Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Taxas Turísticas avançam!

A medida que a atividade turística ganha importância, muitos governos vem nela uma possível fonte arrecadadora de impostos e taxas. No Brasil, um dos principais impostos incidentes é o ISS - Imposto Sobre Serviços que incorre sobre a oferta instalada nos municípios, como hotéis, agências de viagens, transportadoras turísticas e guias de turismo. Recentemente, o movimento foi no sentido de aumento de arrecadação com o turismo emissivo internacional, por meio de impostos incidentes sobre as compras feitas com cartões de crédito e débito, que subiu para 6,36% de qualquer transação, inclusive alimentação.

No exterior, o movimento mais recente foi do governo português, que após muita polêmica, instituiu a Taxa Municipal de Turismo de Lisboa, na qual cada visitante pagará 1 Euro. Apesar de simbólico, o valor representa uma receita adicional anual de 7 milhões de euros para a cidade. 

Uma diferença importante é que esta receita adicional deverá ser revertida para a melhoria dos equipamentos turísticos da capital portuguesa. Já no Brasil, os milhões arrecadados pelo governo brasileiro com as taxas extras tem destino incerto, sem propósito bem definido.

Acompanhe mais em:

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/taxa-turistica-de-lisboa-vale-a-partir-de-janeiro-de-2015_107474.html

Nenhum comentário: