Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Aquíferos Amazônicos!

Os números amazônicos são sempre superlativos e não seria diferente com os seus aquíferos. Nas últimas décadas, com o aprofundameno dos estudos em vários pontos da região, pode-se melhor definir a amplitude destes depósitos gigantes de águas subterrâneas, que em muitos pontos são explorados por grandes empresas produtoras de bebidas. Na região do município de Benevides e Santa Bárbara, na Região Metropolitana de Belém, são inúmeras as empresas que exploram as fontes naturais de água mineral e para a prpdiução de bebidas, como cervejas e refrigerantes; além da exploração de nascentes de água mineral para o lazer, atraindo milhares de visitantes aos finais de semana para banhos gelados nos balneários locais.

Neste cenário, a água visível da Amazônia equivale a 20% da água doce disponível em superfície de todo o planeta e a vazão estimada do Rio Amazonas em sua foz, que se estende por cerca de 400km entre os estados do Pará e Amapá (com o arquipélago do Marajó bem no meio), é de cerca de 7 bilhões de litros de água por segundo. O rio Amazonas drena, aproximadamente, 1000 afluentes que nascem no planalto central do Brasil, no planalto das Guianas e na porção leste dos Andes. A chamada bacia amazônica, sem dúvida, é um dos maiores sistemas florestais e aquáticos do planeta, mas, para além desta quantidade quase imensurável de água visível, temos outros dois grandes sistemas em atuação na região: o sistema aéreo (chuvas) que transporta diariamente bilhões de litros de água por toda a floresta e para outras regiões da América do Sul (Rios Voadores) e o sistema subterrâneo (Aquíferos).

Os aquíferos podem ser somados ao chamado SAGA - Sistema Aquífero Grande Amazônia que engloba as águas subterrâneas do aquífero Alter do Chão e os rios submersos que percorem parte da calha do próprio rio Amazonas, ou seja, é como se se tivessemos um outro rio Amazonas correndo por baixo dele. Estudos em andamento prometem mapear a qualidade desta água e como ela pode ser usada pela população.  
  
SAGA: um dos maiores sistemas hidrícos subterrânos do planeta, um verdadeiro "seguro" natural  para o Brasil. Quanto será que vale os serviços ambientais deste sistema?

Nenhum comentário: