Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

domingo, 20 de março de 2011

Praias na Amazônia

As principais riquezas naturais da Amazônia são muito conhecidas: florestas, frutas, peixes, ervas, rios caudalosos, animais exóticos, entre outras. Nesta imensidão verde e com o sucesso do litoral da região Nordeste, muitos visitantes e amazônidas desconhecem outro lado das belezas naturais da região: as praias fluviais e oceânicas. Surpreso! Mas é isso mesmo, a Amazônia possui muitas praias e com características bem específicas, desde as de água doce (fluviais) com ou sem onda; e as oceânicas (salgadas).

Fluviais: as praias fluviais na Amazônia se dividem em dois tipos, fluviais com onda e sem onda. As praias com onda se formam na foz do rio Amazonas, ao longo da ilha de Marajó e nas ilhas próximas a Belém, com destaque para a bucólica ilha de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba. As águas são do tipo branca/barrenta e areias amareladas.
Pórtico de Entrada na Ilha do Mosqueiro
 
Ondas, em pleno rio, só na Amazônia!
As praias fluvias de água doce sem ondas se formam no período de estiagem na região, de julho a dezembro, quando baixa os níveis dos rios amazônicos. Há ocorrência em diversos rios, com destaque para as formadas no leste e oeste do Pará, entre elas, as formadas nos rios Araguaia, Tocantins e Tapajós.
 Alter do Chão, rio Tapajós, não parece mar!?
Praia no rio Tocantins.
Oceânicas: as praias oceânicas na Amazônica se concentram na costa nordeste do estado do Pará, numa região turística conhecida como Amazônia Atlântica. Restingas, dunas e lagos compõem uma paisagem deslumbrante no litoral paraense. Os destaques são as praias dos municípios de Salinópolis, Bragança e Maracanã, com a sua famosa ilha de Algodoal. Estas estão localizadas entre 150 e 220km de Belém.
 Onde a Amazônia encontra o mar, Salinópolis.
Lagoa da Princesa, em Algodoal.

Nenhum comentário: