Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Curiosidades da Amazônia: Monteiro Lopes!

Uma briga bem portuguesa deu origem a um doce amazônico com nome e sobrenome: Monteiro Lopes. O doce é na verdade uma espécie de biscoito, preparado em massa delicada, levemente crocante, além de conter uma cobertura com chocolate empanada em açúcar refinado. Não confundir com casadinho.

O nome "Monteiro Lopes", é uma homenagem à família que criou a receita. Emiliana Moraes, paraense, conta a seguinte história: Entre 1850 e 1890, em Santa Maria de Belém do Grão Pará, existiam duas padarias: uma na Oriental do Mercado Ver o Peso e a outra na Ocidental do mesmo mercado. Uma era proprietária de Manuel Monteiro, um mulato e a outra de Antônio Lopes, um português. Eram concorrentes e, por tradição, cada um produzia um biscoito de cores e paladares diferentes. Os filhos de ambos, após a morte dos pais, se casaram e deixaram de ser concorrentes, juntando cores e sabores num só biscoito, nascendo assim o Monteiro Lopes.
Doce português, nascido no Ver-o-peso, em plena Amazônia.
Geralmente de formato delgado (tradição mantida por quem faz o doce), pode ter vários tamanhos, de acordo com o gosto do freguês.

4 comentários:

Tati disse...

Adoro!!

Unknown disse...

Adoro!
Mas, uma curiosidade: Qual familia produzia cada cor do Monteiro Lopes??

Fabio Romero disse...

Olha, já pesquisei também, mas nos registros históricos só mencionam que as famílias produziam o doce e não exatamente a cor... mas assim que achar, publico aqui!

Paz com as PLANTAS disse...

Muito bom o informativo, acredito que se tivessem mais como esse sobre a gastromia nortista seria de grande valor para a cultura loca. Abraços