Uma das maiores obras totalmente brasileiras está na Amazônia. No canal Discovery Channel, presente na maioria das tvs por assinatura, existe um programa focado na área de engenharia chamado Megaconstruções, a produção do programa ainda não esteve na região, mas vale apena o registro e quem sabe no futuro ofereçamos um tour para esta região. A maior hidroelétrica do mundo é a de Itaipu Binacional, na confluência do Brasil com o Paraguai; já a maior brasileira é a de Tucuruí no rio Tocantins no Pará que futuramente ganhará uma concorrente de peso a poucos quilômetros dali, a de Belo Monte, no rio Xingu. Contudo, em breve, todas elas perderão o posto para a gigante chinesa Tree Gorges (Usina Hidroelétrica de Três Gangantas), que será a maior do mundo.
De qualquer forma, a Amazônia ficará com duas megaconstruções totalmente brasileiras, Tucuruí e Belo Monte, respectivamente, uma na maior bacia hidrográfica brasileira, a do Araguaia Tocantins; e outra num dos maiores e mais emblemáticos rios brasileiros, o Xingu.
Hidroelétrica de Tucuruí no rio Tocantins, Pará, atualmente a maior do Brasil. Durante o período das cheias, as comportas são abertas e se tem este maravilhoso espetáculo. Caro viajante, quando vier a Amazônia, não deixe de conhecer esta maravilha moderna!
Nenhum comentário:
Postar um comentário