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terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Abrasel: Fortalecimento dos Bares e Restaurantes!

A Abrasel - Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares esta promovendo sua nova Proposta para o Fortalecimento dos Bares e Restaurantes do Brasil. Vale a pena acompanhar, afinal o setor de Alimentos e Bebidas é um dos mais dinâmicos da atividade turística em todo o Brasil. A seção Pará da Abrasel também tem importantes iniciativas regionais. Mais informações no folder do projeto e no site da representação:
Mais informações: www.abrasel.com.br.

Portal do Consumidor - Federal!

O Governo Federal se rendeu ao uso da internet como meio para solucionar problemas entre consumidores e empresas, além de evitar que muitas destas pendências ganhem os abarrotados tribunais brasileiros. A tendência não é nova, pois muitos outras sites, até as redes sociais, tem servido de canais para soluções de problemas. Se a iniciativa der certo, poderia ser aplicada aos Procons de todo o Brasil, afinal apenas o modelo de atendimento presencial esta defasado. 


Portel: https://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1424282153705

Guia do Investidor Pará!

Para os potenciais investidores do Pará, o estado com a maior economia da Amazônia, um bom começo é o Guia do Investidor Pará, com informações muito interessantes e relevantes para quem quer investir na região. Para os paraenses, um ótima fonte de informações, como o PIB das maiores cidades, oportunidade de investimento em outras regiões do estado, além dos comparativos entre os estados da Região Norte:

Capa do Guia Investidor Pará.

Mais informações: http://www.fiepa.org.br/

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Parceria de sucesso: Pólo Joalheiro e Guias de Turismo!

Os ótimos resultados da parceria entre os Guias de Turismo do Pará e algumas atrações da cidade de Belém se repetiram em 2014. O acumulo de vendas teve um aumento de mais de 50%, um recorde. Vejamos os dados sistematizados pelos pesquisadores e Guias de Turismo Fabio Romero em parceria com Ângela do Mar (2015):

Pólo Joalheiro / Espaço São José Liberto - Vendas Diretas* em reais:

2009 - R$ 10.000
2010 - R$ 20.000
2012 - R$ 25.000
2013 - R$ 30.000
2014 - R$ 43,500

* Quando o Guia de Turismo acompanha os visitantes na atração.

Os profissionais Guias de Turismo filiados ao Singtur-Pa foram responsáveis pela venda direta de R$ 43.500,00 reais no local ao longo do ano passado (2014), um aumento de mais de 53% em relação a 2013, sem contar as inúmeras indicações e vendas indiretas.

Espaço São José Liberto, uma das atrações fomentadas pelos Guias de Turismo.

Os resultados levantados desde 2009 mostram o papel desenvolvido pelo profissional Guia de Turismo dentro da articulação, divulgação e aumento de visitantes das atrações da cidade de Belém. O volume de vendas ligado diretamente a atuação dos profissionais sugerem que o sucesso deste tipo de parceria poderá se repetir em bares, restaurantes, shoppings e outras atrações da cidade. Desta forma, o profissional Guia de Turismo se consolida como uma elo importante entre o visitante e a oferta turística de uma cidade.

Fonte: relatório de vendas, parceria Pólo e Singtur-Pa, elaborado por Fabio Romero com colaboração da Pesquisadora Ângela do Mar.

Senac e Guias de Turismo: uma grande parceria!

Os profissionais Guias de Turismo e o Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial tem sido parceiros em diversas partes do Brasil. Nos últimos meses, diversas ações tem sido desenvolvidas e recebido destaque nas publicações da Revista Senac. Segue alguns destaques da região Norte e Nordeste:
Capa da Revista Senac, edição de novembro e dezembro de 2014.

No Pará, o Guia de Turismo Fábio Romero ministrou uma palestra dentro do Projeto Ação Amigo do Turista - projeto que visa qualificar estudantes que atendem os visitantes durante os festejos do Círio de Nazaré. A ação é realizada anualmente, numa parceria dos membros públicos do trade turístico local, Belemtur e Senac-PA. Esta em curso as negociações para a oferta do Curso de Guia Regional e Nacional, além da 1º Qualificação em Guia Internacional. Aguardem mais informações.

Em Alagoas não tem sido diferente, o Guia de Turismo Alexandre Henrique foi um dos palestrantes dentro do 3º Encontro de Turismo realizado em Maceió. Em Alagoas, as ações para legalização das atividades ligadas a área de turismo tem sido bem intensas, com parcerias com órgão de defesa do consumidor e segurança pública. 

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Hotéis por hora, será que a tendência pega?

A Hotel Quando www.hotelquando.com.br acaba de lançar uma novidade no mercado hoteleiro nacional, a hospedagem por hora. Em vez de pagar uma diária que começa em horários muitas vezes pouco convenientes, o viajante poderá escolher um período de horas para se hospedar. Se a tendência pegar, será uma revolução para o setor hoteleiro, pois nos últimos anos a diária já havia virado um período inferior na maioria das redes, que aumentaram os horários para check in, geralmente, a partir das 14h. A novidade irá exigir adaptação do modelo de negócio, mas também poderá trazer mais hospedes para os estabelecimentos. Neste momento da economia do turismo, todos os modelos de negócios estão sendo desafiados, o setor hoteleiro é um deles.   

Site do Hotel Quando... será que a tendência pega?

Mais informações em: http://www.panhoteis.com.br/noticia-hotelaria-gastronomia-profisssional/mercado/2015/02/startup-da-opcao-de-reservar-hoteis-por-hora_110530.html#.VNv5OPnF_xU

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Operadores e companhias aéreas: concorrentes ou parceiros?

A recente afirmação do diretor da Azul Viagens de que a empresa investirá fortemente no marcado de viagens causou estranheza na maior operadora do Brasil, a CVC. A CVC afirma que há uma concorrência desleal no mercado, pois como concessionária pública de serviço - transporte aéreo, a Azul não pode favorecer uma outra unidade de negócios da própria empresa. A polêmica envolve antigos e atuais parceiros: companhias aéreas e operadoras que agora vem seus negócios misturados. A própria CVC já tentou ter uma companhia aérea própria para oferecer voos e não depender tanto das companhias aéreas. Este é mais um capítulo de uma história longa, com "deslealdades" para todos os lados. Acompanhem a postagem do Panrotas: 


A CVC fez uma queixa formal ao fundador e presidente do Conselho da Azul, David Neeleman, dizendo que percebe um benefício excessivo à operadora Azul Viagens na venda de pacotes por preços muito baixos. O vice-presidente da CVC, Valter Patriani, falou ao Portal PANROTAS sobre o tema, alegando que uma concessionária de serviço público (a companhia aérea Azul) não deveria usar essa condição para beneficiar outra empresa do grupo, pertencente a outro segmento, e impactando na concorrência deste mesmo segmento, no caso de operadoras.

Patriani inclusive cita matéria do Portal PANROTAS para crer que a Azul Viagens já esteja pensando em mudanças. Na matéria, o diretor o diretor de Planejamento e Alianças da Azul e diretor da Azul Viagens, Marcelo Bento, fala que o objetivo não é fazer da Azul Viagens uma operadora low-cost/low-fare e que os voos usados pela operadora do grupo têm assentos abertos para qualquer outra operadora.

Segundo Patriani, "é verdade que os voos estão abertos, mas a tarifa que a Azul Viagens consegue é bem menor que a disponível para outras operadoras".

O vice-presidente da CVC cita o caso da Copa Vacations para dar um exemplo do que seria uma atitude recomendável no mercado de operadoras de empresas aéreas “A CVC não faz parte do pool da Copa Vacations, operadora da Copa Airlines, e por isso tem uma tarifa maior que as operadoras desse pool. Mas não é uma diferença que impeça a CVC de ser competitiva. Podemos fazer ajustes na composição do pacote e continuarmos competitivos no mercado. No caso da Azul Viagens a conta não fecha para nenhuma operadora. Fica impossível competir com os preços que ela pratica, devido aos benefícios recebidos da Azul Linhas Aéreas, que é uma concessionária pública e não poderia privilegiar uma empresa do grupo, mexendo com um outro setor que não o seu original”, explica.

“Respeitamos a Azul Viagens, uma empresa séria, que está começando, somos parceiros da Azul, que é um belo case na aviação brasileira, mas como concessionária pública a empresa aérea não pode beneficiar com esse excesso uma empresa sua em outro segmento. As demais operadoras têm o direito de no mínimo poderem competir, afinal, repito, trata-se de uma concessão pública. Os slots operados pela Azul pertencem ao governo”, continua, acreditando que a situação vai se resolver.

“Quando li a reportagem no Portal PANROTAS, vi nas palavras do Marcelo Bento, profissional muito sério no mercado, um passo na direção correta, mas na prática isso ainda não ocorreu. Fomos à Azul, falamos com o David (Neeleman), agora estamos aguardando uma posição, uma definição da Azul em relação à Azul Viagens”, finaliza Patriani.

O tema de operadoras de empresas aéreas é polêmico em todo o mundo e no Brasil a Tam Viagens foi banida da Feira da Abav por anos a fio. Há alguns anos passou a poder expor na feira, em um movimento de entendimento que a operadora concorria de igual para igual com as demais. Ingressou, inclusive, na Braztoa. Já a Gol optou por um modelo em que é parceira de diversas operadoras. E a Azul Viagens chegou apostando em franquias e principalmente no interior do Estado.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Basílica com novo calçamento!

A Basílica de Nazaré deverá ganhar um novo calçamento nos próximos meses, o qual fechará o acesso pela rua em frente ao templo. Sem dúvida, o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré ganhará uma nova cara, além de priorizar os pedestres e romeiros. Contudo, como ocorre com vários projetos em Belém, o acesso aos milhares de turistas a região do Santuário ficará prejudicada ou pelo menos não foi pensada pelo projeto. Muitos administradores de equipamentos e atrações turísticas ainda não compreenderam que suas administrações devem estar voltadas para o conjunto de onde estão inseridos e não apenas até a porta principal de entrada. Já sugerimos uma reunião com a Basílica de Nazaré, Setur-PA, ABAV, Singtur-PA e demais órgãos responsáveis para avaliarmos como ficará a experiência turística no entorno da atração. Lembramos que a Basílica esta inserida em diversos produtos turísticos oferecidos na cidade. 

Foto: ORMNEWS.Andréia Teixeira e Fabrício Coleny.

Mais informações em:

ORMNews: http://ormnews.com.br/noticia/basilica-de-nazare-tera-prolongamento-da-praca-santuario#.VNJqKZ3F-PY.

e

Agência Belém: http://www.agenciabelem.com.br/Noticias/Detalhes/108605.

Milhas: Pontos + dinheiro vale a pena?


As promoções estão de volta ao mercado, diante da crise, muitas empresas estão fazendo promoções que parecem tentadoras, mas na verdade são enganosas. Por isso, na dúvida, consulte seu agente de viagem, ele é uma das pessoas mais indicadas a lhe explicar qual o melhor negócio para determinado destino. 

Neste cenário de promoções, vale a pena utilizar as promoções de milhas mais pontos? Vamos ver alguns exemplos:

A Multiplus, recentemente, anunciou a possibilidade de aquisição de passagens utilizando as milhas mais pontos para destinos nos Estados Unidos e México, contudo os valores são muito altos: passagens a partir de 12.720 pontos + R$1.420,00 (ida e volta) para voar em maio/15 (SP-México); Para Miami, Nova York e Orlando, saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília respectivamente as tarifas são: 19.920 pontos + R$1.453,00 (ida e volta) para voar em maio/15; 19.920 pontos + R$1.640,00 (ida e volta) para voar em maio/15; e 19.920 pontos + R$1.465,00 (ida e volta) para voar em abril/15.

É gritante que isto esta longe de ser uma promoção, no caso dos Estados Unidos, enquanto uma tarifa normal nesta data esta por volta de R$ 1.800,00 reais, você gastar 20 mil pontos para um desconto de pouco mais de R$ 300,00 é um absurdo. Em média, 10 mil pontos valem cerca de R$ 250,00 a R$ 300,00, ou seja, só valeria a pena se o desconto aplicado fosse de pelo menos R$ 600,00 reais, isso para chamar de desconto e não de promoção. 


Então viajante fique atento e para mais informações consulte seu agente de viagem!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Hudson News chega ao Aeroporto de Belém!

Segundo o blog UZ7, a rede Hudson News, uma das maiores empresas do setor de revistaria e livraria de aeroportos e estações de trem do mundo, deve chegar em breve ao Aeroporto Internacional de Belém e suprir a carência atual deste tipo de comércio no terminal.

Foto: Aeroporto de Brasília.

Guia de Turismo credenciado em Marabá!

Caros profissionais, o Pará atingiu a marca de 53 profissionais credenciados no Ministério do Turismo. A novidade é que temos o primeiro profissional bilíngue credenciado em Marabá e já prestando serviço.


terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Manaus entre os destinos mais procurados!

Manaus, capital do estado do Amazonas, esta entre as cidades mais procurados por estrangeiros quando pensam passar férias no Brasil. Veja na reportagem:

Na hora de escolher um destino internacional para viagens, o brasileiro prefere cidades dos Estados Unidos ou da Europa, é o que aponta o Hotel Price Index (HPI), relatório produzido pela Hoteis.com, que analisa a média de valores realmente pagos em diárias no mundo todo. 

Das 20 cidades que compõem o ranking, cinco estão na América Latina. No topo aparecem Orlando, Nova York, Miami, Buenos Aires e Paris, que tirou o lugar de Las Vegas nas 5 mais em relação a 2013.

“Orlando é a favorita absoluta, tanto pelas atrações e parques temáticos, como também pelas compras. Mas é interessante ver que outros destinos estão se destacando na lista dos brasileiros, como Santiago e Montevidéu. Isso é reflexo do crescente número de brasileiros viajando para exterior, que depois da primeira experiência, começam a buscar novos destinos para explorar”, comenta o diretor de Marketing da Hoteis.com para América Latina, Juan Pasquel.

O HPI de 2014 aponta, ainda, os destinos preferidos dos estrangeiros no Brasil. Rio de Janeiro e São Paulo continuam sendo os mais populares. Entre os destinos brasileiros que estrearam na tabela estão Barueri, em São Paulo, Tibaú do Sul, conhecida pela formosa Praia da Pipa, e João Pessoa, na Paraíba. Ilha Grande e Nova Iguaçu, ambas no Rio de Janeiro e Praia do Forte, na Bahia, deixaram o ranking.

Confira a lista completa dos destinos internacionais mais procurados pelos brasileiros:

1 - Orlando
2 - Nova York
3 - Miami
4 - Buenos Aires
5 - Paris
6 - Las Vegas
7 - Santiago
8 - Londres
9 - Cancun / Riviera Maya
10 - Roma
11 - Los Angeles
12 - Lake Buena Vista
13 - Lisboa
14 - Montevidéu
15 - San Francisco
16 - Barcelona
17 - Madri
18 - fort Laudardale
19 - Punta Cana
20 - Amsterdã

Veja a lista dos destinos brasileiros mais procurados por estrangeiros

1 - Rio de Janeiro
2 - São Paulo
3 - Salvador
4 - Foz do Iguaçu
5 - Brasília
6 - Belo Horizonte
7 - Manaus
8 - Búzios
9 - Fortaleza
10 - Porto Alegre
11 - Curitiba
12 - Natal
13 - Florianópolis
14 - Recife
15 - Ipojuca
16 - Campinas
17 - Paraty
18 - Barueri
19 - Tibau do Sul
20 - João Pessoa

Fonte: Panrotas.

Boa Vista - Brasília direto!

Boa Vista, capital do estado de Roraima, ganhará uma ligação direta da TAM para Brasília, serão 6 voos semanais. Até o momento, todos os voos que partem da capital roraimense fazem uma parada em Manaus, desta forma os viajantes com destino e origem em Roraima terão mais uma opção de voo e ótimas conexões na capital federal. A Tam vem ampliando seus voos na Amazônia de forma significativa nos últimos meses, ampliando a oferta de voos e conexões para os viajantes da região. A última cidade que ganhou rota e destino novo foi Macapá que também possui uma frequência diária para Brasília.
Orla de Taumanam, uma linda vista de Boa Vista! Foto: Mochileiros.com