Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sábado, 24 de maio de 2014

Qualificação de Agentes de Segurança!

Desde o mês de abril, a Secretaria de Turismo, por meio do Programa PQtur (Qualificação Turística) tem desenvolvido ações específicas para os agentes públicos envolvidos com a segurança pública, mas que também prestam informações turísticas aos nossos visitantes. Os cursos envolvem também a Belemtur, além da Polícia Militar, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana - SEMOB:

Cronograma de cursos!

Geração de emprego e renda, qualificação profissional, receptividade, são alguns dos temas tratados no Projeto de Qualificação “Amigo do Turista: Qualificar para receber bem” realizado pela Coordenadoria de Turismo (Belemtur) em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur).
Agentes de segurança pública atuantes em pontos turísticos de Belém participaram da palestra “Abordagem histórica dos principais pontos turísticos de Belém”, realizado na manhã desta terça-feira (6), no auditório da Setur.
A maior parte dos visitantes que chegam a Belém não são acompanhados por agências de turismo, neste caso, os agentes de segurança pública são as principais fontes de informação para estes turistas. “Essas informações não passam somente pelas agências de viagens, e nem somente pelo guia, mas também por pessoas de frente como o guarda municipal e o policial civil e eles fazem parte do contexto de informação real e creditada”, ressaltou o guia turístico Marco Romero, ministrante da palestra.
Cerca de 30 guardas municipais e policiais militares participaram da palestra, entre eles o guarda municipal Vitor Hugo. “Nós que trabalhamos na área de segurança de pontos turísticos  como o complexo Feliz Lusitânia e o Ver-o-Peso, somos muito procurados pelo visitante, principalmente em épocas festivas. Então, esse curso além de orientar, serve também, para acrescentar informações sobre os monumentos”, destacou Vitor Hugo, que trabalha na segurança do Palácio Antônio Lemos.
O projeto é de interesse recíproco entre a Setur e a Belemtur, que têm como objetivo comun transformar a atividade turística em um importante mecanismo de melhoria dos serviços turísticos prestados no Pará e em Belém. A diretora de turismo da Belemtur, Graça Ormanes, ressalta a importância da parceria entre município e estado. “O turismo na cidade só tem a ganhar. Mais resultados são obtidos com parcerias como essa. O que a gente quer é que os agentes tenham a informação para fornecer aos turistas“.
Parceira da Belemtur e Escola de Governo do Pará, a Setur atua na capacitação de profissionais ligados à atividade turística por meio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (Peqtur).  “ Conhecimento é o que faz a diferença no mercado de trabalho. O saber é o que pode efetivamente fazer algo de significativo naquilo que nos propomos, com o saber podemos contribuir e avançar diante dos obstáculos e desafios que por ventura nos surgem”, afirma o secretário de estado de Turismo, Adenauer Góes, ao destacar a importância do ciclo de palestras para os agentes da área de segurança pública.

Guia Marco Romero ministrando palestra sobre informações turísticas.
Foto: Guia de Turismo Marco Romero.

Texto: Bruna Cabral, da Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Fonte: http://www.agenciabelem.com.br/noticias/detalhes/101118

Nenhum comentário: