Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

domingo, 8 de junho de 2014

TAP - na executiva você chega renovado!

Flight Report – Executiva da TAP

"De braços abertos", com este slogan a TAP recebe diariamente seus clientes. Fundada em 1945, a empresa opera no Brasil desde 1960 quando começou a voar para o Rio de Janeiro. Pioneira na utilização de jatos entre as congêneres europeias, mas uma vez foi visionária ao mirar para o outro lado do Atlântico e passou a desbravar mercados poucos explorados por empresas dos dois lados do oceano. Saiu do eixo Rio - São Paulo e hoje é a maior operadora de voos internacionais de/para o Brasil, cobrindo todo o território nacional, literalmente do norte ao sul do país, um feito inédito. Com a inauguração (dia 03/06) da rota Lisboa - Manaus - Belém - Lisboa a empresa alcançará um feito inédito, conectando o maior número de cidades brasileiras ao exterior por uma mesma companhia - 12: Belém, Manaus, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Um dos produtos da empresa nas rotas para o Brasil é a classe executiva, oferecida em todos os voos de longo curso da empresa. O diretor da Enjoy Tours e Guia de Turismo, Fabio Romero, teve o prazer de voar na rota Faro - Lisboa - Brasília e conta pra gente esta experiência em duas partes, com um resumo dos serviços da empresa e um seção de fotos:

Voos TP 1900 e 059 - Faro - Lisboa - Brasília

1. Tarifa: 8
A tarifa, a partir de R$ 6.100,00 ida e volta, esta na média do mercado, apesar de as congêneres europeias terem algumas promoções mais agressivas eventualmente. Contudo, a relação custo benefício é ótima, pois dado ao tempo de voo e como a empresa tem o mesmo produto em voos intra europeus, você poderá chegar em Paris, por exemplo, em grande estilo. Lembramos que a classe Executiva dos voos intra europeus é diferente dos voos de longo curso, como os feitos para o Brasil em aeronaves Airbus A330 e A340.   

2. Reserva: 10
A reserva foi feita por meio da agência, apesar de você também poder fazer pelo site. Pela agência de viagem você não se preocupa com nada, apenas informa a data do voo e classe de serviço, como o preço é o mesmo, você ainda conta com a assessoria de viagem e não perde tempo no site verificando todas as opções. A forma de pagamento é em até 5x sem juros em reais.

3. Check In: 10
Por causa dos acordos interline (conexões entre as companhias) sua bagagem é despachada diretamente para o destino, não demorei nem 10 minutos no atendimento. Não esqueça de escolher a companhia na qual vai pontuar, pela Star Alliance você pode puntar em várias companhias aéreas. No primeiro aeroporto brasileiro, mesmo que não seja seu destino final, você terá que apanhar a sua bagagem para procedimentos alfandegários e depois despachá-la novamente. 

4. Aeronave: 9
O A330 da TAP (Nuno Gonçalves, com pintura comemorativa da Star Alliance) que cumpriu a rota até Brasília estava impecável, com todos os equipamentos funcionando, contudo a aeronave já dá sinais do tempo. Apesar da TAP ter uma das frotas mais modernas, o uso intensivo das aeronaves inevitavelmente provoca o desgaste de tecidos, toaletes e outros equipamentos.

5. Entretenimento: 9
Completíssimo, com revistas, jornais, filmes (últimos lançamentos), séries e programas da TV aberta portuguesa. Apenas senti falta das câmeras externas que mostram a movimentação da aeronave. 

6. Serviço de bordo: 9
Podemos dizer que foi "a portuguesa". Os comissários sempre muito simpáticos e eficientes, o que ajuda aproveitar parte da programação disponível a bordo, em algumas companhias o serviço de bordo demora tanto que quando os comissários terminam praticamente não há tempo para descanso e aproveitar a programação a bordo. O serviço foi farto e completo, com bebidas variadas, com destaque para os vinhos portugueses; entradas; pratos deliciosos (fiquei com o bacalhau); e sobremesas.

7. Check Out: 7
O desembarque em Brasília, por causa da reforma, demorou bastante e os funcionários não se entendiam qual esteira seria processada as bagagens;o resultado foi trágico, passageiros andando com carrinhos para um lado e para o outro, reclamando.

8. Aeroportos: 8

Faro: o aeroporto que serve a região do Algarve, no sul de Portugal, é modesto, sem espaço para a visualização do pátio e as lojas se concentram após a área de segurança. O terminal conta com o Global Refound, caso tenha algum reembolso de compras na Zona Euro, poderá fazê-lo. Os serviços possuem valores razoáveis e o acesso ao centro pode ser feito por transporte público ou táxis, bem barato. Nas proximidades do terminal, há hotéis muito bons para um pernoite. 

Lisboa: o famoso aeroporto da Portela, além da fachada, recebeu uma reforma completa na área após a checagem de segurança, que ganhou dezenas de lojas e opções de compras, além de mais espaço para imigração, o que diminuiu bastante as filas. Caso seu voo esteja nos portões mais distantes, recomendando não sair muito próximo do horário do voo, pois a caminhada pode ser longa. Outra opção, em conexões longas, com mais de 7 horas, é passear pela capital portuguesa. Como o aeroporto fica praticamente no centro de Lisboa, você poderá visitar a região da Expo 98 ou passear no ônibus executivo que liga o terminal aos principais hotéis. 

9. Vip Lounge: 8
O Lounge da TAP no Aeroporto de Lisboa é compartilhado com as cias da Star Alliance, o que deixa o espeço bem movimentado em alguns horários, mas a equipe eficiente deixa tudo pronto para os próximos viajantes. Contudo a quantidade de usuários deixa do espaço pequeno e senti falta de mais cadeiras de descanso. A alimentação é farta, com iguarias portuguesas, assim como muitas opções de leitura que inclusive você poderá levar para o avião, além de acesso wi-fi e em terminais. 

10. Avaliação Geral: 8,7
A experiência de viajar em classe executiva, sem dúvida, é superior, além do conforto da poltrona, o menu variado, a ampla carta de vinhos, a sala vip em alguns aeroportos e o tratamento diferenciado; além de chegar ao final da viagem com cara de quem acabou de acordar, é uma sensação incrível.

Dica de viagem:
- Vip Lounge: quando você compra um bilhete em classe executiva, automaticamente terá direito as salas vips ou lounges, então, caso queira aproveitar, verifique se o aeroporto de embarque e/ou conexão oferece o serviço e se terá tempo para aproveitar, além dos procedimentos para acessá-las;
- Up Grade: caso tenha comprado uma tarifa cheia em econômica ou uma tarifa superior, chegue mais cedo no aeroporto e tente um up grade de classe. Afinal, tentar não custa nada.

Flight Photo Report:

Nos voos doméstico ou intra europeus, realizados com aeronaves A319, A320 e A321, a executiva da TAP é mais discreta, mas confortável. Em voos curtos, somente bebidas são servidas.

Área de embarque internacional do Aeroporto de Lisboa com dezenas de opções de alimentação e compras.

Entrada da Premium Lounge da TAP.

Petiscos, incluindo um pastelzinho de Belém, são servidos a vontade.

Bebidas também a vontade!

Vista parcial da Premium Lounge.

A330-200, o "Nuno Gonçalves", sendo preparado para o voo.

Embarque prioritário, rápido e eficiente!

A configuração da área vip é com filas de 6 poltronas, sendo duas em cada ponta e duas ao centro.

Vista geral da Executiva.

Poltronas, apesar da aparência estreita, são muito confortáveis.

Mais opções de leitura.

Telas de 14 polegadas, mas com pouco contraste.

Opções automáticas da poltrona. Escolha uma e relaxe.

Necessaire - com uma grande preocupação com a sustentabilidade.

Ementa.

Detalhes da Ementa, com as opções a bordo. Você não poderá repetir as refeições, apenas os petiscos, mas não se preocupe, os pratos são bem serviços.

Alguns petiscos.

Salada de entrada!

Um bom bacalhau a 11km de altura, sobre o Atlântico, delicioso!

Na tela, além de filmes, programas de TV e séries, você pode acompanhar o voo em rota.

Café da manhã.

Quase uma cama!

O cardápio da Executiva dos voos a partir de Belém será assinado pelos irmãos Castanho.

Curiosidades:
- A TAP sempre batiza suas aeronaves, neste caso Nuno Gonçalves foi um pintor português do século IV;
- A aeronave que fiz a rota Lisboa - Brasília, eventualmente, também estará na rota para Belém. A seguir, o registro da mesma em Belém na última sexta-feira (06/06/14), fazendo a rota Belém-Lisboa:

A330 da TAP - "Nuno Gonçalves" no Gate 6 do Aeroporto Internacional de Belém.

Um brinde! Até a próxima!

Reservas de voos, contatos: www.enjoytours.com.br.

Nenhum comentário: