Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Flight Report - Belém - Santarém - Belém: JJ 3320 e 3321

Vôo TAM JJ 3320 e 3321, Belém - Santarém - Belém
A avaliação:

1. Reserva:  9
A reserva foi feita totalmente on line, rápida e prática, sem maiores dificuldades. O site da companhia possui uma interface bem simples, quase intuitivo, adicionando a marcação de assentos como etapa facultativa durante o processo de compra e não somente ao final do processo. Em relação a última compra, por determinação judicial, a companhia retirou a aquisição automática de seguro viagem. Um único incoveniente é ter que preencher todo o seu endereço e dados pessoais a cada compra com cartão de crédito, mesmo sendo cadastrado no site e você sendo o titular da compra.

2. Check in: 9
Os procedimentos de check in foram rápidos nos dois aeroportos, sem filas e respeitando as marcações de assento feitas on line, 10 minutos foram suficientes para estar com os cartões de embarque em mãos. A TAM possui muitos totens de auto atendimento e com funcionários sempre preparados para atendê-lo, o problema é quando acumula muita gente para despachar bagagem.

3. Aeronave: 8
O  Airbus A320 da TAM com a pintura da Star Alliance que cumpriu a rota Belém - Santarém - Belém, numa extensão do voo com origem/destino no Rio de Janeiro estava em excelente estado de conservação. 
 

4. Entretenimento: 10
Para uma rota curta, não faltou opções: vídeos, propagandas, revista para adultos e crianças, canais de música e, caso você tenha esquecido o seu, um fone gratuito.  Sem dúvida, a melhor em entretenimento de bordo na rota.

5. Serviço de bordo: 7
Amendoim lembra o extinto serviço gratuito da conconrrente, mas as bebidas de primeira linha são ótimos e servidos bem gelados, uma boa para o calor amazônico.

6. Check out: 7
Neste quesito a TAM é insuperável na demora, não consigo encontrar uma explicação para que em alguns voos a restituição demorar quase trinta minutos para todos os passageiros receberem a sua bagagem.

7. Tripulação: 10
Tripulação ágil e experiente, fizeram o serviço de bordo rápido (com pouca coisa para servir), apesar da lotação quase completa da aeronave.

8. Aeroporto de Belém: 10
Moderno, com salas de embarque e desembarque confortáveis e bem climatizadas. O senão está nos elavados preços cobrados por pequenos lanches dentro do embarque. Um simples pastel chega a custar R$ 6,00 a unidade, uma absurdo. Quano irá chegar as lanchonetes populares em Belém?
9. Aeroporto de Santarém: 7
O aeroporto de Santarém esta em processo de ampliação, o que melhorará o conforto dos passageiros. Enquanto isso, o terminal foi todo refrigerado. Na área externa, não há pontes de embarque, em dias de chuva ou forte calor, o desconforto é garantido.

10. Avaliação Geral: 8
A TAM oferece ótimos horários e tarifas para Santarém na parte da tarde, uma ótima opção para quem não quiser pagar uma hospedagem extra somente para aguardar o voo seguinte. Aeronave confortável e com muitas opções de entretenimento para um voo curto e regional. Serviço de bordo fraco, apesar das bebidas de primeira linha.
Dica de viagem:
Em Santarém, o sentido de operação das aeronaves, geralmente, é leste-oeste. Nestes casos, quem senta a esquerda no trecho Belém - Santarém verá o encontro das águas entre os rios Tapajós e Amazonas na aproximação para a cidade. Na volta, sentando a direita, além de ver Santarém na decolagem, você verá Belém durante o pouso.
 
A320 da TAM que fez a rota dos voos avaliados!

Santarém e o famoso encontro das águas, de cima é muito mais bonito! Nesta foto, temos uma longitude de aproximadamente 3km.

Aeroporto de Santarém!

Aeroporto de Santarém e ao fundo a cidade, além da imensidão das águas dos rios Amazonas e Tapajós.

Programas e muita música a bordo das aeronaves da TAM.

Revistas e o fone de ouvido gratuito!

Na volta, a cidade de Belém, antes do pouso no Aeroporto Internacional de Belém.

Nenhum comentário: