Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Esta semana: Fita e o Novo Terminal Hidroviário!

Esta semana vai ser movimentada para o trade turístico paraense, a partir desta terça teremos grupos circulando por Belém e região, um grupo de Guias de Turismo em prova técnica pela Senac Amazonas, Tour da Taça, a Feira Internacional de Turismo da Amazônia e a inauguração do Novo Terminal Hidroviário de Belém... ufa, o Turismo movimentando Pará e a Amazônia... acompanhem a Programação Oficial da FITA 2014:

Palestras, seminários, congressos, city tour e até caminhada até o novo Terminal Turístico de Belém fazem parte da programação oficial da VII Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), realizada de 20 a 23 pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

O credenciamento para o evento começa às 8h30 desta terça-feira, dia 20, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas e a abertura oficial será às 10 horas, com apresentação do Coral Vale Música e as presenças do Ministro do Turismo, Vinicius Nobre Lages, do governador do Pará, Simão Jatene, do Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, do presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), marcelo Mendes, representantes do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), da Confederação Nacional do Turismo), entre outras representações do setor.

Com o tema “Promoção dos Produtos Turísticos Amazônicos e a Qualidade na Prestação dos Serviços”, a Fita tem como foco principal a qualificação do trade local a partir da troca de experiências e da comercialização direta do destino Pará com, buyers e suppliers convidados de vários países. O evento também vai proporcionar a apresentação de Belém como destino prioritário para o segmento de turismo de eventos, já que a Paratur convidou mais de 20 decision makers (tomadores de decisão) representantes de entidades de classe que realizam grandes congressos no Brasil.

“A Fita de 2012 projeto uma movimentação de US$ 60 milhões de dólares até o momento. Ao mudarmos de estratégia, em que deixamos o formato de exposição de produtos em estandes e priorizamos a comercialização e qualificação de produtos e serviços, queremos aumentar em 20% no mínimo essa projeção para daqui a dois anos, quando realizaremos a oitava versão da feira”. Diz Marcelo Mendes, presidente da Paratur, ao garantir que a participação do Pará em cerca de 14 eventos nacionais e internacionais entre 2013 e 2014 e a entrada do Pará na rota de duas companhias internacionais, a TAP, de Portugal, e a TAM, dos Estados Unidos, reforça ainda mais essa expectativa.

Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo, diz que “os avanços e desafios do Pará sob a ótica do planejamento do turismo continuam sendo de que o Estado compreenda cada vez mais o turismo como atividade econômica”.  Para ele, “a Fita é um instrumento que fortalece e energiza nesta direção. Como parte da programação oficial da Fita, no próximo dia 23,  faremos uma caminhada até o novo Terminal Turístico de Belém, que na ocasião será inaugurado. Esta caminhada simboliza que o Pará está seguindo o rumo certo, que o Governo do Estado cumpre o seu papel ao garantir infraestrutura adequada para receber os turistas e também atender a demanda daqueles que vivem aqui”. Complementa o secretário, ao lembrar que há cerca de dez anos atrás o fluxo turístico do Pará não chegada a 500 mil visitantes ao ano, hoje ultrapassa um milhão de turistas que deixam uma renda superior a 500 milhões de dólares por ano.

A programação científica da Fita começa às 10h30 com a palestra “Criando Valores para o Mercado Turístico Encantar o Cliente”, proferida por Luiz Almeida Marins Filho, pós-graduado em Antropologia na Macquarie University (Austrália) e USP. Consultor da Anthropos Consulting e da Anthropos Motivation & Success.

Confira a programação:

20 de Maio (terça-feira):
08h30 às 09h45: Credenciamento – Teatro Maria Sylvia Nunes (Estação das Docas)

10h: Apresentação do Coral Vale música

11h às 12h: Palestra de Abertura: “Criando Valores para o Mercado Turístico Encantar o  Cliente”.
Palestrante: Luiz Almeida Marins Filho (Profº Marins) - Pós-graduação em Antropologia na Macquarie University (Austrália) e USP. Consultor da Anthropos Consulting e da Anthropos Motivation & Success. e presta assistência às maiores empresas brasileiras desde 1984;

II CONGRESSO DE TURISMO, HOSPEDAGEM E GASTRONOMIA DA AMAZÔNIA LEGAL
14h às16h  EIXOS TEMÁTICOS
1 - Gastronomia Amazônica.
Palestrantes :Prof. Álvaro do Espírito Santo (Prof. da UFPA e Doutorando em Turismo e Cultura na Universidade de Coimbra). Fernando  Jares Martins (Jornalista especializado em gastronomia e editor do blog Pelas ruas de Belém).
APRESENTAÇÃO DO LIVRO ÁLBUM “GASTRONOMIA NO PARÁ –
O SABOR DO BRASIL”

16h15 às 18h: Palestra: “Passa Lá em Casa – O Almoço do Círio de Nazaré – O Banquete Amazônico”.
Palestrante Chef. Ricardo Frugoli - Graduado em Gastronomia e Mestrando em Hospitalidade na Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduando em Cozinha Brasileira no SENAC, Coordenador no Centro de Pesquisa em Gastronomia Brasileira (Universidade Anhembi Morumbi).

21 de Maio (Quarta-feira):
09h às 10h30:  2 - Organização da Sociedade Civil Para a Defesa da Culinária Regional Tradicional

Palestrantes :Chef Eduardo Avelar- fundador da Conspiração Gastronômica – MG (OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público)

10h45 ás 12h: 3 - Tendências da Gastronomia Internacional.
Palestrante: Bruno Manhães – prof. – SENAC/SP, Bacharel em Turismo e Hospitalidade, Mestrado em Turismo internacional com especialização em educação
VIAGENS E EXPERIÊNCIAS GASTRONÔMICAS: DAS PRÁTICAS  COTIDIANAS AO PRODUTO TURÍSTICO

12h às 14h: Intervalo.

14h às 16h45: A Internacionalização da Culinária Regional Brasileira
Coordenador:Celso dos Santos Silva – Bacharel em Turismo – PHD em Gastronomia e Coordenador da Escola de Gastronomia João Dória Jr. da CNTur/SP. Coordenador da Mesa Redonda
Participantes:Rede de Turismo Gastronômico do Pará

22 de Maio (Quinta-feira):
I SEMINÁRIO DE MIDIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE CIVIL DOS AGENTES DE VIAGEM
08h às 09h: Credenciamento e entrega de material aos participantes da Bolsa de Negócios

09h às 12h: Bolsa de Negócios: Operadoras de Turismo, Agências de Turismo, Hotéis e Companhias Aéreas. (sala Bolsa de Negócios).

08h30 às 09h30: “O Turismo Sustentável e a Construção Verde: Oportunidades e Desafios”
Palestrante: Cristiane Lacerda – Engª Civil (FUMEC), Diretora-Técnica e Comercial da empresa EcoConstruct Brazil, Especialista em Urbanismo (UFMG), Mestranda em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (UFMG).

09h45 às 10h45: “Mídias Sociais”
Palestrante: Paulo Kendzerski – Diretor Presidente da empresa WBI Brasil e Especialista em Planejamento Estratégico Digital e Consultor em E-Commerce

11h às 12h: “O Turismo Amazônico e a disponibilização de conteúdo na web e outros meios de comunicação
Palestrante: Fábio Brito Ávilla - criador da marca “Empresa das Artes” e autor dos livros "Arvores da Amazônia", "Universo Amazônico”,"Aguas da Amazônia", dentre outros.

12h às 14h: Intervalo

14h30 às 18h: Bolsa de Negócios: Operadoras de Turismo, Agências de Turismo, Hotéis e Companhias Aéreas. (sala Bolsa de Negócios).

14h às 15h30: “Responsabilidade Civil dos Agentes de Viagens – O dever de Indenizar”
Palestrante: Dr. Marcelo Oliveira – Advogado da Abav Nacional

15h45 às 18h: “Mesa Redonda: Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”
Coordenador: Marcelo Mendes (Presidente PARATUR)
Debatedores:  Juiza Reijjane Oliveira (TJE/PA), Edna Rocha (Abav/Pa), Carlos Freire (Abih/Pa), Celina Hamoy (Cedeca),  Simone Edorom (Polícia Civil), Fábio Sicília (Abrasel/Pa.)

23 de Maio (Sexta-feira):
II ENCONTRO COM GESTORES MUNICIPAIS DE TURISMO
09h às 10h30: Conferência de Abertura
“Política Pública de Turismo do Pará: Avanços e Desafios”
Palestrante:   Adenauer Marinho de Oliveira Góes – Secretário de Estado de Turismo
Tema 1: “Programa de Investimento em Turismo-SETUR/Banpará/CrediCidadão”
Palestrantes:Ÿ Representante do Banpará e do CrediCidadão

10h45 às 11h45: Tema 2: “Desenvolvimento de Destinos Turísticos: Como transformar destinos emergentes em destinos consolidados?”
Palestrante:  Paulo Gaudenzi

12h às 13h: Tema 3: “Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS: Processo de Elaboração”
Palestrantes: Tadeu Monte e Carlos Cappelini

13h às 14h30: Intervalo.

14h30 às 15h30: Tema 4: “Fortalecimento da Gestão Sustentável do Turismo”
Palestrantes:  Fabiana Oliveira (MTur) e da Regionalização

15h45 às 16h45: Tema 5: “Turismo Legal-Qualificação de Serviços”
Palestrante:  Representante do MTur

17h: Caminhada para a inauguração do Terminal Hidroviário “Laiz Rebelo Neto”

Fonte: Secretaria de Turismo do Pará.

Nenhum comentário: