Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sábado, 31 de março de 2012

Turismólogos na CBO

Segundo o Insituto Brasileiro de Turismólogos, agora, o profissional já consta da Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, do Ministério do Trabalho, sob o número 1225-20. O insituto sugere que se acesse o site www.turismologos.org.br/cbo para conhecer mais sobre a CBO, seus benefícios, as atribuições, escolaridade, condições de trabalho, entre outros do turismólogo. Dúvidas através do email cbo@turismologos.org.br.
Os especialistas bacharéis em turismo participantes da reunião técnica ocorrida no ultimo dia 28 de fevereiro na sede da FIPE/USP em São Paulo, definiram outros sinônimos para a ocupação de Turismólogo. Além do termo "Turismólogo", poderão ser usadas no mercado de trabalho pelos setores públicos ou privadas, as seguintes nomenclaturas:
  • Analista de turismo
  • Consultor em turismo
  • Gestor em turismo
  • Planejador de turismo

Exemplo: uma prefeitura poderá criar um cargo de Gestor em Turismo, obtendo como referência o código 1225-20, cuja descrição das atividades será baseada na CBO (planejamento turístico, elaborar conteúdo programático para turismo, etc), cuja titulação será de bacharelado em turismo e/ou hotelaria.

Fonte: IBT, com edição de Fabio Romero

    Nenhum comentário: