Segundo o Insituto Brasileiro de Turismólogos, agora, o profissional já consta da Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, do Ministério do Trabalho, sob o número 1225-20. O insituto sugere que se acesse o site www.turismologos.org.br/cbo para conhecer mais sobre a CBO, seus benefícios, as atribuições, escolaridade, condições de trabalho, entre outros do turismólogo. Dúvidas através do email cbo@turismologos.org.br.
Os especialistas bacharéis em turismo participantes da reunião técnica ocorrida no ultimo dia 28 de fevereiro na sede da FIPE/USP em São Paulo, definiram outros sinônimos para a ocupação de Turismólogo. Além do termo "Turismólogo", poderão ser usadas no mercado de trabalho pelos setores públicos ou privadas, as seguintes nomenclaturas:
- Analista de turismo
- Consultor em turismo
- Gestor em turismo
- Planejador de turismo
Exemplo: uma prefeitura poderá criar um cargo de Gestor em Turismo, obtendo como referência o código 1225-20, cuja descrição das atividades será baseada na CBO (planejamento turístico, elaborar conteúdo programático para turismo, etc), cuja titulação será de bacharelado em turismo e/ou hotelaria.
Fonte: IBT, com edição de Fabio Romero
Nenhum comentário:
Postar um comentário