O Singtur-PA - Sindicato de Guias de Turismo do Pará vem desenvolvendo muitas ações em prol dos profissionais de Guiamento e da profissionalização do mercado de trabalho, buscando aumentar a oferta de qualificações para que muitos profissionais que vinham atuando de forma ilegal pudessem se credenciar, além de aumentar as ações de sensibilização no mercado. Neste sentido, nos últimos anos, buscou com instituições oficiais locais, como o IFPA - Instituto Federal do Pará e o Senac-PA - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Pará aumentar a oferta de qualificações que atendessem a demanda destes profissionais, tanto com a oferta de cursos presenciais (IFPA) e a distância (EAD), com avaliações presenciais (Senac). Desde 2018, já ocorreu a oferta de 9 turmas (2 presenciais e 7 a distância), com mais de 200 vagas, possibilitando o aumento de profissionais credenciados e qualificados no estado do Pará para mais de 160, um aumento de 2600%.
Este aumento expressivo de profissionais, além de diminuir a informalidade e as ilegalidades no setor, possibilitou a construção de políticas públicas específicas para a categoria, como acesso a recursos públicos de financiamento a juros baixos (Fundo Esperança 2020 e 2021), auxílio emergencial federal, auxílio emergencial estadual (Renda Pará 500), Investe + Pará (para MEI - Empreendedores) e a isenção do IPVA 2021 (ainda em curso).
Na oferta EAD, o Senac possibilitou algo inédito para a nossa região - a formação de profissionais no interior do Pará e até de outros estados amazônicos, uma vez que a oferta deste tipo de qualificação no interior do Pará é muito difícil por causa do elevado custo e do número reduzido de alunos por município. Sendo assim, nos últimos meses, o Senac Pará possibilitou a formação de Guias de Turismo Nacionais nos estados do Maranhão, Amapá e Roraima; e o Singtur-PA com seu trabalho de interiorização conseguiu os primeiros Guias de Turismo credenciados em várias regiões turísticas do estado do Pará. Vejam alguns destaques:
Região Turística de Carajás / Polo Araguaia - Tocantins
Região Turística de Bragança (Caeté) / Polo Amazônia Atlântica
Baião
Neste novo cenário, o Pará saiu da lanterna do Guiamento Turístico na Amazônia, tornando-se o segundo em número de profissionais credenciados, atrás do Amazonas, e o maior em oferta de qualificações. Segundo a presidência do Singtur-PA, com o amadurecimento do mercado e com muito empreendedorismo, a representação pretende atingir mais de 1000 profissionais e empresas no Cadastur em 2023. Parabéns aos novos profissionais Guias de Turismo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário