Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Belém se consolida como um hub da Azul/Trip!

Caros, a Azul/Trip fez novas solicitações de voos para Belém, e cada vez mais consolida-se na região Norte. Isso é muito importante para o mercado da região, antes dominado pelo duopólio Tam e Gol, agora conta com mais opções. As novas operações são as seguintes:
Foto: Jetphotos.net

T4 5314 MAO 1030 BEL 1235 - Diário - Embraer 190 ( 106 Passageiros) - A partir de 23/07
T4 5315 BEL 1305 MAO 1510 - Diário - Embraero 190 ( 106 Passageiros) - A partir de 23/07

T4 5400 BEL 0835 CKS 1015 - Segunda à Sexta - ATR 72 - A partir de 23/07
T4 5401 CKS 1040 BEL 1220 - Segunda à Sexta - ATR 72 - A partir de 23/07

Operado pelos ATR-72 com capacidade para 68 passageiros

Todas essas novas solicitações, ainda dependem de aprovação dos órgãos competentes.

 
Comentários: atualmente, entre chegadas e partidas, a TAM é a maior operadora de voos em Belém, com 40 voos; seguida pela Azul/Trip e Gol, com 38 voos cada uma; além de cias menores como Sete, Surinam e em breve a Passaredo. Com as novas frequências, apesar de a liderança continuar com a TAM em números de passageiros transportados, a maior operadora de voos será a TRIP, com 44 frequências diárias no Aeroporto Internacional de Belém. Esse equilíbrio de forças em Belém contribui muito para a redução de tarifas em muitas rotas, contudo as companhias deveriam pensar em novas rotas e horários, estimulando a demanda com novos serviços, além de oferecer as mesmas rotas das concorrentes. Segue algumas sugestões:
 
Belém - Cayena
Belém - Miami
Belém - Teresina

Cartaz do Círio 2013!

Foi lançado oficialmente dia 29 de maio o cartaz oficial do Círio de Nazaré 2013! Viajantes, preparem as malas, esperamos vocês para o Círio 2013.
As duas igrejas simbolos da festa, a esquerda a Catedral Metropolitana e a direta a Basília de Nazaré. Vamos fazer esta caminhada de fé!?
 
 

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Rota Macapá - Belém ainda mais concorrida!

Há dois meses operando com o ATR-72-200 na cidade de Macapá, a Trip vem mostrando um bom desempenho na agora concorrida rota Belém-Macapá-Belém. Prova disso foi o pedido da 4º frequência que coincidirá com o período de férias, além da redistribuição de horário solicitado à ANAC no dia de hoje (29). Vejamos como ficarão os horários a partir de 04 de julho de 2013:
AT72 - Capacidade para 68 pax
Voo               Rota            Horário   Dias
T45520 SBBE-SBMQ 0700 0810 Seg à Sex (Novo)
T45521 SBMQ-SBBE 0840 0950 Seg à Sex (Novo)
T45336 SBBE-SBMQ 1015 1125 Seg à Sáb
T45337 SBMQ-SBBE 1150 1300 Seg à Sáb
T45424 SBBE-SBMQ 1340 1453 Diário
T45425 SBMQ-SBBE 1520 1632 Diário
T45432 SBBE-SBMQ 1735 1840 Dom à Sex
T45425 SBMQ-SBBE 1910 2020 Dom à Sex
Fonte: Planilha Hotran da Anac, disponível no site da Agência, via blog www.uz7spotting.blogspot.com

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Flight Report - Belém - Santarém - Belém: JJ 3320 e 3321

Vôo TAM JJ 3320 e 3321, Belém - Santarém - Belém
A avaliação:

1. Reserva:  9
A reserva foi feita totalmente on line, rápida e prática, sem maiores dificuldades. O site da companhia possui uma interface bem simples, quase intuitivo, adicionando a marcação de assentos como etapa facultativa durante o processo de compra e não somente ao final do processo. Em relação a última compra, por determinação judicial, a companhia retirou a aquisição automática de seguro viagem. Um único incoveniente é ter que preencher todo o seu endereço e dados pessoais a cada compra com cartão de crédito, mesmo sendo cadastrado no site e você sendo o titular da compra.

2. Check in: 9
Os procedimentos de check in foram rápidos nos dois aeroportos, sem filas e respeitando as marcações de assento feitas on line, 10 minutos foram suficientes para estar com os cartões de embarque em mãos. A TAM possui muitos totens de auto atendimento e com funcionários sempre preparados para atendê-lo, o problema é quando acumula muita gente para despachar bagagem.

3. Aeronave: 8
O  Airbus A320 da TAM com a pintura da Star Alliance que cumpriu a rota Belém - Santarém - Belém, numa extensão do voo com origem/destino no Rio de Janeiro estava em excelente estado de conservação. 
 

4. Entretenimento: 10
Para uma rota curta, não faltou opções: vídeos, propagandas, revista para adultos e crianças, canais de música e, caso você tenha esquecido o seu, um fone gratuito.  Sem dúvida, a melhor em entretenimento de bordo na rota.

5. Serviço de bordo: 7
Amendoim lembra o extinto serviço gratuito da conconrrente, mas as bebidas de primeira linha são ótimos e servidos bem gelados, uma boa para o calor amazônico.

6. Check out: 7
Neste quesito a TAM é insuperável na demora, não consigo encontrar uma explicação para que em alguns voos a restituição demorar quase trinta minutos para todos os passageiros receberem a sua bagagem.

7. Tripulação: 10
Tripulação ágil e experiente, fizeram o serviço de bordo rápido (com pouca coisa para servir), apesar da lotação quase completa da aeronave.

8. Aeroporto de Belém: 10
Moderno, com salas de embarque e desembarque confortáveis e bem climatizadas. O senão está nos elavados preços cobrados por pequenos lanches dentro do embarque. Um simples pastel chega a custar R$ 6,00 a unidade, uma absurdo. Quano irá chegar as lanchonetes populares em Belém?
9. Aeroporto de Santarém: 7
O aeroporto de Santarém esta em processo de ampliação, o que melhorará o conforto dos passageiros. Enquanto isso, o terminal foi todo refrigerado. Na área externa, não há pontes de embarque, em dias de chuva ou forte calor, o desconforto é garantido.

10. Avaliação Geral: 8
A TAM oferece ótimos horários e tarifas para Santarém na parte da tarde, uma ótima opção para quem não quiser pagar uma hospedagem extra somente para aguardar o voo seguinte. Aeronave confortável e com muitas opções de entretenimento para um voo curto e regional. Serviço de bordo fraco, apesar das bebidas de primeira linha.
Dica de viagem:
Em Santarém, o sentido de operação das aeronaves, geralmente, é leste-oeste. Nestes casos, quem senta a esquerda no trecho Belém - Santarém verá o encontro das águas entre os rios Tapajós e Amazonas na aproximação para a cidade. Na volta, sentando a direita, além de ver Santarém na decolagem, você verá Belém durante o pouso.
 
A320 da TAM que fez a rota dos voos avaliados!

Santarém e o famoso encontro das águas, de cima é muito mais bonito! Nesta foto, temos uma longitude de aproximadamente 3km.

Aeroporto de Santarém!

Aeroporto de Santarém e ao fundo a cidade, além da imensidão das águas dos rios Amazonas e Tapajós.

Programas e muita música a bordo das aeronaves da TAM.

Revistas e o fone de ouvido gratuito!

Na volta, a cidade de Belém, antes do pouso no Aeroporto Internacional de Belém.

Transporte público x aeroportos: poucas opções!

Uma pesquisa feita pela SAG - Secretaria de Aviação Civil complementam os resultados feitos no âmbito da minha Tese de Mestrado apresentada a UA - Universidade de Aveiro em 2009 em Portugal. Os resultados são uma constatação inerente a um país que pouco investe em mobilidade urbana, resultado: quase 100% dos usuários se locomove de/para o aeroporto em modais pouco eficientes no transporte público, como taxis. Apesar da comodidade, imaginem um grande aeroporto que movimenta milhões de passageiros, no qual majoritariamente os passageiros seguem individualmente em seus carros e taxis. Temos um cenário caótico para congestionamentos, além de espaços maiores para movimentação de veículos em frente aos terminais e estacionamentos; sem contar o fator ambiental, as horas produtivas consumidas em deslocamentos e o custo maior da viagem.
 
Segue o resumo da pesquisa apresentado pelo Estado de São Paulo (Fonte: O Estado de S. Paulo - 27/05/2013):

"Pesquisa inédita revela ainda que, entre os que optam pelo transporte público, dois em cada três preferem o táxi; para especialista, trilhos são a solução, mas, entre os 15 principais terminais, apenas Rio e Recife têm metrô relativamente perto. A maioria das pessoas que andam de avião no País chega ao aeroporto de carro particular e mesmo entre os que optam pelo transporte público, dois em cada três vão de táxi

Os dados são da pesquisa feita pela Secretaria de .Aviação Civil (SAG) nos três primeiros meses do ano com 21,2 mil passageiros dos 15 maiores aeroportos brasileiros e mostram o que o passageiro sente na pele: o suplício que é chegar a esses terminais e sair deles. Além de Guarulhos e Congonhas , em São Paulo, foram avaliados-Viracopos, em Campinas, Galeão e Santos Dumont, no Rio, Confins, em Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Natal, Salvador, Brasília, Manaus, Cuiabá, Porto Alegre e Curitiba. As opções de transporte coletivo para a maioria desses aeroportos são escassas - os únicos que têm metrô relativamente perto são Recife (cuja malha é limitada e não atende bem a cidade) e Santos Dumont (a estação fica a mais de 1 km). Para os outros, restam o carro e os ônibus executivos - sujeitos ao trânsito do caminho, ao contrário do transporte metro-ferroviário, que é mais confiável e regular no quesito tempo (no quisito ônibus executivo, algumas cidades já possuem este tipo de transporte, como Belém, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte).

“Não dá para chegar ao aeroporto e ir direto para um compromisso porque você nunca sabe como vai estar o trânsito em São Paulo”, diz o economista Geraldo Luís Ferraz, de 51 anos, que mora no Rio e vem à capital paulista a trabalho duas vezes por mês. Como a maioria, Ferraz é dependente do táxi para ir a Congonhas ou sair de lá, na zona sul “Prefiro chegar um dia antes e ficar em um hotel perto do local da reunião. ”

A pesquisa da SAC mostra que 52% dos passageiros usam carro privado para chegar ao aeroporto, 38%, transporte coletivo e 10% dos entrevistados estavam em conexão. Quando questionados sobre o transporte público que utilizaram até o terminal, 66,83% revelaram ter ido de táxi e 25,35% de ônibus, O restante usa carro alugado e uma minoria vai de metrô, O levantamento da SAC é referente ao primeiro trimestre. Outros serão feitos ao longo do ano.

“Você paga caríssimo no táxi para Cumbica, mais de RS 100, e ainda assim está sujeito a passar duas horas preso na Marginal”, diz o administrador de empresas Manoel Leite de Oliveira, que mora na Vila Mariana, zona sul da capital. Para Cumbica, o governo promete a Linha 13-Jade da CPTM para 2014 - mas só depois da Copa, Em Congonhas, também para o fim do ano que vem, está prometida uma estação do monotrilho da Linha 17-Ouro.

Para o engenheiro aeronáutico e professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) Jorge Leal Medeiros, um acesso por trilhos aos aeroportos daria mais segurança para o passageiro. “É algo confiável Em Londres, você pega um metrô e leva 1h15 para chegar a Heathrow. É demorado, mas você sabe que vai chegar exatamente naquele tempo, é só se programar, Em "São Paulo, você pode levar 40 minutos ou três horas para chegar ao aeroporto", diz.                                    

Monte Alegre (PA), uma grande aventura!

Caros leitores, recentemente estive em Monte Alegre, na margem esquerda do rio Amazonas, a pouco mais de 3 horas de lancha de Santarém no oeste do Pará. A aventura foi fascinante, 40km pedalando por uma das regiões mais bonitas do nosso estado... segue o relato por meio de fotografias desta aventura:
Deixando Santarém! Início da viagem em barco regional pelo rio Amazonas até Monte Alegre.
 
Com o brother, meu companheiro nesta aventura!
 
As bikes, a galera, todo mundo no "pôpô" a caminho de Monte Alegre!

Na imensidão do rio Amazonas!
 
Início da caminhada, chuva no horizonte... um brinde antecipado para o que vinha pela frente.
 
Eu e o brother no início da caminhada!
 
Uma parada técnica no meio do percurso para curtir a paisagem e um lanchinho claro!
 
Talvez um pouco cansado, mais muito feliz! Chuva, paisagens deslumbrantes e desbravando uma paisagem que poucos já viram.
 
A recompensa, Serra do Pilão, floresta, montanha, rio, chuva... muitas emoções! Indescritível!
 
A grande Floresta  Amazônica parece pequena diante da imponente Serra do Pilão.
 
Pedra do Pilão, imponente, a mais de 200 metros de altura do chão da floresta.
 
Uma exclusiva, ;)!
 
Com a galera, no topo da região!
 
Com Marcos Fróes, da MTB, organizador da aventura!
 
O busão da volta! Merecido comforto! 



Alguns momentos da galera!

Alguns números desta aventura:
 
Aventureiros: 13
Horas de chuva: desde a saída!
Pedalando: 40km
Caminhando: 5km
Escalada: 150 metros
Rio: Amazonas, o maior do mundo!
 
Sem palavras! 

domingo, 26 de maio de 2013

Açaí paraense em Miami!

Uma viajante que acompanha o blog mandou as seguintes fotos, o que demonstram que o açaí amazônico anda conquistando mundo!
 
Numa das esquinas de Downtown Miami ela encontrou o mais autêntico açaí sendo servido com todos os detalhes nutricionais bem explicados para os apreciadores da fruta.

No detalhe (clique para ampliar a foto) aparece uma senhora batendo açaí em Belém do Pará de onde o açaí é importado.
 
Fotos: Anatercia Kono

Pará divulga números do Turismo!

Recentemente, o estado do Pará divulgou os números da atividade turística em 2012. Foram quase 870 mil visitantes em todo o estado. Uma novidade do levantamento é o acompanhamento dos fluxos provenientes de cruzeiros marítimos, crescentes nos portos de Belém e Santarém. A perspectiva para 2013 é superar a marca de 1 milhão de visitantes, um recorde para o Pará, que vem se consolidando como o principal receptor de visitantes da Amazônia.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Preços altos espantam turistas!

Mais uma da série "eu já sabia"! A escalada de preços do turismo nacional, a "inflação turística", tem espantado viajantes domésticos e internacionais. Os números são preocupantes face a chegada dos grandes eventos, com possibilidade do governo, inclusive, controlar preços como ocorreu recentemente no Rio de Janeiro. Vamos aos dados:
 
Os brasileiros nunca gastaram tanto lá fora. Já os estrangeiros não têm se animado muito com os altos preços por aqui. Resultado: o balanço das viagens internacionais está cada vez mais no vermelho. Em vez de hotel, um apartamento alugado por temporada. Josep Roure e José Luis dispensaram pacote turístico. Fizeram contrato com a imobiliária e compraram a passagem por conta própria. Há quase 20 anos, os dois espanhóis viajam para o Brasil, mas dizem que agora não podem mais gastar como antes. "Os preços que agora estão fazendo aqui no Brasil subiram muito", diz Josep.

As tarifas estão tão caras que nas agências de viagens de Lisboa, por exemplo, quase não se vê mais anúncios. Um pacote de sete dias em Fortaleza não sai por menos de 1,2 mil euros - equivalente a cerca de R$ 3 mil. É 20% mais caro do que ir para o México, que também tem praias paradisíacas.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, a situação vem piorando. Há cinco anos, nos meses de agosto e setembro, período de férias na Europa, os estrangeiros representavam 30% do total dos turistas que iam para o Ceará. No mesmo período de 2012 foram apenas 10%. Quem aceita pagar mais caro, muitas vezes, não é atendido como deveria. Com frequencia, os turistas reclamam da falta de funcionários que falem um segundo idioma. "Pode ser que o chefe da recepção saiba, mas no momento ele não está, você vai tomar um café da manhã, mas ninguém sabe seu idioma", diz o turista José Luis Molinero.

Enquanto os estrangeiros tentam economizar no Brasil, os brasileiros gastam cada vez mais lá fora. Em março deste ano, deixamos quase US$ 2 bilhões no exterior, quase 15% a mais do que em março do ano passado. Já os estrangeiros gastaram aqui cerca de US$ 600 milhões – quase 5% a menos do que no mesmo período do ano passado.

A diferença entre os gastos é tanta que o déficit cambial do turismo, que vem aumentando desde 2005, atingiu US$ 15 bilhões no ano passado. "Nós temos um custo Brasil muito alto, muitos impostos embutidos nesses custos, consequentemente, as tarifas ficam mais elevadas", afirma Regis Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Ceará.

Apesar da dificuldade, tem turista que promete voltar: "O brasileiro tem um jeito de viver que eu gosto muito. Voltarei em uma próxima vez, seguramente", diz o turista Patrício Flamine. A Embratur disse que, até o fim do ano, vai abrir 13 escritórios no exterior para promover o Brasil como destino turístico.

Fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/05/precos-altos-fazem-turistas-deixarem-de-ver-brasil-como-destino-turistico.html

Santarém: dados da atividade turística!

Os dados da atividade turística em Santarém foram muito positivos nos últimos 07 anos, conforme levantamento feito pelo Observatório do Turismo da cidade. Destacamos a importância desde acompanhamento sistemático e preciso das transformações turísticas vividas pelo município:
 
De acordo com pesquisas realizadas pelo Observatório do Turismo - Fonte: Inventários de Oferta Turística e Pesquisas de Demanda - nos últimos 07 anos, o desempenho da atividade vem crescendo em média 10% ao ano, sendo que de 2011 para 2012, o aumento foi de 12%.

É possível visualizar essa evolução segmentando a atividade, com base no mercado e na oferta turística no município de Santarém. Os setores que mais cresceram foram: Hotéis – 18% em Santarém - e 50% em Alter do Chão – pousadas - 60% em Alter do Chão - locadoras de veículos - 70% em Santarém - e empresas organizadoras de eventos com uma variação de 300% em Santarém. No segundo patamar estão: Agências emissivas - 48% em Santarém - restaurantes (9% em Santarém). A involução ficou a cargo do número de companhias aéreas (- 43%) e agências de receptivo (- 11% em Santarém). A pesquisa constatou que até a 1ª quinzena do mês de maio deste ano - incluindo o distrito de Alter do Chão – o município de Santarém possui um 30 empreendimentos hoteleiros e 27 pousadas, totalizando 1157 unidades habitacionais e 2039 leitos. (PMS).

Mais informações em: http://www.blogquartopoder.com.br/2013/05/atividade-turistica-cresce-em-santarem.html

Prefeitura de Santarém: http://santarem.pa.gov.br/conteudo/?item=55&fa=1&cd=6190

terça-feira, 14 de maio de 2013

Pará ganha guia exclusivo Quatro Rodas!

O Pará ganhará um guia exclusivo de uma das maiores publicações da área de turismo no Brasil, o Guia Quatro Rodas. Pela ocasião do lançamento, a Editora Abril apresentou dados que mostram que Belém e Manaus possuem as menores tarifas médias da hotelaria nacional. Vamos ao post:

"Segundo pesquisa recente da Editora Abril a Região Norte, em especial os estados do Pará e Amazonas, concentra as menores tarifas de hospedagem do Brasil, país que hoje ocupa a nona posição no ranking mundial de viagens de negócios, que representam 78% das motivações dos visitantes. A pesquisa foi apresentada na manhã da última quinta-feira, no hotel Regente, em Belém, ao trade, representantes do Governo do Estado ligados ao setor, agências de publicidade e imprensa paraense.

A apresentação coincidiu também com o lançamento da proposta da edição paraense do Guia Quatro Rodas, publicação que vai destacar, em quatro capítulos, 80 páginas, as localidades e atrativos dos polos turísticos do Estado, que são o foco das ações da Secretaria de Estado de Turismo e da Paratur: Belém (incluindo Mosqueiro); Ilha de Marajó; Litoral (Ajuruteua, Algodoal, Salinópolis); Oeste do Estado (Santarém e Alter do Chão), além de Marabá e Tucuruí. Haverá também uma seção especial sobre gastronomia, explorando a riqueza das receitas e ingredientes paraenses. Em Belém serão destaques o Círio de Nazaré e os equipamentos e serviços já consagrados nos roteiros, como a Estação das Docas, Conjunto Feliz Lusitânia, Parque Paisagístico Mangal das Garças, Museu Paraense Emílio Goeldi e Jardim Botânico Rodrigues Alves.

O guia terá versão impressa e tablet, com distribuição nacional, priorizando os maiores estados emissores de turistas para o estado do Pará. Com tiragem de 15 mil exemplares em português, o guia será entregue às principais agências e operadoras de viagem do Brasil. Com preço de venda fixado em R$ 10,00, a publicação será comercializada em bancas de aeroportos e rodoviárias. Uma tiragem adicional em inglês e espanhol será destinada às ações de marketing da Paratur. O lançamento da publicação está previsto para o dia 19 de julho

José Eduardo Camargo, editor chefe da Abril, lembrou que o turismo representa 9% do PIB mundial, o equivalente a US$ 6 trilhões, e gera 1 em cada 11 empregos no planeta, cerca de 120 milhões de empregos, o que justifica investimentos nesse setor da economia brasileira, que por sinal deve crescer entre 3% a 4% em 2013. Outro dado relevante apresentado pelos representantes da Editora Abril revela que Belém, juntamente com Manaus, Bonito, Pantanal e Cuiabá estão entre os destinos mais procurados pelos turistas nas regiões Norte e Centro-Oeste respectivamente, regiões estas responsáveis por um faturamento de R$ 211 milhões em 2012 com o turismo e 130 mil passageiros transportados.

Através da pesquisa, que envolveu 7548 entrevistas com turistas entre 25 e 64 anos de idade, sendo a maioria (28%) entre 35 e 44 anos de idade, a Abril denominou os turistas que visitam o Brasil como planejados (21%), requintados (19%), econômicos (20%), ocasionais (24%) e plugados (16%). Todos consumidores de viagens associadas à praias, cultura, história, relaxante, resort, romantismo, compras, centros urbanos, cruzeiros, hotel fazenda e montanhas. "Aqui no Pará os segmentos de cultura e história são muito procurados". Afirmou José Eduardo Camargo. A informação vem ao encontro do que já foi constatado pelo Governo do Estado, que ao desenvolver o Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará) constatou que cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios são os segmentos prioritários nas regiões turísticas de Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.
 
O secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, falou da importância da iniciativa da Editora Abril, que ao lançar um guia do Pará reforça o trabalho de comunicação que hoje já vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e pela imprensa e agências de publicidade que pautam o turismo. Socorro Costa, presidente da Paratur, considerou a pesquisa importante para direcionar ainda mais estratégias de marketing, ações de promoção e divulgação voltadas as principais segmentos apontados pela Abril como os mais crescentes. Para ela "o Guia Quatro Rodas vem somar enquanto ferramenta de divulgação do Pará".

HOTELARIA – Ainda sobre as facilidades de hospedagem oferecidas pela hotelaria na Região Norte representantes da Abril mostraram que hoje são 280.162 quartos disponíveis no Brasil, dos quais 73,13% estão na modalidade de hotéis, 204.877 quartos e os demais divididos nas modalidades resorts, flats, pousadas, albergues e outras. Em 2007 o valor mínimo da diária era de R$ 180,00 e o máximo de R$ 244,00. Em 2013, ou seja seis anos depois, esse valor mínimo é de R$ 305,00 e o máximo de R$ 396,00, o que representou um aumento de 69% na diária mínima e de 62% na diária máxima. A Região Norte aparece na pesquisa com as diárias mais baixas do Brasil, variando de R$ 224 a mínima a R$ 260 a diária máxima".

Texto: Benigna Soares – GEC Paratur



sábado, 11 de maio de 2013

Pará 2000 com novos materiais de promoção!

A Organização Social Pará 2000 que administra duas importantes atrações turísticas em Belém, a Estação das Docas e o Mangal das Garças, vem colaborando para uma melhor divulgação de Belém por meio da confecção de materiais promocionais de alta qualidade e bilingues, facilitando muito a visita de viajantes nacionais e internacionais.
Capa do material em português!

O mesmo material na versão em inglês!

Mapa turístico do Mangal das Garças que acompanha o material de divulgação da atração. Material essencial para uma visitação turística de qualidade. 

Dia do Guia de Turismo, por Levi Freire!

Cobertura...
Os Guias de Turismo Fábio Romero, Gracirema Silva e Levi Freire Jr - Mangal das Garças - Belém do Pará - Brasil.
Foto: Patricia Ladeira
No dia 10 de maio, comemoramos o dia Nacional do Guia de Turismo em um café da Manhã promovido e oferecido pela OS Para 2000, fomos homenageados e passeamos pelo belíssimo Mangal das Garças. Várias entidades e instituições público e privadas parabenizaram os guias de Turismo que com esmero, dedicação e amor desenvolvem esta honrada profissão. A missão do guia de turismo é árdua e complexa e este precisa renunciar, muitas vezes, à própria vida social e pessoal. Viajamos acompanhando grupos e pessoas em momentos de festa e confraternização, como: Natal, Reveillon, Semana Santa, Carnaval, etc...
Levi Freire Jr com alguns dos colegas Guias de Turismo do Estado do Pará que puderam estar presentes no evento.

Não entendam como uma reclamação, mas como esclarecimento de que muitas vezes a profissão chega a ser um sacerdócio, e sacerdócio é feito com e por amor. E é em nome deste amor que nós, guias de turismo, damos o nosso melhor. É impagável ver o sorriso, a emoção de um turista ao visitar e conhecer aquele local que durante muitos anos habitava apenas o imaginário daquela pessoa, e que nós ajudamos a tornar realidade. É maravilhoso receber um abraço e ouvir um muito obrigado, pois, a missão foi cumprida! Parabéns Guias de Turismo do Pará e de Todo Brasil.

Mais informações em: http://umguiapelomundobylevifreirejr.blogspot.com.br/2013/05/cafe-da-manha-10-de-maio-dia-do-guia-de.html?spref=tw. 

Turismo no Amazonas, crescimento de 200%!

O número de turistas que visitam o Amazonas anualmente cresceu 200% nos últimos dez anos, segundo dados da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), que completa hoje uma década de operação. No ano passado, o Estado recebeu 850 mil visitantes, contra os 283 mil turistas em 2003.

