Benvindo, Bienvenido, Welcome, Bienvenue, Wilkomen, 歓迎, приветствовать, الترحيب, 歡迎, Benvenuto, Καλώς ήρθες

sábado, 2 de outubro de 2010

Centro Histórico de Belém: muita diversão e hospedagem

O Centro Histórico de Belém, aos poucos, vem recuperando o charme da Bélle Époque, tempo que era o principal centro dos acontecimentos da capital paraense. Bares, restaurantes, atrações turísticas e um novo meio de hospedagem começam a dar vida para uma área até pouco tempo insegura e sem muito charme.
As ruas estreitas, os casarios portugueses do século passado, o calçamento de pedra de algumas ruas e aquele ar do passado não escondem, estamos na Cidade Velha, o bairro mais antigo de Belém, o embrião urbano, não só da cidade, mas de boa parte da Amazônia, afinal foram baseados em Belém, durante a União Ibérica, que os portuguses organizaram muitas expedições em direção ao interior da região.
As atrações são muitas:

Turismo - O Complexo Feliz Lusitânia - projeto que vem resgatando a identidade luso dos paraenses, promete fortes emoções para aqueles que querem viajar na hisória e na arte. Nada menos que cinco museus (Museu de Arte Sacra, Museu de Arte Moderna e Contemporânea, Museu do Círio, Museu do Encontro e Navio Corveta Solimões) estão dentro do complexo, além dos mega palácios (Antônio Lemos e Lauro Sodré) a  poucos metros de distância. O Forte do Presépio, a Igreja de Santo Alexandre, a Catedral Metroplitana e a Casa das Onze Janelas completam este "rio" de atrações.

Bares e restaurantes - Entre uma visita e outra, que tal uma parada nos inúmeros bares e restaurantes que se espalham pela região, afinal ninguém é de ferro:

1. La Pizzeria, Av. Dr. Malcher, ao lado da Igreja da Sé. Telefone: (91) 3222-9952. Um casarão pra lá de charmoso, com boa comida e deliciosas pizzas.

2. Boteco das Onze, Praça Frei Caetano Brandão, Complexo Feliz Lusitânia. Telefone: (91) 3241-8255. Uma linda vista para a baída do Guajará, boa comida e música ao vivo.

3. Taberna São Jorge, Rua Félix Roque, 268, entre Travessa Tomazia Perdigão e Trav. Doutor Malcher. Telefone: (91) 3222-9400. Muito agito e gente bonita.

4. Palafita, Rua Siqueira Mendes, 264.Telefone: (91) 3212-6302. Em cima da baía do Guajará, sinta a vida ribeirinha passar enquanto curte uma boa música.

5. Açaí Biruta, Rua Siqueira Mendes, 58.

6. Portinha, Rua Doutor Malcher, 463 (entre Rua Pedro de Albuquerque e Rua Gurupá). Telefone: (91) 3223-0922. Que tal uma esfirra de pato ou de tomate seco com queijo do marajó. Muitas iguarias, sem igual.

7. Mormaço, Passagem Carneiro da Rocha, ao lado do Mangal das Garças. Telefone: (91) 3223-9892. Muito agiro a beira rio, gente bonita, rock e pop paraense.

Depois de tudo isso, se pensa em descansar por lá mesmo, leia o post anterior e se hospede no Hotel Portas da Amazônia...

Nenhum comentário: