Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Guarapari contra o Turismo de Massa!


A cidade de Guarapari, no litoral do Espírito Santo, deve receber milhões de viajantes durante as festas de fim de ano, um verdadeiro turismo de massa. Em muitos locais, estes turistas seriam muito bem vindos, mas como pressionam os serviços no destino turístico, ocasionando a falta de água, o encarecimento de produtos e serviços, entre outros fatores; a Prefeitura Municipal de Guarapari estuda taxar o aluguel de residências por temporada e os milhares de ônibus de turismo que passam por suas praias. Alguns perguntas ficam no ar:

A. Será que vai dar certo ou simplesmente os viajantes irão para outras praias?
B. E os que vem de carro também não são em massa?
C. Será apenas uma desculpa para arrecadar mais impostos?
D. O dinheiro será investido na infra estrutura turística?

Acompanhe a postagem feita no site Panrotas:

Uma das cidades mais procuradas do Espírito Santo no verão, o balneário de Guarapari pretende cobrar taxas das empresas de ônibus e dos proprietários que alugam suas casas de veraneio para melhorar a "qualidade" do visitante. "Precisamos de pessoas que venham com dinheiro para gastar. Seria melhor ter 100 mil turistas que gastassem R$ 200 por dia do que 1 milhão gastando apenas R$ 40 por dia", afirmou o prefeito Orly Gomes, em entrevista a uma rádio.

O prefeito acredita que a cidade irá receber mais de um milhão de turistas entre o feriado de Natal e o Carnaval e que o turismo de massa, e feito de forma desordenada, causa transtornos à cidade. "Tem turista que traz até botijão de gás, pacote de macarrão e recolhe latinha de cerveja para vender. Em uma casa que cabem 10 pessoas, ficam até 30. É isso que causa a falta de água, o excesso de lixo", disse para depois justificar que é preciso normatizar a atividade turística na cidade.

Nenhum comentário: