A Infraero, valorizando a tecnologia produzida no Brasil, inaugurou um sistema de embarque coberto no Aeroporto de Palmas (TO) chamado ELO. O equipamento, produzido por uma empresa gaúcha, funciona como se fosse um finger tradicional, porém é adaptado para ficar no chão, conectando o terminal a aeronave. Um dos diferenciais do sistema é se adaptar as condições de muitos aeroportos brasileiros que possuem o processo de embarque e desembarque no piso térreo.
A tecnologia é adequada a aeronaves como o
Boeing 737-800 e o Airbus 320, comumente utilizadas pelas companhias aéreas
brasileiras, nos quais a porta de desembarque fica a uma distância de 2,5 metros
a 3,5 metros do solo. Além da escada, há um elevador para cadeirantes com
capacidade de até 225 quilos. O Aeroporto de Palmas receberá três equipamentos,
com investimento de R$ 1,8 milhão em cada.
ELO em funcionamento em Palmas.
O ELO em outros aeroportos
O planejamento da Infraero estima que o sistema seja implantado em outros aeroportos da Rede, como Porto Alegre (RS), Foz do Iguaçu (PR) e João Pessoa (PB). Até 2015, a meta é que ao menos 30 terminais administrados pela empresa sejam contemplados com a estrutura.
Diferenciais do ELO no embarque e desembarque
O ELO é uma solução que enfatiza a versatilidade,
uma vez que os conectores podem ser adaptados às diferentes realidades dos
aeroportos. Como as estruturas são móveis e de instalação rápida, elas permitem
que os módulos sejam fixados entre si e posicionados de acordo com a
configuração da área destinada à circulação e ao estacionamento de aviões em
cada aeroporto.
Além da ligação direta entre o terminal de passageiros e a aeronave, foi desenvolvida uma solução para atender ao embarque remoto (sem a ponte de embarque). Nessa variação, uma versão em forma de L será instalada no pátio, o ônibus para na extremidade do conector e passageiro embarca ou desembarca da aeronave. O projeto ELO ganhou o Prêmio de Inovação Tecnológica da TranspoQuip, a maior feira de infraestrutura para estradas, ferrovias, portos e aeroportos da América Latina, realizada dezembro de 2013, em São Paulo.
Além da ligação direta entre o terminal de passageiros e a aeronave, foi desenvolvida uma solução para atender ao embarque remoto (sem a ponte de embarque). Nessa variação, uma versão em forma de L será instalada no pátio, o ônibus para na extremidade do conector e passageiro embarca ou desembarca da aeronave. O projeto ELO ganhou o Prêmio de Inovação Tecnológica da TranspoQuip, a maior feira de infraestrutura para estradas, ferrovias, portos e aeroportos da América Latina, realizada dezembro de 2013, em São Paulo.
Fonte e Fotos: Assessoria de Imprensa – Infraero e Revista Flap, com edição de Fabio Romero.
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