Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Evento em Oriximiná (PA)!

 
A Secretaria de Cultura de Oriximiná realiza hoje (13), o evento Vitrine Cultural Princesa do Trombetas, com abertura prevista para as 09 horas da manhã no CIACA.O evento incluirá uma série de palestras promovidas por professores e pesquisadores acerca da história da cidade, trará ainda, três amostras fotográficas: "De Uruá-Tapera à Oriximiná" que será exibida na Praça Santo Antônio e apresentará 20 peças fotográficas de acervos familiares organizados pela Diretoria de Cultura, "Noturno" um ensaio documental assinado por Hamilton Souza que retrata a cheia 2013 na orla da cidade vista a noite e "Oriximiná em Miniaturas" um trabalho do fotógrafo Santareno Ádrio Denner, que comanda o Fotoclube Tapajós e em nome da instituição desenvolve o incentivo a prática artística da fotografia na região.
Há na programação uma especial apresentação dos compositores nativos Tirson Givone e Nelson Vinencci que convidam demais participações especiais de artistas que cantam à Princesa do Trombetas.

"Marcio Couto Henrique da UFPA, apresentará em sua palestra um trabalho dedicado a biografia do Padre Nicolino José Rodrigues de Souza, que nasceu índio, foi acolhido em meados do século 19 pelo pai do escritor Inglês de Sousa - fundador da Academia Brasileira de Letras. Nicolino torna-se Padre e em seu trabalho religioso desenvolvido na região do Rio Trombetas é tido como fundador de Oriximiná. "Nosso trabalho é trazer a luz da ciência a discussão a cerca da história do município", diz Hamilton Souza.

As exposições fotográficas serão exibidas nas escolas do município durante o mês de junho, em julho a exposição virá à Santarém e findará no primeiro sábado de agosto com um leilão das peças em Oriximiná. O recurso será revertido para as ações da Secretaria de Cultura.

O evento é uma realização da Prefeitura de Oriximiná e tem o patrocínio do Projeto Conexão Comunidade, MRN, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e parceria com Foto Clube Tapajós".
 

Nenhum comentário: