A concorrência, no mercado capitalista, para as empresas significa margens menores e busca constante de inovação, para se manterem competitivas no mercado; já para os consumidores significa preços menores e qualidade superior de serviço, apesar de algumas empresas e estudos mostrarem que, a longo prazo, o consumidor termine pagando mais caro e o ciclo recomece. No Brasil, as companhias nacionais Varig, Transbrasil e Vasp, entre outras, sucumbiram a concorrência das novatas e agressivas TAM e Gol. Na Amazônia, a concorrência já fez muitas vítimas, Rico, Tavaj e Penta foram algumas destas empresas que não resistiram aos novos tempos.
Recentemente, nos principais aeroportos da região amazônica (Belém e Manaus), o desinteresse das grandes companhias nacionais TAM e Gol, antes não muito interessadas em novas rotas e frequências, de repente, se viram as voltas com agressivas competidoras, entre elas a Azul e a Trip.
A Trip, após o lançamento de vôos para o leste paraense e São Luis, no Maranhão, a partir de Belém, em diração a Belo Horizonte, cidade que gradatrivamente está absorvendo grande parte das conexões aéreas nacionais do Brasil, esperava reinar solitária durante algum tempo. Rapidamente a TAM lançou novos vôos, praticamente, nos mesmos horários de/para São Luiz e a partir de Belo Horizonte para Belém, com escala em Marabá, no leste do Pará. Este mesmo vôo concorre diretamente com a nova frequência da recém entrante, a Azul, que a partir de Belo Horizonte, voará para Belém a partir de 4 de novembro.
O resultado imediato... novos horários, novas opções e uma boa redução de preço. No trecho Belém - Belo Horizonte - Confins, antes encontrado a cerca de R$ 350,00 o trecho, caiu para R$ 179,00 mais taxa de embarque, uma redução de 50% no valor da tarifa. Viva a concorrência...
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