Segundo o órgão, a evolução é resultado das ações de divulgação dos atrativos turísticos no Brasil e no Exterior e de melhoria dos equipamentos turísticos locais. Em 2012, os Estados Unidos foi o país que mais enviou turistas para o Amazonas, seguido da França, Alemanha e Itália.

Entre os turistas brasileiros, a maior parte deles, quase 18%, é do Estado de São Paulo. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com um total de 45.497 visitantes, seguido de Distrito Federal, com 35.708, e dos Estados da região Norte, com o Pará (31.013) e Roraima (26.995). De acordo com a presidente da Amazonastur, Orenir Braga, o turismo no Amazonas, antes da criação do órgão, pouco era trabalhado no conjunto de suas demandas, que envolvem uma política definida com programas e metas estabelecidas. “Desde 2003, o órgão criou o Plano Estadual de Turismo, no qual constam esses compromissos, que vêm sendo cumpridos por meio de metas, de forma gradativa”, disse ela.
 
Fonte: Panrotas e Amazonastur

Módulos operacionais estreiam em Macapá!

Um dos módulos operacionais no aeroporto amapaense (foto divulgação Infraero)

Um dos módulos operacionais no aeroporto amapaense (foto divulgação Infraero)
 
Nesta terça-feira (dia 7) entraram em operação assistida os dois módulos operacionais do Aeroporto Internacional de Macapá/Alberto Alcolumbre. O investimento da Infraero foi de R$ 8,25 milhões e ampliou a área total do terminal de passageiros de 2,9 mil m² para 5,4 mil m².

Os módulos funcionam como salas de embarque e desembarque e têm toda a infraestrutura necessária como climatização, isolamento termoacústico, sistemas de informação e de som, sanitários, além de espaços para lanchonete e loja de conveniência. O módulo de embarque tem área de 1,3 mil m², enquanto o de desembarque possui 1,2 mil m², este contando com duas novas esteiras de restituição de bagagens. Em 2012, o Aeroporto de Macapá registrou 573.560 embarques e desembarques. A capacidade do aeroporto é de 3 milhões de passageiros ao ano.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa Infraero!
 
Comentários: a pergunta que não quer calar: como saiu toda esta verba para a construção dos Módulos Operacionais Proviórios / Permanentes, enquanto o projeto do aeroporto definitivo esta abandonado a mais de 10 anos? Um absurdo?
Esqueleto do que seria o novo Aeroporto de Macapá, abandono!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Parabens a nós, Guias de Turismo!

Galera, hoje é dia de uma das minhas profissões, Guia de Turismo! Parabens para meus parceiros desta atividade maravilhosa! Em falar em Guia de Turismo, quando vai ser a próxima viagem!? O mundo me espera... heheheh... ;)
 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Aeroporto de Santarém, novos tempos!

Uma foto interessante dos novos tempos vividos em Santarém. No registro abaixo, aparecem no pátio do Aeroporto de Santarém 3 aeronaves de médio porte (2 737-800 da Gol e 1 A320 da Tam, com capacidade para aproximadamente 180 passageiros cada uma), um registro raro, mas que vem se tornando comum devido ao aumento do fluxo de viajantes aéreos na região do Pólo Turístico do Tapajós e o consequente aumento do número de voos. Para o aeroporo da cidade representou um movimento de quase 1000 passageiros em poucas horas, um horror dado ao tamanho do terminal.
 
Logicamente que esta situação não vem passando despercebidade pela população local e dos viajantes que clamam por um aeroporto maior e mais moderno.
Foto: http://cidadedesantarem.blogspot.com.br/2012/08/olavo-neves-critica-atual-condicao-do.html

terça-feira, 7 de maio de 2013

Belemtur no Ar!

O novo site do turismo municipal de Belém já esta no ar: http://www.belem.pa.gov.br/belemtur/. Desta forma, além de lançar o novo material informativo da cidade, a autarquia contribui com mais uma ferramenta da divulgação. Lembramos que a autarquia assinou uma parceria/convênio com o Conventions e Visitors Bureau para apoio e capitação de mais eventos para a cidade!

Empresário reforma CAT de Santarém!

As novas cores do CAT de Alter do Chão | Foto: Jane Nejm
Um grupo de empresários de Santarém deu um bom exemplo de como cuidar de um patrimônio público. Ao verificarem as péssimas condições de uso do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) decidiram que fariam algo para mudar o estado do patrimônio.
Ao promoverem uma reforma, colocaram o espaço em condições de receber o turista sem maiores atropelos.
Além do visual que ficou mais interessante, o CAT passou a ser, de fato e de direito, uma base da Secretaria Municipal de Turismo. A partir de agora uma funcionária da pasta de turismo do município cumpre horário no local para prestar as informações sobre o turismo na região.


Fonte: Blog Santarém Agora, via blog Santarém em Conexão! 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Vamos para Carolina!?

Caros leitores, no próximo mês estaremos embarcando para Carolina pela Enjoy Tours! Vamos!?
Roteiro: Carolina 2013
Informações e Reservas: www.enjoytours.com.br

AIDA abandonará Brasil em 2014/2015!

É com muito pesar que li esta notícia! Após uma temporada com várias escalas pela Amazônia, os navios da alemã AIDA não estarão mais por aqui a partir de 2014! Além das mudanças de mercado, a infra estrutura e os custos operacionais elavados foram apontadas como as causas do deslocamento dos navios da América do Sul para Europa e Caribe! Uma pena!
 
Creio que caberia a Paratur e Setur-Pa buscarem informações sobre a próxima temporada para entendermos melhor esta situação.
 

Centro de Convenções de Marabá com 23% das obras concluídas!

O futuro Centro de Convenções de Marabá já esta com 23% das suas obras concluídas. Assim como ocorreu em Belém, este equipamento promete trazer muitos eventos para o leste do Pará. Certamente o espaço deve atrair também novos investimentos holeleiros para a cidade, além de novos prestadores de serviços para atender a demanda que será criada. A previsão de inauguração é em 2014, a um custo estimado de investimento de R$ 19 milhões de reais feito pelo Governo do Estado do Pará. 
Foto: Agência Pará!

Setur e Paratur no ar e Forum Estadual de Turismo!

Caros leitores, gostaria de informá-los que os dois principais gestores do turismo do Pará possuem suas páginas na internet, com muitas e ricas informações sobre o ordenamento turístico do estado (Setur) e do marketing (Paratur). Vale a pena conferir:

Secretaria de Turismo do Estado do Pará: http://www.setur.pa.gov.br/

Paratur: http://www.paraturismo.pa.gov.br/

O Fórum Estadul de Turismo do Pará é cada vez mais um espaço democrático para a apresentação de demandas relacioandas ao setor de turismo, mais também no arranjo produtivo para a resolução dos problemas apresentados. Artesãoes, empresários, guias de turismo, agentes de viagens, municípios, entre outras, tem tido um espaço garantido para apresentarem e debaterem suas demandas relacionados ao turismo, assim como, mediante a intervenção dos demais participantes, de forma, às vezes, muito pragmática, conseguir os encaminhamento necessários.

Aeroporto de Belém!

O Aeroporto de Belém vem melhorando sua estrutura, neste momento, já em andamento, as obras do Free Shop do Aeroporto, com duas lojas, uma no embarque e outra no desembarque!
Crédito: Foursquare, via z7spotting.blogspot.com.br/

Foi registrado nesta semana o novíssimo A320 da TAM com sahrklets, aqueles dispositivos nas pontas das asas que diminuem o arrasto e arrujam na economia de combustível, além de melhorar a eficiência operacional das aeronaves. Nas rotas mais longas, o dispositivo se mostra mais eficiente, por isso devemos vê-los com frequência nos voos para a Amazônia. A equipe do blog UZ7 não perde um lance! Valeu galera!
Chegando a chuva
No push-back
Fonte: http://uz7spotting.blogspot.com.br/

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Roraima merece respeito!

Após ler a seguinte reportagem em http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2013/05/comissario-da-gol-diz-que-roraima-e-fim-do-mundo-e-causa-revolta.html, gostaria de deixar meu protesto contra este funcionário, no mínimo mau educado e ignorante. Como bem destacou a presidente da ABAV local, pela função exercida pelo funcionário e pelo papel integrador que tem a aviação nacional, representado pela empresa que ele trabalha, jamais se espera um posicionamento como este de um profissional que trabalha na área de turismo. Num mundo cada vez mais globalizado, talvez o mais distante da realidade esteja ele, pois se ele acha Roraima o fim do mundo, talvez os roraimenses achem o "fim do mundo" ir a São Paulo ou Rio de Janeiro.
 
No setor em que ele trabalha, a aviação, no qual em poucas horas pode se cruzar um mundo inteiro, o conceito de fim do mundo ficou ultrapassado. Lembrando, contudo, que vivemos num país democrático, no qual manifestar opnião não deve ser jamais motivo para censura e reprovação, mas a falta de respeito sim.
 
Roraima, como qualquer outro estado deste país merece respeito!