Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sábado, 17 de março de 2012

Megaconstruções Amazônicas: Tucuruí e Belo Monte

Uma das maiores obras totalmente brasileiras está na Amazônia. No canal Discovery Channel, presente na maioria das tvs por assinatura, existe um programa focado na área de engenharia chamado Megaconstruções, a produção do programa ainda não esteve na região, mas vale apena o registro e quem sabe no futuro ofereçamos um tour para esta região. A maior hidroelétrica do mundo é a de Itaipu Binacional, na confluência do Brasil com o Paraguai; já a maior brasileira é a de Tucuruí no rio Tocantins no Pará que futuramente ganhará uma concorrente de peso a poucos quilômetros dali, a de Belo Monte, no rio Xingu. Contudo, em breve, todas elas perderão o posto para a gigante chinesa Tree Gorges (Usina Hidroelétrica de Três Gangantas), que será a maior do mundo.
De qualquer forma, a Amazônia ficará com duas megaconstruções totalmente brasileiras, Tucuruí e Belo Monte, respectivamente, uma na maior bacia hidrográfica brasileira, a do Araguaia Tocantins; e outra num dos maiores e mais emblemáticos rios brasileiros, o Xingu. 
Hidroelétrica de Tucuruí no rio Tocantins, Pará, atualmente a maior do Brasil. Durante o período das cheias, as comportas são abertas e se tem este maravilhoso espetáculo. Caro viajante, quando vier a Amazônia, não deixe de conhecer esta maravilha moderna!

Nenhum comentário: