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sábado, 24 de maio de 2014

Aviação - totens, tecnologia causa polêmica!

Segundo as companhias aéreas, os canais de atendimento eletrônicos, como os totens de autoatendimento nos aeroportos, proporcionam mais conforto aos viajantes e diminuem os custos operacionais das próprias empresas. Computadores, smarthphones, impressoras, totens, entre outros equipamentos, agora, fazem parte do cotidiano dos viajantes. As companhias tem estimulado o uso destes canais sobretudo para o check in antecipado, diminuindo as filas de atendimento nos aeroportos e possibilitando ao cliente chegar mais próximo do horário de saída do voo, caso não tenha bagagem para despachar. A TAM e Azul oferecem milhas adicionais em alguns períodos do ano em seus programas de milhagem para estimular os clientes a utilizar estes canais.

Porém, nos últimos meses, as companhias tem direcionado automaticamente muitos clientes para os totens de atendimento nos aeroportos sem preparar adequadamente a estrutura para atender as dezenas de passageiros adicionais. Em Belém, por exemplo, a TAM estava direcionando a maioria dos clientes diretamente para os totens, sem o aumento do número de equipamentos. Os problemas foram inevitáveis: faltou funcionários, papel em algumas máquinas e paciência dos clientes que não entendiam porque os balcões estavam vazios e eles aguardando na fila.

A falta de bom senso das companhias com a nova tecnologia fez com a justiça tomasse as medidas cabíveis:

"Uma liminar da 2ª Vara Federal de Uberlândia (MG), válida para todo o País, obriga as companhias Gol e Tam a atenderem os passageiros e despacharem as bagagens nos balcões de atendimento, sem exigir a realização de check-in nos tótens ou em dispositivos eletrônicos.

Segundo informação do portal Uol, a medida judicial proíbe que atendentes das companhias estejam nas filas de atendimento para impedir o acesso direto dos clientes ao balcões.

A ação da Justiça partiu de reclamações de passageiros de Minas Gerais sobre o mau funcionamento dos tótens e, também, a respeito de prejuízos em função da obrigatoridade do check-in antecipado. O Ministério Público Federal disse que há casos em que passageiros chegaram a perder voo e ter de comprar novas passagens em função da demora causada por problemas técnicos nos tótens".

Fonte: Panrotas.
Totens de atendimento: o aumento do uso deste tipo de tecnologia é inevitável, contudo as companhias precisam estar melhor preparadas para o atendimento ao viajante.
Foto: TAM.
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