realizando a partir desta semana uma pesquisa interessante sobre a percepção operacional dos profissionais guias de turismo regionais nas principais atrações turísticas de Belém. Apesar de muito visitadas e estarem inseridas em diversos passeios regulares das agências de viagens da cidade, as atrações possuem problemas operacionais que impactam na qualidade da experiência turísticas. Algumas destes aspectos, a pesquisadora pretende identificar e propor mudanças.

A profissional solicita a contribuição de todos os Guias de Turismo Regionais. A pesquisa esta sendo elaborado no âmbito do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Especialização em Planejamento e Gestão Pública do Turismo e do Lazer, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA, da Universidade Federal do Pará/UFPA. 

As contribuições dos profissionais podem ser feitas de duas formas:

1º Registro fotográfico das principais problemáticas que ocorrem na prestação de serviço no centro da cidade de Belém (podem ser enviadas por redes sociais);

2º Responder o questionário (solicitar por email).

Período da pesquisa: 18 a 28 de dezembro de 2015. 

Mais informações: angeladomar@hotmail.com

Mamute - funcional, mas esteticamente discutível!

O Mamute, equipamento desenvolvido pela Ortobrás, visa fornecer uma solução nacional para o acesso de passageiros com mobilidade reduzida e demais viajantes entre o terminal do aeroporto e as aeronaves. A implantação dos equipamentos feita até o momento nos aeroportos de Porto Alegre (Terminal 2) e Palmas estão funcionando bem, sem maiores problemas operacionais. Quanto a estética,  o produto tem muito a melhorar. Na foto a seguir (Fonte: Airliners.net, Fotógrafo Thiago Trevisan) do Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Porto Alegre o equipamento toma toda a frente do terminal, com dezenas de janelas, esteticamente, parece mais um improviso do que uma solução.


sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

CVC compra Rextur e Reserva Fácil

A CVC, uma das maiores operadoras de turismo da América Latina, avança e adquiri a Rextur e o Reserva Fácil, ampliando sua atuação no mercado nacional e internacional. Se a crise se agravar, novas fusões e aquisições virão em 2015. Acompanhe no link:

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/mercado/2014/12/cvc-compra-rextur-advance-e-reserva-facil_108737.html

Mesmo com o dólar em alta, o custo Brasil ainda assusta!

O custo Brasil continua assustando muitos viajantes, pois mesmo com o dólar em alta, a intenção das viagens internacionais continua bastante elevada. Segundo uma pesquisa feita pelo site Trip Advisor, entre 10 e 14 de zembro deste ano, a maioria dos viajantes manterão suas viagens, apenas diminuindo os gastos com compras. Vejamos os números:

34% dos entrevistados pretendem passar as férias no Brasil
21% responderam que o dólar não influenciou seus planos de viagem
20% gastarão menos co comprar durante a viagem internacional
13% farão uma viagem internacional, mas negociarão uma hospedagem mais barata
9% estão planejando reduzir o tempo de suas viagens internacionais.

Majoritariamente, mesmo com o dólar elevado, mais de 60% dos brasileiros manterão suas viagens para destinos internacionais.

Guarapari contra o Turismo de Massa!


A cidade de Guarapari, no litoral do Espírito Santo, deve receber milhões de viajantes durante as festas de fim de ano, um verdadeiro turismo de massa. Em muitos locais, estes turistas seriam muito bem vindos, mas como pressionam os serviços no destino turístico, ocasionando a falta de água, o encarecimento de produtos e serviços, entre outros fatores; a Prefeitura Municipal de Guarapari estuda taxar o aluguel de residências por temporada e os milhares de ônibus de turismo que passam por suas praias. Alguns perguntas ficam no ar:

A. Será que vai dar certo ou simplesmente os viajantes irão para outras praias?
B. E os que vem de carro também não são em massa?
C. Será apenas uma desculpa para arrecadar mais impostos?
D. O dinheiro será investido na infra estrutura turística?

Acompanhe a postagem feita no site Panrotas:

Uma das cidades mais procuradas do Espírito Santo no verão, o balneário de Guarapari pretende cobrar taxas das empresas de ônibus e dos proprietários que alugam suas casas de veraneio para melhorar a "qualidade" do visitante. "Precisamos de pessoas que venham com dinheiro para gastar. Seria melhor ter 100 mil turistas que gastassem R$ 200 por dia do que 1 milhão gastando apenas R$ 40 por dia", afirmou o prefeito Orly Gomes, em entrevista a uma rádio.

O prefeito acredita que a cidade irá receber mais de um milhão de turistas entre o feriado de Natal e o Carnaval e que o turismo de massa, e feito de forma desordenada, causa transtornos à cidade. "Tem turista que traz até botijão de gás, pacote de macarrão e recolhe latinha de cerveja para vender. Em uma casa que cabem 10 pessoas, ficam até 30. É isso que causa a falta de água, o excesso de lixo", disse para depois justificar que é preciso normatizar a atividade turística na cidade.

Ministério do Turismo e Sebrae lançam cartilhas!

O Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional lançaram esta semana dois documentos de referência para 2015. O Mtur publicou as Diretrizes de Qualificação no Turismo e o Sebrae o Guia de Boas Práticas em Turismo.

Ambos os materiais estão no formato PDF e podem sr acessados pelos seguintes links:

http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/noticias/todas_noticias/Noticias_download/Diretrizes_Nacionais_Qualificacao_Turismo_Versao_Resumida_2.pdf

http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Boas_Praticas_em_Turismo_final.pdf

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Fibra oferece Pós Graduação!

Caros profissionais, para quem busca opções de qualificação em nossa região, segue mais uma opção:

ATENÇÃO TURISMÓLOGOS E DEMAIS INTERESSADOS:

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO DO TURISMO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA PELA FIBRA.

- Objetivo:
Propiciar a formação de profissionais na área do turismo, entendendo esse como propulsor do desenvolvimento local, por meio da fomentação e qualificação dos produtos turísticos; da diversificação da oferta turística; da estruturação dos destinos turísticos; e do aumento da inserção competitiva do produto turístico amazônico no mercado internacional.
- Horário de aula:
Sábado: das 8 às 12h e das 14 às 18h;
Domingo consecutivo: das 8 às 12h;
Sábado seguinte: das 8 às 12h e das 14 às 18h.
- Público-alvo:
Graduados das Ciências em Geral – Humanas, Naturais, Educação

Mais informações: Faculdade Fibra

Cresce a demanda turística em Santarém!

Santarém, no oeste do Pará, tem tudo para comemorar 2014. Ao longo do ano, o destino recebeu vários grupos vindos de outras regiões do Brasil e de municípios do Nordeste do Pará, como Castanhal, Belém e Igarapé Açu. Um dos destaques foi as operações organizadas pela Narmy Turismo de Castanhal, acompanhadas pelo Guia de Turismo Fabio Romero, Diretor da Enjoy Tours. Segue alguns registros:

Restaurante Lago Verde... a gastronomia em Alter do Chão é um dos pontos altos do roteiro.

Rio ou "Mar" Tapajós? Na foz, em Santarém, o rio Tapajós é tão largo e neste período do ano tão verde que parece um mar. Pará, te quero grande!

Trabalhando na ponta do Cururu! Praia exclusiva no meio do Tapajós.

Ponto do Cururu, a cada dia, as praias mudam! Não dá para dizer que a praia é igual!

Vista da serra da Piraoca... um mar amazônico. Vai encarar a subida da serra.

Em frente a Santarém com a galera, esperando o boto passar.

Visitando a matriz de Santarém durante o City Tour.

Visão espetacular... galera observando o Encontro das Águas... advinha qual é o rio Amazonas?

Retorno para Castanhal, Belém e Igarapé Açu via aeroporto de Belém. Na janela, Belém do Pará.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A380 - pertinho dele em Nova Iorque!

Na minha última visita em Nova Iorque, tive a oportunidade de registrar a maior aeronave do mundo, o Airbus A380 nas cores da Singapore Airliners. Segue o registro...

Foto: Fabio Romero.

Azul na rota BEL - SLZ - THE!

Mais novidades para 2015, a Azul também entrará na rota ligando Belém a Teresina, com escala em São Luis no Maranhão a partir de 2 de fevereiro... os Lençóis Maranhenses ainda mais próximos. Os voos serão feitos em aeronaves ATR:


Azul Linhas Aéreas
Voo              Dias da Semana           Trecho/Horários                                       Equipamento
AZU 2444    Sáb                              BEL 0702 0830 SLZ 0900 1000 THE    AT72
AZU 2493    Sáb                              THE 1630 1730 SLZ 1800 1930 BEL    AT72
A vigorar a partir de 02 Fev 2015.

Fonte: Planilha Anac Hotran.

Legenda

BEL: Aeroporto Internacional de Belém - Val-de-Cans/Júlio Cézar Ribeiro
SLZ: Aeroporto Internacional de São Luís - Marechal Cunha Machado
THE: Aeroporto de Teresina - Senador Petrônio Portela 

Fonte: Blog UZ7Spotting.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Gastronomia - Lisboa Eat & Shop

Novas idéias para o Turismo...


A Associação Turismo de Lisboa acaba de lançar um cartão que promove a gastronomia e as compras da região com descontos de 10% a 20% em mais de 30 restaurantes e 100 lojas tradicionais. Com o "Lisboa Eat & Shop" O turista tem um período de 72 horas para saborear a culinária portuguesa, além de comprar artesanato, antiguidades, artigos de viagem, moda, calçados, artigos esportivos e ir a shows de fado. 
A compra do cartão pode ser feita pela internet no www.askmelisboa.com ou nos postos de informação turística por € 6. Estabelecimentos associados à campanha podem ser consultados no endereçohttp://www.askmelisboa.com/files/Eat%20and%20Shop.pdf

O cartão de desconto “Lisboa Eat & Shop” junta-se ao já existente Lisboa Card, um passe de acesso gratuito em 28 museus, monumentos e transportes públicos, com descontos de até 50% em muitos outros locais de interesse turístico.
Fonte: Panrotas.

Taxas Turísticas avançam!

A medida que a atividade turística ganha importância, muitos governos vem nela uma possível fonte arrecadadora de impostos e taxas. No Brasil, um dos principais impostos incidentes é o ISS - Imposto Sobre Serviços que incorre sobre a oferta instalada nos municípios, como hotéis, agências de viagens, transportadoras turísticas e guias de turismo. Recentemente, o movimento foi no sentido de aumento de arrecadação com o turismo emissivo internacional, por meio de impostos incidentes sobre as compras feitas com cartões de crédito e débito, que subiu para 6,36% de qualquer transação, inclusive alimentação.

No exterior, o movimento mais recente foi do governo português, que após muita polêmica, instituiu a Taxa Municipal de Turismo de Lisboa, na qual cada visitante pagará 1 Euro. Apesar de simbólico, o valor representa uma receita adicional anual de 7 milhões de euros para a cidade. 

Uma diferença importante é que esta receita adicional deverá ser revertida para a melhoria dos equipamentos turísticos da capital portuguesa. Já no Brasil, os milhões arrecadados pelo governo brasileiro com as taxas extras tem destino incerto, sem propósito bem definido.

Acompanhe mais em:

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/taxa-turistica-de-lisboa-vale-a-partir-de-janeiro-de-2015_107474.html

Hotelaria - Condomínios da Flórida!

Enquanto os hotéis no Brasil talvez passem um amargo 2015, pelo excesso de oferta, o que deve segurar a escala de preços e muitas promoções devem aparecer, na Flórida, no sul dos Estados Unidos, multiplicam-se os meios de hospedagem para atender o crescente número de brasileiros que passam férias no destino. Acompanhe no Pan Hotéis:

http://www.panhoteis.com.br/noticia-hotelaria-gastronomia-profisssional/mercado/condominio-na-florida-atrai-cada-vez-mais-brasileiros_107552.html#.VG62dfnF_pQ

Passaporte passa a ter a validade de 10 anos!


A partir de 2015, os novos passaportes brasileiros, comuns e diplomáticos, terão sua validade ampliada, de 5 para 10 anos. Antes de renovar, verifique se o novo documento já será emitido com a nova validade na Polícia Federal:

Mais informações em:

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=12/12/2014&jornal=1&pagina=4&totalArquivos=332

e

www.pf.gov.br

Novos voos na Amazônia: Teresina e Aruba!

O ano de 2015 promete ser agitado para a aviação na Amazônia, pois novas operações devem ser iniciadas ao longo dos próximos meses na região, além de novos destinos serem atendidos. Vejamos os principais:

1. Avianca Brasil: deve iniciar operações na rota Belém - Brasília. A capital federal é o principal centro de operações da empresa e de lá oferece voos para diversos destinos nacionais.

2. Manaus e Belém - Aruba: a companhia aérea caribenha, Insel Air, deverá iniciar em janeiro ou fevereiro os voos na rota Manaus - Aruba e a partir de julho a partir de Belém. Segue as frequências dos voos a partir de Belém (Fonte: uz7spotting.com.br), que deverão ser duas por semana:

Fonte: Airliners.net

A partir de 01/07/2015
INC 771 CUR 11:00 BEL 14:45 - Quartas e Domingos - Fokker 70
INC 772 BEL 16:00 CUR 19:45 - Quartas e Domingos - Fokker 70


3. Belém - São Luis - Teresina: após vários anos, as três capitas: São Luis e Teresina (Nordeste) e Belém (Norte) estarão ligadas por um único voo. A Sete Linhas Aéreas avança sua expansão pelas cidades do Norte e Nordeste do Brasil, ligando Belém a Teresina com escala em São Luis. Atualmente, para os viajantes que vem de Teresina ou se destinam ao Norte, as melhores conexões são em Fortaleza ou Brasília, o que torna a viagem cara, cansativa e não raro o vijante tem que dormir pelo caminho. Parabéns a Sete. Segue os horários (Fonte: Facebook do Aeroporto Internacional de Belém):

Voo 6416/6417 (3ªs, 5ªs e Sábados)
BEL 05H15 06H20 SLZ
SLZ 06H50 07H35 THE
THE 08H05 08H50 SLZ
SLZ 09H20 10H25 BEL

Voo 6426/6427 (3ªs, 5ªs e Domingos)
BEL 19h24 20h29 SLZ
SLZ 20H59 21H44 THE
THE 22H14 22H59 SLZ
SLZ 23H29 00H34 BEL


Legenda:
THE - Aeroporto de Teresina
SLZ - Aeroporto de São Luis
BEL - Aeroporto de Belém

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Modelo Low Cost avança na Europa!

Enquanto no Brasil e na América Latina, os governos se esforçam para criar uma política de atração para novas rotas e reforçar as ligações entre os países, na Europa o Modelo Low Cost avança. A irlandesa Ryanair acaba de anunciar mais uma base européia, a 72º, e a 4º em Portugal, na ilha dos Açores, de onde voará para Lisboa, Porto e Londres. Concorrência a vista para a portuguesa TAP. Acompanhe em: http://www.publituris.pt/2014/12/05/ryanair-anuncia-base-nos-acores/.


Guias de Turismo: fiscalização em Alagoas!

Avança a profissionalização e a fiscalização dos serviços turísticos no Nordeste do Brasil. No estado de Alagoas, por exemplo, o Sindicato de Guias de Turismo realizou uma parceria com a Procuradoria do Consumidor - Procon e a Secretaria de Turismo para a fiscalização integrada. 


Emirates com wifi gratuito em breve!

A internet, cada vez mais, vem se tornando uma commodity, ou seja, a cobrança pelo serviço tem se tornado mal vista pelos clientes. Pesquisas do site booking.com e reclamações em sites como Trip Advisor apontam para a insatisfação de muitos viajantes com a internet paga e cara de muitos hotéis. Em Belém do Pará, por exemplo, era comum escutar reclamação de hospedes que pagavam mais de R$ 450,00 reais por uma diária no antigo hotel Hilton e tinham que pagar mais de R$ 25,00 reais por um dia de uso da internet, fora as complicações de acesso, senhas e cartões de códigos em outros meio de hospedagem. Realmente, não faz sentido pagar tão caro por uma diária sem ter direito ou incluso o valor do acesso ao serviço.

Enquanto isso, a companhia aérea Emirates já estuda oferecer, em breve, wifi gratuito em todas as suas aeronaves. Acompanhe: http://www.publituris.pt/2014/11/06/emirates-ve-wi-fi-gratuito-como-um-padrao-no-futuro/

Virada Cultural 2014 - Belém do Pará!

Belém terá a sua primeira Virada Cultural...
Consulte a programação em: http://www.estacaodasdocas.com.br/pagina/noticiadetalhe/ID/6383

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Turismo - 9% do PIB Mundial!

A atividade turística continuam em crescimento e já corresponde a 9% do Produto Interno Bruto Mundial, ou seja, de cada US$ 100 dólares produzidos em produtos e serviços no mundo, US$ 9 correspondem a atividades relacionadas ao setor. Acompanhe alguns números no link a seguir:

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/mercado/2014/11/turismo-representa-9-do-pib-global-afima-omt_107923.html

Avis amplia cidades atendidas na Amazônia!


A Avis, uma das maiores redes de locadora do Brasil, anunciou mais uma expansão no Norte do Brasil, com unidades em Marabá, no interior do Pará; e Manaus, capital do Amazonas. Além destas localidades, a empresa já possui uma franquia em Palmas no Tocantins. Acompanhe:


A Avis Rent a Car segue seu plano de expansão no Brasil e anuncia a abertura de mais duas franquias: Manaus (AM) e Marabá (PA). A locadora tem duas lojas na cidade de Palmas (TO), completando a oferta para o Norte do País. A loja paraense iniciou as operações no dia 24 de novembro e a amazonense no dia 1º de dezembro. 

A frota dessas franquias conta com 40 veículos cada, sendo composta por automóveis populares, executivos e utilitários. “O plano de expansão da Avis no Brasil segue em ritmo acelerado. Até o dia 31 teremos mais essas quatro franquias operando, o que proporciona aumento da área atendida e comodidade aos clientes”, destaca Elaine Kovac, diretora de franquias e marketing da Avis.

Ainda este ano serão abertas lojas nas cidades de Campos dos Goytacazes e Macaé, ambas no Estado do Rio de Janeiro. Com essas novas unidades, a empresa passa a contar com 51 pontos de venda em todo o País. Em 2015 a previsão é que mais 24 novos postos passem a operar com a marca Avis.

Fonte: Panrotas.

Aeroporto de Belém - movimento recorde!

O Aeroporto Internacional de Belém continua registrando recordes de movimentação de passageiros e aeronaves. No mês de outubro, segundo dados da Infraero, Val de Cans movimentou 3,2 milhões de passageiros nacionais e internacionais, com destaque para os viajantes internacionais que já somam mais de 72 mil passageiros. A movimentação crescente, na casa dos 12%, além dos problemas operacionais com as fortes chuvas da região tem trazido investimentos para o principal terminal do Norte do Brasil:

- Obras de Grooving nas pistas: as ranhuras que aumentam o atrito durante o pouso e facilitam o escoamento da água estão numa segunda etapa que deve terminar em dezembro de 2014;

- Lanchonete popular: o aeroporto deve ganhar uma lanchonete com preços mais acessíveis, melhorando as opções de alimentação;

- Estacionamento coberto: se no Ceará o destaque é o sol, aqui em Belém são as chuvas, os dias se alternam entre forte calor e umidade e fortes chuvas, tornando o exercício de embarque e desembarque dos veículos um desafio nada prazeroso. A Infraero pretende ampliar e cobrir todo o estacionamento do aeroporto de Belém;

Para fechar, seguem os registros feitos pela equipe de fotógrafos do blog UZ7 Leonardo Carvalho e Thyago Cunha da movimentação intensa em Val de Cans nos últimos dias:

Aviões por todos os lados, com destaque para o 767-200 da Silverjet vindo do Haiti com destino a São Paulo.

Val de Cans cada vez mais internacional: duas aeronaves 767 no pátio.

Pátio lotado, neste dia até os pátios remotos estavam cheios, 11 aeronaves comerciais e uma cargueira aguardando o embarque de passageiros.

Fotos e mais registros em: http://www.uz7spotting.com.br/2014/12/sbbe-boeing-767-jordan-aviation.html