A Amazônica, nas próximas semanas, vai atingir seus superlativos máximos. A cheia dos rios atingirá seu ponto máximo entre os meses de março e abril... 12-15 metros de altura em alguns trechos, além do majestoso fenômeno da pororoca, quando o rio e o mar se encontram, formando um dos maiores espetáculos da natureza. Em nossa região, os municípios e locais de referência para quem procura ver de perto esta emoção ou surfar suas ondas são:
- Estado do Pará, município de São Domingos do Capim: a pouco mais de 1 hora da capital, Belém, o acesso é fácil, por estradas asfaltadas e com boa sinalização. O fenômeno ocorre no rio Capim, um afluente do rio Guamá que termina na Região Metropolitana de Belém. A cidade oferece poucos meios de hospedagem e opções de alimentação, se planeje com antecedência. Anualmente, a cidade organiza o Campeonato de Surfe na Pororoca, um atração a mais nos rios da região.
- Ilha de Marajó (PA): na foz do rio Amazonas, entre as ilhas de Mexiana e Caviana, no Arquipélago da Ilha de Marajó as ondas são impressionantes e ainda pouco exploradas. Na área, os municípios de referência são Breves, Chaves e a cidade de Macapá, no estado do Amapá. Ambas oferecem ótimos meios de hospedagem e acesso tanto a partir de Belém quanto de Macapá.
- Estado do Amapá, rio Araguari: as ondas contínuas formadas na foz deste rio, localizado na região central do estado atraem dezenas de surfistas. Já foram registradas ondas de até 6 metros de altura. A partir de Macapá, capital do estado, são organizados passeios para observar o fenômeno. As cidades mais próximas são Cotias do Araguari e Ferreira Gomes, contudo o fenômeno acontece em aérea remota, por isso é necessário a contratação de um barco-hotel para apoio na região. Macapá é acessada via aérea (TAM, Gol, Sete e Trip) ou fluvial a partir de Belém.
Para variar, a maior pororoca é chinesa. Esta, registrada no rio Qiatang, atrai milhares de pessoas todos os anos.
Onda em sua arrebentação na margem do rio, impressionante!
Fotos: G1, GNCTURISMO, Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário