A cidade do Recife acaba de ganhar um tour regular do tipo hop-on, hop-off, aquele feito em ônibus tipo double deck adaptados para serviços turísticos. O produto já existe em diversas cidades do mundo, no Brasil, as tentativas são recentes. A cidade pioneira foi Curitiba, depois Gramado-Canela e mais recentemente Brasília. Assim como no Rio Grande do Sul, o produto/serviço pernambucano será integrado, pois o roteiro será dividido entre os municípios do Recife e Olinda:
A linha será operada com ônibus double deck (foto: divulgação)
As secretarias de Turismo de Pernambuco, Recife e Olinda assinam hoje o Termo de Compromisso para Assinatura do Convênio da linha de turismo Recife-Olinda Tour. Pelo documento, os três órgãos se responsabilizam pela implantação e fiscalização da linha turística que percorrerá os principais atrativos turísticos das duas cidades com ônibus.
A linha, resultado de um trabalho de dois anos de pesquisa, funcionará diariamente, percorrendo um trajeto de 43,8 quilômetros em duas horas e meia, com saídas a cada 30 minutos do parque Dona Lindu, na capital pernambucana, até a Igreja do Carmo, no sítio histórico de Olinda. As 24 paradas que o ônibus fará terão integração com as ciclofaixas e as futuras estações do projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe.
TRANSPORTE INCLUSIVO
O serviço será oferecido por seis ônibus double deck com capota retrátil, plataforma de acessibilidade para cadeirante e compartimento para bicicletas. O andar inferior, com capacidade para 17 pessoas, será climatizado e oferecerá assentos para gestantes, obesos e idosos. O andar superior comportará 57 pessoas. Além do sistema de áudio em português, inglês e espanhol, os passageiros contarão com um guia trilíngue em cada ônibus e uma audiodescrição, destinada às pessoas cegas ou com baixa visão.
Os bilhetes, que custarão em média R$ 45, poderão ser usados em um único dia e serão vendidos pela internet, nos hotéis, shoppings, aeroporto, Terminal Integrado de Passageiros (TIP), Terminal Marítimo de Passageiros, agências de viagens, no próprio ônibus e em quiosques a serem criados especificamente para este fim.
“Após conhecermos as experiências no Brasil e no Exterior, fizemos uma pesquisa com turistas e moradores do Recife e de Olinda para aferirmos o grau de interesse deste serviço. Mais de 88% dos entrevistados demonstraram favoráveis à linha de turismo”, explica o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa. “Esta mesma pesquisa apontou os atrativos turísticos mais procurados e a partir dela fizemos o roteiro”, acrescenta Feitosa.
FICHA TÉCNICA DA LINHA
Extensão: 43,8 quilômetros
Duração: 2h30, aproximadamente
Frota: seis veículos com capacidade para 74 pessoas cada um
Horários: primeira viagem às 9h e a última, às 18h
Intervalo da Linha: 30 minutos.
Paradas:
1 – Parque Dona Lindu
2 – Pracinha de Boa Viagem
3 – Avenida Boa Viagem (próximo ao Hotel Golden Tulip)
4 – Avenida Boa Viagem (próximo ao 2º Jardim)
5 – Avenida Boa Viagem (próximo ao Polo Pina)
6 – Marco Zero
7 – Novo Terminal Marítimo
8 – Forte do Brum
9 – Palácio do Campo das Princesas
10 – Ginásio Pernambucano
11 – Shopping Tacaruna (avenida Agamenon Magalhães)
12 – Fortim do Queijo
13 – Orla de Olinda (próximo à rua Dr. Pedro de Assis Rocha)
14 – Orla de Olinda (próximo ao Projeto Praia Sem Barreiras, em frente à praça Duque de Caxias)
15 – Praça do Carmo (rua Justiniano Gonçalves)
16 –Mercado Eufrásio Barbosa
17 – Centro de Convenções de Pernambuco (avenida Agamenon Magalhães)
18 – Shopping Tacaruna (praça General Carlos Pinto)
19 – Parque 13 de Maio (em frente à faculdade de Direito)
20 – Casa da Cultura
21 – Forte das Cinco Pontas
22 – Avenida Domingos Ferreira (Bairro do Pina)
23 – Avenida Domingos Ferreira (próximo à rua Jack Ayres)
24 – Avenida Visconde de Jequitinhonha (próximo ao restaurante Ponteio).
Fonte: Panrotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário