Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

quinta-feira, 3 de março de 2011

Aeroporto de Itaituba fechado

Bem, não podemos dizer que não houve prazo para as adaptações, mesmo após a prorrogação do prazo, a prefeitura nem o governo do estado fizeram as adaptações necessárias exigidas pela Agência Nacional de Aviação e o aeroporto de Itaituba teve que ser fechado nesta semana, por falta de condições de segurança operacional. Em 2010, o pequeno aeroporto local movimentou mais de 36000 passageiros, representando um importante ponto de chegada e partida de viajantes para ã região sudoeste do Pará. Com o fechamento do aeroporto, ficam prejudicados os moradores, viajantes de negócios e turistas que desejam visitar a região. A prefeitura prometeu, em até 15 dias, realizar as melhorias exigidas pela ANAC. Tiveram quase dois anos e foi preciso fechar o aeroporto para elas serem realizadas. Uma pena!
Algumas curiosidades sobre o aeroporto local:
- em virtude do garimpo na região aurífera do rio Tapajós, na década de 80, o aeroporto chegou a registrar uma média de 400 pousos e decolagens por dia, representando um movimento anual de 80.000 pousos e decolagens/ano. Nessa época, o mesmo foi considerado o 3º aeródromo mais movimentado do mundo. Um veradeiro recorde amazônico;
- em janeiro de 2008, devido ao pouco movimento (aproximadamente 7.500 pousos e decolagens/ano), foi desativada a Torre de Controle de Tráfego Aéreo. A partir dessa data, a navegação aérea passa a ser controlada via Serviço de Informação de Voo de Aeródromo.

Nenhum comentário: