Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

domingo, 12 de outubro de 2014

Círio 2014 - até argentino apareceu!

O Círio 2014 foi movimentado na capital paraense, com tendência de crescimento dos grupos aéreos e diminuição dos fluxos rodoviários, que vem se mantendo estáveis nos últimos anos. A sensação geral é que  cidade estava lotada. Segue alguns registros da festa e tendências para os próximos anos:

As empresas de receptivo, transportadoras turísticas, operadores de vans, entre outros, estiveram bastante ocupados nos dias da festa. Muitos grupos trocaram a estrada pelo avião, o que movimenta ainda mais o receptivo local.

O Círio de Nazaré continua a ser o principal momento do turismo rodoviário em Belém, em pouco mais de 4 dias, chegam a ser registrados mais de 50 veículos circulando pela capital paraense. Atrações como Mangal das Garças e Pólo Joalheiro, chegaram a receber mais de 4 grupos simultaneamente cada. Muitos restaurantes também ficaram lotados. Neste ano, predominaram os grupos de estados próximos, como Piauí, Maranhão, Tocantins e Ceará, além de municípios do interior do Pará.

Até este ano, ainda não havia presenciado veículos de outras nacionalidades. Para nossa surpresa, um trailer vindo de Buenos Aires passou alguns dias em Belém. O jovem casal viajante estava curtido bastante.

A infraestrutura para a Romaria Fluvial tem melhorado. O novo terminal hidroviário foi o cenário para embarque de pelo menos 5 embarcações, agora mais empresas podem oferecer confortáveis opções de embarque aos seus clientes. Os romeiros não cansavam de elogiar o novo porto.

A Romaria Fluvial é um espetáculo a parte, centenas de embarcações acompanharam a corveta com a imagem de Nossa Senhora, contudo a elevação de preços tem espantado muitos turistas. Muitos grupos não fecharam a Romaria este ano por considerar o valor elevado. Oportunidade para novas empresas com estrutura mais enxuta e preços competitivos.

Após o incidente deste ano, a segurança e novas regras para a Romaria devem ser discutidas para 2015.

Feliz Círio!

Nenhum comentário: