Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

domingo, 17 de março de 2024

Ilha do Mosqueiro pede SOCORRO!

A Ilha do Mosqueiro, também conhecida como a "bucólica", é uma das principais ilhas turísticas localizadas na foz do rio Amazonas, com mais de 10 praias fluviais de água doce, cuja principal característica é a formação de ondas durante as marés altas, a ilha, desde o período da borracha, vem sendo explorada como uma instância de lazer e entretenimento muito popular. O acesso a região foi bastante facilitado a partir da construção da ponte Sebastião de Oliveira (localizada no sul da ilha, no limite com o município de Santa Bárbara) e, hoje, a ilha configura entre os principais destinos e produtos turísticos da capital paraense, fato que não tem sido acompanhado por investimentos públicos na ilha, a falta de gestão administrativa é visível por todo lado (este final de semana, 16/3/24, estive a passeio a ilha):

1.Invasões de terra: na região do entorno do pórtico, há invasões para todos os lados, bairros inteiros podem ser vistos a partir da estrada, desmatamento e muito lixo tornam a visão de chegada a ilha uma decepção.

Invasões são visíveis em vários pontos da estrada, muito lixo e desmatamento!

2.Pórtico caindo aos pedaços: quem passa pelo pórtico de entrada se pergunta "e se cair algum daqueles pedaços de madeira?". Uma insegurança total, dezenas de pedaços do pórtico já caíram e muitos estão pendurados.

A pórtico de Mosqueiro está visivelmente deteriorado, dezenas de pedações já caíram e outros estão pendurados.

3.Orla do Marauh e Estrada do Caruara: a falta de investimentos e abandono são perceptíveis por toda a ilha, na praia do Marauh, por exemplo, o que seria a nova orla com "verba garantida" não passou de um pequeno muro que agora atrapalha o acesso das pessoas a praia, além de deixar o local com uma vista horrorosa. A estrada do Caruara é muito estreita, mal circulam dois veículos lado a lado, muitos buracos e o asfalto de péssima qualidade, deixando a viagem dos visitantes bastante desconfortável.

Imaginem quando um visitante chega nesta praia e se depara com este muro no meio do acesso à praia?

A estrada de acesso as praias é muito ruim, com dezenas de remendos e estreita.

4.Avenida Beira Mar: circular pela avenida Beira Mar em Mosqueiro, em si, já é um passeio, pois seguimos margeando a grande baía de Marajó e de onde podemos observar trechos do Marajó e de ilhas mais próximas a Belém, como o norte da ilha de Cotijuba, mas há mais de 5 anos dois trechos da orla estão interditados e sem previsão de liberação. Já faz tanto tempo que no Google Maps conseguimos avistar as barreiras que interditam uma parte da orla.

Dois pontos da orla estão interditados há muitos anos, sem previsão de liberação.

A população local sobre, o setor de turismo, lazer e entretenimento também sobre... Mosqueiro está precisando de um choque de gestão e investimentos, assim como ocorre em Salinas... o jeito que está, Mosqueiro pede SOCORRO!

Nenhum comentário: