Caros empresários locais, acaba de sair mais um interessante trabalho sobre distribuição em meios de hospedagem. Ganhar escala e atingir públicos em diversos cantos do planeta é um grande desafio para micro e pequenos meios de hospedagem, sobretudo os instalados em localidades interioranas e rurais. O trabalho desenvolvido pelo Mestre Kleber Silva em Urubici (Santa Catarina), além de colaborar de forma acadêmica com a discussão, apresenta uma série de recomendações para potencializar estes empreendimentos. Meios de hospedagem em situação semelhantes aqui na Amazônia, localizados em zonas turísticas de Alter do Chão, Algodoal, Salinas, Parintins, entre outras, podem se beneficiar destes resultados. Segue um press release da tese (mais informações nos links no final da postagem):
Vista Panorâmica Pedra Furada – Urubici - SC
Analisar as práticas
de distribuição de micro e pequenos hotéis no destino de inverno Urubici/SC, é
objetivo da dissertação de mestrado intitulada "Canais de distribuição de
micro e pequenos meios de hospedagem no destino periférico Urubici/ SC",
de autoria do turismólogo Kleber de Oliveira da Silva, defendida no Mestrado em
Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
O que motivou o
pesquisador a realizar tal investigação foi a existência de muitos estudos
tratando da realidade de distribuição de redes hoteleiras, enquanto pouco é
conhecido sobre as percepções de proprietários de pequenos hotéis. Empresas de
menor porte possuem características inerentes a sua estrutura operacional, que
fazem com que uma análise e tratamento diferenciado sejam necessários. No
estudo são destacados fatores relacionados às condições socioeconômicas do
destino, que influenciam direta ou indiretamente na estrutura de distribuição
das empresas investigadas.
A pesquisa oferece um
retrato das características do setor hoteleiro da cidade de Urubici,
possibilitando sua aplicabilidade em projetos de profissionalização do setor e
aumento de competitividade do destino. Também se destaca o pioneirismo do
trabalho em analisar a realidade de micro e pequenos meios de hospedagem,
representando assim, uma importante referência para futuras pesquisas que
venham analisar a realidade de diferentes destinos turísticos no Brasil.
O pesquisador
realizou entrevistas com 19 proprietários de meios de hospedagens, que em sua
maioria são de administração familiar e possuem em média 12 unidades
habitacionais. Os resultados da pesquisa mostram que a estrutura de
distribuição das pousadas e hotéis analisados em Urubici tende a ser simples e
baseada predominantemente em vendas diretas, com destaque para a utilização da
internet e indicação (boca a boca) como principais meios de captação de
clientes. Apesar de todos os empreendimentos possuírem anúncios online, seja em
site oficial, terceirizado ou redes sociais, contudo é muito baixo o emprego de
estratégias mais elaboradas de marketing visando o incentivo do consumidor a
efetuar a reserva.
De acordo com a
pesquisa, essa situação decorre de diferentes fatores, dentre os quais a falta
de compreensão do real potencial de vendas do negócio, aliado a certa confiança
dos proprietários de que somente a manutenção de uma página na internet e as
indicações de clientes já é suficiente para a captação de clientes.
No que se refere a
utilização de canais indiretos, verifica-se que os empreendimentos investigados
não são dependentes de intermediários para distribuírem seus produtos. A
pequena participação de canais indiretos também é reflexo da pouca iniciativa
comercial dos empreendedores em buscarem ativamente por parcerias,
principalmente agências tradicionais em mercados consumidores. Muitos
empreendedores são relutantes em aceitar o pagamento de comissões.
A pesquisa também
revela a existência de empreendedores que já tiveram parcerias com OTA’s, mas que
desistiram da parceria principalmente pelo volume de mensagens e emails
enviados por essas empresas e pela falta de tempo dos hoteleiros na dedicação
diária aos sistemas de gerenciamento de reservas.
O estudo também mostra
que as condições socioeconômicas afetam a estrutura de distribuição, dentre os
fatores estão a dificuldade na contratação de mão de obra qualificada,
infraestrutura de telecomunicações deficiente, baixa vitalidade econômica na
região, que influenciam na existência de um baixo nível de inovação na
localidade.
O estudo finaliza com
um conjunto de recomendações para os empreendedores e gestores públicos tais como:
o estabelecimentos de representações comerciais em mercados consumidores prioritários;
elaboração de pesquisas de mercado; programas de capacitação permanente de
empreendedores.
Para mais informações acesse:
Pesquisador: kleber.silva1@hotmail.com
Tese e seus resultados:
http://pt.slideshare.net/esmiscrino
https://www.academia.edu/7436048/Canais_de_Distribuicao_de_Micro_e_Pequenos_Meios_de_Hospedagem_no_Destino_Periferico_Urubici_SC
Fotos de Urubici: http://www.santur.sc.gov.br/imagens/category/130-urubici.html
Pesquisador: kleber.silva1@hotmail.com
Tese e seus resultados:
http://pt.slideshare.net/esmiscrino
https://www.academia.edu/7436048/Canais_de_Distribuicao_de_Micro_e_Pequenos_Meios_de_Hospedagem_no_Destino_Periferico_Urubici_SC
Fotos de Urubici: http://www.santur.sc.gov.br/imagens/category/130-urubici.html
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