Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Monte Alegre vale uma visita!

Caros amazonidas, há alguns atrás Monte Alegre tinha tudo para ser um dos principais destinos turísticos do Pará, contudo, conforme demonstrado pelos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a cidade foi uma das que deixou de receber voos domésticos no país nos últimos anos. Atualmente, somente 120 cidades brasileiras recebem voos regulares, apesar dos mais de 60 milhões de viajantes. Na época de ouro da aviação nacional, mais de 200 cidades recebiam voos regulares, agora estamos quase a metade. Reflexo da falta de incentivo e investimentos federal, interesse estadual e pouca visão de dirigentes municipais. Na Amazônia, as grandes distâncias fazem do transporte aéreo uma necessidade absoluta para acesso dos fluxos turísticos, sem contar que, ambientalmente, degrada menos que estradas. Abaixo uma das atrações da cidade, a Serra do Pilão, com vista para o rio Gurupatuba que corta a cidade: 

um atrativo natural de terra pinta-cuia
Serra do Pilão, em Monte Alegre, no oeste do Pará |Foto: Márcio Rogério
Hoje, a cidade é acessível apenas a partir de Santarém, no oeste do Pará, que possui voos regulares das cidades de Belém e Manaus, as duas principais da Amazônia. Contudo as viagens são longas em embarcações desconfortáveis, o que torna a viagem demorada e cara. Esperamos que cidades com grande potencial turístico na Amazônia, seja para o lazer ou negócios voltem a ter ligações regulares: Soure, Salinas, Breves, Alenquer, Monte Alegre, entre outras.

Um comentário:

Unknown disse...

UMA VERGONHA INFELIZMENTE ESSA CIDADE É EXTREMAMENTE INTERESSANTE .PORÉM NESSES BARCOS SEM SEGURANÇA NUNHUMA NÃO ME ARRISCO. É POR ISSO QUE TURISMO DENTRO DO BRASIL NÃO VAI PRA FRENTE.